Filhos de Sangue e Outras Histórias Octavia E. Butler

Resenhas - Filhos de Sangue e Outras Histórias

Rosangela Max 24/11/2021

Adorei!
Não é à toa que Octavia é considerada um dos grandes nomes da ficção científica.
Na seleção deste livro, não há contos ruins. As histórias são bem diversificadas e interessantes.
Difícil escolher um conto preferido, mas cito ?Anistia? como um dos que mais gostei.
Recomendo leitura.

@tigloko 14/05/2023

Reflexões sobre a humanidade
Nesta coletânea Octavia Butler apresenta histórias fantásticas e que causam reflexões sobre a humanidade em si. Aqui ela vai a fundo nos diversões aspectos que moldam a vida humana, sempre de forma única, seja através de um conto de ficção-científica ou uma história mais dramática. Além dos contos, há dois ensaios que contam sobre sua carreira e dicas sobre o processo de ser um escritor.

A exceção de um ou dois contos que são bem destoantes, a coletânea toda é muito boa. O estilo de escrita da autora é feito para incomodar, tirar o conforto, fazer refletir. E tudo isso ela consegue com êxito nessas histórias. Gostei que ao final de cada conto ela mostra a origem por trás, o motivo de tê-lo escrito ou simplesmente sua visão sobre aquela história, me senti mais próximo daqueles universos que ela criou com essas explicações.

Deixo de destaque os meus contos preferidos:

Parentes próximos - Um conto curto e simples sobre as relações familiares incomuns. Não tem nada de espetacular na história mas é bem intimista, em poucas páginas fiquei investido nos personagens.

Sons de fala - O mundo ficou devastado depois de uma misteriosa doença. Algumas pessoas perderam a habilidade de fala e outros de entender a linguagem no geral, impossibilitando a comunicação simples. Uma distopia muito boa, facilmente poderia ser um romance de tão interessante o conceito por trás.

O Livro de Martha - O que você faria se Deus te desse a missão de moldar a humanidade, seja mudando um aspecto dela ou transformando-a totalmente? Meu conto preferido disparado. Ele lembra a ideia do filme O Todo Poderoso, só que de forma mais realista e emocional. Acho que é o conto que mais demonstra o estilo da autora, por trazer essas reflexões sobre a humanidade como um todo.

David 14/07/2021

Já começo dizendo que recomendo demais esse livro. Pra quem curte ou quer se introduzir na ficção científica, esse é um exemplar de contos muito bem escritos e que propõe reflexões interessantíssimas. Também inclui dois artigos um pouco biográficos da autora sobre a escrita e os desafios dessa profissão, principalmente no contexto dela de mulher negra e pioneira nesse estilo.

Excelente livro!
Rayla Brito | @sertao__ 14/07/2021minha estante
Quero muito ler! Já li outro dela ?Kindred? e gostei bastante

David 16/07/2021minha estante
Vale a pena se gosta de ler contos.

@leiturasdabah 22/01/2021

#DicaDeLeituraDaBah
"Filhos de Sangue e Outros Contos" traz uma coletânea de contos (um deles vencedor de vários prêmios ??) e ensaios da autora visionária e genial Octavia E. Butler, narrando histórias em sua maioria de ficção científica e também autobiográficas e que em seu todo trazem uma enorme reflexão sobre temas essenciais.

Os contos /ensaios são :

- Obsessão Positiva
- Furor Scribendi
- Anistia
- O Livro de Martha

Histórias sobre alienígenas, doenças e epidemias graves alarmantes (e que parecem reais em demasiado), famílias a relações desestruturadas, trechos de uma de suas palestras para escritores, narrativas baseadas em fatos reais e até inspirações de sua criação batista tomam conta destas páginas e posso dizer que é impossível sair a mesma pessoa depois desta leitura.

Octavia é brilhante e a cada final destas histórias ela revela de onde vieram suas inspirações através de notas, trazendo a tona temas tão profundos, que me pegaram desprevenida e me fizeram pensar e repensar sobre cada assunto por horas e dias.

