Ensinando pensamento crítico

Ensinando pensamento crítico bell hooks

Resenhas - Ensinando pensamento

Rodrigo | @muitacoisaescrita 20/10/2020

[Resenha publicada no meu Instagram literário @muitacoisaescrita. Link para a postagem completa: https://www.instagram.com/p/CGiCttOD_-k/?igshid=l1v9l6jermcn]
? Neste livro, temos 32 ?ensinamentos? muito valiosos de bell hooks enquanto aluna e professora. Tendo sido aluna durante o período de segregação racial, hooks aborda os vários temas trabalhados aqui de maneira perspicaz, mesmo que em poucas páginas. Acredito que o intuito do livro é justamente nos apresentar, através de uma perspectiva crítica, a debates que dificilmente seriam abordados e trabalhados em sala de aula.
? Diversas vezes me senti abraçado por essa leitura. Nas primeiras páginas, por exemplo, hooks fala sobre algumas coisas que têm sido alvo de minhas reflexões enquanto aluno. Tive vários professores que não ligavam para uma pedagogia engajada, tampouco estimulavam o pensamento crítico. Em contrapartida, tive professores que me estimulavam a ir além do conteúdo trabalhado em sala de aula, seja dando livros para os estudantes, propondo debates atuais que despertavam a vontade de saber mais sobre determinado assunto ou elaborando trabalhos tão divertidos e dinâmicos que nem pareciam ter caráter avaliativo (nem que foi preciso uma longa pesquisa, pois foram feitos com muita vontade).
? Como hooks debate no livro, a educação democrática foi enfraquecida à medida que os interesses dos grandes negócios e do capitalismo corporativo incentivavam estudantes a olharem a educação somente como meio de alcançar o sucesso material e individual. ?Esse pensamento torna a aquisição de informação mais importante que a obtenção de conhecimento ou o aprendizado do pensamento crítico? (p. 43). Faz sentido, dentro dessa lógica, que professores e estudantes sequer sejam ensinados nem estimulados a refletir sobre o potencial revolucionário da educação democrática e do pensamento crítico, uma vez que o objetivo da classe dominante é manter o status quo... Em vários casos, até os menosprezam a partir de uma supervalorização das ?ciências duras?, que não seriam ?ideológicas?.
[Para continuar lendo, passa lá na postagem ?].

Gabriela Costa | @leia_preta 20/04/2021

Ensino, Pensamento Crítico e Liberdade
"Ensinando o Pensamento crítico a sabedoria da ação" é um livro de bell hooks lançado pela Editora Elefante, junto com outras duas obras ele faz parte de uma trilogia sobre educação escrita pela autora. Como professora, confesso que esse livro me marcou muito e tocou em pontos que eu sentia que precisava e poderia mudar dentro e fora de sala.

Através de ensinamentos, a autora destaca como inúmeras ferramentas e estratégias diárias podem ser utilizadas para aproximar os alunos, discutir questões sociais e desenvolver o pensamento crítico. Ela cita algumas como o humor, a imaginação, as discussões sobre gênero, raça e tantos outros. É estarrecedor ler os diálogos de bell hooks com Paulo Freire e sua pedagogia, aprendi muito e ao mesmo tempo me senti triste e cansada de não poder construir algo transformador para os meus alunos em meio a pandemia.

As discussões levantadas por ela nos fazem repensar nossa trajetória de ensino, talvez olhar nossos professores sob outros olhos e imaginar um novo caminho a seguir diante do ensino brasileiro. Apesar de não considerar tanto a estrutura educacional ao falar da realidade dos professores, acho que toda suas contribuições são muito marcantes. Eu grifei e anotei tantas coisas.

Posso dizer que todos professores deveriam ler esse livro, imaginar um novo jeito de realizar a docência e além disso, se repensar diante da profissão. Ainda não li os outros livros da trilogia, mas quero muito!

Resenha publicada na @leia_preta

Felipe.Camargo 15/04/2022

46º Livro do ano: Ensinando o pensamento crítico, bell hooks
Nunca havia lido nada da autora estadunidense antes e achei muito interessante sua escrita. Marcada pelo feminismo negro e pela inspiração de Paulo Freira, a autora trabalha diversos tema educacionais, elaborando paralelos com situações em que vivenciou durante o período em que foi professora.
Raissa 15/11/2023minha estante
por que essa nota então?

mai 02/09/2022

A trilha para o pensamento crítico
Quem? O que? Onde? Quando? Como? E por que?

?Sem alfabetização, essas novas populações ficam simplesmente condenadas a receber salários de escravos, favorecendo uma classe privilegiada de escravizadores que preferem seus trabalhadores surdos e mudos.?

