Nós somos o clima

Nós somos o clima Jonathan Safran Foer

Resenhas - Nós somos o clima

Ygor Araujo 11/08/2023

Para te fazer pensar
As análises e pesquisas apresentadas pelo autor nos mostram que pequenos hábitos e atitudes do nosso dia a dia podem salvar o nosso planeta e toda forma de vida que aqui reside.

Juliana do @jdeoliveiraa 21/04/2023

Pra pensar
Esse é um livro pra pensar sobre o tema mudanças climáticas. Não só pensar, mas dada a urgência do tema, mostrar saídas para evitarmos o aquecimento do globo e extinção de diversas formas de vida.
Gosto do modo como o autor expõe a solução mais óbvia como "não tão fácil assim" visto que envolve mudança de hábitos, culturas, além disso, mudanças estruturais que são ainda mais complexas.
Não gosto das divagações do autor no meio das explicações, nem do capítulo inteirinho formado por tópicos. Acredito que seja só uma questão de gosto pessoal mas, pra mim, algumas divagações poderiam ser cortadas e os tópicos mais bem explorados em forma de prosa.
Fora isso, valeu muito a reflexão (e suas consequências na prática).

BiCarrie 13/01/2023

Desabafo e narração
Eu esperava mais. O livro traz alguns fatos baseados em artigos, mas a maior parte do livro é mais um desbafo da vida do autor. Ao fim, entendemos melhor sobre sua vida e sua situação atual, do que sobre as mudanças climáticas e mudanças de hábito. Apesar das referências, é um livro raso, que se tirasse as páginas em que ele narra sua vida (e escreve uma carta aos filhos), o livro se resumiria a 30 páginas.

Flavinha.Lopes 07/11/2022

Excelente
Todos deveriam ler esse livro, pois impacta muito e é muito bom. Vc entende melhor o aquecimento global e vê como é enganado por cientistas que dizem que o vilão do aquecimento é o petróleo. Nele vc descobre o principal vilão é outro. Não irei falar mais pra não dar espoiler. Mas fica a dica de leitura ambiental.

Carol 09/10/2022

okay...
gostei bastante do livro, só achei meio enrolado em muitas parte. e em certos momentos parecia q o autor estava dopado. abriu minha mente para outras visões. e sobre aquela parte que ele fala que a carne vai destruir o planeta e mesmo assim como hambúrguer, eu não chego a defender ele, mas entendo o lado dele. Negar produtos de origem animal é negar os hábitos de décadas. Naturalmente o ser humano é rígido a mudança de hábitos, agora imagina mudar todo o teu estilo de vida. O livro pode ser muito bom para repertorio de redação.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/07/2022

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532531711

Brunna Fernanda Freire 23/09/2021

Sim, nós realmente somos o clima.
A Terra é o nosso lar, e isso é mais que puro conceito ou filosofia.
A Terra é parte de nós, assim como somos parte dela.
O que acham que vai acontecer conosco enquanto ela passa por mudanças avassaladoras?
O que vocês me dizem sobre os últimos 3 anos?
Incêndios no pantanal, no cerrado, na Austrália, Califórnia, Turquia e Grécia; ondas de calor no Canadá, Espanha e Sibéria; enchentes na Alemanha, Índia e Blangadesh? Furacões e tufões ainda mais fortes, secas ainda mais rigorosas (como a que estamos tendo agora no Brasil)?
Alguém ainda duvida que estamos passando por mudanças climáticas advindas do aquecimento global acelerado causado pela humanidade?
Se você não dúvida, o que está fazendo para amenizar isso?
Estamos ficando sem tempo.

Pedro 05/05/2021

Necessário
Livro bom, com bastante conteúdo, extremamente necessário. Mas as 4 estrelas foram porque eu fiquei cansado... O autor fala muito sobre a avó dele, que eu achei ótimo até certo ponto, mas depois ficou repetitivo e cansativo.

Apesar dessa minha única crítica, acho que vale a leitura e muito mais do que isso, colocar o que foi aprendido em prática!

Julinhafox 20/02/2021

"A solidariedade era um bem importante."
Gostei muito. Livro essencial para quem se importa e para quem não se importa. Para quem quer e quem finge que quer fazer autocrítica.
Tomado por histórias interessantes, costuradas com muita informação e fonte, o autor nos conduz por nós mesmos e, assim, compreendemos melhor porque somos como somos - ou, melhor, porque somos mas não agimos.
Em resumo, não seja só mais consciente, aja.
Ou não.

"'Precisamos fazer alguma coisa'. Essa é a frase que parece estar na ponta da língua de todo mundo ultimamente, o slogan oficial do nosso tempo. E, no entanto, quase ninguém faz coisa alguma além de reiterar a necessidade de fazer alguma coisa. Ou não sabemos o que fazer ou não queremos fazer nada."

"Da mesma forma que me vejo, e quero que me vejam, como alguém que se preocupa com liberdades civis, justiça econômica, discriminação e bem-estar animal. Mas essas identidade - que eu, exibicionista, ostento conscienciosamente e defendo em tom de palestra - me livram a cara muito mais do que inspiram responsabilidade. Elas me oferecem maneiras de fugir da verdade antes de refletirem verdades. Não são identidads de forma alguma - somente identificadores."

"Eu corro para acalmar meu filho tendo um pesadelo, mas faço quase nada para impedir um pesadelo no mundo."

"A humanidade tem uma tendência de subestimar seu próprio poder de criação e destruição."
Lari 21/02/2021minha estante
Esses dias descobri que a Flip que no ano de 2020 foi virtual e disponibilizou no seu site todas as conversas com escritores de graça e lá tem uma desse escritor falando justamente desse livro, vc viu? Tô vendo aos poucos as conversas, bem legal

Julinhafox 21/02/2021minha estante
Não sabia!!! Vou procurar. Obrigada, Lari!

Ana Rabelo 15/10/2020

Nós somos o clima
Recomendo ler por primeiro ?Comer Animais? , pois aqui o autor apresenta uma reflexão a partir das mudanças que fez em sua vida após a produção do primeiro livro.
Gostei muito da sua forma honesta de tentar entender o porquê das pessoas não se engajarem nas mudanças climáticas, um assunto de extrema urgência que poucos realmente o colocam como prioridade.

Maria.Thereza 11/10/2020

todos deveriam ler
Um alerta sobre a mudança climática e qual o papel e responsabilidade nos temos nisso! Achei muito bom! Recomendo a leitura