Jardim de Escuridão

Jardim de Escuridão Bia Carvalho

Resenhas - Jardim de Escuridão

1 | 2 | 3 | 4

SteffB 26/11/2023

A Leitura é fluida, tem romance, mistérios, mortes e uma certa magia... Reler a ler esse livro foi uma experiência incrível

Nathy Nunes 26/08/2020

Simplesmente sensacional!!! Super ansiosa pra ler os próximos e ver o que acontecerá com as outras

Mia Fernandes 02/05/2020

“Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição...”
Trilogia das cartas é uma série que eu tenho ouvido falar desde o seu início em 2011, pela própria dona do Entre Livros, Carolina. Mas, só vim a ter contato direto com a autora nesta última Bienal do Livro no Rio de Janeiro. E como eu não sou nada boba, adquiri os dois primeiros volumes: Jardim de Escuridão e Versos Sombrios.

Esta série tem o seu ponto de partida a partir dos últimos momentos de vida de Lolla DeWitt, a matriarca do clã de mulheres que foram marcadas por alguma espécie de dom. No caso de Lola era prever o futuro, mas independente do que visse, ela não poderia alterar o resultado final. Previsto a sua morte, decide escrever três cartas, que devem ser entregues as suas três netas, em momento pré-determinados por ela própria.

Jardim de Escuridão é o primeiro livro da saga. Nele conhecemos à história de Faith Connor, a primeira neta que recebe a carta escrita pela avó. Faith apesar de ser muito jovem, já passou por várias provações na sua vida: perdeu os pais quando ainda era criança, o marido em um acidente de carro e o filho que estava esperando e agora, também perdia a avó, que a criara desde que ficara órfã. Por ainda nutrir um forte luto pelo seu marido, Faith acaba se afastando de toda da sua família, e mantém para si todo o seu sofrimento. Mas, agora com o falecimento da avó, ela fica sem forças e sente-se culpada pelas brigas que protagonizara com Lolla. Para sobreviver a este baque, ela encontrou forças para refazer os laços de amizade com sua irmã Cailey e a prima Tatianna e na misteriosa carta que a avó lhe deixara. Movida pela curiosidade e pela culpa, Faith decidi atender o inusitado pedido ali escrito. Ao realizá-lo, sua vida ganha novos contornos e numa dessas curvas acaba entrando numa perigosa série de misteriosos assassinatos. Mas nem tudo é sangue, pois Faith tem a grata surpresa de conhecer Rowan Allers, que acena para ela uma intensa história de amor.

Faith possui uma floricultura chamada “Jardins e sentimentos” e no meio de suas flores que seu dom floresce. Já que através das plantas veem as suas premonições. Cada espécie de flor tem um significado, e Faith conhece todos de memória. Mas, com o falecimento de seu marido, Henry, sua conexão com as flores tinha enfraquecido. Porém, com estes novos acontecimentos na sua vida, as suas premonições voltaram com tudo. E Faith tem que prestar atenção no que suas queridas flores querem alertar.
Um romance policial, misturado com romance e toques sobrenaturais são a tônica deste primeiro volume. Bianca Carvalho sabe mesclar cada um desses elementos com a sua escrita caprichosa e bem elaborada. Criou o clã DeWitt, com mulheres fortes e independentes que encontram forças quando estão juntas. Grande destaque também para o caso policial, “O Assassino das Noivas” tão intricado, com várias possibilidades e com personagens bem desenvolvidos. Eu realmente fiquei passada com o desfecho do caso. Porque eu imaginei zilhões de finais, e nenhum deles aconteceu. Parabéns para a autora que soube montar um romance nada previsível e totalmente viciante.

Todos os personagens são bem delineados, sejam eles os protagonistas como, Faith e Rowan, como os secundários. Cada um tem o seu espaço e uma história comovente para contar.

Nunca tinha apreciado o gênero policial, por ele ser tão fácil de desvendar. Mas, graças Bianca Carvalho com sua Trilogia de Cartas, aprendi a valorizar este tipo de livro. E sempre me surpreendendo com a rica proliferação de bons autores nacionais.

XOXO
Mia Fernandes.

Thamy 17/11/2017

Emocionante
Jardim de escuridão é um lindo intenso, emocionante e surpreendente. São duas histórias que se enlaçam por um desventura do destino, Faith é uma jovem viúva que tem uma floricultura ao lado de casa. E ela tem uma ligação especial com suas flores e consegue entendê-las. Rowan é um jovem arquiteto que usa o dinheiro de sua família para encontrar o assassino de sua irmã. Os dois são atraídos através de uma flor e assim começa essa história de amor tão forte que supera barreiras surpreendentes.
Apesar de eu ter tomado um spoiler, fiquei ainda mais ansiosa para terminar o livro.
A escrita da Bia é envolvente e nos desperta a vontade de virar uma página atrás da outra, estou ansiosa para ler o restante da trilogia.

Sissi Freire @dicasdasissi 13/10/2017

Flores... muitas flores em você
A saga de Trilogia das Cartas começa contando os últimos momentos de vida de Lolla DeWitt, a matriarca de uma família onde as mulheres são abençoadas (ou amaldiçoadas, dependendo do ponto de vista) por algum dom especial.

Lolla DeWitt é uma clarividente e já sabe que tem pouco tempo de vida. Com isso em mente ela escreve uma carta para cada uma de suas netas. Nessas cartas ela diz que cada uma delas teria que fazer algo que mudaria todo o seu destino.

Cada uma das DeWitt tem um dom especifico. Faith "fala" com as flores, Cailey escreve poesias visionárias e Tatiana, apesar de ainda não saber qual seu dom, tem uma aptidão muito grande com culinária.