Desde os autores a leitores, digo que esta é uma leitura primordial para todos nós. O que aprendi nestas páginas tenho ciência que dificilmente aprenderia em qualquer outro lugar.

A escrita da autora é direta, extremamente agradável e duramente necessária, trazendo de forma assertiva assuntos importantes sobre privilégios, perda, moralismo, racismo, futuro, política, Deus, família, saúde pública e é simplesmente maravilhoso de acompanhar.

Cada conto tomou meu fôlego e me fez repensar sobre meus ideais, minha origem, sobre o que sei da vida, do que espero do futuro, do real papel de Deus e do meu papel como ser humano.

Este é o segundo livro da autora que tenho o privilégio de ler, que só endossa que tenho que consumir todos os seus trabalhos.

Recomendo essa leitura excelente e sei que você não irá se arrepender caso leia, pessoa linda ??

Thiago.Alves 10/08/2020

Octavia Butler não decepciona nunca...adorei os contos Filhos de Sangue; O Entardecer, a Manhã e a Noite; Sons da Fala; Anistia e O Livro de Martha....dariam filmes muito bons!
Nay.Dutra 01/01/2021minha estante
Também amei! Os sons da Fala, Anistia e o Livro de Martha foram meus favoritos. Concordo que seriam filmes incríveis!

Cleyton 23/01/2021

Incrível!
Livro sensacional, se apresenta, sob meu ponto de vista, como uma releitura de seus romances.
Basicamente Octavia E Butler, nos trás em pequenas doses o que lhe destaca.
Contos diversos com muita profundidade e reflexão.
Certamente foi é e permanecerá a GRANDE DAMA DA FICÇÃO CIENTÍFICA!!

Qnat 09/03/2021

Coletânea muito bem estruturada.
Não havia lido nada da autora ainda, e confesso que não esperava algo assim.
A linguagem é bem direta e impactante. Gostei de saber as notas da autora sobre cada história, e perceber como Octavia é desencantada com o mundo... Como não ser?
O seus livros possuem todos esse tom de melancolia.

Aliás, o primeiro conto, já de cara, é um misto com vários sentimentos diferentes - até mesmo antagônicos - e ampla reflexão. Uma repulsa, mas ao mesmo tempo um entendimento.

Os que seguem são todos bons, a sua maneira. Alguns mais, outros menos.

Na minha ordem de mais gostado para menos gostado:

Filhos de Sangue
Parentes Próximos
Atalho

site: Instagram: @farol_de_areia
Jorge 09/03/2021minha estante
tá aí uma escritora que qquero muito ler

Qnat 09/03/2021minha estante
Vale a pena Jorge, e é rapidinho até!!!

Adriana Naves 24/09/2023

Octavia é maravilhosa
Minha primeira incursão pela escrita de Octavia E. Butler não poderia ter sido mais satisfatória. Gostei dos temas trabalhados e como eles foram abordados. Ela tem uma imaginação sensacional, me peguei, diversas vezes, pensando como ela teve tais ideias. Amei demais!

Wania Cris 05/12/2020

É rainha e não é à toa.
Octavia já havia me conquistado irremediavelmente em Kindred, precisava fazer mais nada pra me convencer. Mas ela fez e se chama Filhos de Sangue e Outras Histórias (Maravilhosas - ficou faltando isso no título, deve ser por questão de espaço vai ver...)

Outro presente de aninatal que pulou pro topo de leituras. Na verdade, eu nem pretendia ler, mas abri o livro pra dar uma folheada e, quando vi, tinha lido tudo...

Composto de nove textos entre contos e ensaios, Octavia mostra toda a sua genialidade com estórias curtas sobre momentos da vida de alguém. O ponto em comum de todas as estórias é que a parte contada corresponde a um momento de alguém. Não se trata de dias ou meses de relato, mas, momentos, como flashes, como se tivéssemos passado por alguém e ouvido parte de seu relato. Adorei essa abordagem.

