Filhos de Sangue e Outras Histórias

Filhos de Sangue e Outras Histórias Octavia E. Butler

Resenhas - Filhos de Sangue e Outras Histórias

Ludmill4.books 02/05/2021

um livro diferente de tudo que já li
Nessa coletânea de contos e ensaios, iremos contemplar histórias que variam bastante entre si, mas que possuem em comum vários pontos, sendo o principal deles as críticas à sociedade. Uma coisa que amei demais nesse livro, foram as notas da autora, nas quais, ela irá contar ao leitor o que a inspirou na criação dos contos.

Em síntese, as histórias vão desde os sci-fi que mostram a relação de humanos versus seres de outro mundo, até aquelas que possuem como tema central: doenças virais e hereditárias, religião, incesto e a trajetória da autora em busca de reconhecimento no mundo da literatura.

Livros que trazem esse tipo de variedade sempre me conquistam, ainda mais quando se trata de um primeiro contato com o autor, já que posso ter uma ideia geral de como serão as outras obras.

Apesar de não ter gostado tanto da sequência que os contos foram colocados - por ter sentido que ficaram meio desconexos -, achei o livro bem interessante; e como funcionou comigo, acredito que seja uma boa opção para quem quer conhecer a escrita da Octavia Butler.

Agora, vamos aos meus contos favoritos:

Anistia: nesse conto vamos conhecer uma mulher responsável por mediar as relações entre os humanos e as Comunidades - seres de outro mundo que se instalaram na Terra -. Adorei a crítica que teve em relação à perversidade dos humanos uns com os outros, comparando-os a ratos de laboratório.

Filhos de sangue: em um lugar chamado Reserva, os seres humanos precisam conviver com os Tlic, criaturas extraterrestres. A relação entre eles se dá com os primeiros tendo de ser uma espécie de barriga de aluguel em troca de proteção e afins. O conto foi meio bizarro? Foi, mas achei genial a autora ter usado as moscas-varejeiras como inspiração para criar o modo de reprodução dos Tlic, além do afeto existente entre algumas fêmeas e seus humanos hospedeiros.

Obsessão positiva: aqui há um ensaio autobiográfico em que a Octavia irá nos contar um pouco sobre como sua carreira de escritora teve início, além de apontar todas as complicações que surgiram em seu caminho, principalmente por ser uma mulher preta.

Sem mais delongas, é um livro muito bom e que vale a pena dar uma chance. Podem arriscar sem medo!

Carol Mayara 16/01/2021

?Somos capazes de subir tão alto mais alto do que,em geral, nós permitimos imaginar.?

Octavia mais uma vez entrega histórias sensacionais que abordam temas que nos deixam reflexivos,mesmo já afirmando que odeia escrever contos. Acredito que todos os interessados em seguir a carreira da escrita, devam ler o ensaio autobiográfico ?Obsessão Positiva? e as recomendações de ?Furor Scribendi?. São relatos breves,mas o ajudam o leitor/escritor a conhecer melhor a autora.

Eliza.Bedin 29/06/2021

Confuso
Eu li mais ou menos até a página 90 e depois parei por que não entendi nada. Daí depois de um tempo retornei a leitura e dois contos foram muito bons. Após isso, até o final do livro, foi tudo muito arrastado e confuso. Achei bem viajão esse livro, embora eu ame essa autora. Acho que nenhum livro dela vai bater ?Kindred: laços de sangue?

Queds 16/11/2021

Filhos de Sangue e outras histórias foi nossa leitura extra de Novembro. A leitura foi um desafio por ser um gênero que a maioria não curte e por ser contos ?

Para a maioria do grupo
Octavia surpreendeu de forma positiva, com uma escrita fluída e de fácil leitura. Os contos trazem criticas importantes que a autora em suas notas deixa mais evidente, além de contar um pouco de suas inspirações e processo criativo para cada conto.

Filhos de Sangue é composto de contos e dois ensaios são eles :

- Filhos de Sangue
- Obsessão Positiva
- Furor Scribendi
- Anistia
- O Livro de Martha

Alguns contos agradaram menos que outros kkkkk causando desconfortos e vários socos no estômago.