Bianca criou personagens muito muito interessantes, e envolveu as meninas em tramas cheias de segredos, morte, assassinos, mentiras e investigações. Tudo isso para levá-las a descobrir o amor e a felicidade,

No primeiro livro Jardim da Escuridão vamos acompanhar Faith que por causa de seu dom com as flores é instruída na carta da avó a levar uma flor em seu túmulo em uma data específica. Por conta disso ela conhece Rowan, um homem pra lá de especial, e um tanto quanto suspeito, que é atormentado pela morte de sua irma assassinada por um Serial Killer. Faith é jovem, mas também tem um passado marcado. Perdeu os pais quando era jovem e logo depois perdeu o marido em um acidente de carro, que também levou o bebê que ela esperava.

Faith se sente conectada a Rowan, e quando menos espera se vê ajudando o rapaz nas investigações. Tudo lindo e maravilhoso, mas seus destinos estão ligados de forma perigosa... e talvez fatal.

Bianca criou heroinas fortes e centradas. Apaixonadas mas não desmioladas. Todas tem um passado mexido e meio dolorido e ainda assim estão dispostas a seguir em frente, se apaixonar, e viver. Se você está esperando apenas um romance, pode esquecer, as tramas tem muito mistério, ação e investigação e vale a pena mencionar que não são ambientadas no Brasil. Ótimo para ler no aconchego do lar com um café quentinho.

Esses foram os primeiros livros da Bia, e a escrita dela vem se aprimorando a cada lançamento. Sem mencionar as capas que tiveram trabalho gráfico lindo!

Compre os livros
Jardim da Escuridão - http://amzn.to/2fCicxN
Versos Sombrios - http://amzn.to/2xR7LR8
Sabores Mortais - http://amzn.to/2fDLNXN

site: www.youtube.com/dicasdasissi

Sâmella Raissa 22/05/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

As mulheres da família DeWitt são conhecidas por terem dons especiais. A principal delas, Lolla DeWitt, fora a matriarca da família que, no entanto, acabou por sofrer perdas inesperadas. Assim, com o desaparecimento da mãe de Tatianna, e a morte dos pais de Faith e Cailey, a responsabilidade pelas três garotas ficou por conta da avó, a quem elas muito se apegaram. Agora, já mulheres feitas, elas procurando seguir com suas vidas após a morte da tão amada avó. Faith, em especial, sofre não apenas por essa perda, como ainda lamenta pela morte inesperada do marido após um acidente de carro, já há alguns meses. Desde então, distanciada da irmã e da prima, sua única família, Faith tem como refúgio suas flores, uma vez tendo como dom a capacidade de entendê-las e associá-las à outras pessoas das formais mais profundas e reais possíveis, por mais hesitante que ela ainda seja à esse respeito.

Mas ainda que morta, Lolla continua a surpreender as netas com uma série de cartas endereçadas especialmente a cada uma delas, escritas antes de sua morte. Cada uma delas, sob a responsabilidade do jovem Thomas, ajudante de Faith em sua floricultura, tem uma data exata para ser entregue, e a primeira delas acaba por ser endereçada à Faith, que tem como missão fazer uma pequena visita ao túmulo da falecida avó, levando-a a se deparar com Rowan, um homem que tem vivido um tanto quanto amargurado desde o assassinato da irmã gêmea, há alguns meses. O caso, na época, ganhara grande repercussão, mas os esforços da polícia não foram suficientes, até então, para encontrar o assassino, aumentando ainda mais sua indignação com tudo. Um novo crime, no entanto, acontece surpreendendo à todos, vendo a possibilidade de ambos os casos estarem relacionados de alguma forma, as investigações são ativadas novamente e Faith, envolvida pelo sentimento de ajudar de alguma forma, acaba por envolver-se com a investigação, ao passo que também se envolverá com o irmão da vítima.

“— Qual o significado dessa flor? — indagou, tendo a certeza de que ela o teria na ponta da língua.
— Significa ‘encontro’, como se algo que estava sendo procurado tivesse sido achado. — explicou, mas nem ela mesma compreendia o que aquilo tinha a ver com Rowan.
— Hum... — murmurou. — Faz sentido!
— Não entendi.
— Eu encontrei você, Faith!”

Já faz uns bons anos que tenho conhecimento dos livros de Bia Carvalho, mas admito que nunca havia parado para lhes dar a devida atenção ao ponto de cogitar a leitura. Após envolver-me e surpreender-me bastante com Horas Noturnas, da mesma autora, decidi engatar na leitura da Trilogia das Cartas e qual foi minha surpresa ao me ver novamente envolvida com seus romances como na leitura de Jardim de Escuridão? Ainda que com um início um tanto quanto apressado, de certa forma, com o passar da leitura fui vendo-me cada vez mais envolvida com o enredo e os personagens de Bianca, e por entre uma narrativa fluida e direta, em terceira pessoa, não demorou muito para que, logo mais, eu me visse avançando as páginas freneticamente, ansiando por saber o desfecho dessa história.

Os personagens, de um modo geral, são muito bem desenvolvidos, cada um com seus pontos principais de personalidade e que cativam o leitor na medida certa. Faith, principalmente, segue a linha de uma jovem mulher que tivera muitos sonhos na vida, dentre os quais se realizara grandemente com um casamento que era o sonho de sua irmã e prima, mas que, no entanto, acabou cedo demais, com o acidente iminente. Desde então, mais reclusa que o habitual, ela receia seguir em frente e abandonar as boas memórias do falecido marido, Henry, ao passo que, no entanto, vê-se cada vez mais disposta a ajudar Rowan em uma nova investigação para descobrir, ao menos, o assassino da irmã dele e sentir que contribuiu para algo realmente útil de alguma forma, mesmo sem entender, à princípio, seu interesse e, logo mais, atração pelo homem.

