O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Amanda3913 24/04/2024

Amei
Da medo de encostar nesse livro e ele quebrar. Que história triste, linda e sensível. Foram muitas emoções, queria poder guardar Zezé num potinho?

sasamelo 24/04/2024

De pedaço em pedaço é que se faz ternura
A experiência de ler esse livro é única, pois ao mesmo tempo que fiquei amaciada com momentos fofos e alegres, fiquei arrasada com a realidade de Zezé. Nesse livro o olhar fantasioso de criança é encantador e devastador na mesma medida.

Michelle 24/04/2024

É um grande clássico, gostei muito de ler essa versão em quadrinhos. Algumas partes ficaram confusas, não sei se o fluxo de leitura de quadros ficou clara, ou se foi distração minha mesmo

lalamoon 24/04/2024

O Meu Pé de Laranja Lima
QUE DOR, NUNCA CHOREI TANTO COM UM LIVRO!

Que história desgraçada, você chora no começo, você chora na metade e quando entra no final chora sem parar! não estava preparada pra isso, acho que até tô sentindo dor de verdade no meu coração de tanto chorar. Queria tanto dar um abraço apertado em Zezé e Luís e segurar os dois pra sempre. Definitivamente me marcou muito, acho que todo mundo deve ler essa história alguma vez na vida, sério.

Karine.Teofilo 24/04/2024

Livro muito sensível
Como a história do livro é de fácil acesso, acho melhor falar das reflexões que a leitura me trouxe. Sempre vejo conteúdos sobre criação de filhos e sempre estranho o fato de ainda discutimos o uso da violência como forma de educação. Esse é um livro de 1968 e mostra como a educação violenta realmente é na perspectiva de uma criança, com toda a inocência e ignorância da idade. É um livro muito sensível, amei e acho que todas as pessoas que pretendem ter filhos deveriam ler.

campos_cella 24/04/2024

"a infância é um terreno que a gente pisa a vida inteira"
Eu me emociono muito com livros que mostram como viver vai muito além de sobreviver. penso que a infância é a fase mais sensível da nossa existência e, tudo que acontece nesse período, repercurte em todo o resto. é sempre bom lembrar que, quando uma pessoa tão especial se vai, amar ajuda a existir. é bom pensar que não estamos sós. p.s.: meu pé de laranja lima também foi morar no céu. eu sei como é, zezé!

arthuroeafins 23/04/2024

Meu pé de laranja lima
Esse livro é daqueles que você ou lê aos poucos para apreciar aos pouquinhos ou sai "correndo" com os olhos pelas páginas, devorando rapidamente cada parágrafo para saber mais da história.
A escrita é extremamente simples, de uma fluidez incrível e uma história muito cativante.

Você vai rir e chorar com Zezé (o protagonista). A história, que é considerada uma autobiografia (o que torna a história mais triste ainda), vai sendo construída sutilmente. Acontece diversos acontecimentos que vão revelando pedaços de Zezé e das pessoas ao seu redor. Você vai tendo casa vez mais compaixão por Zezé, pela sua grande criatividade, determinação e grande coração de ouro.

Eu nunca tinha chorado antes com uma leitura. Até ler este livro. Me encontrei derramando muitas lágrimas pela triste vida de Zezé, oh como esse menininho sofre (só tinha 5 anos e ja passou por tanto). Deu vontade de sacudir o livro ate ele aparecer em meu quarto para eu poder dar-lhe um abraço de urso e dar-lhe todo o amor que ele merece. O final é de partir o coração?

Confesso que não estava esperando muito, mas José de Vasconcelos conseguiu superar (bastante) minhas expectativas. Definitivamente a melhor leitura desse ano. Super recomendo a leitura (sugiro deixar lenços umedecidos por perto, pois você vai precisarKKKKKKKKK).

Priscila 23/04/2024

Lido mais uma vez, e a cada uma delas, novas emoções são descobertas. Como a infância e a inocência precisa ser preservada, cuidada. E como todas as vezes, terminamos em lágrimas.
Marcia 23/04/2024minha estante
Esse livro é marcante mesmo.

eliza.strege 23/04/2024

Incrivel, lindo e emocionante, chegou numa parte do livro que eu nao conseguia parar de chorar de tantas emocoes, mto bom!

Yasmim 22/04/2024

O Mangaratiba passou por cima do meu coração?
Não tenho oq falar desse livro... só sei q doeu dms pensar q isso é uma autobiografia, nossa mds, o quanto Zezé sofreu, de todas as formas possível, tendo só 5 anos :(
O jeito q tratavam essa criança era mto cruel, até nas boas intenções do garoto todos viam maldade, chorei horrores, doeu de vdd, chegou até a pesar o peito... (acho q sou mto sensível kkkk), mas enfim, uma história incrível por me prender tanto e fazer eu amar tanto o Zezé, mais terrível pelo oq ele viveu...
Só sei q queria o Zezé pra mim e q esse livro apesar de ser triste, virou um dos meus favoritos!!

Josana.Baltazar 22/04/2024

Lindo de viver, uma história encantadora, muito bem escrita, triste e linda so mesmo tempo, o personagem principal de uma força que dói. Amei. Indico com certeza.
Graziela Delazir 22/04/2024minha estante
Eu amei ele

Khawanny0 22/04/2024

Esse livro me lembrou sobre todas as crianças que ainda sofrem violência doméstica. Me fez chorar em casa surra que o Zezé levava e me fez rir com as travessuras, me levou a infância vivida na casa da minha vó.
Leitura que eu recomendaria para todos!

Katariny.Alves 22/04/2024

"matar não quer dizer a gente pegar o revólver "
Simplesmente maravilhoso
Consegui ler ele na biblioteca da escola e é maravilhoso
No começo da uma preguicinha mas depois vc se apega a obra e termina sem ver, o filme tanto o livro são incríveis
Um dos meus favoritos também

Ketlyn_ 22/04/2024

Chorei muito (nota 5/5)
-não faz mal,eu vou matar ele.

-que é isso menino,matares teu pai?

-vou sim.Eu já até que comecei. Matar não quer dizer gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.