Nos olhos de Sara

Nos olhos de Sara Cleu Nacif

Resenhas - Nos olhos de Sara

Gabriel Dias - @Done.em 14/10/2020

Nos Olhos de Sara
Aqui vamos acompanhar a vida de uma revisora de texto em uma revista, Sara tem uma vida monótona entre a sua casa e cachorrinha misty, a redação de revista e bares com as amigas.
⠀⠀⠀⠀
Certo dia, seu caminho cruza com uma andarilha que ela sempre visualizava o vulto entre o trabalho e a casa, elas vão ajudar a salvar uma cachorrinha e assim uma amizade nasce.
⠀⠀⠀⠀
Ambientado em Belo Horizonte, o livro nos entrega uma lição de vida, além de trazer narrativas ocultas socialmente e muito questionamentos social, a proposta da autora se desenvolve em pontos de vistas linear e ora alternado entre os protagonistas.
⠀⠀⠀⠀
Despertando a empatia, vamos entendendo que cada pessoa possui suas histórias e suas feridas, eu gosto da forma como a autora imprime as lições que a vida nos dá, mas principalmente dos questionamentos que a protagonista faz de si.
⠀⠀⠀⠀
Em tão poucas páginas, conhecemos uma personagem que vai a monotonia a empatia, e desperta dentro de si algumas questões sobre a vida, e como ela deve ser comandada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro contém temáticas necessárias na atualidade, como a vida na rua, violência aos animais e a mulher, uma proposta que traz a carga emocional da sua narrativa e nos faz reavaliar nossas ações.

site: https://www.instagram.com/p/CGV2BphDBf8/

@biasweetlullaby 13/10/2020

Empatia é o nome
"Empatia é uma palavra tão simples e desconhecida por tantas pessoas."
Oi pessoal como estão?
??
Hoje trago a resenha desse conto que me deixou bem pensativa em relação a vida.
??
Iremos conhecer a história de Rita, que fugiu de casa aos 14 anos levando sua irmã Marlene. Com pais viciados em crack e pessoas estranhas entrando e saindo de seu lar, foi a decisão mais viável. Mas Rita não conseguiria sobreviver nas ruas com uma criança de colo, ela então decide entregar Marlene a uma creche da cidade sabendo que talvez nunca mais a veja.
??
Vagando pelas ruas, Rita é mal vista pela sociedade, devido estar suja e usar roupas rasgadas.
??
"Na noite, o objetivo maior era tornar - se invisível para sobreviver."
??
Mas o coração dela é tão puro que durante uma andança nas ruas ela resgata um cachorro largado na beira da estrada.
??
"Era trocando pequenos serviços por comida que ia sobrevivendo."
??
Como Deus escreve por linhas tortas, ele coloca no caminho de Rita, Sara uma mulher trabalhadora com pneu furado no meio da estrada. Rita ajuda Sara e pede apenas uma coisa, que ajude salvar Gengibre seu cachorro.
??
Nos olhos de Sara, Rita é mais uma moradora de rua, mas decide ajudar mesmo assim, ela leva Gengibre ao veterinário e banca todas as despesas. É então ao levar Rita a uma padaria que a visão de Sara muda completamente ao ver a andarilha ser enxotada pelo gerente.
??
"As pessoas pareciam ficar repudiadas por qualquer coisa que lhes lembrasse de que existiam outras pessoas e animais sofrendo e com fome enquanto elas iam para casa ao encontro de um farto jantar com suas famílias saudáveis e felizes".
??
Sara e Rita se aproximam de uma maneira inexplicável, irmãs de alma e coração. E se a história de Rita teve um final feliz, não irei falar, indico a leitura ?
Opinião:
??
Empatia, o palavra forte e poderosa não é? Vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas não tem "empatia" pelo próximo.
??
Nos olhos de Sara, podemos enxergar bem o preconceito das pessoas em torno dos moradores de rua, até mesmo a Sara no começo.

Sempre fica aquele pensamento que todo morador de rua é ladrão ou vai nos fazer algum mal. Mas ninguém para um dia sequer para sentar e escutar sua história. De certo, alguns realmente possuem casa e família, mas preferem viver nas ruas. Mas não podemos esquecer que são seres humanos como nós.
??
Então, sempre que se sentir tocado, ajude, ou apenas converse, direcione a um abrigo.
Faça a diferença.

Mikki 18/10/2020

É um livro sem igual
Foi uma das minhas novas experiências de LC e adorei ter gente para conversar e falar desse livro e olha, ele tem muito o que falar. Eu simplesmente amei o livro, que mesmo com poucas paginas, consegue abordar temas complexos e reais.