Rowan, por sua vez, vem de uma família rica, os Allers, que, no entanto, tem sofrido desde a morte da jovem Ursulla Allers, e a chance de reaver a investigação para vingar a morte de sua irmã não apenas vem na hora certa, como, também, possibilita o encontro com Faith, por quem ele rapidamente se interessa e, à medida que conhece mais a fundo sua história e a de sua família, sente-se ainda mais disposto a protegê-la. Nesse ponto, quando o romance começou - que, na verdade, foi bem no primeiro capítulo ainda -, senti que esse quesito em especial se desenvolveu um pouco rápido e abrupto demais. Do nada eles estavam se conhecendo e logo em seguida começaram a envolver-se e Rowan, em particular, soou um pouco grudento demais, por insistir tanto que já estava apaixonado por ela mesmo com tão pouco tempo de conhecidos. Ok, o livro tem essa vibe de 'estava predestinado, então é claro que eles sentiriam essa conexão logo de cara, de alguma forma', mas ainda assim, acho que poderia ter sido melhor desenvolvido.

“— Então além de compreender as flores você também é vidente? — brincou ele, rindo e deixando-a envergonhada.
— Não é isso. Foi apenas uma intuição. — respondeu, tentando disfarçar o embaraço.
— E ela costuma falhar?
— Não muito.”

Apesar disso, a leitura se seguiu bem e admito que, por muitas vezes, eu me via principalmente envolvida com os momentos da investigação. Costumo me interessar muito por encontrar as pistas de algo e começar a moldar o quebra-cabeça da situação para, então, desvendá-la, e nessas cenas em particular eu ficava especialmente agitada, maquinando, junto aos personagens, Jayce, Debra e Steve também, os policiais da trama, quem seria o assassino e quais motivos ele teria como incentivo para cometer os assassinatos. Não é uma elaboração nível máster, mas ainda é toda uma investigação tão bem desenvolvida e com detalhes que se interligam de formas tão minuciosas e coerentes, que eu definitivamente não esperava por muito do que aconteceu no desfecho. Principalmente quando, além da investigação principal, um outro tópico surgiu de repente, trazendo questionamentos tão inesperados que, no fim das contas, acabou por envolver-me quase tanto quanto o mistério principal do livro.

Por fim, ainda que com as ressalvas sobre o romance, no mais, só tenho elogios a fazer à obra de Bia Carvalho, primeiro livro da Trilogia das Cartas, que ainda que com uma grande concorrência entre o gênero de romance policial e um toque de sobrenatural, consegue destacar-se com bons personagens, um mistério muito bem desenvolvido e articulado, e, de sobra, um plot twist inesperado, mas não menos surpreendentemente positivamente! Devidamente recomendado, principalmente para os leitores do gênero no quesito nacional, e que venham muito mais livros da autora!

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/01/Resenha-JardimDeEscuridao.html

"Ana Paula" 22/05/2016

Este é o segundo livro que leio da autora Bianca Carvalho, o primeiro foi Horas Noturnas e adorei a escrita e o enredo criado pela autora. Mas Jardim de Escuridão quebrou um pouco o encanto que eu senti com a primeira obra... explico o porque:

Neste volume vamos conhecer Faith Connor, uma mulher que está passando pela perda de seu marido que morreu em um acidente de carro. Faith é a mais velha das mulheres DeWitt, já que Lolla, sua avó, falece logo no começo do livro. Todas as mulheres DeWitt tem um dom: Faith consegue entender as flores e o que elas representam, também tem premonições que a ajudam a presentear quem precisa com uma flor especial para o momento. Por amar tanto as flores, Faith tem um floricultura, onde faz arranjos e plantio de suas preciosas flores.

"Aquela era uma novidade e tanto. O que poderia ter acontecido de tão importante que Lolla não queria deixar de dizer para as netas? Ela era realmente sempre uma surpresa, e depois de morta se mostrara meticulosa também. Estipulara datas exatas para que Thomas distribuísse as cartas."

Faith está sofrendo muito com a morte de duas pessoas tão importantes na sua vida: seu marido e sua avó. Logo após o velório da última, Faith recebe uma carta escrita pela mesma, intimando-a a ir no cemitério e deixar um arranjo de Amarantos em seu túmulo. Na carta, Lolla diz que sua sorte vai mudar e que Faith poderá ser feliz novamente. Sem acreditar muito na carta de sua avó, já que Lolla podia prever o futuro, mas não a avisou do acidente que matou seu marido, Faith atende o último pedido. Mas os acontecimentos que estão por vir são intensos e perigosos - Faith conhecerá Rowan, um homem maravilhoso, e juntos, tentarão solucionar uma série de assassinatos que estão sendo investigados pela polícia.

Apesar da sinopse ser instigante e de a história ser boa, não consegui me apegar ao personagens. Minto! Gostei de Cailey, a irmã mais nova de Faith. Tatianna, prima das duas também não é tão ruim, mas Cailey para mim, foi a melhor personagem durante boa parte do tempo.
Faith não é uma personagem sólida, durante muitas vezes, fiquei com muita raiva da mesma por ficar se lamentando tanto. Depois que conhece Rowan, as coisas pioram: melação é a palavra perfeita para descrever esses dois juntos!

"Aquela era a verdadeira maldição de seu dom; por mais que soubesse que alguma coisa iria acontecer, não poderia prever quando nem como, até que acontecesse. Não podia ajudar, pois todas as coisas que previa eram inevitáveis."

O ponto positivo da obra é a parte onde a autora coloca personagens secundários (Steve - policial amigo de Faith - e Jayce - detetive encarregado dos casos de assassinatos) para fazer a trama se desenrolar. Gosto muito do jeito que a autora escreve, prova disso é o primeiro livro que li dela, nele, a personagem principal é uma mulher forte e destemida, não uma mulher chorona e cheia de mimimi como Faith. Mas tem outra coisa que me fez continuar lendo este livro - os assassinatos! Bianca tem um dom incrível para criar serial killers inesquecíveis! Confesso que este livro só ganhou 3 estrelas por causa disso.

Do mais, achei o livro grande demais e muito dramático sem ser necessário. Não estou desfazendo do volume, longe disso, só não gosto de romances melosos e protagonistas frágeis e indefesas. Para quem aprecia esse tipo de leitura, este livro será um prato cheio!
Acredito que como este livro é de 2011, a escrita da autora tenha melhorado com o tempo, e por isso, seria uma boa ideia dar uma relida nesse exemplar e tirar o excesso de ingenuidade da personagem e diversas cenas que não fizeram muita diferença no enredo como um todo. Deixar o livro mais sensual também, pois as melhores partes do romance entre Faith e Rowan terminavam sem descrição nenhuma, o que me deixou muito triste.

