O Clube P.S. Eu Te amo

O Clube P.S. Eu Te amo Cecelia Ahern

Resenhas - O Clube P.S. Eu te amo

Aione 28/07/2020

Minhas expectativas para O Clube P.S. Eu Te Amo, lançamento de Cecelia Ahern no Brasil, eram mescladas ao receio. Por amar seu antecessor, P.S. Eu Te Amo, parte de mim queria muito retornar a uma história pela qual sou apaixonada; contudo, e se eu não gostasse da continuação? Felizmente, finalizei a leitura ainda mais encantada pela trajetória de Holly.

Antes de morrer, Gerry deixou para a esposa uma série de cartas que deveriam ser abertas mensalmente, de forma a ajudá-la a encarar o primeiro ano após sua partida. Agora, seis anos depois de Holly ter lido a última carta, ela é obrigada a reviver seu passado doloroso: ao participar de um podcast contando sua experiência com o luto, ela inspira um grupo de pacientes terminais a fundarem o Clube P.S. Eu Te Amo, a fim de prepararem mensagens para seus entes receberem-nas depois que eles morrerem. Eles pedem a ajuda de Holly, mas ela sente que, se aceitar, estará se arriscando a voltar para um lugar ao qual ela não mais pertence.

Diferentemente do primeiro livro, O Clube P.S. Eu Te Amo é narrado em primeira pessoa, fazendo com que eu me sentisse ainda mais próxima de Holly. Algo que me agrada nessa história é o fato da protagonista não ser idealizada, o que significa que ela nem sempre faz as melhores escolhas ou age da forma mais simpática. Ela sofre, erra, aprende e busca seguir em frente de acordo com o que é capaz de lidar em cada momento — e isso nos dá uma sensação de conforto enorme, já que é sempre positivo encontrar uma representação tão humana de alguém. Ainda, a autora mescla diversão e emoção na escrita com habilidade, trazendo passagens ora mais sensíveis, ora mais divertidas. O humor suaviza o tema do luto e torna a leitura mais leve, sem deixar de ser comovente e inspiradora.

“Ela vai sentir a perda e o luto, mas também vai sentir a conexão e o amor, força e escuridão, tristeza e raiva, felicidade e medo. Tudo misturado, um caleidoscópio de emoções que brilham e desaparecem de um momento para o outro.”
(página 331)

A morte é tratada em O Clube P.S. Eu Te Amo sob um olhar cuidadoso. Cecelia Ahern aborda, sim, as dificuldades e dores, mas, para além disso, faz da morte um estágio da vida a que todos nós estamos sujeitos. Eu adorei ver personagens diferentes lidando com o enfrentamento da morte a seu próprio modo. Dessa maneira, a autora conseguiu justificar a existência da continuação: a atitude de Gerry e, em consequência, a compreensão de sua morte, é ressignificada aos olhos de Holly. Com isso, temos também o outro tema do livro, ligado às constantes mudanças da vida. Estamos nos transformando e sujeitos às transformações o tempo todo e, para cada final de ciclo, há um novo começo.

E é claro que, como toda boa continuação, O Clube P.S. Eu Te Amo também proporciona reencontros. Além de matar as saudades de um dos meus casais favoritos, pude também me encantar ainda mais por ele, já que Cecelia Ahern nos presenteia com mais memórias da vida conjugal de Holly e Gerry, inclusive de momentos da adolescência de ambos. Foram passagens que me fizeram sorir, chorar e me sentir ainda mais apaixonada pela história dos dois. Também, adorei reencontrar os demais personagens, especialmente pela passagem de seis anos em relação ao fim do primeiro livro. Dessa forma, o núcleo principal é mais velho do que o comumente encontrado em livros de romance, o que possibilita que sejam demonstrados temas e problemáticas mais típicos de uma fase da vida mais amadurecida.

