As Três Marias

As Três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

Leiturascomthays 14/01/2024

Que leitura sensacional, uma obra prima rica em detalhes que conta a história de 3 amigas que se conheceram no internato e a vida de ambas foram completamente diferente uma da outra. Vale demais a leitura ??

José Ricardo 07/01/2024

Três
Neste livro, publicado em 1939, a escritora cearense Rachel de Queiroz traça o perfil de três mulheres: Maria Augusta (Guta), Maria José e Maria da Glória.

Elas se conhecem em um colégio interno, de orientação confessional católica, e aos poucos vão construindo uma sólida amizade que avançará pelos anos.

Apesar de dar mais destaque à narradora Guta (considerada uma espécie de alter-ego da autora), o romance vai deslindando também a personalidade das outras duas protagonistas e mostrando seus intrelaçados destinos.

Temas que continuam polêmicos nos dias hoje são retratados no livro. Porém, com uma leveza enorme e uma linguagem enxuta, própria do que se convencionou chamar, na história da literatura, de "Romance de 30".

Confesso que no início a leitura rendeu mais. Porém, mesmo com uma queda narrativa no final da história, saí dela com a impressão de ter lido um bom livro.

lsbelini 30/12/2023

Não me inspirou
O livro inicia sua narrativa no colégio interno em que vive as três Marias, e basicamente conta a história dessas e das outras meninas que lá vivem. É basicamente um livro de fofocas e é bem divertido e interessante saber como as meninas viviam e suas preocupações nos anos de 1920. Embora sejam preocupações ultrapassadas hoje em dia.

Depois o livro dá um pulo para a idade adulta e só fala basicamente de uma Maria. E aqui, o livro perdeu a graça para mim e nem o título do mesmo faz mais sentido. E o achei ainda mais obsoleto, com preocupações das mulheres com virgindade, de ser solteirona etc.
É engraçado que leio obras mais antigas, como Jane Austen, e não acho as personagens ultrapassadas.... Então, embora no começo do livro há um prefácio falando que Rachel de Queiroz era feminista (embora ele sempre falasse que não), eu concordo com você Rachel. Você não é feminista, e suas protagonistas não me inspiram em nada.
Adri.RMonteiro 09/02/2024minha estante
A história é cheia de pontas soltas.

lsbelini 10/02/2024minha estante
Nem o título faz mais sentido...

Henrique 29/12/2023

Meninas de convento
A história se passa entre três amigas que vivem num convento. Ali elas compartilham uma intensa amizade, dividindo seus sonhos, medos e desejos umas com as outras.

Rachel tem uma escrita agradável de ler, traz reflexões interessantes ao longo da narrativa. Muitos acreditam que a personagem principal não seria a própria Rachel, em uma obra quase autobiográfica.

Gostei bastante, recomendo a quem busca uma leitura entre autoras femininas clássicas nacionais.

Maria.Fatima 28/12/2023

Fui ler com muita expectativa e acabei só na expectativa mesmo
Em alguns pontos a história ficou bem arrastada, e muitas coisas ficaram sem explicação ou um desfecho

Paola 09/12/2023

O romance "As Três Marias" narra a história de Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José, três amigas que se conhecem na infância em um colégio interno.

Maria Augusta, conhecida como Guta, assume o papel de narradora. Ao chegar no colégio, Maria Augusta, receosa e com medo, é acolhida por Maria José e Maria da Glória. Rapidamente, as três se tornam inseparáveis, sendo conhecidas como As Três Marias.

O livro destaca-se ao colocar em protagonismo essas mulheres na década de 1930, oferecendo uma visão rica de suas experiências e desafiando as normas da época.

Além disso, a obra tem uma feição autobiográfica, uma vez que a própria autora, Raquel de Queiroz, estudou no Colégio da Imaculada Conceição, onde fez duas amigas, que inspiraram as personagens de Maria José e Maria da Glória e se tornaram suas companheiras até o fim da vida.

Apesar de Raquel de Queiroz declarar não ser feminista, suas personagens revelam nuances feministas, contribuindo para a representatividade das vozes femininas na literatura.