"Faith sentiu seu coração gelar. Mal passara pela sua cabeça que aquele louco poderia querer atingi-la, principalmente por não ter o tipo físico de suas vítimas, mas sempre havia a chance de um serial killer sair de seu padrão para eliminar alguém que estivesse incomodando. Todos a avisaram que se intrometer naquela história seria perigoso, mas ela nem dera ouvidos, e o resultado poderia ser bem mais trágico do que ela imaginava."

Como disse, Faith não é meu tipo de personagem preferida, mas não deixa de ser indispensável para a trama. Rowan é um personagem que de começo me cativou, mas depois acabou sendo só mais um dos muitos personagens extremamente apaixonados e que beijam o chão por onde a mulher amada passa!

As capas dessa trilogia são lindas demais, cada uma mais incrível que a outra. Apesar de eu ter os dois últimos exemplares impressos, acabei comprando este em e-book por estar mais barato na época. Tenho que admitir que encontrei muitos erros de revisão: frases repetidas e falta de letras são as piores.
Indico a leitura sim, apesar das minhas ressalvas. Espero gostar mais dos próximos volumes e confesso que estou doida para ler a história de Cailey!

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/05/resenha-jardim-de-escuridao-trilogia.html#.V0G32_nR_Dc

May 22/03/2016

Resenha - Jardim de Escuridão
Quando Faith Connor recebe uma carta deixada por sua avó, após a morte da mesma, contendo um último pedido, ela não contava que sua vida ganharia um rumo inesperado.

Detentora de um dom especial de compreender as flores, cujos significados lhe fornecem visões de acontecimentos futuros, ela realiza o desejo da avó e acaba conhecendo Rowan Allers, um homem atormentado pela morte da irmã, assassinada por um serial killer.
Sentindo uma estranha conexão com aquela história, Faith o ajuda a investigar, sem nem saber que seus destinos estavam ligados de forma perigosa e até fatal.

Contracapa de Jardim de Escuridão

Lançado em 2013 pela editora Era Eclipse, o livro de Bianca Carvalho é o primeiro da Trilogia das Cartas e conta a história de Faith Connor, enquanto ela lida com a perda do marido, da avó e a redescoberta de suas habilidades místicas em relação às flores. Ao realizar o último desejo de sua avó, ela acaba por se envolver em uma investigação criminal para desvendar o assassino da irmã de Rowan Allers.

A história é envolvente e segue um ritmo tranquilo, mesmo com a constante ameaça do assassino serial suspeito de matar a irmã de Rowan. Além do relacionamento de Faith e Allers, a autora explora muito bem a amizade entre Faith, sua irmã Cailey e a prima das duas, Tatianna, dando enfase ao quanto elas se amam e se apoiam durante o enredo.

O trabalho de pesquisa que a autora dedicou ao livro brilha sempre que as flores entram em cena. Cada capítulo recebe o nome de uma flor e traz uma descrição de seus possíveis significados, sempre pertinente aos acontecimentos da história. A maneira como elas são incluídas enquanto elementos importantes é feita de maneira natural e, em nenhum momento a habilidade de Faith parece inverossímil.

Apesar de a história ser boa e os personagens serem interessantes e envolventes, o livro tem um problema importante comentar: o estupro que acontece com uma das personagens femininas. Felizmente, não há descrições extensas sobre o ocorrido, mas a narrativa culpabiliza a vítima e o estupro é usado como uma forma de corrigir o comportamento da personagem, considerado “errado” pelo enredo. É preciso ter em mente que tratar de um trauma desse tamanho é complicado e precisa de um cuidado enorme, para não ferir sobreviventes que podem vir a ler o livro. Infelizmente, Jardim de Escuridão peca nesse ponto. Como essa personagem não é o foco do livro, esse ponto narrativo ficou pouco explorado e a impressão que tive, enquanto leitora, é que houve culpabilização da personagem em alguns momentos. De positivo desse momento na história, temos a aproximação da personagem envolvida e Faith, o empenho de todos os personagens em trazer o estuprador a justiça e o apoio que a família da vítima dá à personagem, mas senti uma falta de tato em lidar com esse assunto.

No geral, o livro é envolvente e um romance bom para ler em dias chuvosos.

site: http://revistavessa.com/2016/03/resenha-jardim-de-escuridao/

SahRosa 26/12/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Sabe quando você está ansioso(a) para começar uma leitura, mas tem uma pilha grande de livros na frente e assim mesmo você não resiste e mergulha a fundo nessa história? Foi exatamente assim que me senti com Jardim de Escuridão, que chegou recentemente e que não saia da minha cabeça, me vi pensando em seu enredo, sobre os mistérios que iria encontrar, afinal, eu já tinha lido outro livro da autora Bianca Carvalho, Horas Noturnas e sabia que ao escolher Jardim de Escuridão, encontraria tudo que aprecio em uma história, suspense, mistério, romance, elementos sobrenaturais e místicos; Não consegui-me conter e furei minha fila de leituras e claro, não me arrependi da minha escolha, até porque Jardim de Escuridão é uma leitura mágica, maravilhosa, intensa e surpreendente, fiquei contente de dar essa brecha na minha fila de leitura e lido mais uma obra de Bianca Carvalho, tenho algumas ressalvas para este livro, mas tenho que admitir, Jardim de Escuridão foi um balsamo, uma leitura que eu estava ansiosa para conferir e agora com o livro finalizado, tenho a urgência de ler o segundo livro o quanto antes!

Faith carrega consigo uma amargura terrível, ela se culpa pela tragédia que se abalou em sua vida e por conta disto, afastou todos que a amavam. Com a morte de sua avó, Faith tem a intenção de guardar novamente a tristeza para si, mas apesar de ter partido, Lolla teve planos diferentes para neta. Antes de morrer, Lolla escreveu três cartas, cada uma para uma neta diferente, para ser aberta em um dia especifico, cada carta possui um pedido e com ele, a chance de suas meninas mudarem seu destino, trazendo boas novas. Faith é a primeira a receber a carta e nela um pedido inusitado, mas que resolve aceitar.

