O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Mariana Orico 16/04/2024

Chorei horrores
A escrita me lembra muito Capitães de Areia por se tratar de personagens principais sendo crianças e sua visão do mundo mais ingênua. Não esperava esse final, chorei bastante ao ter a certeza de uma questão do livro. Acho que a distância oceânica também das idades e o sentimento ali ainda presente me pegou bastante.

Carolina 16/04/2024

Esse livro é simplesmente perfeito não tá escrito o tanto que chorei lendo, escrito com dóceis palavras pensadas por um menino de 5 anos, as dificuldades e a realidade em que ele vive descrita pela ingenuidade de uma criança?.

Raquelita 16/04/2024

"A vida sem ternura não é lá grande coisa "
Escrever essa resenha foi mais difícil do que todas as palavras difíceis que o Tio Edmundo poderia ensinar ao Zezé, porque primeiro eu tive que sair do mar de desconsolo em que eu mergulhei depois de saber de certas aflições vividas pelo pequeno "Gum".
A obra traz à tona o lado mais duro da vida, e em alguns momentos a sensação que eu tive foi a de caminhar sobre um campo repleto de espinhos. Mas quando a realidade é implacável demais pra uma criança encarar de frente, essa criança passa a enfeitá-la como pode.
Zezé deu o melhor de si para enfeitar a sua, ele se mostrou a mais doce das criaturas, mas não podia deixar de ser travesso. Esse parecia ser um traço que ele se orgulhava muito de ter, mesmo que todos à sua volta tentassem apagá-lo das maneiras mais injustas, por não saber, talvez, que essa era a forma do pequeno guerreiro pinagé de tornar a vida um pouco menos amarga.
O menino era mesmo muito incomum, porque quanto mais amarga a vida, mais doce ele era, isso fez meu coração esfarelar aos pouquinhos. Embora ele já estivesse convencido de que era mesmo tudo de ruim que diziam, fazer o bem era tão natural pra ele quanto respirar. Ele sequer percebia que era quem mais compreendia e via sempre o lado mais bonito de quem mais o negligenciava.
Não podemos dizer que ninguém soube reconhecer a doçura de menino que ele foi, eu não teria suportado se a história fosse essa. Mas me lembrei que por vezes, fora das histórias é assim, e isso me doeu mais que cortar o pé com caco de vidro e depois disso talvez o meu passarinho que cantava por dentro também tenha voado pra longe.
Zezé precisava de alguém que acreditasse que algo de bom pudesse florescer a partir dele, porque em sua curta vidinha, além das histórias fantásticas, bolinhas de gude e um pequeno pé de laranja lima, ele só tinha camadas e camadas de uma certeza muito sólida: ele era tudo de ruim que poderia haver no mundo.
Embora essa certeza fosse muito dura em seu coraçãozinho de menino de 6 anos, ela não poderia ter sido mais fácil de quebrar pra quem estava de fora. Nem todos quiseram quebrar, e alguns sequer sabiam que havia algo a ser quebrado ali, mas houveram sim pessoas com coragem de quebrá-la, e quando o fizeram, Zezé não se aguentou e faltou muito pouco pra que ele explodisse em ternura, afeto, amizade, amor e todas essas coisas que fazem da vida algo bom de se viver. Nesse momento eu vi que é muito simples fazer alguém explodir de ternura e isso é tão bom que pode fazer a gente explodir junto. Se um dia eu puder iluminar a vida de alguém dessa forma, vou sentir que a minha valeu a pena.
Assim como as fábulas, outras histórias podem nos ensinar lições, e esse me ensinou que [...] " A vida sem ternura não é lá grande coisa"[...]
Talvez seja um desejo impossível, mas queria que todas as crianças fossem mais comprendidas pelos de sua própria casa do que por um pequeno pé de laranja lima que cresce no fundo do quintal.

dancingqunn 15/04/2024

Queria ler esse livro já tem um tempo e finalmente veio aí.
não foi um livro que me prendeu tanto, comecei a achar interessante mesmo pela segunda parte.
em vários momentos eu fiquei super indignada pelo jeito que tratam o zezé e pelo simples fato de que parecem esquecer e ignorar que ele é uma CRIANÇA!!!!!!!!
a cena dos irmãos batendo nele, que horror sabe? o pai depois... não aguentei e chorei de raiva

o momento mais feliz dele foi com seu pé de laranja lima e com o Portuga e foi crueldade tirar os dois da vida dele assim, tão novinho e sofreu TANTO

_erica_pereira 15/04/2024

... porque a vida sem ternura não é lá grande coisa
Impossível não se emocionar com a história de Zezé; dei muitas gargalhadas também. O escritor quão grande sensibilidade transmitida em cada capítulo dessa história, em linguagem popular e regional, fácil compreensão, com certeza esse livro ficou marcado dentro de mim. E espero um dia trabalhar com ele em sala de aula.