Na leitura desse livro, tive muitas emoções fortes com todos os personagens. A autora me tirou da zona de conforto e abordou temas que não vi outros autores abordarem, e quando tentam, não abordam desta maneira tão tocante.
"Para eles, ou somos invisíveis, amigo, ou somos pior: meros alvos de diversão. Mas eu te vejo".
Os personagens são bem trabalhados, a protagonista nos prende a cada página, e acompanhamos o crescimento dela como pessoa e seu amadurecimento. É uma mudança sentida a cada capítulo e ficamos felizes ao perceber esse crescimento. Além da Sara, temos outros personagens cativantes (e um nem tanto) que dá gosto na leitura. Alguns assuntos importantes e validos para reflexão são abordados, como abuso, abandono e maus tratos a animais, o abandono e preconceito as pessoas em situação de rua. É tocante as reflexões que podem surgir a partir desse romance.

A leitura nos tira da zona de conforto e me sinto grata por ter ficado incomodada, tocada e ter saído da bolha que eu vivo. O livro toca num assunto, numa ferida que tentamos ignorar na rotina do dia-a-dia, que fechamos os olhos para não enxergar aquilo que nos incomoda, nos anestesiamos na rotina para não enxergar. Agradeço por conseguir ainda me emocionar com essa leitura, tirando-me do "acomodo" que estava, por achar que eram coisas banais e longe da minha realidade, acordou algo que estava adormecido em mim e me mostrou que ainda me importo com as coisas. No meio de tantas leituras de ficção fantasiosas, ter uma leitura mais perto da realidade foi um "tapa na cara". Mas mesmo assim, mostra que podemos ter pequenas atitudes no dia-a-dia que podem mudar a vida de uma pessoa e mudar o nosso espírito e energia.

site: www.umsofaalareira.blogspot.com.br

Leo Pessoa 24/09/2020

A amizade é transformadora
Um livro sensacional! De uma sensibilidade incrível. Uma história pra ficar guardada no coração. Todos os personagens são muito marcantes e cada um tem um papel muito importante nessa trama. Vale a pena ler cada página. Uma história de amizade, de luta, de coragem, de medo, de companheirismo. "Nos olhos de Sara" passam muitas coisas, menos a indiferença e, por não ser indiferente, foi capaz de viver uma história muito especial.

loracy.y 03/08/2021

Um livro muito nescessário e maravilhoso!
Eu li e já sabia que viria uns gatilhos por aí e nossa, eu fiquei chocada.
Eu achei ótimo o livro, conta não só sobre o admirador-nada-secreto-abusivo, também fala sobre amizade, amor, compaixão e é muito engraçado, dei muitas risadas com ele kkkk

Mas a cima de tudo, é um livro nescessário e conta sobre a realidade que infelizmente muitas mulheres passam. Um livro ótimo porém te faz refletir muito. Não foi o melhor que li esse mês/ano, mas é um livro muito bom e incrível!

Nathy @literando_com_estilo 22/09/2020

Uma leitura rápida e fluída que nos leva a refletir sobre julgamentos e preconceitos. Podemos perceber também, como a amizade pode se tornar um remédio para o corpo e alma.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 08/10/2020

"Pobre coitado... Para eles, ou somos invisíveis, amigo, ou somos pior: meros alvos de diversão. Mas eu te vejo - disse, olhando nos olhos cerrados do animal."

Sara é uma jovem que trabalha como revisora em uma revista culinária. Um dia quando sai com seus amigos ela percebe um vulto nas ruas, um andarilho que passa por ali.

Sara sente que esse andarilho tem cruzado seu caminho e um dia quando o pneu de seu carro precisa ser trocado, ela é surpreendida com a ajuda do andarilho.

Ela então oferece algo em troca, pagar um lanche ou algo assim, mas o andarilho pede outro tipo de pagamento pela ajuda. Ele salvou um cachorrinho que foi atropelado e pede que Sara o ajude a cuidar do cachorro.

Sara então decide ajudar o cachorrinho e cada vez mais se vê envolvida na vida desse andarilho. Em paralelo a isso, Sara reencontra um antigo colega de escola, eles tem um rápido envolvimento, mas a obsessão desse homem por Sara vai lhe trazer muitos momentos de terror.

