Confissoes de uma mascara

Confissoes de uma mascara Yukio Mishima

Resenhas - Confissoes de uma mascara

Juliana (Ju/Jubs) 26/11/2023

Quantas máscaras você usou hoje? O narrador desse livro usou muitas, em muitos momentos da vida. Por um momento achei que essas máscaras poderiam ser os "papéis sociais", mas descobri que não é só isso. É sobre sentir que você tem que se esforçar para ser como as outras pessoas, caber em uma sociedade. Por exemplo, o papel social de ser filho é diferente da máscara (sentir que deve) de agir como um bom filho. E esse agir não é natural, é milimetricamente calculado para ninguém descobrir a fraude que a pessoa sente ser.

Isso basicamente é o molde do livro. O narrador vai mostrando o acervo de máscaras que ele tem pra esconder desejos e sua sexualidade em um Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Por si só narrativa é pesada, mas, em paralelo com a história do autor, chega a ser desesperador. Eu fiquei esperando um acerto, um indício de "Okay, agora ele vai ficar feliz e ninguém vai sofrer", só que não tem como, não com a mentalidade, com o período, com o acervo de máscaras do narrador ou com a história do próprio autor.

E o resultado disso é a mente de um cara gay de 20 anos entrando numa espiral de depressão, ódio e autossabotagem. Não é bonito (apesar de a escrita do autor ser bonita), não é agradável, tem gatilhos e é doloroso em muitos sentidos.