O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

hevyy 18/04/2024

Que livro lindo!
Quem conta essa história é zezé, uma criança de coração enorme, mas que infelizmente já teve preocupações de adulto desde muito pequeno, por isso é como se cada página desse livro carregasse um peso enorme.
Enquanto eu lia, meus olhos sempre se enchiam de lágrimas sem eu nem perceber, se você é uma pessoa emotiva (assim como eu) pode ter certeza que você vai chorar horrores kkkkkkk, mas brincadeiras a parte, eu realmente amei esse livro!
"Ela não entendia o que o céu significa para mim"

Nicoly.Reis 18/04/2024

Breve comentário
Esse livro é simplesmente sensacional. Durante a leitura cai em lágrimas, já tinha um bom tempo que um livro não fazia me sentir assim. A história é triste,contudo, ela é bem escrita e te faz simpatizar muito com o protagonista e viajar no tempo.

daniela!! 18/04/2024

"Agora, sabia mesmo o que era a dor."
Eu acabei o livro ou o livro acabou comigo??
Meu Pé de Laranja Lima é um livro tão bonito, o Zezé é tão genuíno, dá a impressão de realmente existir.
Talvez por conta dessa conexão que se firma a partir disso, o leitor se torna capaz de sentir toda a emoção da história e acaba se alegrando, sofrendo e chorando junto com os personagens.
Simplesmente amei, leiammmm!! ;)

deborabaracho 17/04/2024

Terno, sensível e doloroso
Um nacional obrigatório!!!! É fluido, emocionante e muito triste. Depois que li entendi a quantidade de elogios pq estou até agora sem palavras!!! Ainda bem que não li quando criança, se não teria ficado traumatizada

Favoritado!!! APENAS LEIA!!!!!!!!!!

Micaela.Mota 17/04/2024

O mundo é cruel demais com os pequenos
Chorei tanto mas tanto com esse livro, o autor retrata a sua infância de uma forma tão pura que te faz sentir cada palavra rasgando o peito. eu amei a simplicidade da escrita e a maneira de tratar assuntos pesados como a vontade de zezé de desistir da vida. esse livro me marcou muito e eu recomendo ele a todos que querem ter esse olhar mais terno para as crianças a sua volta e entender o impacto das palavras e ações dos adultos no coração delas.

Pedro3370 16/04/2024

O universo de Zezé
?Meu pé de Laranja Lima? conta sobre o universo de Zezé, sua visão de tudo o que acontece ao redor. Acompanhamos sua formação e seu desenvolver como criança.

O livro é extremamente poético e é lindo ver como uma criança consegue lidar com as dores e os problemas no mundo. O menino é vítima de violência, não só física, mas psicológica e, apesar de tudo isso, ainda é capaz de criar um mundo imaginário cheio de maravilhas e possibilidades criativas.

Zezé é essa criança que, mesmo em um mundo sombrio e repleto de perigos, consegue criar uma realidade para si, cheia de amor, alegria, poesia e compaixão.

Felipeswift 16/04/2024

Chorei muito!
A cada virada de página meu estômago se revirava de tanta angústia? a criança sofreu mais que Jesus na terra, como que pode? Porém, depois que ele conheceu um certo ?portuga?, voltei a sorrir, mas não durou muito ?
Vários gatilhos de infância, mas sobrevivi a eles. Livro com uma escrita fluida, ótimos personagens e um cenário ?aconchegante? pq me fez lembrar da minha antiga rua onde eu e meus amigos brincávamos e aprontávamos com os vizinhos.

AiresL 16/04/2024

Ótimo livro
É uma obra prima, fácil de ler, muito emocionante, sensível e marcante, recomendo muito, é um clássico!

Mariana Orico 16/04/2024

Chorei horrores
A escrita me lembra muito Capitães de Areia por se tratar de personagens principais sendo crianças e sua visão do mundo mais ingênua. Não esperava esse final, chorei bastante ao ter a certeza de uma questão do livro. Acho que a distância oceânica também das idades e o sentimento ali ainda presente me pegou bastante.

Carolina 16/04/2024

Esse livro é simplesmente perfeito não tá escrito o tanto que chorei lendo, escrito com dóceis palavras pensadas por um menino de 5 anos, as dificuldades e a realidade em que ele vive descrita pela ingenuidade de uma criança?.

Raquelita 16/04/2024

"A vida sem ternura não é lá grande coisa "
Escrever essa resenha foi mais difícil do que todas as palavras difíceis que o Tio Edmundo poderia ensinar ao Zezé, porque primeiro eu tive que sair do mar de desconsolo em que eu mergulhei depois de saber de certas aflições vividas pelo pequeno "Gum".
A obra traz à tona o lado mais duro da vida, e em alguns momentos a sensação que eu tive foi a de caminhar sobre um campo repleto de espinhos. Mas quando a realidade é implacável demais pra uma criança encarar de frente, essa criança passa a enfeitá-la como pode.
Zezé deu o melhor de si para enfeitar a sua, ele se mostrou a mais doce das criaturas, mas não podia deixar de ser travesso. Esse parecia ser um traço que ele se orgulhava muito de ter, mesmo que todos à sua volta tentassem apagá-lo das maneiras mais injustas, por não saber, talvez, que essa era a forma do pequeno guerreiro pinagé de tornar a vida um pouco menos amarga.
O menino era mesmo muito incomum, porque quanto mais amarga a vida, mais doce ele era, isso fez meu coração esfarelar aos pouquinhos. Embora ele já estivesse convencido de que era mesmo tudo de ruim que diziam, fazer o bem era tão natural pra ele quanto respirar. Ele sequer percebia que era quem mais compreendia e via sempre o lado mais bonito de quem mais o negligenciava.
Não podemos dizer que ninguém soube reconhecer a doçura de menino que ele foi, eu não teria suportado se a história fosse essa. Mas me lembrei que por vezes, fora das histórias é assim, e isso me doeu mais que cortar o pé com caco de vidro e depois disso talvez o meu passarinho que cantava por dentro também tenha voado pra longe.
Zezé precisava de alguém que acreditasse que algo de bom pudesse florescer a partir dele, porque em sua curta vidinha, além das histórias fantásticas, bolinhas de gude e um pequeno pé de laranja lima, ele só tinha camadas e camadas de uma certeza muito sólida: ele era tudo de ruim que poderia haver no mundo.
Embora essa certeza fosse muito dura em seu coraçãozinho de menino de 6 anos, ela não poderia ter sido mais fácil de quebrar pra quem estava de fora. Nem todos quiseram quebrar, e alguns sequer sabiam que havia algo a ser quebrado ali, mas houveram sim pessoas com coragem de quebrá-la, e quando o fizeram, Zezé não se aguentou e faltou muito pouco pra que ele explodisse em ternura, afeto, amizade, amor e todas essas coisas que fazem da vida algo bom de se viver. Nesse momento eu vi que é muito simples fazer alguém explodir de ternura e isso é tão bom que pode fazer a gente explodir junto. Se um dia eu puder iluminar a vida de alguém dessa forma, vou sentir que a minha valeu a pena.
Assim como as fábulas, outras histórias podem nos ensinar lições, e esse me ensinou que [...] " A vida sem ternura não é lá grande coisa"[...]
Talvez seja um desejo impossível, mas queria que todas as crianças fossem mais comprendidas pelos de sua própria casa do que por um pequeno pé de laranja lima que cresce no fundo do quintal.