O Clube P.S. Eu Te amo

O Clube P.S. Eu Te amo Cecelia Ahern

Resenhas - O Clube P.S. Eu te amo

Celli.Barros 19/10/2020

Sem palavras...
Chorei no mínimo 4 vezes. A cada página uma lição de vida, pra vida...
Temos amor, amizades antigas e novas, família, personagens cativantes e um olhar diferente e de certo modo leve, sobre a morte. Não romantizando, mas dando um novo olhar!
E o Gerry...esse irlandês incrível...e a Holly, essa mulher REAL! Aquela mulher q são várias mulheres ao mesmo tempo. Sou apaixonada por ela e essa continuação de PS: Eu te amo, ganhou meu coração pra sempre!

Bart 01/01/2021

O Clube P.S. Eu Te amo
*Cecelia Ahern*
Editora HarperCollins Brasil
336 pág, 2020.
??
??Ainda faz parte das leituras da semana??
Não é meu gênero preferido de leitura, mas se eu fizesse uma lista dos melhores livros de 2020, com certeza esse estaria nela. O livro é simplesmente show!! Só chorei em 1 livro antes desse (4 Vidas de Um Cachorro)... fiquei emocionado... escorreu uma lágrima!!
Esse livro é uma continuação direta do Ps. Eu Te Amo, e a escritora botou p/lascar... É ainda melhor que o 1°.
7 anos depois dos acontecimentos do 1° livro... Holly já em um relacionamento (se você não leu o 1°não vou dar spoiler?) acaba sendo convidada para participar de um podcast sobre como lidar com a morte e o luto da pessoa que você ama, esse podcast tinha plateia e as pessoas começaram a perguntar como Holly conviveu com a morte de Gerry, depois que ela explica das 10 cartas dele, as pessoas começam a procurá-la de todos os lados, e isso deixa ela louca, por achar que já tinha essa fase da vida resolvida.
Então pessoas que estão no fim de suas vidas procuram Holly, p/que ela as  ajude em suas cartas... não falei nada do que é a grandiosidade desse livro!!
Excelente ?? ?? ?? ?? ?? ??
A forma como o luto é contado, e principalmente, como a pessoa no fim de sua vida se preocupa em ajudar os que vão continuar a jornada sem ele.
Livraço!!
Ps. Existe ainda mais uma carta destinada a Holly ?????
A trama é muito bem construída e é crescente, fica cada vez maior, não é apenas uma história de 1 personagem!! ?
??
ÓTIMO 2021 P/TODOS, CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!

Alessandra @talvez1livro 08/03/2022

Lindo demais!
Esse livro é a sequência de P.S. Eu te Amo, então aviso de spoiler do primeiro livro...

Já fazem sete anos que Holly leu a última carta de Gerry, desde então ela tem tido uma vida mais pacata, trabalhando e em um novo relacionamento. Até que sua irmã, Ciara, a convence de gravar um podcast contando sobre sua experiência do luto, sobre as cartas que Gerry deixou e como ela foi lidando com a morte dele.

Depois disso, uma pessoa começou a procurá-la diariamente, insistindo que Holly estivesse presente no recém criado Clube PS Eu te Amo, um lugar que reúne pessoas com doenças terminais que desejam deixar uma mensagem, uma carta para seus familiares ou amigos.

Porém desde que começou essa história, Holly não sabe se fazer parte disso será uma boa ideia ou não. Será que se envolver com isso vai fazer com que ela volte ao estado de sofrimento que viveu após a morte de Gerry?

Li esse livro sem saber muita coisa sobre a história, sabia (óbvio) que era a sequência de um livro que li há muitos anos atrás e tinha amado, e gosto da escrita da autora.

Não sei se estava preparada pra essa história. Não lembrava o quanto a Holly é descrita de uma forma tão humana, errando, sofrendo, reconstruindo, refazendo..

O livro fala de luto, de vida, das relações, da nossa relação com a morte e como podemos lidar com ela, do medo que temos sobre a única certeza da vida: a morte.

Ele não é focado 100% no romance, mas tem várias cenas do passado de Holly com Garry (que ganharam todo meu coração). É um livro sobre recomeços e sobre a vida.

Caroline 31/01/2022

Um dos meus livros favoritos. Ele é a sequência do livro ?P.S. EU TE AMO? (que eu também me apaixonei ao ler) onde conta como está a vida de Holly anos depois de ter lido as cartas. Me encantei pela essência do livro, pelo objetivo da personagem, pela escrita, pelos personagens, pela história? RECOMENDO MUITO! AMEI!

Catharina61 26/09/2021

“Palavras significam vida. ”
Assim que soube que o livro P.S. Eu te amo tinha uma continuação, não sabia se ficava receosa ou ansiosa para poder ler, já que o primeiro foi incrivelmente maravilhoso, e me fez refletir bastante, não sabia se o segundo estaria à altura do primeiro. E realmente não foi...