Recomeno a leitura principalmente para quem gosta de Ficção Científica e contos. Estejam preparados para querer desistir e se questionar a cada parágrafo da leitura.

Lud Simão° 28/02/2024

Ficção Científica em doses homeopáticas
Comecei a ler "Filhos de Sangue e outras histórias" por recomendação de um amigo que ama ficção científica e quer me apresentar um pouco desse universo.

Como qualquer livro que contém múltiplas histórias umas eu gostei mais do que outras, mas me fez perceber que histórias que acontecem em um universo um pouco similar a realidade me interessam muito mais do que em planetas distantes ou com alienígenas.

Particularmente curti essa introdução ao gênero e recomendo "O Livro de Martha", "O entardecer, a manhã e a noite" e "Sons da Fala".

João 07/01/2021

Ela fez o legado dela.
Esse livro de contos e ensaios foi o segundo livro de Octavia que li em minha vida e serviu para confirmar que eu quero ler tudo que ela já escreveu. É sério. Tirando a grandiosidade dos conteúdos, eu amei o fato de que cada texto vem com uma nota feita pela própria Octavia. É muito mágico poder saber como surgiu a história, quais foram suas inspirações. E confesso que fiquei bobo em como a autora conseguiu transformar coisas corriqueiras em histórias geniais do gênero de ficção científica.

Os ensaios para mim foram uma excelente surpresa, pois amei saber um pouco mais sobre a vida de Octavia E. Butler, me fez admirá-la ainda mais.

Uma coisa que eu adorei foi perceber como ela discute questões de gênero e raça de forma sorrateira, sem sentir a necessidade de explicitar o que está sendo tratado.

Os ponto mais elevados para mim foram Anistia, Sons da fala e O entardecer, a manhã e a noite são as cerejas no topo do bolo. Inclusive Sons da fala me lembrou muito de Ensaio sobre a cegueira, de Saramago. Geniais.

Gabriela 29/09/2023

Oq falar sobre esse livro, se vc já leu qualquer livro dessa mulher, não espere menos desse. Eu amo as histórias dela, eu a mo o jeito que ela escreva.
É com certeza minha escritora favorita.
O jeito que ela escreve te deixa sem entender até a metade do livro, mas quando vc começa a entender a sua cabeça explode.
Não sou muito confiável pra falar desse livro mas leiam

Dandara 22/11/2022

Filhos de sangue
Essa é a segunda obra que leio da Octavia, a primeira foi Kindred. Após a leitura desse livro de contos distópicos só confirmei àquilo que senti ao primeiro contato com essa autora, que mulher incrível! Apenas leiam Octavia Butler, com certeza uma das grandes escritoras de ficção!

Jansen 07/01/2021

Interessante. Uma ficção científica que explora as mudanças de comportamento social. O conto O livro de Martha foi o que mais gostei. Mostra a dificuldade de se tomar decisões e as diversas opções, caminhos que nos leva a partir de uma opção, de uma decisão. Como trabalhei elaborando Planejamento Estratégico, vivenciei os vários caminhos ao qual somos levados, através de nossas ações planejadas, a partir de uma decisão. Por exemplo: Nesse momento todas as organizações devem estar processando mudanças em suas decisões por uma variável, não prevista, que foi a pandemia no início de 2020. Para cada caminho há que se prever planos de contingência para atenuar os desacertos das decisões. É um conto onde há um difícil diálogo com Deus e o receio de tomar alguma decisão que dê errado. Um ótimo e inteligente conto.

Bruna 11/11/2022

Como sempre, a Octavia acaba surpreendendo ao criar histórias que transcendem a época em que foram escritas, que são cruas e diretas ao ponto. Sem dó de usar as palavras, ela escolhe as coisas certas para colocar na história de maneira que nós impacte de diversas formas. Eu amei as notas dela após cada conto, dando um pouco de contexto para a criação, qual foi a inspiração ou onde queria chegar com aquela história. Também adorei os ensaios. São textos em que conhecemos um pouco mais da vida dela e da sua caminhada até se tornar uma escritora publicada.

