Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

Maygeek7 21/10/2021

Não é uns dos meus preferidos, mas ainda é Agatha Christie.
No começo tava lendo só pela obrigação da meta e por ter o livro desde 2017. Não é uns dos meus preferidos, mas ainda é Agatha Christie.
Julguei chato, porém Agatha nunca decepciona no fim da história.

Sou muito fã dessa autora. Já li até agora 11 livros dela, e mesmo esse sendo um pouco cansativo, para mim nada supera a grande revelação do final. E foi isso que me motiva para continuar a leitura, chego a me assustar com a grande engenhosidade e inteligência da Agatha.

E eu rir com a última frase do livro kkkkk sensacional
Ericka.Cristiane 05/01/2024minha estante
pra mim os começos são super chatos mas quando vai chegando no meio
pro final fica maravilhoso

Fabio Shiva 11/12/2020

Lord Edgware Morre
Li pela primeira vez essa história em inglês, em um pocket book com o título original de “Lord Edgware Dies”, que trazia na capa a cena bem explícita de um homem de costas, com um objeto perfurante espetado em sua nuca, bem na altura do bulbo raquidiano. Foi curioso lembrar dessa capa agora, ao ler “Treze à Mesa” em português (e com uma capa bem menos gráfica). Isso me fez tomar consciência do quanto considero a leitura de Agatha Christie como um inofensivo passatempo intelectual, mas como no fundo essa “brincadeira de detetive” é sempre inspirada em assassinatos cruéis e, às vezes, bastante sangrentos.

Reflexões à parte, me diverti muito, como sempre me divirto ao ler e reler os livros de Agatha. Tive a impressão de detectar uma pontinha solta na trama, que ficou sem explicação. Talvez a justificativa para esse suposto lapso esteja nesse diálogo bem-humorado entre Poirot e seu fiel escudeiro Hastings:

“– O que é que tem duas patas, penas e late como cachorro?
– Uma galinha, claro – respondi sem emoção. – Essa eu já sabia desde que era criança.
– Você está muito bem informado, Hastings. Até demais. Deveria ter dito: ‘Não sei’. E aí eu diria: ‘Uma galinha’. Você, então, retrucaria: ‘Mas galinha não late como cachorro’. E eu responderia: ‘Ah, eu incluí isso para dificultar’.”

E se o crítico rabugento, tal como Hastings, afirma que isso é uma trapaça, Poirot já tem a resposta na ponta da língua:

“– Você não está respeitando as regras do jogo.
– Eu não respeito regra alguma. Você sabe disso. E assassinato não é um jogo. É uma coisa séria. A propósito, você deveria parar de usar essa frase, ‘respeitar as regras do jogo’. Não se fala mais assim.”

Agatha está bastante inspirada nesse livro, presenteando o leitor com ótimas passagens recheadas de ironia:

“O motivo do crime, do ponto de vista filosófico, seria o bem maior de um maior número de pessoas, e, como isso é difícil de julgar, poucos filósofos são assassinos.”

“Sir Montagu era o tipo de homem cuja inteligência consistia em escutar as próprias opiniões com o máximo de atenção.”

E até mesmo com essa verdadeira pérola de sabedoria, que recebo, recolho e guardo, com gratidão:

“Nenhum ser humano deve aprender com outro. Cada indivíduo deve desenvolver suas próprias faculdades ao máximo, não tentar copiar as alheias.”

E viva Agatha Christie!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Michela Wakami 20/05/2023

Nesse eu fui feita de trouxa tantas vezes, que o meu cérebro entrou em pane.
Muito criativo e surpreendente.
Núbia Cortinhas 20/05/2023minha estante
Adoro quando o autor (a) consegue me enganar direitinho kkkkk.

Michela Wakami 20/05/2023minha estante
Eu também, são os melhores.?

Adegilson.Alves 29/05/2023minha estante
Senti isso com um gato entre os pombos

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Adegilson, ainda não li esse, fiquei curiosa.
Vou tentar lê-lo esse ano.
É muito bom quando o livro nos deixa assim.??????

Gleiciane.Aline 29/01/2022

Treze a mesa
Livros da Agatha Christie são sempre muito bons e os crimes contados são sempre muito bem elaborados, sem falha alguma. Porém, esse foi um dos livros mais arrastados que li da autora, em grande parte porque Poirot e suas atitudes me incomodaram muito. Um dos pontos que mais me incomoda e torna ele um personagem insuportável ao meu ver é que ele intitula as pessoas ao seu redor como burras só por não entenderem e desvendarem as pistas com tanta facilidade como ele, porém ele deixa as pessoas perdidas, ele não compartilha suas pistas, seus pensamentos com os outros. Então passamos o livro todo perdidos, como Hasting, porque o bendito não consegue compartilhar uma descoberta com ninguém. Só que isso faz o livro não fluir de forma leve e apesar de ter 250 e poucas páginas, parece que estamos lendo um livro sem fim.
Chel 29/01/2022minha estante
A Agatha Christie é top né... qual seu favorito dela, senhorita?