Filhos de Sangue, que dá nome ao livro, é uma estória fabulosa! Contém todos os elementos de ficção científica que tornaram minha rainha conhecida e respeitada no meio acadêmico. Tem alienígena, tem opressão, tem dilema moral, tem encruzilhadas, tem show de escrita de Octavia... esse me deixou realmente encantada e motivou a continuar a leitura do livro.

O Entardecer, a Manhã e a Noite é irretocável! O leitor é jogado em meio a um novo mundo do qual nada sabe e no qual tem que se ambientar e, dentro disso, entender as motivações dos personagens. Por mais distante de sua convicções que estejam... um excelente exercício de empatia. Ou falta de.

Parentes Próximos não tem nada de sci-fi, o que não o desmerece em absolutamente nada comparando-o aos demais contos. É uma narrativa curta, porém, profunda, e os dilemas morais são de uma imensidão inexplorável.

Sons de Fala é uma narrativa sem diálogo em nada cansativo e com um final maravilhoso!

Atalho é tão triste...

Obsessão Positiva e Furor Scribendi são presentes já que são relatos pessoais da autora. Obsessão é um retrato da vida de Octavia e me senti embevecida... que mulher forte, meu Pai... mãe e filha.

Anistia é angustiante e libertador e fodassi o leitor pra se encontrar no meio disso...

Por fim, mas, não menos importante, O Livro de Martha é a sci-fi mais complicada de lidar, tanto pela missão de Martha como pelo contexto bíblico da trama. Outra escritora não conseguiria delinear essa maravilha de conto com tanta perfeição.

Como se já não tivesse sido a melhor experiência literária que uma autora pudesse proporcionar ao seu público, Octavia nos presenteia com questões para discussão que enriquecem a leitura de uma forma inédita pra mim, ampliando o entendimento dos textos. Não tinha como ser mais perfeita essa rainha, realmente, não tinha!!

Todo livro que inicio já começa com cinco estrelas garantidas e vão perdendo pedaços ou inteiras no decorrer das páginas. Filhos de Sangue começou com cinco e terminou com 35... e meia.

Sandro.Menoncin 22/07/2022

Filhos de Sangue e Outras Histórias
Foi o meu primeiro contato com algum livro da Octavia E. Butler e achei simplesmente incrível e com certeza vou ler muitos outros livros dessa autora, o livro contém um série de contos um melhor que o outro que faz com que você queira ler sem parar, desde um conto auto biográfico a contos que mostram porque ela é a rainha do sci-fi.
Carol 22/07/2022minha estante
Ameiiiii ?

Kelly.duarte 31/12/2021

Maravilhoso
Segundo livro que li da autora. Os dois maravilhosos! Gostei muito dos contos, alguns me causaram até mal estar, queria mais de alguns deles, mas gostei das explicações que a autora deu ao final de cada um deles.

Alice Batista 06/01/2021

Filhos de Sangue e Outras Histórias
esse livro é incrível, estou sem palavras para expressar a carga de conhecimento que recebi.
5 estrelas e favoritado! vou panfletar esse livro até meus últimos dias de vida.
acredito que toda vez que reler, vou absorver mais e mais das histórias.
Octavia fez tudo nessa vida.

Nath @biscoito.esperto 15/06/2023

"Você está livre de verdade pela primeira vez. O que poderia ser mais difícil que isso?".
Eu li este livro em março e fui perceber só agora que nunca escrevi uma resenha para ele. Na época eu li tão rápido que parece que meu cérebro mal registrou a leitura, apesar de eu lembrar muito bem dos contos desta coletânea.

A Octavia Butler era uma romancista, e ela mesma diz na introdução do livro que nunca gostou de escrever histórias curtas. Toda ideia que tinha acabava ficando longa e se extendendo por páginas e capítulos e livros diferentes. Mas aqui ela fez um esforço e reuniu sete contos e dois ensaios.

Meus contos favoritos são "O entardecer, a manhã e a noite" e "O livro de Martha". Também amei os dois ensaios, pois sou escritora e eles falam sobre o processo de escrita da Octavia.