Cada mulher da família DeWitt possui um poder místico, Lolla tinha premonições, mas Faith acabou perdendo a fé que tinha nos dons de sua família, quando Lolla não conseguiu impedir a fatalidade que ocorreu no passado. Faith também possui uma habilidade especial, com suas flores, ela consegue saber exatamente qual deve presentear uma pessoa, seja para momentos alegres ou tristes, muitas vezes, seu dom também trazia mensagens de alerta a através das flores e por saber interpreta-las, Faith sabia o que estava por vir e sempre era inevitável. Depois que perdeu quem mais amava, a jovem acabou se distanciando de sua habilidade, mas ao atender o pedido de Lolla, Faith tem uma grande surpresa, quando seu dom se manifesta novamente e com ele, conhece Rowan Allers, um homem angustiado com a morte da irmã. No entanto, o novo caminho que Faith começa a trilhar é obscuro e cheio de segredos, ela precisa ser forte para suportar as provações e finalmente ser feliz.

Jardim de Escuridão possui um mistério cativante, desses que te deixa sedento por mais, querendo desvendar as pistas deixadas nas entrelinhas e claro que algumas delas, vão dando a resposta se você for atento as flores de Faith e seus significados; Gostei bastante do fato que a autora uniu os significados das flores para esta história, fiquei encantada com esse detalhe e para mim é fascinante o que cada uma significa, por isso senti que faltou um glossário no final do livro, com esse simbolismo, por mais que na abertura dos capítulos seja um nome de uma flor e tenha seu significado, acredito que com o glossário no final, deixaria a edição mais rica e ainda mais especial.

Bianca Carvalho possui uma escrita deliciosa, fluida e direta ao ponto, fiquei envolvida com o enredo logo nas primeiras páginas, senti uma diferença entre este livro e Horas Noturnas, e acredito que deve-se pelo fato de que Jardim de Escuridão foi a primeira obra da autora e por mais que eu tenha gostado da leitura, Horas Noturnas ainda é meu favorito, mas Jardim de Escuridão não fica para trás, afinal, seus personagens, sua história, são encantadores, eu me vi ansiosa para descobrir cada segredo, cada mistério e gostei bastante dessa atmosfera tensa e sombria que Bianca Carvalho incorpora em seus livros, eu particularmente, adoro livros com essa temática e acabo não largando a obra antes que chegue ao fim. Mas não posso deixar de comentar, que algumas situações no enredo acabaram perdendo pontos comigo; O romance apesar de bem bonito e fofo, aconteceu rapidamente, compreendo a intenção da autora, sobre o destino e a predestinação, mas assim mesmo, foi instantâneo demais em alguns momentos, o final dos “vilões” foi abrupto também, eu esperava um pouco mais e não algo tão direto, em algumas partes da história, é muito frisada certas situações, o que acabou deixando repetitivo (por exemplo, muitas vezes era citado que Faith tinha tido um passado doloroso, - não revelarei qual é, para deixa-los mais curiosos - , que sofrerá bastante e que não estava preparada para o romance, entendo que a intenção era sensibilizar o leitor, mas ficou incessante). No entanto, com a leveza e emoção que autora empregava em suas palavras, esses pontos em especial, acabam sendo sim sendo ofuscados, pois como mencionei, Jardim de Escuridão é uma leitura que vai te envolver bastante, é tão fascinante, que você fica cativado por cada pedacinho da obra e seus personagens.

Como é de costume meu, sempre visito o Skoob de cada livro após a leitura, seja para ler novamente a sinopse, ou ver a capa (sim mania estranha) e claro que não pude deixar de passar nas páginas de Versos Sombrios e Sabores Mortais, cada um protagonizado por uma DeWitt diferente, o segundo livro (Versos Sombrios), será com Cailley, uma personagem que me surpreendeu em Jardim de Escuridão e confesso, estou ansiosa para ler o quanto antes. Apesar de cada um dos livros serem destintos e com histórias diferentes, eles se conectam, por tanto, aconselho a ler na ordem, principalmente em relação a Versos Sombrios, pois pelo que compreendi de sua sinopse, um fato importante que aconteceu em Jardim de Escuridão, será o ponto-chave do segundo livro, por isso, fica minha recomendação de seguir a ordem cronológica e claro, leiam os livros de Bianca Carvalho, uma autora nacional incrível, que sabe como conquistar seu leitor com suas palavras doces e deslumbrantes!

Antes de finalizar a resenha, quero também ressaltar o trabalho editorial da editora Era Eclipse, o acabamento interno é ótimo, a diagramação está muito bonita, com detalhes nos capítulos, primeira letra em destaque, as folhas também possuem detalhes lindos e gostei da fonte escolhida, confortável para leitura, quanto a revisão, não encontrei nenhum erro aparente, por tanto, mais um ponto para editora, que arrasou na edição!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/12/resenha-jardim-de-escuridao-bianca.html

Aninha de Tróia 08/12/2015

Jardins de escuridão foi um livro razoável. O que me prendeu mesmo foi o suspense; achei o romance muito água com açúcar, e algumas partes me pareceram meio machistas. Outra coisa da qual não gostei é o fato da história se passar em Nova York, mas sem mostrar detalhe nenhum de Nova York. No mais, pretendo ler os próximos, só não tenho muita pressa.

Fer - Mato Por Livros 02/12/2015

Fascinada
Como você descreve um livro que te deixou fascinada, encantada e totalmente envolvida com a história?

Quem me conhece sabe como eu amo livros policiais, com crimes, investigação, perigo... Sim, eu tenho uma queda por histórias assim, diria uma grande queda rs. Afinal livros assim foram quase os primeiros a me encantar.