Quando li a sinopse, e vi que depois de 7 anos Holly conseguiu seguir em frente com a sua vida, fiquei feliz por ela ter encontrado Gabriel já que o relacionamento que ela tinha com Gerry foi bastante profundo. Mas depois de participar de um podcast da sua irmã Ciara, onde ela conta sobre como encarar a morte, e como as cartas de Gerry a ajudaram em seu ano de luto, um grupo chamado Clube P.S. Eu te amo, quer que Holly os ajude a escrever cartas para seus entes queridos, já que não tem muito tempo de vida.
Quando o clube apareceu procurando a Holly, devo dizer que também fiquei meio brava. Eles estavam doentes e sabiam que iriam morrer, e queriam deixar um presente para que seus familiares não se esquecessem deles, e é claro depositavam todas as suas esperanças em Holly. Eles queriam saber mais sobre as cartas que o Gerry havia escrito, queriam opiniões, queriam que a Holly tivesse ideias para as cartas que eles iriam escrever, Ginika uma das integrantes do grupo (que mais me irritava) queria que Holly, e somente ela a ensinasse a escrever; acho que toda essa cobrança me cansou. Sem contar que seu namoro com Gabriel não estava indo bem por conta do clube.

Gostei dessa parte, porque mostrava o conflito entre Gerry e Gabriel, ajudar as pessoas e “conviver” com Gerry ou, seguir em frente e se mudar para a casa do novo namorado? Essa indecisão sobre vida e morte foram cruciais para o desenvolvimento de Holly, que depois de tantos anos, ainda tem dúvidas e medos sobre qual caminho seguir, qual pessoa sairia magoada dependendo da sua decisão.

Mas eu tentava me colocar no lugar da Holly e pensava, o que eu faria? Será que eu seria forte para relembrar toda aquela dor sobre a morte do Gerry? Relembrar como aquelas cartas tão pessoais e tão simples, fizeram com que a Holly se revelasse uma nova mulher. Não sei se eu seria forte o suficiente para poder ajudar essas pessoas.
O que mais gostei nesse livro foi que o relacionamento da Holly e do Gerry foi mais explorado, então pudemos ver os dois mais novos se conhecendo, e o real significado por trás de algumas cartas que ele escreveu, e quando lemos sobre a primeira carta quando tinham 14 anos... aquilo me fez chorar demais.

Adorei ver as histórias da Denise e da Sharon de novo, em como a amizade das três é linda, mas queria que os maridos tivessem aparecido mais, já que o grupinho deles é bem antigo.

Acho que alguns livros não deveriam ter a continuação, as vezes a leitura do segundo faz com que a magia do primeiro se perca. Achei a leitura mais cansativa, os parágrafos eram muito longos, as partes que deveriam ser reflexivas não me deram emoção, pulei até algumas partes já que a história não estava me envolvendo tanto.

Mas nesse livro foi mostrado que mesmo depois de anos da morte de alguém que foi tão especial para nós, a lembrança sempre será a mais sagrada..

site: https://www.pinotgirl.com/post/resenha-o-clube-p-s-eu-te-amo-cecelia-ahern

Pricilla.Silas 08/10/2021

Maravilhoso...
A Holly está vivendo uma nova etapa na sua vida, tomando uma decisão muito importante sobre morar com o namorado, no momento em que sua irmã que toda semana aborda um tema diferente no seu podcast, pede pra ela participar eu falar da sua experiência sobre o luto e da forma como Gerry ajudou ela a lidar com isso, e daí pra frente sua vida voltar a virar de cabeça pra baixo, pois um dos espectadores passa a persegui-la pra saber mais dessa situação que ela passou e como ela saiu do fundo do poço guiada por Gerry. É um livro muito bonito que fala sobre o luto, superação e principalmente sobre empatia, a forma como Holly ajuda as pessoas do Clube é linda e inspiradora, sem falar na forma como Gerry aparece no livro, que mostra demonstra por inúmeros gestos seu amor incondicional, só não foi perfeito porque não consegui me apaixonar pelo Gabriel, mas acho que foi porque eu nunca consegui superar a perda de Gerry?

Leya 20/01/2024

Como amei sentir esse livro
Cada letra, cada ensinamento, cada entonação, como esse livro falou comigo e meu coração de luto. Sensível. Sincero. Lindo. Leia só leia.

Deh Oli 12/09/2020

Você também vai querer ser membro
Uma boa continuação para a história de Gerry e Holly, uma inspiração pra todos nós!
Quem nunca se pegou pensando na morte e no que vai ter deixado pra trás? "Pelo quê as pessoas se lembrarão de mim? "Sentirão minha falta?" Não é isso, em partes, que nos faz tirar tantas fotos, escrever diários e mandar cartas? Deixar uma marca na história daqueles que nos conheceram e que amamos...
Bert, Joy, Paul e Ginika mostram que deixar algo para os outros é também encontrar algo para si: Raízes e Asas.