Um abraço no coração do escritor, em Zezé, em Luiz, no Portuga, e em Godóia.

PAmela586 14/04/2024

Uma leitura que me fez transbordar em lágrimas? Zezé, uma criança de 5 anos e já tendo consciência de sua condição financeira. Sem falar em como sua personalidade foi toda moldada pelas palavras que ele ouvia, pra ele ir mudando aos poucos, foi preciso ser reafirmado o quanto era uma criança especial

LetAcia 14/04/2024

Sem dúvidas um dos livros mais tristes que já li. Extremamente sensível. Chorei de um jeito que fazia tempos que uma leitura não me fazia chorar assim

Thaionará 14/04/2024

QUE TRISTEZA PROFUNDA, MEU DEUS
Não sei nem o que dizer...
Não sabia o que esperar
Encontrei o que nem procurava
Minha vida virou outra coisa
Chorei como se tivesse perdido um parente querido.

Mds
5 estrelas pela crise de ansiedade e o gatilho que me deu

analua9 14/04/2024

PREPAREM OS LENÇOS QUE VAI VIR CHUVA DE LÁGRIMAS!!!!
CHOREI MUITO, MUITO MESMO.
Um clássico brasileiro, uma verdadeira obra literária. Eu prometo que você vai se comover com a história do pequenino garotinho. Recomendo que vejam o filme também, é sensacional igualmente.

ceci 14/04/2024

O livro me prendeu na história do início ao fim. eu recomendo de olhos fechados!!! Você fica completamente abalada com a historia so zeze. Da vontade de guardar ele dentro de um potinho e carregar pro bichinho nao se culpar e sofrer tanto?

Mcavoy 14/04/2024

Extremamente sensível
Se você tem pelo menos um pingo de humanidade, vai chorar, ou pelo menos ficar comovido com essa história, é o meu terceiro lido nacional, não estava esperando ser tão bom, mas é melhor do que eu poderia imaginar, chorei igual uma criancinha, sempre que alguém batia no Zezé eu sentia um aperto no coração. apesar de ter ficado triste na maior parte do livro ele é simplesmente incrível, um dos meus favoritos da vida.

Julia5846 13/04/2024

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA ?
Esse livro aborda a realidade de pessoas com uma péssima condição financeira, precisando lutar para ter o mínimo, dependendo das escolhas dos "maiores"
O meu pé de laranja lima é um livro que não te prende desde o início se você não for acostumado a ler dramas e coisas do tipo, porém não desistam da leitura. Se você chorar uma vez não conseguirá parar de ler mais...e eu te garanto, você vai chorar.
Esse foi um dos melhores livros que li, principalmente porque eu me apego aos personagens, o que me fez sofrer bastante nesse livro...em especial, o final.

hwnzsii 12/04/2024

Melhor do ano, até agora!
Uma obra literária autobiografia, escrita por um autor incrível! Não tinha muitas expectativas para esse livro, mas após ouvir que só poderia mudar meu gosto para a literatura clássica após ler um livro protagonizado por uma criança, finalmente li.
Meu pé de Laranja Lima, conta a história de Zezé, que tem apenas 5 anos de idade e é uma criança arteira e muito curiosa! Zezé sonha em atingir a idade da razão, e enquanto esse momento não chega, ele apronta de tudo um pouco. Seja trocando figurinhas de artista, fazendo cobras de mentira, perguntando tudo e mais um pouco ou pulando cercas.
Esse livro mostra a realidade de muitas famílias, que ficam desestabilizadas financeiramente, por inúmeros motivos.
Mas ver isso do ponto de vista de um garotinho, te dá outra visão de mundo.
Me recordo perfeitamente das cenas onde Zezé descreve datas comemorativas, ou o seu primeiro dia na casa nova. Todas as vezes que ele chorou se achando o menino mais ingrato do mundo?
Porém nada disse se compara com a dor de perder alguém importante, perder a coisa favorita no mundo, perder o seu porto seguro.
Espero que todos tenham a oportunidade de ler essa perfeição, e chorar, mas chorar feliz!
Esse livro foi realmente life changing pra mim!!!