Nos olhos de Sara é uma história linda sobre amizades e o poder que elas tem de transformar vidas. Achei maravilhoso a autora trazer um personagem que vive nas ruas, mostrar como essas pessoas sofrem com o preconceito das pessoas. Sara teve que enfrentar seus preconceitos e medos para ajudar esse andarilho e esse ato mudou completamente sua vida. Quantas histórias essas pessoas que vivem nas ruas carregam, muitas das vezes elas são invisíveis para nós mas já imaginou como um ato de atenção é carinho pode mudar o dia delas? Eu recomendo muito a leitura de Nos olhos de Sara, que além de tudo vai retratar um tema delicado e comum que é o abuso que muitas mulheres sofrem de homens obsessivos.

"Na rua, ou você é invisível ou dá medo ou nojo nos outros. No final, são essas suas opções."

Milena @albumdeleitura 14/10/2020

Nos olhos de Sara
Sara trabalha como revisora de textos em uma revista de culinária, tem uma cachorrinha superfofa, chamada Mitsy, e adora sair tomar uma cerveja no final do expediente com a melhor amiga, Bia.

Tanto sua vida pessoal quanto profissional não andam lá aquelas coisas... Ela não se sente realizada no emprego, tem uma chefe extremamente exigente (ok, Sara também vacila algumas vezes, pois já foi flagrada assistindo Netflix em pleno horário de trabalho) e, para piorar, acaba se envolvendo com um conhecido dos tempos de escola, que transformará sua vida em um verdadeiro caos.

O que ela sequer poderia imaginar era que certo dia, ao sair atrasada para o trabalho, um encontro inesperado mudaria sua vida para sempre. O pneu do seu carro furou e ela não faz a menor ideia de como trocar. Neste mesmo instante, o andarilho que costumava encontrar no seu trajeto de rotina se oferece para ajudá-la. Apesar do receio inicial, ela acaba cedendo e, assim que ele termina o serviço, Sara lhe oferece uma marmita, mas ele rejeita, dizendo que prefere que ajude o seu cachorro que foi atropelado. É depois deste pedido inusitado que a jovem se vê cada vez mais envolvida na vida do andarilho e vamos descobrindo mais a respeito da identidade deste personagem misterioso e sobre nós mesmos e nossos pré-julgamentos.

É incrível como, em tão poucas páginas, a autora consegue abordar temas como preconceito, indiferença, relacionamento abusivo, assédio, mas também desenvolver uma história que traz belas lições sobre amizade, empatia, coragem e determinação.

Ambientado em Belo Horizonte, "Nos olhos de Sara" é um livro que mexe com a gente; sua carga emocional e crítica social evoluem à medida que avançamos na leitura, nos levando a inúmeras reflexões, e é assim que percebemos que cada um tem suas dores, suas histórias, suas cicatrizes, seu passado e motivos específicos para ser como é. Garanto que vale muito a pena ler cada página e que você jamais será @ mesm@ depois de conhecer essa história, pois irá aprender a enxergar além daquilo que seus olhos podem ver.

site: https://www.instagram.com/p/CGVrPOTDQTY/

Daniela -@livroterapiamylife 25/09/2020

Uma história emocionante
Uma história bem emocionante, curtinha a escrita da autora é muito fluida. Eu li em menos de 24 horas.

Ela aborda temas importantes que nos coloca pra pensar, me fez olhar com outros olhos daqui pra frente.
Depois vou trazer a resenha completa.

Atila Guilherme 31/01/2021

Sensível e necessário
Uma história surpreendente sobre oportunidades, recomeços e que ainda trata de uma maneira muito delicada sobre um problema latente da nossa sociedade, que não posso falar qual é para não dar spoiler.

Elania 04/10/2020

? Nos olhos de Sara
???@cleunacif

Quantas vezes nos permitimos olhar além do que os nossos olhos podem ver?

A história gira em torno de Sara e Rita. Sara é revisora de textos na Revista Palatozine, mora sozinha com sua cadela Mitsy, tem um vizinho gato e uma fiel amiga chamada Bia.

Dentre as indas e vindas da sua casa para o trabalho Sara vê um vulto na rua próximo a uma passarela, onde sempre passa receosa e com um certo medo, até que certo dia em que seu pneu fura próximo a passarela e ela se vê obrigada a parar.

Rita  acreditava que ser invisível era sua melhor defesa, além  de parecer ameaçadora.  Moradora de rua desde que fugira de casa aos 14 anos, ela morava embaixo de uma passarela com Gengibre - um cãozinho que ela resgatou ao ser atropelado.

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos"

Sara, apesar dos pesares, terá essa oportunidade. E, ao socorrer Gengibre, ela se envolverá com Rita e conhecerá sua verdadeira história.