Aline Maia 08/11/2023

Um livro ok
Nunca tinha lido algo da Rachel de Queiroz e ler "As Três Marias" foi uma leitura bacana, mas nem um pouco incrível.

A história é contada pelo POV de Maria Augusta, uma órfã que vai estudar em um colégio interno quando criança. Lá ela conhece as outras Marias da história, Maria José e Maria Glória. As três se tornam amigas inseparáveis e cada uma tem sua própria personalidade. Acompanhamos o crescimento das três em capítulos curtos e fluídos. É um livro que dá para ler em um dia.

Peguei o livro animada por ler uma história de colégio interno e adorei logo de cara o começo, porém a medida que Guta cresce o livro vai pendendo para um pessimismo que chegou num ponto insuportável. Contei as páginas para terminar, principalmente a partir dos capítulos das férias no Rio de Janeiro. Me pareceu forçado, como uma tentativa de mostrar a vida dura e sem saída. Talvez com mais páginas poderia ter comprado a história e entendido porque o livro é muito aclamado.

Como minha edição é da TAG há alguns textos de apoio e um em especial me incomodou tremendamente. A Buarque quis forçar a todo custo que é um livro feminista porque ela acha que sim, mesmo que a Rachel tenha dito opiniões consideradas antifeministas. Sinto sempre dó e uma espécie de ódio quando as feministas pegam algo e clamam como se fosse delas, como se tudo fosse sobre feminismo. É muita prepotência e visão pequena, fechada e egocêntrica.

A experiência foi legal, mas não o suficiente para me fazer ter interesse de ir atrás de outros livros escritos pela Rachel de Queiroz.

Erica.Barone 22/10/2023

Se um clássico é um livro que não envelhece, As três marias faz jus a tal classificação. Não é uma obra feminista, mas sobre o feminino, em sua complexidade e magnitude. Raquel Queiroz deu voz e protagonizou as mulheres em uma época que isso não era comum.

Ed Souza 20/10/2023

As três Marias
É um livro curto, rápido e que meche muito com a memória afetiva da época da escola.

Sem dúvidas uma história de amor , ou melhor, mais uma de amor não resolvido.

Que pena que algumas pessoas estão condenadas a viver só .

Luana 17/10/2023

Outro livro que nunca leria se não tivesse sido obrigada pela faculdade. Assim, considerando os livros que acompanham o Modernismo brasileiro, esse não é tão pesado. Mas tem seus gatilhos: suicídio, aborto, irresponsabilidade afetiva..O que eu menos gostei é que os capítulos não são nem numerados. Mas a escrita da autora é de fácil compreensão. O livro poderia ter sido mais profundo a abordar certas questões sociais.. por isso que ainda considero ele """leve""" em comparação a um Vidas Secas por exemplo.

wednesdayeve 04/10/2023

As três marias mostra um crescimento na escrita de rachel de queiroz, mas os elementos do feminino, do melancólico, do desencontro e do amor maior que o eu continuam, se elevam, belamente.

Moyses5 04/09/2023

O livro mais conhecido de rachel de Queiroz é o melhor livro de rachel de Queiroz. Uma grande autora, um livro sensacional, consegue te prender na história, um livro sem muita dificuldade na leitura, recomendo muito
Para quem quer começar a ler romances brasileiros

Susana 03/09/2023

Espetacular
Que livro incrível. Se tornou um dos meus favoritos e um dos melhores que já li. Foi uma honra acompanhar a jornada de Guta, Glória e Maria José, que me lembraram tanto as minhas tias que moram no interior de Pernambuco. É difícil ser mulher, mas existem algumas delícias nessa jornada que Rachel nos presenteia com muita delicadeza. Já estou com saudades!

ToniBooks 22/07/2023

Alta autoficção.
"As três Marias" de Rachel de Queiroz é claramente autobiográfico, mostra um momento decisivo da vida dela, que foi sair de casa e ficar anos num internato. Momento de passagem da adolescência para a idade adulta, quando ela mostrava seu perfil e relatava também várias perspectivas sobre as mulheres, a amizade e o amor.