“É o chamado efeito borboleta; uma ação aparentemente simples pode modificar o curso das coisas.”

Eu ganhei Jardim da Escuridão de presente de uma amiga que mais do que ninguém sabe e bem até demais o meu gosto. Confesso que já havia visto o livro pela blogosfera, mas não dei tanta atenção honestamente por achar que se tratava de terror. Oh santa ignorância, nada a ver rs.

A história é um romance, com um toque perfeito de policial e porque não dizer até um pouco de sobrenatural (mas nada sobrenatural ligado ao terror, e sim aquele tipo de dom que algumas pessoas têm de “prever” ou sentir algo relacionado a futuro, presente, ou até mesmo passado.)

Faith, Cailey e Tatianna perderam sua querida avó. Ela era toda a família que ainda restava, fora elas três. Sua avó era o porto seguro e todo o amor que elas tinham.

Mas Faith já está acostumada com as perdas em sua vida, principalmente das pessoas que ama. Além de todos os que perdeu ao longo de sua infância, a alguns meses seu marido faleceu e ela resolveu trancar todos os sentimentos em seu coração e resolveu que viver o mais solitária possível era a melhor forma.
Ela ainda ama sua irmã Cailey e sua prima Tatianna, mas não sabe mais como ser feliz.
Então ela recebe uma carta pós morte de sua querida avó.
Todas as mulheres da família possuem dons incríveis e apesar de não reconhecer isso como um dom, Faith tem uma ligação especial com as flores. Ela consegue identificar todo o sentimento das pessoas através das flores, consegue presentear as pessoas com as flores que elas precisam e em alguns momentos até consegue sentir a mensagem que as flores querem passar a ela. Mesmo que ás vezes essas mensagens não sejam algo que ela gostaria de saber.

“Se você não tiver fé, seus sonhos não se realizarão.”

Então é através da carta de sua avó e do seu dom com as flores que ela irá conhecer Rowan Allers, um homem também amargurado com a morte de sua irmã, que faleceu quase na mesma época que o marido de Faith.
Uma estranha ligação se inicia, e ambos não querem se manter longe.
A morte os unirá. Faith sente que precisa ajudar Rowan a encontrar o cruel assassino de sua irmã, ela sabe que essa era a mensagem que sua avó quis lhe passar desde o começo. Mas essa morte parece estar ligada com várias mortes e um assassino serial cruel e que parece que está cada vez mais fora de controle.
E em meio a tanta escuridão, parece que assim como as flores, algo mais quer desabrochar.
Rowan está disposto a conquistar Faith.
Faith está disposta a manter seu coração intacto, mas é impossível negar como Rowan faz um bem tremendo a sua alma e a seu coração.

Em meio a tantos perigos eles vão descobrir que não podem lutar contra o que está destinado a acontecer.
Mas quando o perigo do presente, e algo obscuro do passado parecem se entrelaçar eles vão precisar mais do que o amor para mantê-los vivos.

“Ele era como um sopro de luz na escuridão que havia se formado em sua vida, por isso achava que não tinha direito de pedir mais nada.”

E eu não quero falar mais nada kkkkk. Morro de medo de soltar algum pequeno detalhe, que mesmo que não seja um grande spoiler acabe estragando toda a tensão e ansiedade que o livro transmite.
E esse tipo de história é feita para isso. Para nos deixar ansiosos, nervosos a cada página, a cada capitulo, esperando o que mais pode acontecer.
É a sensação do medo, do perigo a espreita. Eu sempre achava que quando Faith fosse abrir uma porta o assassino estaria esperando por ela e gente... Isso é o MÁXIMO. A autora soube conduzir a história com maestria, nos guiando em labirintos cada vez mais perigosos e a cada momento mais longe da verdade.

Adivinhei o assassino? Não, claro que não. Me passou por um segundo que poderia ser, mas logo tirei aquela ideia da cabeça. Mas fiquei muito satisfeita em ver que o meu faro investigativo (graças a tantos livros policiais), não estava tão enferrujado assim, quando suspeitei de algo do passado de Faith e realmente isso se concretizou, uma parte só, porque pela outra eu não esperava. Que ódio. Como eu queria que o serial killer tivesse colocado suas mãos em mais uma pessoa nessa história.

Os outros personagens são perfeitos. Steve, Jayce, Cailey, Tatianna e Debra fazem com que a história tenha outros ingredientes maravilhosos, como amizade, honestidade, depressão, medo, lutas... E quando a morte volta a atacar levando um deles, meu lindo coração quase não suportou tanta dor daqueles que ficarão.

O final não poderia ser melhor. Todas as pontas soltas foram amarradas e gente, em um determinado momento, quando Steve leva a foto de uma pessoa para mostrar a Faith e Rowan, sabe quando realmente você fica arrepiada? Que nervoso, MUITO nervoso. Como alguém pode ter tanto sangue frio? Que medo! E que final mais que merecido.
Mas ali fiquei com mais medo do quanto aquilo podia destruir mais ainda Faith, Rowan e o sentimento que havia se apossado de seus corações.

Só posso dizer que leiam, leiam, leiam. Principalmente quem gosta do gênero. Bianca Carvalho sabe dosar romance, mistério, suspense e ação perfeitamente, nos conduzindo a um final intenso, inesperado e cheio de reviravoltas.
E agora só posso aguardar o momento em que poderei ler os outros livros da trilogia.

A diagramação foi mais um ponto que me conquistou. Em cada começo de capitulo temos o nome de uma flor e o seu significado, o que traz mais vida ainda a história, nisso só o que me incomodou foi o tamanho da fonte, que gente é pequena demais rs. Mas todo o restante do livro é perfeito, as páginas são meio acizentadas o que parece deixar tudo ainda mais misterioso, como se tudo estivesse obscurecido por uma neblina...