Por fim, vale dizer que O Clube P.S. Eu Te Amo tem, sim, sua dose de um novo romance, uma vez que Holly está em um relacionamento — e que é afetado por tudo aquilo que ela vive ao longo do enredo. Porém, o foco da história está na protagonista, em seu amadurecimento e constante processo de superação. Assim, virei a última página completamente emocionada. Além do livro ser delicioso de se ler, traz os ingredientes na medida certa para divertir e tocar, o que fez dessa uma das minhas leituras mais inspiradoras do ano.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/07/28/resenha-o-clube-p-s-eu-te-amo-cecelia-ahern/
Bárbara 10/03/2022minha estante
Eu comprei o livro e até hoje não terminei de ler. Acho que eu esperava algo como P.S. Eu te amo e achei que existiu um abismo entre eles. Não me pareceu uma continuação.
Talvez por eu não ter finalizado ainda.
Ainda há esperança? Vou gostar?
Vi todos os comentários falando extremamente bem do livro e parece outra realidade pra mim.

NatAlia784 05/01/2023minha estante
Amiga acredito eu que assim que vc terminar de ler ele, vai ver que valeu a pena. Ele é lindo a história do começo até o fim.

Kittenszj 26/04/2023minha estante
Uma pergunta aleatória. Eu vi que tem O Clube P.S. Eu Te Amo e P.S. Eu Te Amo 2, mas ambos falam do clube (mas com sinopses diferentes). Sabem dizer se um é continuação do outro ou é farinha do mesmo saco?

Gabi 16/09/2020

Lindo, lindo, lindo!!!
Uma continuação digna!

A vida continuou, a Holly amadureceu mas as cartas encontram um jeito de reencontra-la.

Amei essa leitura. Extremamente emocionante!!!
Helô 01/06/2021minha estante
É uma série? Qtos livros? Você poderia me passar a sequência , por favor ?

Priii Reis 11/09/2022

*Você só pode perder aquilo a que se apega.Posso me agarrar ao passado,a todas as minhas coisas,ou posso abrir mão delas e guardá-las no coração.*
Pra mim o livro foi uma experiência de auto ajuda além do próprio romance e dramas.Tem tantos conselhos,reflexões,tem as amigas vivendo seus dramas, a irmã da Holly a apoiando. É tão amplo, tão maduro e reconfortante,não é só sobre a perda,é sobre uma mulher que perdeu o seu marido e ganhou uma missão de ajudar outras pessoas,de sair da zona de conforto e seguir em frente de verdade,de viver.

**Em um momento, eu quis morrer.
Quando Gerry morreu, queria estar morta.
Quando ele morreu, parte de mim morreu, mas parte de mim também renasceu**

*Tenho uma sensação de propósito, de responsabilidade para com aqueles que me confiaram essa importante tarefa. Embora sem dúvida tenha me distraído das minhas próprias obrigações, também foi uma bênção por me aliviar das minhas preocupações*
__________________________________
Resumo:

**— Conheci Gerry na escola, quando tinha 14 anos. A partir daquele dia era Gerry e Holly. Namorada do Gerry. Esposa do Gerry. Crescemos juntos, aprendemos tudo juntos. Eu tinha 29 anos quando o perdi e me tornei a viúva do Gerry. Não só o perdi, não só perdi parte de mim, eu realmente senti que tinha me perdido. Não tinha ideia de quem eu era. Tive que me redescobrir.**

Depois de 7 anos da morte de Gerry,Holly sente que se tornou uma nova pessoa. Mais madura, confiante,que vive sua vida no presente e aceita o melhor que vier.
O que Holly não esperava era que depois de viver um luto horrível, tivesse que reviver tudo num podcast que sua irmã fez para internet.Foi como viver cada momento que teve com as cartas,e ver a presença de Gerry voltar.
E naquele momento difícil a senhora que ajudava muito na loja da irmã,lhe deu uma carta e disse que o que Gerry fez foi um dom, uma esperança,e que Holly deveria ajudar pessoas com a sua história.

Claro que Holly sequer olhou a carta,ou entendeu o motivo para aquilo, ela desejou não ter feito o podcast,se sente estranha e particularmente mal de voltar ao luto, ou pensar demais na dor.

