O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

isaazm_ 29/03/2024

[...] História de um meninozinho que um dia descobriu a dor [...]
Que livro mais lindo! Aqui acompanhamos Zezé, uma criança de 05 anos, apenas sendo uma criança curiosa e criativa, muito custoso também, mas apenas uma criança. Vamos acompanhando o seu desenvolvimento precoce, a sua inteligência e inocência, a forma como carece de atenção e carinho e como compensa isso criando seu próprio mundo, onde um pé de Laranja Lima é seu amigo confidente.
É impossível não se sensibilizar com as situações vividas por ele, a pobreza, a violência e a dor da perda. Mas esse livro não é sobre tristeza, é sobre o amor e a amizade, sobre como tudo isso aparece de repente na vida da gente.
A escrita é extremamente fluida e não fosse a minha atual falta de tempo teria lido esse livro em pouquíssimos dias. Há momentos muito engraçados e muito tristes também, foi uma leitura que me fez pensar muito sobre a vida, mas principalmente sobre a infância e como de certa forma, esse período tão curto praticamente molda os adultos que somos.

marinaqz 28/03/2024

Me emocionei do começo ao fim com tamanho sofrimento, é um menino que conheceu a dor no seu estado mais puro ainda muito jovem.
Confesso que por muitas vezes só quis abraçar o Zezé e dizer ?tá tudo bem agora?, ainda não consigo aceitar que a vida e a família puderam ser tão cruéis com um garotinho.
Meu segundo favoritado do ano. ?

Anna3213 28/03/2024

QUE LIVRO LINDOOOO ??
o começo foi meio chatinho, mas depois foi ficando super legal. Fiquei muito emocionada com o final ?

LuaGaspar 28/03/2024

A pobreza arranca a ternura das pessoas
Zezé é um menino muito precoce, extremamente consciente da situação de miséria que sua família se encontra e do desespero causado pelo desemprego do pai.

Mesmo assim, o mundo de Zezé é cheio de traquinagens. É uma delícia acompanhar o jeito terno como ele fala de Godóia e de seu irmão caçula o rei Luís, completamente o oposto de como ele mesmo se descreve: o afilhado do diabo.

Isso ressalta que tudo que um adulto diz a uma criança, ela acredita com fé. Zezé realmente acha que é ruim, que não presta e não serve a nada. Tudo lhe é arrancado todos os dias, e ele não deixa de por a culpa em si mesmo. Não digeri o livro completamente, só consigo pensar na ternura que foi negada a Zezé.

merciavilla 28/03/2024

Lindo demais
O livro é lindo, a história é linda e sofrida. Me cativou de um modo que nem sei explicar. Me dói saber que existem tantas crianças que sofrem desta maneira. Chorei do início ao fim com certeza 5 estrelas.

Mavi19 28/03/2024

Simplesmente impecável! Me trouxe as lágrimas diversas vezes com sua narrativa leve e ao mesmo tempo tão tocante.

Leonardo896 28/03/2024

O meu pé de laranja lima é um daqueles livros que nos faz ficar com coração quentinho. A inocência de Zezé, a amizade improvável e relação com a família, nos faz sorrir tão facilmente, assim como pode nos fazer chorar, sempre sobra emoção. É um livro maravilhoso, de leitura fácil e fluída.

Bob.xd 28/03/2024

Nunca chorei tanto como esse
Pra quem vai ler esse livro depois de assistir à novela ou ao filme, se prepare. Ao contrário do que passou na TV aberta, esse livro não esconde a realidade e as brutalidades da vida de Zezé.
Esse livro faz você se sentir na pele do personagem. Mesmo alguém que não passou pelas vivências dele vai se identificar de alguma forma. Você se envolve com a história e ela te prende de uma forma que não tem como não querer ler mais.
E aí, de repente, você começa a levar porrada na cara do livro. Ele cria pernas e te dá chute no saco, pontapé nas nádegas da bunda. Você chora, chora de soluçar.

Soousaaa 27/03/2024

O meu pé de laranja lima
Vasconcelos consegue expressar em seu livro tipicamente a família brasileira e o seu cotidiano, confesso que comecei a ler o livro apenas por um trecho que vi e achei interessante, leitura bem leve e gostosa.

