As Três Marias

As Três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

mateusin18 25/03/2023

Três estrelas que, para mim, são dignas de cinco
Escrito por minha conterrânea de Estado, As Três Marias é um romance de formação excepcional naquilo que se dispõe a tratar.
O livro tem uma escrita simples, fluida e muito poderosa, tal qual a personagem que descreve. Acompanhamos Guta, Maria Augusta, a estrela do meio, durante os vários anos que determinam sua história e vivências. Uma vida marcada por dúvidas que são comuns aqueles que quase nunca se sentem pertencentes a um lugar, a uma vida e a um alguém.
Adorei o livro, devorei a leitura. Os diálogos expositivos e a cabeça pensante de Guta são um deleite aqueles que adoram acompanhar uma personalidade questionadora. Me identifiquei muito com a protagonista no que concerne aos questionamentos religiosos, divinos e sombrios, que a vida, e até a morte, carregam. Ainda, pensar que essa narrativa livre foi colocada no mundo em uma época em que a mulher era pouco valorizada na sociedade, só confirma, ainda mais, o quanto Rachel de Queiroz foi uma mulher incrível e a frente de seu tempo.
amei.

Leila 17/03/2023

Terceiro livro da autora que leio e esse ao contrário dos anteriores não é tão regionalista e mais, ainda traz traços autobiográficos da vida da Rachel. É praticamente um romance de formação, narrando em primeira pessoa desde a infância de Maria Augusta (Guta) num internato em Fortaleza até sua vida adulta. Vida essa que teve outras duas amigas muito presentes, a Glória e a Maria José. Achei uma delicia de ler,a Guta é uma excelente contadora de memórias e reminiscências, bem como suas reflexões sobre a vida, morte, amor e religião são bem pertinentes. Os temas abordados de forma leve na obra são muito bacanas e atuais ainda. Enfim, foi uma experiência de leitura agradável e prazerosa. Indico! ❤️

Dri 19/02/2023

As três marias
Foi um livro bom, personagem que não se contenta com os padrões impostos a ela, que busca sempre o que acha ser melhor para si. Mas ainda achei a escrita da autora e a narrativa melhor em O quinze.

Karlla.Daltro 18/02/2023

As três Marias!
As três Marias de Rachel de Queiroz foi uma leitura muito fluída e que eu não queria que terminasse.

O livro conta a história de 3 amigas : Maria Augusta, Maria Glória e Maria José. (Guta, Glória e Zezé).

A narrativa é feita por Guta, mas a história não foca apenas nela e em suas amigas. Ela apresenta um leque de meninas e mulheres com diferentes personalidades e desejos.

É nessa fase, em que as meninas são inseparáveis,  que elas recebem o apelido de As Três Marias, por estarem sempre juntas, como as estrelas, mas serem claramente diferentes.

Já na fase adulta das Marias, Rachel de Queiroz apresenta diversos tipos de vida das mulheres: a que segue o padrão que a sociedade espera e está feliz com isso, as que são muito religiosas, as que ?se perdem?, as adúlteras, as prostitutas, as que esperam mais e não se conformam em ficar em uma caixinha como Guta.

Mesmo sendo um livro de 1939, as inquietações e questionamentos da personagem são atemporais!

A sensação de querer mudar, mas ao mesmo tempo sentir medo do desconhecido. É uma escrita magnifica, bela e um tanto melancólica.

Personagens femininas em total destaque e o que mais chama a atenção.

Rachel de Queiroz sempre me surpreendendo !!!

Recomendo muito a leitura!

Joésia Gonçalves 11/02/2023

"E nem sei quanto tempo hei de ficar ainda sozinha e desamparada, brilhando na escuridão, até que minha luz se apague."

Eu gostei tanto desse livro e não esperava. Esse livro me deu uma sensação de melancolia. A escrita é maravilhosa e de narrativa linda! Um dos melhores que tive o prazer de ler. Espero ter a oportunidade de ler mais livros da autora.

Rebeca241 31/01/2023

Bom como algm me disse, um clássico pd ser entendiante no começo, mas e quase impossível vc terminar um e não de ver preso, e fazendo reflexões sobre o livro, e afinal um clássico e um clássico por algum motivo.
Narrativa bem legal.

montegromery 31/01/2023

?E nem sei quanto tempo hei de ficar ainda, sozinha e desamparada, brilhando na escuridão, até que minha luz se apague?

Me surpreendi muito positivamente com esse livro, incrível como as divagações e os sentimentos da personagem principal, a Guta, são tão palpáveis pra nós leitores. A escrita da Rachel é maravilhosa, super fácil e linda!! Recomendo demais a leitura

Pablo 29/12/2022

Curiosa Depressiva
Personagem Marcante:
Maria Augusta (uma curiosa depressiva).