Passado algum tempo e por insistência de Gabriel seu namorado do qual tinham 2 anos juntos se mostrou particularmente enciumado e inseguro por ela não ter aberto a carta,e quando viu mal pode se conter dizia "Clube PS. Eu te amo." as palavras de Gerry ali na sua frente e um clube? A tensão foi mútua ele pediu pra ela ter calma e ela ficou irritada e indignada,ligou para o número e descobriu que a senhora que insistiu pra falar com ela várias vezes depois daquele dia, tinha falecido.
Se sentindo culpada Holly e a irmã Ciara foram ao enterro,e para a surpresa delas a senhora tinha feito um vídeo dizendo aos parentes;que havia deixado cartas para seus filhos e marido escondidas dentro de suas perucas, o marco do seu tratamento de câncer e no final disse "– Ps eu te amo."
Aquilo foi demais para Holly, ela não sabia se sentia raiva, sentia traição ou se sentia feliz por aquela família,poder se despedir daquela senhora da forma como ela quis.

Semanas depois de muita tristeza Holly foi visitada por outra senhora, (amiga da que faleceu) que lhe contou que as duas tinham fundado um clube após o podcast, para deixarem seus familiares com um pedaço maior e bonito do que o fim numa cama ou deterioração.
Holly se sentia estranha com isso, e sentiu ainda mais quando a senhora pediu pra que ela os ajudasse a fazer as cartas,e dá ideias.

O namorado havia alertado ela que não devia se envolver demais...
**— Porque você seguiu com a sua vida e não deveria voltar atrás. Acho que ver essas pessoas morrerem pode fazer você voltar para o passado, para uma época que, segundo as suas palavras, estava tão infeliz que mal conseguia sair da cama.**

Holly ficou tanto no grupo que deixou seu namoro de lado,ela sofreu. Mas apesar de tudo o que se é verdadeiro,entende a necessidade do próximo.
Ela encontrou seu caminho, encontrou algo que lhe desse uma conexão com Gerry, paz de e espírito para viver com Gabriel, amor incondicional para dá felicidade aos membros do Clube e suas famílias!

**O papel vai agir como mensageiro para os entes queridos deles,que o guardarão com carinho; palavras de uma mente controlada por um coração. Palavras significam vida.**

Membros do clube:
Joy tem esclerose multipla em breve não iria conseguir fazer muita coisa e pediu que Holly preparasse tudo para família e amigos.
Ginika tinha câncer avançado aos 18 anos e uma filhinha Jewell e quer aprender a escrever para deixar de presente para filha a carta.
Bet tinha câncer no pulmão e tem pouco tempo de vida, um senhor muito engraçado, que inventou uma gincana.
Paul que já tivera duas remissões de tumor cerebral,que tem medo de não ter tempo se o câncer voltar para se despedir.fez vídeos para seus filhos e esposa.

O mais difícil é ver Holly querendo ajudar mais do que as cartas,e travando uma batalha interna se precisa ajudar mais os membros do que com as cartas.Gabriel não tem aceitado a aproximação deles,e isso também acaba com ela.

Em vários momentos foi possível ver o quanto Holly amadureceu depois da morte de Gerry e suas cartas.Ela entendeu que o sofrimento era egoísmo,que a doença já o tinha levado e que ele precisava de paz e ela precisou aceitar isso com muita dificuldade.

**— As cartas de Gerry foram especiais para mim por muitos motivos. Eu me dei conta de uma coisa: o que ele fez foi criar uma conversa. Ou, melhor ainda, continuar a nossa conversa.
Mesmo depois da morte, continuamos a ter um relacionamento e uma conexão que foi além de revisitar lembranças. Estávamos criando novas memórias mesmo depois que ele se foi.**

"— Quero fazer alguma coisa diferente, Holly. Você precisa sair da sua zona de conforto. Ser mais corajosa, mais interessante!
Abrir a mente!

*— Foi uma das melhores experiências da minha vida — digo com uma voz estranhamente aguda, no meio de um soluço no pior momento possível.*

*O Clube P.S. Eu te amo poderia se tornar uma fundação nacional, ajudando pacientes terminais a finalmente decidir como se despedirem dos seus entes queridos. E tudo por causa do Gerry*
DANILÃO1505 11/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Priii Reis 11/09/2022minha estante
Obrigada!

