A Revolução Chilena

A Revolução Chilena Peter Winn

Resenhas - A Revolução Chilena

Che 08/11/2018

TENTATIVA DE REVOLUÇÃO PELAS URNAS
Li mais um livro da coleção da Unesp, dessa vez sobre a revolução chilena.

Não dá pra deixar de admirar pelo menos a coragem do governo Allende de tentar a revolução socialista pela via das urnas - e cumpriu de fato o programa de governo após eleito - ainda que a experiência paradigmática da revolução 'democrática' do Chile prove de forma categórica o quanto o viés escolhido foi ingênuo.

No primeiro ano de revolução, por volta de 71, as conquistas foram inegáveis não só para o proletariado urbano, mas também na reforma agrária e até para as comunidades indígenas mapuche. Até o nível de consumo das classes médias e baixas aumentou exponencialmente. O livro traz exemplos em todos esses sentidos, principalmente em fábricas de tecelagem e nas comunidades de 'pobladores', embora peque de vez em quando por uma linguagem de forte aspecto 'economiquês'.

Pena que a confiança de Allende na lealdade nas FFAAs, sobretudo por conta do 'general de estimação' Carlos Prats (que deu poderes a Pinochet e sem querer ajudou o governo Nixon a solapar a revolução), colocou todo o empenho a perder em 11/09/1973 - esse outro onze de setembro que lamentavelmente lembramos tão menos, mesmo estando atualíssimo em tempos de escalada reacionária na América do Sul.

danielmoratti 14/02/2021

Gostei muito do livro. Primeiro contato com essa coleção da editora unesp e me ajudou a ter uma percepção ampla e ao mesmo tempo detalhada da revolução chilena. Grande experiência latino americana.
Grande Salvador Allende! Viva o Chile!
Lua.xi 17/02/2021minha estante
Recomendo demaisssss o Revolução Coreana, dessa mesma edição!

danielmoratti 17/02/2021minha estante
Já tá na lista hehehe não vejo a hora para ler!

deadly_romantic 06/04/2023

O povo sufocado
Eu comprei esse livro com o intuito de estudar a revolução chilena para tirar duvidas de uma amiga minha sobre esse processo histórico. esse livro não entrega só isso, mas entrega também um contexto geral de toda a história do chile e, sobretudo, com um grande foco na perspectiva popular. foi um instrumento perfeito para minha investigação; desvelando o desenvolvimento das relações políticas, econômicas e sociais durante a revolução com uma clareza e detalhamento extremamente enriquecedores. além do aspecto técnico, o livro sabe com maestria envolver o leitor na euforia das vitorias e na dor das derrotas do povo. acompanhamos a triste historia do sufocamento de salvador allende de um jeito claro, didático, e emotivo

Gabriela 20/02/2023

Uma análise bem ampla da sociedade chilena bem antes do Allende ser presidente e o período da ditadura, uma pena tudo que aconteceu com o Chile, espero que a história da América Latina não se repita.