Eu adorei este livro, o único defeito é que ele é muito curto. Eu pretendo ler todos os livros que a Octavia escreveu, e estou cada vez mais perto de zerar a obra completa dela. Para quem gosta de ficção-científica e de questões filosóficas, recomendo demais!

site: www.nathlambert.blogspot.com

Evy 03/05/2021

Meu segundo contato com a narrativa de Octavia E. Butler e estou cada vez mais apaixonada pelo estilo impactante de suas histórias. Não a toa é conhecida como A Dama da Ficção Científica e quebrou muitos paradigmas sendo negra e mulher nesse gênero naturalmente masculino.

Nessa coletânea de contos e ensaios, escritos de forma quase acidental conforme a própria autora, que diz tê-los escritos enquanto realizava pesquisas para outros trabalhos, traz muitos assuntos importantes e nos transporta para mundos fantásticos criados pela incrível imaginação de Butler e que servem de palco para a reflexão de problemas reais e muito atuais da nossa sociedade. Além disso, todos os contos e ensaios possuem notas da autora contando a inspiração e o processo de criação e desenvolvimento de suas ideais, o que ajuda muito na compreensão e na experiência da leitura.

Octavia é simplesmente fantástica e de cara nos traz o conto que dá nome à coletânea e que ganhou todos os prêmios possíveis da categoria como o Hugo, Nebula e Locus. "Filhos de Sangue" traz uma realidade avassaladora onde humanos vivem em uma reserva e são cuidados por alienígenas com o intuito de usar seus corpos como repositórios para a reprodução e continuidade de sua espécie. O conto aborda assuntos como simbiose, poder e escolhas de forma sensacional. A maneira como Butler vai soltando os detalhes dos alienígenas aos poucos até que consigamos formar uma imagem da situação é fabulosa e digna de uma grande talento narrativo.

Com certeza este é um dos meus contos favoritos, seguido de Sons da Fala, O Entardecer, a Manhã e a Noite e Anistia, porém todos os contos dessa coletânea tem sua importância, com a única ressalva de que alguns deles teriam feito mais sentido ou tido maior relevância se colocados em ordem diferente na coletânea. Para finalizar, o livro também traz como texto complementar, perguntas que a autora elaborou para serem respondidas após a leitura de seus textos e que também são um complemento á experiência de leitura.

Enfim, um livro que super recomendo a leitura!

Danilo sm 31/05/2021

Diferentes visões sobre nós
Eu, particularmente, não sou chegado a contos (nesse caso a palavra "contos" refere-se a historietas únicas, completas, sem conexões com qualquer outra narrativa). E junto a isso, a própria Octavia Butler diz que não é fã de escrever contos. Que ironia. E encontrei Filhos de Sangue e Outras Histórias.

Apresentando alguns contos e dois ensaios, há também várias notas pessoais da autora comentando sobre sua inspiração e alguns outros tópicos. O livro tem seus altos e baixos, algumas narrativas não são tão dramáticas ou tão impactantes, mas também não fazem mal algum.
Mas os pontos altos... Cada um tão bom quanto ou até melhor que o outro. Há aqui representações diversas, desde epidemias (sim, isso mesmo) até o convívio entre alienígenas. E vejo que em muitas dessas situações o evento que aflinge a humanidade sempre põe um fim a algum hábito humano e, em efeito cascata, tem um efeito muito maior do que sequer imaginei. A exemplo: há empresas que fazem testes em animais com o propósito de solucionar problemas humanos. E se em alguma situação dessas os humanos fizessem o papel de cobaias? Além de que, devido a criação batista de Butler (ela mesma afirma), existem alguns elementos de religião, como a crença em um ser superior.

Uma curiosidade (acho ser curiosidade): até o momento, todas as protagonistas dela soam parecidas em "essência", não sei explicar. Mas, ao contrário de ser ruim, é como se fosse a autora se inserindo em suas próprias histórias, não como pessoa, claro, mas na mentalidade de suas personagens.

Assim, a autora se permite discutir nessas histórias especulativas assuntos não tão hipotéticos para os que leram essa obra, na verdade para qualquer ser humano.

Os três contos que mais se destacaram para mim foram:
Filhos de Sangue
Sons da Fala