Fabi | @ps.leitura 20/10/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
O Clube PS Eu te Amo, continuação de P.S. Eu te Amo, é um livro que chegou no Brasil através da Editora HaperCollins e aqui vamos embarcar novamente nesse universo criado pela Cecelia Ahern e toda a jornada de Holly Kennedy.

Já se passaram 7 anos desde a morte de seu marido. Sete anos desde a última carta que recebeu com o "P.S. eu te amo", encorajando-a a seguir com sua vida. Tudo isso marcou a vida da nossa personagem e também a mudou.

Orgulhosa do seu trajeto e decidida a tomar um novo passo em sua vida, sua irmã pede para que ela compartilhe a história das cartas em seu podcast. Relutante com essa ideia, pois sabe que teria que reabrir algumas feridas do passado, Holly decide aceitar, mas não sabia que isso tomaria uma grande proporção.

Após o programa ir ao ar, ela descobre que existe um grupo inspirado nas cartas de Gerry, e que se autodenomina Clube P.S. Eu te Amo - da mesma forma como ele finalizava suas cartas. Hesitante em interagir e ajudar esse clube misterioso, aos poucos ela descobrirá que é algo significativo e extremamente importante para essas pessoas.

Ela embarcará em uma jornada onde sua nova vida entrará em conflito com seu passado, mas também desafiará sua noção do que significa amar alguém para sempre.

A primeira vez que eu li P.S. Eu te Amo, lembro-me que gostei da história, mas não cheguei me emocionar. Talvez porque eu já tivesse visto ao filme milhares de vezes, mas em 2018, decidi reler e foi uma experiência diferente e marcante. Agora, anos depois desde a publicação, a continuação de O Clube P.S. Eu te Amo chegou ao Brasil e posso dizer que toda a espera valeu a pena.

No primeiro livro, conhecemos um pouco sobre o futuro incerto de Holly após a sua perda. Já nessa continuação, entendemos sua jornada e sua nova missão, mesmo que, em alguns momentos, ela ainda se sinta perdida em como seguir e continuar com o que estão propondo em sua vida.

Devo dizer que esse livro foi uma continuação digna! A gente percebe que a Holly tem um coração enorme e o seu objetivo em ajudar o próximo é algo lindo de ver, assim como todo o seu foco e determinação nesse novo projeto.

Eu acredito muito que há o momento certo para ler cada livro, então acredito que li O Clube P.S. Eu te Amo no momento exato, pois a forma como me conectei com a personagem foi única! Consegui sentir todas as suas dores, seus medos e receios. Fiquei apaixonada e completamente envolvida com o enredo. Consegui vivenciar cada capítulo com total intensidade e de uma forma única. Foi realmente uma leitura incrível.

E por falar em personagens, a autora apresentar personagens secundários maravilhosos, com histórias emocionantes e que ganham destaque na história, assim como em nosso coração. Todos os membros do Clube possuem uma jornada e uma missão, e conforme Holly está ajudando, nós conhecemos um pouquinho sobre sua trajetória e o que é importante para cada um, mas, sem dúvidas, Ginika foi aquela personagem que se destacou, ganhou uma grande importância e fez uma diferença inimaginável.

Essa é uma história cheia de ensinamentos e com momentos de esperança. Mais uma vez a Cecelia Ahern conseguiu me conquistar imensamente com suas palavras. Para quem me acompanha, sabe o quanto adoro essa escritora e esse livro me proporcionou tudo que eu gosto: um romance tocante, com muita emoção e pitadinha de humor. Impossível não se encantar com essa sequência.

Não sei se me envolvi tanto com a trama, mas senti que o final ficou um pouco aberto. Não sei se por conta da Holly ter completado o prometido ao Clube ou se realmente haverá outro livro. Acho que essa é uma dúvida que ficará por algum tempo em minha mente, mas estou torcendo para que haja uma continuação, afinal, eu adoraria conhecer essa nova fase que a escritora apresentou para a personagem no final do livro.