Então mais uma vez LEIAM.

site: www.matoporlivros.com.br

sentilivros 07/11/2015

resenha de jardim de Escuridão
Recebi o livro para resenha através do book tour promovido pela autora e sinceramente, me surpreendi.
O livro tem romance, suspense, mistério, ou seja, elementos que levam o leitor que aprecia este estilo de livro ao delírio.
Mas, comecemos pelo começo...rsrsrs....
Eu ficava intrigada com o nome da "série", Trilogia das cartas e, logo no começo (e, por isso, não é spoiller) descobrimos o porquê....
Faith, estava de certa forma, afastada da família desde a morte de seu marido. Mas, com a morte da avó, que criou não só ela, como sua irmã e prima, ela fica abalada e acaba restabelecendo contato.
Faith se afastou da avó por "culpá-la" pela morte de seu marido Henry (pelo qual era apaixonada), devido ao seu dom, ela poderia pelo menos tê-la avisado...
É isso mesmo, as mulheres da família DeWitt, têm cada uma um dom. O de sua avó era prever o futuro. O de Faith é de perceber, através das flores, o que determinada pessoa sente e/ou precisa. E tanto Cailey, sua irmã caçula, quanto Tatiana, sua prima, também têm seus dons.
Mas a história realmente começa, quando Faith recebe uma carta de sua falecida avó, deixando alguns pedidos à ela. É através de um desses pedidos que ela conhece Rowan, um homem que acaba mexendo com ela e cuja irmã foi assassinada.
Faith acaba por se tornar amiga de Rowan e se interessa pela morte de Ursulla (irmã dele). E, através desse interesse e dos novos assassinatos que estão ocorrendo, os dois vão acabar descobrindo e surpreendendo -se com muitas coisas, entre elas,...o perigo!

"- Não quero que sinta pressionada a nada. Já disse que somos amigos. Mesmo que daqui a algum tempo perceba que não quer ficar comigo, ainda estarei aqui..." pg 107

"Não era apenas uma vencedora, mas como dissera a Rowan, tinha muita sorte. Ele era como um sopro de luz na escuridão que havia se formado em sua vida, por isso achava que não tinha direito de pedir mais nada." pg 178
Um livro que realmente merece ser lido. Eu estou louca pelo próximo, que será Versos Sombrios.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/02/jardim-de-escuridao-bianca-carvalho.html

Ju Ribeiro 11/09/2015

Foi um prazer reler mais um livro de Bianca Carvalho. Depois da surpresa positiva que tive ao ler Horas Noturnas, dessa vez tive a oportunidade de ler o primeiro livro da Trilogia das Cartas de Lola Dewitt, livros que foram lançados antes de Horas Noturnas. Você já pode ler dois trabalhos de um mesmo autor e reparou no quanto ele conseguiu desenvolver o próprio trabalho? É mais ou menos sobre isso a resenha de hoje.

Faith Connor ainda não superou o acidente que matou seu marido e a consequente morte da criança que esperava quando sua avó, Lola Dewitt, vem a falecer. O que a deixa ainda pior é que após a morte de Henry, a mulher se afastara da matriarca da família porque ela não previra o fatídico acidente.

Não entendeu? Eu explico: As mulheres da família Dewitt, possuem dons sobrenaturais. Cada uma delas tem um poder especial. O de Lola Dewitt era ter visões e, por isso, Faith acha que ela poderia ter evitado o pior. Só que sua avó morre e uma tristeza inunda a personagem principal até que receb uma carta deixada pela falecida com um pedido especial. É graças a esse pedido, que ela conhece Rowan, um homem bonito e bem sucedido, mas que vive atormentado pelo fantasma da irmã, que foi brutalmente assassinada. Eles então, tem uma conexão instantânea e Faith se sente tentada a investigar a morte de Ursula Allers.

O que mais me impressiona na Faith é que ela não é uma mocinha clichê - o que é uma característica da autora (lembram de Marianne?). Pra começar, ela é uma Dewitt. Apesar de não acreditar nessa coisa toda de "dons sobrenaturais" ela sabe que tem uma intimidade com flores, de modo que, dona de uma floricultura, sabe exatamente do que um cliente precisa, simplesmente ao vê-lo cruzar a porta. Cada flor, ela sabe, tem seu significado. Todas as vezes que ela vê alguém e pensa numa flor, sabe que algo relacionado à seu significado vai acontecer. E mesmo assim, ela mantém os pés no chão e acredita que isso seja simplesmente um sexto sentido.

Quando conhece Rowan, ela sente uma atração quase imediata por ele. Não só por ser bonito, algo mais. E mesmo assim, contra todos os clichês possíveis, ela não o destrata para afastá-lo completamente por sofrer com a morte do falecido marido ou cai nos braços dele procurando um consolo. Faith continua com o pé atrás porque não o conhece. Afinal, ninguém se apaixona por quem encontra no cemitério, né? Mesmo quando a relação entres os dois começa a se aprofundar, ela reluta contra o sentimento em respeito a Henry.

Mas é claro que essa não é só mais uma historia de amor e superação. É mais. É uma história de segredos, tragédias e assassinatos misteriosos. Bianca Carvalho soube mesclar, com excelência para um livro de estreia, a dose perfeita do romance e do suspense. Tudo, resultando num final surpreendente. Não vi erros de diagramação ou edição e a capa ficou maravilhosa. Editora EraEclipse está de parabéns!

site: www.raciocinacomigo.com

Bruna 23/08/2015

Logo no prólogo do livro somos apresentados a Lola DeWitt, uma senhora está a beira da morte, que decide deixar cartas para suas três netas, antes de morrer. A família DeWitt é conhecida por possuir dons mágicos, sendo Lola clarividente. Daí a necessidade de deixar cartas que guiaram o futuro de suas amadas netas, a quem criou como filhas. Mas cada carta tem uma data específica para ser entregue, e a primeira foi para a mais velha das três, Faith Connor.

E tudo começaria com uma flor mística, um cemitério e um segredo...
Prólogo

Faith Connor é uma jovem viúva que ainda está de luto pelo marido e o bebê que perdeu antes do nascimento, quando sua avó falece, lhe deixa uma carta misteriosa pedindo que ela fosse ao seu túmulo com uma rosa em uma data e hora específica. Assim como todas as mulheres da família DeWitt, ela possui um dom, e no seu caso é o conhecimento profundo das flores, e uma espécie de visão, que lhe mostra com qual flor presentear uma pessoa, estando essa flor ligada a uma premonição, que indica algo a acontecer com a pessoa presenteada.

