Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Lika Moreira 07/04/2024

"Meu Pé de Laranja Lima" é uma emocionante jornada pela vida do pequeno Zezé, um garoto sensível e cheio de imaginação. A história, narrada com uma delicadeza ímpar por José Mauro de Vasconcelos, nos transporta para a simplicidade e complexidade da infância, trazendo à tona temas como solidão, amizade, amor e perda.
Através das travessuras e descobertas de Zezé, somos levados a refletir sobre a natureza humana, a inocência perdida e a beleza que pode ser encontrada nas coisas simples da vida. O livro é um verdadeiro clássico da literatura brasileira, capaz de emocionar leitores de todas as idades e nos lembrar da importância de mantermos viva a criança que habita em nós.

Maria12811 06/04/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Li esse livro para fazer um trabalho na escola e adorei. Fiquei bem triste lendo esse livro, pensando que, para algumas pessoas, as coisas que esse menino passou são coisas do cotidiano. Esse é um livro que faz chorar, recomendo

Maria.Eduarda 06/04/2024

Esse livro ganhou todo meu coração.
Nunca faço resenha de livro, mas esse me deu vontade.
É incrível como a gente vai vendo o amor mudando uma criança, a forma como o ambiente em volta influência completamente. Ao longo da história a gente vai vendo personagens totalmente frustrados por conta da situação da pobreza, a gente vai vendo a cabeça da criança mudando conforme as situações. A raiva que ele sentia ao apanhar, a forma como ele castigava a si mesmo acreditando no que as pessoas falavam dele e "aceitando" que era um menino horrivel e diabólico, sendo que era só uma criança, a felicidade que ele sentia quando tava com o Portuga e se sentia amado e protegido.
E essa é a realidade de muitas crianças no Brasil e no mundo todo, esse cenário da pobreza e a falta de carinho da família é algo comum. Só desejo que todas essas crianças tenham um Portuga alguma hora em suas vidas, e que saibam que não são crianças horríveis e merecem sim o maior dos afetos.
Te levo comigo no coração, Zezé.

crohnsono 06/04/2024

Gostaria de colocar o Zezé num potinho pra proteger ele
Não sei se vou conseguir explicar os sentimentos que esse livro me trouxe
a sensação que tive foi de que eu estava sentada na sala conversando com um amg enquanto ele me conta a história da sua vida
toda a ambientação desse livro me trouxe diversas memórias, e é isso que eu acho de mais encantador na literatura nacional
por mais que eu jamais tenha vivido uma realidade parecida com a do protagonista, foi como se eu ja tivesse passado pelos lugares que ele menciona, ja tivesse visto aquelas pessoas, frequentado aquela praça, ou cruzado aquela estrada

não preciso nem mencionar o quão linda e dolorosa é essa história
a experiência de ler esse livro foi muito enriquecedora, e ele definitivamente vai entrar pro meu hall de livros favoritos da vida

me doeu acompanhar os sofrimentos e a vida de Zezé, uma criança ainda tão pequena mas que ja sofreu de um monte

confesso que tinha ctz q ia chorar e sofrer mais do que realmente aconteceu, mas provavelmente foi pq eu ja tinha visto o filme, e fui me recordando aos poucos das cenas mais impactantes

entendo que é uma espécie de autobiografia, mas eu gostaria tanto de um desfecho, uma explicação qualquer, do pq >aquele< "acidente" aconteceu
mas acho que é pra ser assim, nem tudo na vida é explicado, e talvez essa seja a verdadeira beleza em ser humano

lindo, sofrido, doloroso, maravilhoso
recomendo muito!!

Mih239 06/04/2024

Confusa sobre os princípios
Esse livro é extremamente impactante para qualquer um que for ler.
Há quem se identifique com a vida e história do personagem, e há quem viveu uma realidade oposta e sente compaixão por tudo.

Eu vivi uma realidade completamente oposta a do personagem.

A leitura trás a visão de uma criança sonhadora e brincalhona. Que muitas vezes é mal entendida. A forma de chamar atenção de seus pais e irmãos é arranjando confusão. A psicologia diz que quando a criança não tem atenção alguma (de forma carinhosa) ela age de maneira bruta e agressiva, da mesma forma que o Zezé age.
O início é monótono, conta sobre seu dia a dia e como ele enfrenta todas as dificuldades. Até ele conhecer alguém que mudará completamente suas atitudes.

Para todos que desejam minimamente ler esse livro, apenas leia, vc vai se surpreender com o que pode aprender lendo.

Mariah212 05/04/2024

Meu pé de laranja lima
Não sei muito oque dizer sobre...
É um livro muito bom e meio que...
Foi um dos livros que mais me fez chorar ( Não sou emotiva, e não choro pra quase nada. Ao não ser livros) e é meio complicado de me fazer se emocionar.
Mas esse livro conseguiu.
Só tenho pra dizer...
Leiam
Bianca2550 07/04/2024minha estante
Nossa, eu queria MUITO LER esse livro, mas tava com medo dele ser ruim ( e pq não achei em pdf)!

Isabella1495 05/04/2024

Um livro incrível, com uma história e escrita muito fluida e fez eu me apaixonar e ter raiva tudo ao mesmo tempo, dentro do mesmo capítulo, faz sentir uma dor e uma alegria e depois como uma montanha russa acaba com tudo só querendo te fazer chorar

Beatriz3345 04/04/2024

Livro: "MEU PÉ DE LARANJA LIMA" - JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS.
Para que ainda não teve a honra de conhecer, já falo logo que vale surper apena?? esse livro é um clássico da literatura brasileira.

É um livro cheio de muitas emoções, um livro que te faz ter apego emocional com o pesonagem Zezé, você sente a dor do pessonagem.

Esse livro foi um livro que me fez amar a literatura brasileira, amar a ler livros.
Eu li, relir e toda vez que lei " O meu pé de laranja lima" eu me apaixonar cada vez mais.

Luninha7 04/04/2024

Muito bom!
Esse livro conta a história de Zezé, um menininho de 5 anos, que é muito sensível e incompreendido por todos a sua volta. Ler esse livro no ponto de vista do personagem e acompanhar como ele enxerga o mundo é algo lindo, pois apesar das dificuldades ele nunca deixa de sonhar e usar sua imaginação. É um livro triste pois uma criança tão pequena passa por tanta coisa e tem que se virar sozinha desde tão cedo.

Nina 04/04/2024

Perfeito
Desidratei de tanto chorar. Escrita fluida e excelente, a história e a narrativa te prendem. Ótimo livro.

Welrikar 03/04/2024

Arrebatador
Passei dois dias pensando no que dizer sobre esse livro. Não tinha muita informação sobre a história nem o autor quando peguei para ler. No início quase desistir pois demorei a entrar no ritmo da história. Resolvi dar uma segunda chance e ainda bem que fiz. Meu pé de laranja lima é arrebatador. Uma história fantástica ao mesmo tempo realista e cruel. Eu fui envolvida por Zezé e toda sua vida sofrida de um menino de 5 anos. Eu simplesmente amei esse livro. Se tornou um favorito da vida.

Sasa 03/04/2024

Boa leitura
O livro que me fez pensar no quanto é normalizado a violência de pais com os filhos. Violência é violência, quem ama não deve bater.