Luis842 27/03/2024

Livro de criança feito para educar adulto
Como nasce um poeta? José Mauro de Vasconcelos nos permite observar através desses olhos quando conhecemos Zezé, o personagem principal do livro.
Essa história coloca a falta e o excesso em uma batalha e conseguimos ver a dor deixada por essa luta. Incompreensão, falta de atenção, a ausência de carinho e ao mesmo tempo o excesso de injustiça, agressividade, a crueldade e principalmente a realidade.
A história do poeta Zezé de 6 anos que precisou crescer rápido demais, com o estado ?precoce? de sua mente. Fala sobre a sua vontade de ser poeta e também da morte não só física, mas da morte de pensamento e imaginação.
A história se transforma quando Zezé começa entender a realidade em que vive, se tornando quieto convém e agressivo quando é preciso, porém o que grita é uma vida de pobreza, falta de amor e muita pancada.
Temos vários personagens complexos: O pai desempregado e viciado; a mãe castigada pelo trabalho excessivo; a irmã mais velha totalmente negligente juntamente com o irmão também mais velo que Zezé; mas temos os personagens que o ajudam como a irmã Glória e o irmãozinho caçula Luís.
O poder de percepção de Zezé é tão gigante que em vários momentos conseguimos entender sua tentativa em tornar a ideia de mundo do irmão mais novo em uma ideia mais fácil, doce e sem dores.
Na sua busca por fugir da sua realidade, o que faz externando seus desejos mais íntimos, veremos ele sempre se voltando para a ideia de amizade. É uma constante procura por alguém que seja seu confidente e, ao mesmo tempo, demonstre um mínimo de carinho por ele. É assim que surge outro personagem extremamente importante para a história: o Minguinho. uma projeção criativa de si mesmo, em que os dois nunca discordam, sabem tudo um do outro. O confidente perfeito. Um pé de laranja lima.
O livro vai permear temas importantíssimos que precisam ser discutidos até hoje: abuso infantil, espancamento, linchamento público, extrema pobreza, agressividade e até suicídio ? tudo isso partindo de um menininho mirrado de cinco anos. Trata-se, a meu ver, da boa (e hoje clássica) literatura infantil ? aquela que, na verdade, deveria ser lida por adultos e para adultos.

vih ð¥ 27/03/2024

Muito emocionante
Livros com narração de crianças sempre vão ter o meu coração. é tão emocionante ler a imaginação que elas tem, que nós tivemos, e as interpretações tão inocentes do mundo adulto. são umas das coisas que perdemos com o amadurecimento que fico triste em pensar.

o meu pé de laranja lima é um livro triste e alegre ao mesmo tempo. a vida de zezé é tão sofrida que a gente só tem vontade de entrar no livro e abraçar ele durante horas. como o comentador diz nas últimas páginas dessa edição, podemos relacionar as punições que o zezé é submetido no livro com a época em que ele ocorre, mas esquecemos que isso ainda acontece atualmente com milhares de crianças pelo mundo todo. o potencial do zezé e de muitas dessas crianças é enorme, mas a poda de sua imaginação e de suas habilidades, os faz crescer introspectivos e com o pensamento de que "sou o menino diabo".

uma leitura de muita importância para fazer crescer a problematização em bater nas crianças, em não incentivar a imaginação delas.

Isabelly730 26/03/2024

MEU PÉ DE LARANJA LIMA
ESSE LIVRO É ABSURDOOO DE BOMM!!! Se quiser chorar MUITO leia esse livro, chorei LITROS, é maravilhoso.Eu li ele pq a escola pediu, mas normalmente os livros da escola são chatos de ler mas essa é MARAVILHOSO, super recomendo! ????

nini.francini 26/03/2024

Agora sei mesmo o que é dor
é um livro em prosa sob a perspectiva infantil de um menininho de cinco anos, que conta os acontecimentos comuns da vida.
e, acredito que a ótica infantil trás à tona como a realidade é muito cruel e profunda em alguns momentos.
os sofrimentos e as dores do personagem principal abalam quem lê, mas também há conforto - e ternura - encontrado em outras personagens, como o Portuga.