Mirna, mas ngm me chama assim 29/01/2022minha estante
Não li esse dela, mas no assassinato de styles o poirot faz a mesma coisa como nesse é eu amei me instigou a investigar e tentar pensar como ele. Eu acho essa jogada da Agatha de o livro não ser na visão do detetive e sim do amigo muito boa, pq é uma maneira sutil de ela nos inserir no livro, não como alguém a parte, mas sim um investigador novato e amador com muita vontade de trabalhar. E a personalidade do poirot é assim pra ele nos fazer investigar também (mas confesso que, algumas vezes achei ele egocêntrico de mais).

Gleiciane.Aline 30/01/2022minha estante
Roberta, esse seu nome me chamou muita atenção haha! Então, acho que em alguns livros esse jeito dele até que nos instiga a investigar e a tentar pensar. Porém, nesse livro em específico, era todo o tempo, então essa atitude tornou ele insuportável. E como em todo o tempo ele julga Hasting por não notar o que ele nota, é como se ele deixasse Hasting na ignorância. Eu acredito que ele poderia agir em alguns casos como professor, explicando e fazendo com que Hasting não procurasse somente o óbvio. Tem livros que eu não me importo também, que flui muito bem, mas esse foi um livro que não fluiu e eu esperava mais de Poirot.

Gleiciane.Aline 30/01/2022minha estante
Eu gosto bastante de Agatha Christie também Michael. Porém, li somente 4 livros dela, comecei ano passado, motivada por uma amiga leitora. Até então, o que eu mais gostei foi "Um brinde de cianureto", um dos crimes e investigações que mais me prendeu. Agora, não largou mais da Agatha ???

resenhasdajulia 10/12/2021

Nesse livro, Poirot tem a missão de ajudar Jane Wilkinson, uma famosa atriz, a se divorciar. Nem parece algo que o famoso detetive faria, mas não custa nada ajudá-la.

Depois de conversar com Lorde Edgware, o marido de Jane, Poirot fica surpreso ao ver que ele está de acordo com a separação. Então, tudo acabaria bem.

Até que Lord Edgware é encontrado morto em sua biblioteca, esfaqueado. E a principal suspeita do crime, é Jane. Mas como isso é possível, se, no momento em que ele foi morto, Jane estava em um jantar, com outras 12 pessoas?

É isso que Poirot e Hastings terão que descobrir.

Adorei o livro e achei uma história envolvente!

Nágela 31/08/2022

Maravilhoso!
Que livro espetacular! Gostei muito da trama e da forma como o assassinato foi feito, eu nunca ia conseguir acertar, fui feita de idiota até o final.

Janaina Edwiges 14/10/2022

"Cada um de nós é um negro mistério"
Treze à mesa não é o melhor de Agatha Christie, tem uma narrativa um pouco arrastada, sem grandes acontecimentos no decorrer da trama, mas é uma boa leitura de entretenimento.

Neste livro, temos uma grande interação entre Hercule Poirot e o capitão Hastings. Nosso genial detetive está super afiado nas observações com relação ao intelecto do amigo, mas confesso que até demais. Coitado!!! Ainda mais quando sabemos que o Hastings possui percepções dos fatos muito semelhantes às que nós leitores temos rsrsrs.

Como sempre, Agatha foi brilhante em elaborar um desfecho amarradinho, sem pontas soltas, capaz de nos surpreender. Adorei a carta escrita pelo assassino no final, exemplo de narcisismo ao extremo!

Emi 22/03/2020

Se alguém inventou o termo plot twist.. esse alguém foi Agatha Christie... eu estava ficando desanimada junto com o Poirot... mas claro que nas últimas páginas tudo é explicado tão rápido que vc até prende o fôlego...
julia5317 22/03/2020minha estante
rainha

Belle.nats 11/08/2023

Tenho certeza de que nunca houve uma assassina como eu
Esse é in tipo de livro da agatha que teria facilmente as 5 estrelas só por causa da resolução do mistério.
Que DOIDEIRA!!! O livro é muito fluido de ler, você fica totalmente imerso na história, e consegue ser enganado junto com o Hércules Polaroid. A sacada do treze a mesa foi genial!! Pq logo depois que morreu a primeira pessoa se levantou, a segunda (que achava que tinha sido a primeira a se levantar) morreu logo em seguida, foi bem pensado.
Não sei se foi eu que lerdei demais, mas o final foi incrível!!! Acho que um dos plots mais bem bolados da agatha. Amei o livro!!
Bea 11/08/2023minha estante
Esse livro é MUITO bom