Julia 31/01/2022

O conjunto de contos e outras histórias desse livro é bom. Alguns se tornaram meus favoritos, outros não foram muito de meu agrado, mas as histórias trazem motivos para refletirmos, pensarmos um pouco sobre os temas intrínsecos nas narrações. Um dos pontos fortíssimos é a escrita. Sem dúvidas, muito bem construída.

Thcylla 01/11/2023

Rainha da ficção
Achei incrível o primeiro conto "filhos de sangue".Pq é literalmente filhos de sangue,raça alienigena usar seres humanos como hospedeiros de seus ovos.
Octavia fala em sua nota de autora que Filhos de Sangue não é sobre escravidão, eu achei uma referência direta a escravidão, sem o poder de escolha e servindo pra uma única coisa,além das várias referências nas entre linhas,principalmente no diálogo entre Gan e seu irmão.

Mais a escrita é incrível,nunca superei Kindred uma das ficções mais impressionantes que já li.Octavia RAINHA DA FICÇÃO

USLA RIBEIRO DE OLIVEIRA 12/04/2021

Foi o primeiro livro de contos que li. Não é meu gênero favorito, porém gostei bastante desse.

Iara 17/11/2023

Entregou tudo!!!
Gostei bastante do livro, trouxe algo bem diferente do que eu esperava encontrar. Alguns contos, com temática alienígena, me lembraram situações que já li em O Despertar. Mas outros trouxeram distopias e histórias completamente novas, em contextos que eu nunca sequer poderia imaginar. Adoro o toque de humanidade e de cenários decadentes que Octavia consegue misturar. Parece que é no caos e na dor que o ser humano realmente se revela, e foi muita interessante ver isso refletido em alguns contos. Amei ainda mais ver o que se passava no contexto da autora, o que a fez desenvolver tal ideia, se aprofundar em tal sentimento, com as notas que ela deixa no fim de cada história, revelando o que se passa do lado de lá.
Os dois ensaios me trouxeram a sensação de um diálogo direto com a autora, tanto pelo teor biográfico do primeiro, quanto pela motivação e dicas de escrita no segundo. Esse livro me mostrou um lado de Octavia Butler que eu ainda não conhecia, e agora só quero ler mais e mais, conforme me apaixonei pelo lado que ela admite ser o mais bonito de si, com suas criações fantásticas e incômodas.

Ma Teixeira 21/05/2021

Incrivel e inteligênte, fazia tempo que um livro não me fazia refletir tanto.
Confesso que fiquei um pouco perdida no começo do conto Filhos de Sangue, mas assim que entrei no universo e sabendo a pretensão da autora no final do conto, fez toda a diferença para a profundidade do conto sobre um humano em um mundo que não a Terra, tendo que crescer e tomar uma decisão enquanto entra em conflito.
O Entardecer, A manhã e A noite é angustiante, quem diria que a cura do câncer resultaria em algo tão doloroso... Esse conto me pegou em questões de como limitamos, como classificamos, excluímos, delimitamos e diminuímos pessoas diferentes e até mesmo as nossas próprias diferenças. Um conto extremamente inteligente, assustador por pensar alguns lugares ainda nos tempos atuais e incrível.

Parentes Próximos, por essa eu não esperava, é sobre o que é amor, possui limites? barreiras? certo e errado? O que te faz se sentir parte de algo, de um grupo, de uma família?

Sons da Fala, e quando uma pandemia tira todo o poder de se comunicar com amor e cuidado e o que sobra é somente agressividade, brutalidade...e quando acha-se que tem aquilo de volta mesmo sendo o mínimo e é retirado pela mesma forma brutal, como ter esperança?

Obsessão Positiva, é sobre persistir, ouvir aqueles que te amam e apoiam seus sonhos, apoiar seus próprios sonhos, lutar.. A história da autora é inspiradora, uma mulher foda!! Meu preferido até então.

Furor Scribendi = PERSISTA!

O Livro de Martha, você está livre e tem a possibilidade de mudar tudo. Qual a sua utopia ideal? Seria uma bênção?

Incrível como a autora coloca temáticas tão necessárias e alguma vezes dolorosas em meio aos seus contos, nossa é realmente um livro para se refletir sobre muita coisa, amei muito, é incrível e planejo reler em outros momentos da minha vida.