Ao chegar ao cemitério, Faith "se vê" depositando a flor no túmulo de uma desconhecida, de nome Úrsula, e lá conhece Rowan Allers, o irmão da moça, que havia ido visitar o túmulo da jovem. Úrsula havia sido brutalmente assassinada, e Rowan desconfia que o assassino possa ser o serial killer conhecido como "Assassino das noivas", por semelhanças no crime, embora Úrsula não estivesse noiva e nem fosse loira, como as demais vítimas. Quando outra morte acontece, Faith e Rowan começam a fazer uma investigação amadora, e isso os aproxima, dando início a um romance.

Havia algo de misterioso entre eles, como se aquele momento estivesse destinado a acontecer.

Faith é inicialmente apresentada como uma mulher séria e triste, que se afastou da irmã e prima, Cailey e Thatiana, após a morte do marido. Mas, após conhecer e começar a se envolver com Rowan, ela começa finalmente a sair do luto. Rowan é um homem rico e poderoso, mas que se comporta da forma mais doce e fofa com Faith, e é super cuidadoso e preocupado com ela e aqueles a quem ama. Apesar do romance fofo e meigo apresentado, o casal não me conquistou. Não sei explicar porquê, mas simplesmente não me apeguei a eles. O que realmente me prendeu no livro foram os personagens secundários.

Os policiais Jayce e Debra, responsáveis pela investigação do caso Assassino das noivas, renderam as melhores cenas, e tiveram uma atuação tão grande e tanto espaço, que pareciam mais um segundo foco de protagonistas, e não coadjuvantes. Essa parte investigativa e policial foi muito bem construída e desenvolvida. A autora criou um ar de mistério, envolvendo pessoas poderosas e muito interessadas em guardar seus segredos do passado, ao passo que nossos policiais se envolviam de cabeça nas pistas desses segredos. Tudo isso conduziu a um final muito inteligente, lógico e coerente. A identidade do serial killer, seus motivos e ações foram perfeitamente construídos.

O que achamos que são simples coincidências, são, na verdade, fatos que estavam destinados a acontecer há muito tempo, antes mesmo de nascermos.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi ótimo, pois nos permitiu passear nos diferentes cenários, e acompanhar melhor as investigações do caso, além de conhecer os personagens. Há um leve toque de magia e sobrenaturalidade, mas nada que deixe o livro com cara de fantasia. Os capítulos são longos, mas há várias quebras, que tornam a leitura mais agradável. A capa é simplesmente divina! Linda demais. Eu li o livro em ebook, então não posso falar sobre a diagramação, porém, não percebi erros de revisão ou digitação.

Enfim, Jardins de escuridão é um bom livro, os amantes de romance policias vão gostar muito. Os próximos livros da série serão protagonizados por Cailey e Tatiana, respectivamente, e já estou ansiosa pelo segundo, pois gostei dos protagonistas.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/08/resenha-jardim-de-escuridao-bianca.html

Ana Paula 21/07/2015

Um livro que merece destaque na estante
E olha aí a Bianca Carvalho me fazendo ler e-book de novo... Depois de enfrentar uma barreira pessoal com o e-book em Horas Noturnas, que eu adorei, Jardim de Escuridão me fez abrir mão novamente da leitura do livro físico (que eu amo!). Bianca, mais um vez me envolveu com sua história...
Jardim de Escuridão é o primeiro volume da Trilogia das Cartas.

"Todo dom pode ser uma benção e uma maldição"

Acredita-se que todas as mulheres da família DeWitt tem um dom. O de Lolla DeWitt é prever acontecimentos futuros. Lolla criou as netas Faith, Cailey e Tatianna e antes de morrer deixou três cartas direcionadas as jovens para serem entregues em datas específicas. A primeira carta é de Faith.
Faith passou recentemente por um tragédia pessoal, perdendo o marido e o bebê que esperava em um acidente de carro no qual estava dirigindo. Se afastou da irmã e da prima e passava os seus tristes dias na sua floricultura. Seu dom eram as flores. Faith as entendia como ninguém e por diversas vezes, inesperadamente, sentia o desejo de presentear alguém com determinada flor que acabava relacionada ao destino da pessoa presenteada.
Na carta, Lolla faz um pedido estranho à neta relacionado as suas flores. Ao realizar o desejo da avó, Faith conhece um lindo jovem e se envolve na perigosa investigação de assassinatos cometidos por um serial killer. E seu dom vai se intensificando e colocando Faith em situações que ela nunca imaginou.

Jardim de Escuridão tem uma história intrigante, daquelas que te faz querer continuar e descobrir quem é o assassino, sem roubar a atenção totalmente a ponto de você não se envolver com a vida pessoal dos personagens. Você consegue tudo isso: se interessa pelos personagens, formula suas teorias e torce para tudo acabar bem.
A trama como um todo é interessante e surpreende. No início eu me incomodei um pouco com a construção das frases, pois não parecia a escrita fluída da Bianca que eu já havia conhecido em Horas Noturnas. Mas foi evoluindo ao longo das páginas e acredito que possa ser o amadurecimento natural da escritora ao longo do processo de criação.

Me impressionou a forma como a Bianca reuniu diversos elementos em uma história sem perder o foco, deixando a história dinâmica como um romance policial, mas com um toque sobrenatural. Quando termina, você já quer continuar a leitura com Versos Sombrios (sobre a carta escrita para Cailey, irmã de Faith). A personagem Cailey vive na ansiedade de também receber a carta da avó e o leitor fica com o mesmo sentimento.

Jardim de Escuridão é livro que merece destaque na estante não só pela história, mas também bela linda capa (não tenho o livro físico ainda, mas já está na minha lista de futuras aquisições).

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4