Andrezza.Mota 23/11/2020

Um mix de emoção
Eu não sabia o que esperar desse livro, pois ler dramas não é comigo pelo único motivo de eu não ser forte o suficiente. Eu sofro tanto com o personagem que demoro a me recuperar, mas ao chegar ao final desse livro eu senti alívio. Foi um final perfeito para Holly.
Durante a leitura eu pude refletir e me peguei pensando como os integrantes do clube em estado terminal. O que eu gostaria de dizer para cada um dos meus familiares? E em certo ponto da história, fica uma boa reflexão. A vida continua e nos não saberemos como e quem eles serão no futuro.
Eu recomendo esse livro, mas com uma bela caixa de lencinhos ao lado e não leiam na TPM?.

gvnnrs 18/12/2020

raízes e asas
Li P.S Eu Te Amo no ano passado e me surpreendi muito, adorei a forma que o livro trata com delicadeza assuntos tão complicados para o ser humano lidar: o luto.
Quando vi que esse livro ia ser lançado, já fiquei mega curiosa... Curiosa pra saber como essa história continuaria. E a experiência de voltar a ?ver? esses personagens tão queridos e fofos, os irmãos da Holly, a amiga dela, a família dela todinha... Fora esses flashbacks a mais da vida dela com o Gerry, sinceramente, que história linda desses dois ?
Amei ver essa iniciativa linda do Gerry inspirar outras histórias, é uma coisa que eu adoraria viver... Tanto receber um recado de alguem querido, quanto deixar mensagens reconfortantes pra pessoas que eu amo!

QUOTES FAVORITOS:

? ?Os enlutados são silenciosos, mas a dor deles, não. A ferida pode ser interna, mas é possível ouvi-la, vê-la, senti-la. O coração partido é carregado por corpos como uma capa invisível; faz pesar os ombros, escurecer os olhos, diminuir os passos.?

? ?Aprendemos isso desde o início, mas só percebemos o que significa no fim.?

? ?Odeio despedidas, mas elas nunca são um motivo para ficar.?

? ?Sou metida o bastante para achar que eu e Gerry seremos diferentes, e somos metidos o bastante para nos certificar de que as coisas serão exatamente como a gente quer. Odeio a palavra ?metida?, mas é assim que os outros nos veem. Temos confiança suficiente em nós dois para agir como queremos, sem imitar ninguém. Isso incomoda as pessoas, nos isola de vez em quando, mas temos um ao outro e não nos importamos.?

Thamires 13/11/2020

Continuação linda!
História linda, uma continuação digna do primeiro livro que foi meu primeiro romance e pra mim uma das mais lindas histórias que já li.
Nesse livro se passaram 7 anos da morte e Garry e 6 anos da última carta que ele deixou para Holly. A história se desenvolve a partir de um podcast que a irmã de Holly pede para ela fazer, contando sua história e a de Garry. Com isso, surgem medos, insegurança, tristeza, amizades e grandes aprendizados.
É um livro que dessa vez mostra o que Holly sentiu ao ler as cartas, podemos entender como foi seu processo de luto e sua trajetória para ajudar pessoas com a história parecida com a dela.
Livro lindo, amei ter a portunidade de continuar a história.

Barreto20 17/07/2021

"Procuro consolo, procuro solidão, procuro companhia, procuro por mim"
Sempre disse que achava desnecessário que certos livros que terminaram de maneira fechada tivessem continuação. Ainda acho isso sobre alguns, mas certamente não é o caso aqui. Essa sequência foi uma leitura incrível.
Finalizo a leitura emocionada e enxugando as lágrimas; não por tristeza, pois não é esse sentimento que o livro transmite. Ele transmite esperança.
Holly é uma personagem extraordinária. É até fácil apontar os erros ou defeitos dela como também é fácil se identificar com vários, pois ela é uma personagem bem humana, e gostei demais de acompanhar essa jornada de redescoberta com ela.
Adoro livros que trazem a sensação que você está conversando com os personagens, e foi assim que me senti... ouvindo a história e as despedidas de tantas pessoas inspiradoras, algumas que adorei, outras que não concordei com as atitudes, mas que de qualquer forma tem um jeito de tocar a gente, assim como é na vida.

Lucimara 10/05/2021

Bonitinho
Um livro bem fofinho, seguindo a continuação da história de Holly, que agora decide ajudar outras pessoas a fazerem quase que o mesmo que o Gerry fez para ela.
A história é bonitinha, mas não me pegou.

@chaolfalcone 30/01/2021

Superou a expectativa.
Depois de ter lido ?Depois de você? ficou na minha mente que nem sempre era interessante continuar com esse tipo de história. Aonde Jojo erra ao dar continuidade na história de ?como eu era antes de você?, Cecília acerta trazendo Holly e Gerry de volta. Que cuidado, que carinho, como é interessante você perceber o quanto a escrita da autora amadureceu e o quanto ela refletiu sobre os diversos estágios e as diversas formas de encarar o luto.