Um livro de descobertas, de novas e velhas amizades. Onde a ideia que temos sobre o conhecido, se mostra muito mais perigosa do que o medo do desconhecido que nos afasta de grandes histórias e oportunidades de conhecer novas pessoas.

Uma história envolvente, cheia de perigos e reviravoltas com muitas revoltas, mas com uma mensagem linda!

Mais uma #LeituraColetiva organizada pela @lcagcomunicacao

#cleunacif #nosolhosdesara #LCAgencia

Léa Diógenes 11/10/2020

VALEU A PENA LER O LIVRO NOS OLHOS DE SARA DA AUTORA CLEU NACIF?
Responda rápido: Você tem preconceito com alguma coisa? Se sua resposta for não, então você não se conhece tão bem! Calma, eu também achava que me conhecia até ler esse livro. Nos olhos de Sara é o tipo de enredo que chega de mansinho como não querendo nada, mas quando menos esperamos estamos entregues às lágrimas, nos sentindo mal por toda a situação, além de sentir culpa por nosso preconceito recém descoberto.

O nosso guia para essa autodescoberta é Sara. É através das reações dessa personagem que confrontamos nossos próprios medos, julgamentos e reações nada agradáveis. No momento em que Sara se confronta com o não familiar, com o desconhecido e o diferente, os sentimentos da personagem e do leitor se misturam, e ai, meu amigo, é nesse momento que as lágrimas surgem, porque percebemos que não somos tão perfeitos assim, ou que infelizmente somos parecidos com aquele vizinho ou familiar que julgamos preconceituoso.

O enredo aparentemente se mostra leve, mas sua carga dramática e as críticas sociais evoluem na medida que avançamos na leitura. Naturalmente, a cada página conhecemos mais um pouco de Sara, a heroína da história, a mulher que abriu sua casa para um desconhecido, que abriu sua carteira para ajudar a cachorrinha Gengibre a se salvar.

Devo confessar que ao ler e acompanhar o sofrimento de Gengibre senti um nó dolorido na garganta, pois infelizmente Gengibre representa vários animais abandonados que vivem nas ruas, que são ignorados, maltratados e, na maioria das vezes, mortos por pura maldade humana.

Mas o livro vai mais além. Será que são só animais, em sua maioria cães e gatos, que recebem tanta maldade, tanto desprezo? NÃO! Nas ruas também existem crianças, jovens, adultos e idosos que buscam sobreviver, apesar do pouco que tem e, na maiorias das vezes, eles não têm nada. Eles compartilham também com os cães e gatos ou qualquer animal que busca ajuda. Essas pessoas também sofrem com a maldade dos seus semelhantes; não se pode viver nas ruas, apenas sobreviver.

Vamos falar um pouco sobre Sara?
resenha na integra

site: https://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com/2020/10/valeu-pena-ler-o-livro-nos-olhos-de.html