Uma personagem que fez eu como pessoa, me indentificar imensamente! Seus disfarces e pensamentos são no mínimo cheio de pequenas empatias criadas invivisvelmente pelo leitor, não uma história de vida, mas uma parte dela.

Paula 16/12/2022

Será?
Será normal se identificar com as experiências de vida de uma mulher de quase 100 anos atrás?
Acho que toda mulher passa por essas experiências nos relacionamentos durante a vida (o Raul e o Isaac). Todo mundo precisa de um Raul pra cair na real.

AmandaRabelom 11/12/2022

Definitivamente o que mais me agradou nesse livro foram a escrita e os personagens. A escrita é leve e fácil, tornando a leitura muito fluida, mas mais que isso, tem o tom exato de descrição, de humor, de ironia e de beleza. Fiquei encantada pela forma de escrever da autora, sendo o primeiro livro dela q leio.
Sobre os personagens, destaque para a protagonista, que é forte e única, surpreendendo com seus pensamentos e atitudes. Adorei acompanhar sua trajetória.

Amigo 15/11/2022

Importante estudo do eu
Considero uma leitura importante, a trajetória de uma criança, até a desilusão total. A descoberta do eu é um elemento crucial na história, o quanto de nós na vdd é de outros? O que dita o que é o bem ou mal? Devemos nos privar dos nossos desejos em razão da moralidade que a sociedade impõe? São questionamentos importantes que Rachel de Queiroz consegue transmitir com maestria nessa obra. Bom livro!

Gi 15/10/2022

As Três Marias
"Eu que tinha 14 anos, não a compreendia; e me parece que a inocência, a simplicidade são requintes de almas já muito adiantadas nos caminhos da perfeição."

Continuo com meu projeto de ler mais livros clássicos da literatura brasileira. Tenho inúmeros livros (todos de sebos) mas nunca os li. Esse mesmo é de uma coleção lindíssima em capa dura.

Em As Três Marias a história é narrada por Maria Augusta que passa a estudar em uma escola católica para meninas.

Logo ela se torna amiga inseparável de Maria José e Maria da Glória. Por isso as freiras do colégio as apelidam de as três Marias.

Todo o enredo é baseado nas experiências das alunas nessa escola predominantemente frequentada por meninas ricas.

Toda a comparação da vida de cada uma das meninas enquanto crescem, bem como o caminho que cada uma toma depois da conclusão dos estudos evidencia a sociedade da época retratada e a posição da mulher nessa sociedade.

Foi uma leitura diferente, a escrita não me era familiar. Mas a história me manteve interessada e as colocações sobre cada tipo diferente de realidade permitiu inúmeras reflexões. Não é à toa que se trata de um clássico e que Rachel de Queiroz é considerada uma grande escritora. Sendo que ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e também a primeira mulher a receber o Prêmio Camões.

Sam 08/10/2022

Uma leitura reflexiva e uma autora cearense inspiradora
As três Marias contam a história de três amigas: Maria José, Maria da Glória e Maria Augusta, na qual se centra o enredo. Essas meninas viviam em um internato em Fortaleza, no estado do Ceará, por volta da década de 30 e foram levadas cada uma por circunstâncias diferentes. Rachel de Queiroz além de retrata um nordeste cheio de mulheres fortes, autênticas e cada uma diferente umas das outras e dependentes das situações em que eram impostas nesse período, também faz uma crítica reflexiva a como a igreja católica que tenta pregar e exercer o amor e a piedade, mas não faz nada para ajudar verdadeiramente os que necessitam. Como também o julgamento intensivo a imagem da mulher e como ela deve se portar na sociedade para serem "aceitas" socialmente. Trata também sobre o adultério, o abandono paternal, as mulheres devotas a igreja, como as prostitutas, as adulteras e as que fazem sexo antes do casamento são vistas e várias outras questões importantes que aconteciam naquela época e Rachel traz de forma bela e reflexiva, já que em diversos momentos faz o leitor parar e pensar um pouco. Simplesmente perfeita a escrita da autora, pretendo ler mais livros dela. A personagem principal em diversos momentos me causou raiva e dava aquela vontade entrar no livro e falar umas coisas para ela, mas entendo perfeitamente que essa era a proposta de Rachel de Queiroz para Maria Augusta, com sua ingenuidade, inteligência e a personalidade de uma mulher a frente de seu tempo.

AnaBia 27/09/2022

Mais um livro pro vestibular
Eu esperava bem mais desse, porém a história não é ruim KKKKKKKK... Mas não gostei muito do final, coitada da protagonista