Ilíada

Ilíada

Resenhas - Ilíada

livros.dalua 23/09/2023

Coisas que vou ler pros meus filhos
Comprei pro meu irmão mais novo e li porque queria recapitular a história na minha cabeça. Amo essa história, preciso ler o livro.

O quadrinho é legal, mas não tenho muito a comentar sobre. É a história da ilíada resumida e bem legal para apresentar os clássicos a crianças

Yasmin.Monteiro 21/09/2023

Adoro essa história história
Já tinha conhecido essa trama no filme "Tróia", onde Brad Pitt é o grande herói Aquiles. Obra extremamente maravilhosa e que sempre revejo.
Lendo esse quadrinho notei que há diversos modos de contar a história dessa guerra e a escolhida nos quadrinhos foi deixando Aquiles meio de lado, sendo que no filme ele é o protagonista, e admito que fiquei um pouco triste com isso, pois adoro essa personagem kkk
Mas em geral a leitura foi ótima, adorei conhecer partes novas, toda a briga entre os deuses, aquela reflexão "estamos realmente brigando ou são os deuses?" e tudo o mais, achei bem interessante.

@fabio_entre.livros 30/06/2020

Sobre a HQ da Principis
Esta não é uma resenha da obra clássica de Homero, e por duas razões que considero muito simples: primeiro, porque já há dezenas de resenhas a respeito, e eu não vejo sentido em ser só mais um entre tantos – e, evidentemente, melhores – comentários sobre tal obra; prefiro comentar livros que têm poucas resenhas, ou em casos em que minha impressão diverge da maioria. A segunda razão para evitar uma análise aprofundada aqui é que, por se tratar de uma adaptação em quadrinhos (e pouco conhecida, por ser recente), julgo mais útil falar sobre a edição em si.
O livro faz parte da coleção de clássicos em quadrinhos da editora Principis, e segue o formato americano (aquele usado pelas publicações de graphic novels da Panini, por exemplo). O roteiro ficou por conta de Diego Agrimbau, profissional argentino que também foi o responsável pelo argumento de outras adaptações, como a de “Odisseia” e “Anne Frank”. Seu roteiro é sucinto e inteligível: em outras palavras, ele sabe como transpor o longo poema épico para um número limitado de páginas (em torno de 70) sem perder o fio da meada. É claro que, como não poderia deixar de ser, muita coisa fica de fora, mas a espinha dorsal da obra está aqui.
Entretanto, o aspecto que achei mais chamativo neste trabalho foi, sem dúvida, a arte de Marcelo Zamora. O traço estilizado e anguloso nesta adaptação lembra o da animação “Hércules”, da Disney, embora sem personagens debochados para fazer graça. Aliás, se falta humor aqui, há violência em doses generosas, o que até me surpreendeu: mutilações, decapitações, cadáveres arrastados e corpos empalados.
Ao fim, o livro traz pequenas biografias dos autores, informações complementares sobre a Guerra de Troia, um pequeno questionário e até algumas sugestões de filmes baseados na obra.
Como eu digo sempre eu falo sobre adaptações de livros clássicos, esta versão em quadrinhos não substitui a leitura da obra original, mas pode ser uma porta de entrada para quem ainda não leu ou um material extra para os apreciadores de Homero. Eu aprovo.