Rafaela Rodrigues 18/10/2020

Uma história marcante.
?- Nos olhos de Sara- da autora Cleu Nacif - @cleunacif.
Leitura coletiva organizada pela @lcagcomunicacao
?- Para mim foi uma grande honra fazer parte da leitura coletiva deste livro: uma história que me trouxe momentos de pura emoção e me vi com os olhos marejados e o coração bem apertado na maior parte do tempo.
Sara é uma jovem revisora que trabalha em uma revista de culinária, mas isso não a satisfaz e, por vários momentos, o fato faz com que ela questione o porquê de ainda trabalhar ali, e ainda ter que aturar as cobranças de sua chefe; mulher que parecia ter saido de um ensaio de moda todos os dias. A beleza e elegância dela era fora do comum, despertando admiração e inveja de todos a sua volta. A vida de sara não é perfeita, mas ela vai driblando as dificuldade com bom humor e ajuda de sua cachorrinha e claro; as noites de cervejas nos barzinhos com sua melhor amiga da época da escola. Em uma dessa noites ela encontra um antigo colega de classe e com ele tem um breve envolvimento, o que desperta a obsessão que o garoto nutria por ela desde a época do colégio. Encontro que ao acaso vai trazer grandes problemas para Sara, a ponto dela viver um grande pesadelo.
Um dia, voltando para casa depois de mais um exaustivo dia de trabalho e algumas cervejas no barzinho próximo de casa , ela avista um vulto entre as sombras da rua, uma sombra cor do asfalto que a faz sentir um arrepio e uma sensação estranha que a faz questionar sobre a veracidade do que viu. Ela diminui a velocidade, mas o que quer que seja que ela avistou, já havia sido tragado pela escuridão da noite . Mas como o destino gosta de jogar com nossas vidas, o de sara é selado e muito em breve um encontro inexperado mudará a sua vida para sempre.
Vivendo em uma realidade totalmente contrária a de Sara, vive um andarilho que tenta passar desperecido por todos e ser invisível torna sua vida mais fácil e segura, faz tanto tempo que vive sozinho que acredita ter perdido a própria voz. No mundo onde a aparência é o mais importante esse andarilho se depara com a maldade e a indiferença humana todos os segundos da sua vida.
E em uma noite escura ele tem mais uma prova do quanto o ser humano é cruel ao avistar um cachorrinho entre a vida e a morte, que foi atropelado e deixado ali a mercê de todos os perigos e mazelas do mundo. Mesmo sabendo das dificuldades que vai enfrentar ele não pensa duas vezes e acolhe o cachorrinho, o qual dá o nome de Gengibre. O pobre animal está muito ferido e, ao constatar a gravidade do ferimento, o andarilho sabe que é apenas questão de dias para seu novo amigo padecer... As dores, a fome e o abandono do cachorrinho faz com que ele note o quanto eles são parecidos; ambos vítimas do abandono e do desprezo, peças quebradas que causam nojo e repúdio em uma sociedade onde só o belo é aceitável. E um grande laço de amor e companheirismo se forma entre os dois, e essa fagulha de amor cresce no coração de ambos que decidem lutar ainda mais por suas vidas .
O andarilho é a sombra que permanecia nos pensamentos de Sara, e em um dia estressante indo para o trabalho, o grande encontro acontece... Dois mundos completamente diferentes se chocam e isso abala a vida de ambos. Através de um pneu furado e a ajuda vindo de alguém que até pouco tempo só viva na imaginação de Sara a faz ver o mundo por outro ângulo, o andarilho que ela imaginou ser apenas um delírio está bem ali parado ao seu lado, oferecendo ajuda. E desse encontro vai surgir algo inesperado. Laços de amor e amizade serão criados e nenhum deles poderia imaginar que um será a lança de esperança na vida um do outro, esse será apenas o primeiro encontro de muitos que vão acontecer de realidades tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas. E sentimentos adormecidos , tristezas e lágrimas sufocadas e um grande vazio será preenchida pela intensa chama da amizade que tocará não apenas eles, mas mudará drasticamente a vida de todos que os rodeiam.

A autora conseguiu me prender neste livro logo nas primeiras páginas, e o que era para ser apenas alguns capítulos me fez virar a noite e eu só consegui parar de ler quando finalmente tive o desfecho em minhas mãos. Esta foi a minha primeira experiência com a escrita da @cleunacif
E posso confessar que já quero ler todos os outros livros dela.
Sua narrativa é envolvente e bastante fluida e a autora conseguiu penetrar em minha mente e me colocou diretamente dentro da história, conseguiu ainda me fazer sentir todos dramas vivenciados pelos personagens e alguns me abalaram muito inclusive a autora nos mostra uma realidade cruel, a de quem vive nas ruas e tem que lutar pela própria sobrevivência todos os dias. E na maior parte do tempo sofrendo abusos , violência e tendo que remexer no lixo para se alimentar. Esta parte da história me deixou muito triste e me fez ver o quanto vivemos em uma bolha, presos no nosso mundinho , sendo que há tantas vidas lá fora e que poderão ser mudadas até mesmo com um simples bom dia ou um café com leite na esquina. Sei que é muito pouco, mas se cada um fizesse a sua parte, o mundo seria um lugar bem melhor de se viver .
Outra coisa que me marcou bastante foram os laços de amizades e as incríveis histórias que permaneiam o livro , a força de amizades verdadeiras mudam o mundo e deveria haver um lei onde todos deveriam ter ao menos um melhor amigos por toda a vida, eles são essênciais na vida de todo mundo e pena que nem todo ficam para sempre, mas ao menos neste livro eu posso sonhar e acreditar que essas amizades existem e que um dia eu finalmente encontrarei um amigo assim, que ficará para sempre comigo e juntos os fardos se tornarão bem mais leves de carregar .
Enfim, super recomendo a leitura para todos que assim como eu gostam de livro com lições valiosas e que deixam marcas na vida do leitor. Pelos olhos de Sara com certeza vai permanecer na sua mente por muito tempo.
Para quem se interessou, "Nos Olhos de Sara" já está disponível para venda e está gratuito para assinantes do Kindle Unlimited.

#leiturasdarafa2020? ?????
#nosolhosdesara #cleunacif #LeituraColetiva #LCAgencia