Luisa Jordana 17/11/2020

Treze à Mesa
Sempre que começo a ler um livro de Agatha, penso antes que dessa vez ela não irá me surpreender, que conseguirei desvendar o mistério antes do fim, que já conheço a receita, mas sempre me engano! Dessa vez não foi diferente.
Uma atriz famosa procura o investigador Hecurle Poirot com um pedido inusitado. Ela pede que ele vá falar com seu marido, um homem nobre de poder e influência, para que ele lhe dê o divórcio! Intrigado pelo pedido, Poirot faz o que lhe é solicitado, mas qual não é a sua surpresa, o dito Lorde concordou prontamente com a separação. Para a consternação completa do nosso querido investigador, o marido da atriz é encontrado morto um dia após a visita e a maior suspeita é a sua esposa. No entanto, a moça foi vista tanto na casa quanto em um jantar repleto de convidados. É possível que uma pessoa esteja em dois lugares ao mesmo tempo? Óbvio que não! E esse é mais um mistério para Hercule Poirot desvendar com sua genialidade!
Como sempre, a trama é super fluída e é muito divertido acompanhar toda a jornada da investigação e como tudo é desvendando pouco a pouco. Nesse livro, encontrei um dos mais cruéis assassinos de Agatha Christie e fiquei mortificada com o final do livro! Mais uma vez em que fui feita de besta pela rainha do crime para a conta!

Pri Garcia 21/03/2021

Bom dia pra quem, logo cedo, foi feito de trouxa após terminar mais um livro da rainha!
Fui descobrir o assassino só quando Poirot revelou, nas últimas quatro páginas
??

Jão 22/09/2023minha estante
Esse ai Tá na lista. É nível Assassinato de Roger Ackroyd memo?

Sofia.Cerbasi 22/09/2023minha estante
Eu acho O assassinato de Roger Ackroyd melhor, mas Treze à mesa também é um ótimo livro

Wagner Fernandes 25/09/2023minha estante
Gostei muito desse. Inesperado.

Wagner Fernandes 25/09/2023minha estante
O Assassinato de Roger Ackroyd, Assassinato no Expresso do Oriente, E não sobrou nenhum (ou O caso dos dez negrinhos), Os cinco porquinhos, Um crime adormecido, O inimigo secreto são todos bons livros.

Sofia.Cerbasi 25/09/2023minha estante
E não sobrou nenhum e O Assassinato de Roger Ackroyd são meus preferidos dela (por enquanto). Os Cinco Porquinhos não li ainda, achei o nome curioso

ANDER CELES 09/10/2022

História ok...mas passa longe da prateleira dos melhores
Esse livro da Agatha tem os traços da boa escrita dela. O Poirot sendo insuportável com o coitado de Hastings (se bem que bem menos do que outros livros hehehe), o assassinato acontecendo de forma rápida para dar mais tempo para as investigações sem enrolação. Porém esse livro não capta o melhor da Rainha do Crime.

Aqui nesse livro a gente não tem uma boa concepção e desenvolvimento das personagens. Elas são muito plásticas, no sentido de faltar elementos que tornem eles mais orgânicos. Tem livros da Queen que vc torce pelos personagens ou sente raiva ou percebe a maldade deles. Mas aqui não. A solução do crime também é meio óbvia e sem aquele negócio de ficar de boca aberta no final.

Então... tecnicamente o livro é bem ok. A história é bem contada, vc não se perde (apesar de, pelos personagens não serem muito orgânicos, às vezes vc se perde em quem é quem, pq falta personalidade para eles), os elementos estão ali, mas só não é nada demais. Não é dos piores livros da Rainha, mas tá bem longe da prateleira dos melhores.

Debbye 17/01/2021

?? Treze á Mesa ??
Treze à Mesa é audacioso, provocativo, nos fazendo pensar e refletir sobre o que cerca cada personagem e quais os motivos para cada um ter sido o criminoso. No entanto, as peças parecem não se juntar, até chegar na grande revelação do final.
Sem dúvida uma das melhores obras da autora.

"[...] Sei a verdade toda sobre a história toda. E você também poderia saber se a menos usasse o cérebro que o bom Deus lhe deu. Às vezes, fico realmente tentado a pensar que, por descuido, Ele se esqueceu de você."

@caixas_e_livros 07/09/2021

Meu primeiro livro da Ágatha
Esse foi meu primeiro livro da Ágatha, gostei bastante, pretendo confiar lendo as obras dela. Ela é muito inteligente, sempre despistando o leitor, mesmo que a solução esteja debaixo dos nossos narizes!