De qualquer forma, mesmo que não exista uma continuação, O Clube P.S. Eu te Amo é aquela obra completamente emocionante, envolvente e cheia de amor. Uma leitura que proporcionou algumas lágrimas, me causou um apertinho no coração, mas também um quentinho com as escolhas e decisões da personagem. Uma leitura que recomendo de olhos fechados para quem ama um bom romance.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/10/resenha-o-clube-ps-eu-te-amo-cecelia-ahern.html
@bibliotecadanat 23/02/2021minha estante
Lendo so pq vc so fala bem kkkk pq minhas chances para a Cecelia ja se esgotaram ?

Sognatrice 22/02/2024

P. S eu te amo 2
Amo os livros da Cecelia!! Sempre sorrio e choro lendo seu livros. Não apenas esse, mas o primeiro livro também fala sobre luto; sobre enfrentar a morte de uma pessoa querido, sobre como enfrentar a própria morte.

Apesar de falar sobre a morte é um livro que celebra a vida. Amei!!! Super recomendo.

Eclesiastes 7:1-4
O dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! Tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste
melhora o coração. coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria.

Mariana 26/07/2023

Eu simplesmente amei esse livro, foi uma sequência perfeita para o P.S. Eu Te Amo, emocionante, tocante, inspirador, enfim, maravilhoso! ?
Todos que leram o anterior precisam ler esse, é a conclusão perfeita pra deixar o coração quentinho ??

Renata.Deplanck 10/04/2021

Emocionante
Devo admitir que logo de início o livro já me surpreendeu.
Eu imaginava uma forma diferente para o clube formado. Foi uma surpresa muito boa.
Eu sinceramente adorei a história e o final conseguiu me tirar lágrimas.
Emocionante!

Vivi 09/11/2021

Amei
É uma estória envolvente, chorei em muitas partes, a Moly é perfeita, tirei algumas lições de vida nela.

Tayane57 12/05/2021

Me surpreendi com a continuação, esperava que tivesse uma queda na qualidade, mas não, a autora manteve a excelência. É um livro lindo, que impacta, emociona, faz pensar na morte e principalmente na vida.
Coração de Leitora 12/05/2021minha estante
Anos que li o primeiro, mas nunca pensei em ler esse... Fiquei curiosa!

Edi 04/07/2021

Chorei e cresci com Holly e os demais personagens
Durante a leitura do livro, eu perdi minha gata. Ainda sinto a dor pela sua perda e choro de tristeza, mas, como pet, ela sequer poderia me deixar cartas.
No Clube P.S.: Eu te amo, conhecemos personagens e histórias que nos ensinam, que doem, que curam. É uma caminhada para se descobrir, ajudar e melhorar. Embora eu discorde de algumas atitudes de alguns personagens, é um livro inspirador.

@leitora.si 16/12/2021

O livro é simplesmente fantástico, o final foi surpreendente. Estou apaixonada, muito envolvente, de fácil compreensão. Eu o recomendo por me proporcionar emoções maravilhosas.
@leitora.ju 16/12/2021minha estante
Não gostei. Me ultrapassou na nossa aposta. Não é justo! ????

Van 18/03/2021

Recentemente eu li "Onde mora o amor" uma trama com vários personagens de forma tão superficial, tudo bem raso, sem apego. Mas meus amigos o que foi esse clube? Que diferença!!! Não tava preparada pra isso nao, super bem construído e verdadeiro, cada história pega a gente de jeito e transporta pra aquele momento, os sentimentos transbordando! Nossa! Eu não sou de chorar com livros não, mas esse foi de apertar o coração. A coragem de amar nossas versões, abraçar quem somos

Nyllaine 20/03/2024

P.S. Te vejo depois?
O livro é muito emocionante, me arrancou várias lágrimas e me trouxe inúmeros questionamentos sobre como a vida nos sacode sem nenhum aviso prévio. Gostei demais de todos os personagens do clube e de acompanhar mais uma vez o amadurecimento da Holly. É emocionante como ela lida de forma real com as dificuldades, como ela se permite sofrer e renascer. Holly me ensinou que apesar das dores da alma precisamos nos olhar com carinho pois a vida não para, e o amor vai muito além do que podemos imaginar ou descrever.

Holly e todos os personagens para sempre guardados na minha memória e no meu coração!

??P.S. te vejo depois??? ??