Bruna.Bandeira 30/07/2022

Vale a leitura!
O livro é formulado em pequenas entradas chamadas de ensinamentos onde a autora discorre sobre temas de educação e pensamento crítico.
Me pareceu uma boa leitura introdutória para as obras da autora com a mesma temática.
Deu vontade de conhecer mais.

jul1alima 24/04/2021

ser ativa.
durante todo o ensino médio os meus professores diziam incessantemente que éramos uma turma apática. nunca esqueci disso mas também nunca fiz algo a respeito, receber informações passivamente foi um hábito que me pertenceu durante toda a adolescência, o que era o hábito somado ao tempo se tornou um traço de personalidade que me causou vários problemas.

ensinando pensamento crítico me tornou uma eterna aprendiz e uma aluna melhor, impulsionou a minha vontade de viver conscientemente despertada há alguns anos com o mundo de sofia (presente do meu irmão) e sem a sombra de dúvidas a minha vontade de ensinar. obrigada pela dádiva van, presente que não é meu, sei que verá isso.
henrique 24/04/2021minha estante

henrique 24/04/2021minha estante
s2

jiben 26/04/2021minha estante
coisa mais lindo do mundo ? é presente meu como resposta ao carinho de vocês todos, saiba disso.
feliz de me ver também no que você disse, escreve mais e sempre

Dandara 14/05/2022

Ensinando pensamento crítico, sabedoria prática
Ler bell hooks é ter a certeza de encantamentos. Com essa obra não foi diferente, para quem é trabalhador da educação, os 32 ensinamentos de bell nos proporcionam reflexões essenciais para além da sala de aula, sempre com amor, bell nos ensina a ensinar cada vez melhor!

Márcio 06/06/2022

A obra trás experiências vivenciadas por bell hooks, nas instituições onde lecionou, trazendo uma abordagem e uma grande variedade de temas com sensibilidade, didatismo e profundidade, relacionando teoria e prática. Trás também reflexões sobre educação democrática e pensamento crítico até raça, classe e gênero, incluindo temas como humor, espiritualidade, amor e autoestima.
No decorrer da leitura, a autora despertou em mim a vontade de lecionar, de estar em sala de aula, mostrando a importância de estar próximo dos alunos e como essa relação é muito importante e não precisa ser linear.
Ao trazer o debate sobre o desenvolvimento do pensamento crítico, a autora incita isso como meio para questionamento e transformação do mundo, ressaltando o papel dos educadores e dos alunos em se engajarem numa educação transformadora.
O livro torna-se indicado não apenas para as pessoas da área da educação, mas para todos que desejam aprender e ensinar para um mundo melhor.

Anna:) 17/08/2022

Comprei esse livro por causa das reuniões, pois tive q apresentar um capítulo dele. E assim q acabei o capítulo logo comprei o livro! Eu ame apaixonei pela escrita e pelos pensamentos, ou melhor ensinamentos da bell hooks

Marta__A 26/10/2021

Um livro muito bom, onde a autora traz reflexões sobre a docência e sobre diferentes questões, a partir de suas experiências de vida.

Duda Mesquita 21/01/2022

O amor pela educação, a educação pelo amor
bell hooks é simplesmente apaixonante. É aquela pessoa que você sonha em ter como professora, é a educadora que sonhamos ser. Esse livro é formado por ensaios sobre diversos tópicos relacionados à educação, desde como reagir ao choro em sala de aula até questões de gênero e raça.
Uma leitura que eu recomendo fortemente a todos que tem algum envolvimento com educação. hooks é transformadora como a educação que ela prega.

Aniram 26/04/2023

Ensinando e aprendendo pensamento crítico
Bell hooks tem uma escrita fluida e acessível a qualquer um que deseje ler seus escritos. Não há necessidade de ser educador para se beneficiar das pílulas de conhecimento que a autora traz nessa publicação, nem de ter lido quaisquer uma de suas outras obras. "Ensinando pensamento crítico" é, acima de tudo, um convite para repensar a pedagogia tradicional e buscar novas formas de diálogo em ambientes tão ricos e propícios para o debate como o da sala de aula.

Natália 11/04/2023

Ler bell hooks é sempre uma experiência transformadora. os 32 ensinamentos da autora são convites para pensar uma educação mais amorosa e que ajude estudantes de qualquer faixa etária a serem pensadores mais críticos, buscando, assim, a educação libertadora e a esperança. penso que deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo que atua ou pretende atuar em sala de aula.

Gabi F. 06/05/2022

Meu primeiro bell hooks, não acredito que demorei tanto pra ler ela. O livro parece que te abraça e te acolhe. São ensaios curtos sobre dimensões diversas do ensino e aprendizado, que podem ser definitivamente aplicados dentro e fora da sala de aula.

Sidney 10/05/2022

Recomendo para quem trabalha com educação
Recomendo para quem trabalha com educação e se preocupa de verdade com a formação de cidadãos. O livro reúne resenhas sobre desafios em sala de aula, que vão muito além de preparar o aluno para um concurso ou profissão. Trata da formação de uma sociedade mais humana.