Quatro Minutos

Resenhas - Quatro Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

kamipa 26/10/2023

Uma história sensível
Quatro minutos é uma história sensível, que me fez refletir muito não só minha relação com o mundo mas também comigo mesma. E, apesar de tratar de forma séria alguns assuntos mais pesados, a história carrega uma leveza e um humor que deixa tudo mais equilibrado.

A aproximação entre os protagonistas acontece de forma gradual e muito natural. E uma das coisas que eu mais gostei nessa história é que, enquanto os personagens vão se conhecendo, eles começam a questionar e refletir sobre os próprios pensamentos. Acompanhar todo esse processo de mudança interna deles foi muito interessante.

E eu adorei o final, especialmente porque respeitou o tempo e a história de cada personagem.

Uma ótima leitura, recomendo!

Bia 07/06/2023

Quatro minutos é um livro bem rápido que conta da relação que se constrói entre a Olívia e o Augusto após os dois ficarem presos juntos por conta do isolamento causado pela pandemia. É uma história bem fofa, eu gostei bastante de ler.

Apesar de ser uma narrativa rápida, acho que o romance foi bem desenvolvido, assim como as personalidades dos protagonistas. Gosto muito de como a autora soube dar a eles características bem próprias, e como a relação deles foi construída de maneira legal e respeitosa.

O livro toca em assuntos importantes e sensíveis, e eu acho que de maneira bem responsável. Gostei muito de ler um personagem surdo e da autora trazer esse tópico da deficiência e acessibilidade, que a gente quase não fala sobre.

Por mais que eu não tenha me conectado tanto assim à história, foi uma leitura fluida e gostosinha de fazer.

Suelen 16/01/2023

Tão necessário
Esse livro é tão fofo e tão necessário.
Ele traz diversas reflexões para vários assuntos.
O que mais me tocou foi a dependência emocional que a protagonista tem e como a autora tratou isso.

Sofia 01/07/2022

Me lembro que amei ler esse livro em 2021, no início não estava colocando muita fé que o livro iria ser bom, mas confesso que me surpreendi. A forma como a autora conseguiu desenvolver o livro em poucas páginas sem que o mesmo perdesse a essência, é sensacional, além de contar uma enorme representatividade.

Yanes 23/02/2022

Muito bom!
Um livro curtinho, uma história boa, personagens cativantes, a leitura flui bastante, a autora aborda temas como a pandemia, racismo, preconceito, abuso e deficiência, mas com cuidado e respeito é claro, adorei o romance adorei conhecer Augusto e Olivia.

Thiarlley 14/02/2022

Uma leitura maravilhosa!
A louca dos e-books disponíveis na assinatura do Kindle Unlimited, nem lembro qual perfil no twitter indicou este livro, mas quando vi um casal afrocentrado na capa eu simplesmente baixei e deixei na biblioteca do Kindle. Era um sábado de muito calor em Aracaju e eu estava entediada, peguei o kindle e lá estava Quatro Minutos me esperando.

De início, nós conhecemos Olívia, uma garota que não superou um término que, já é visível, foi problemático. Ainda envolvida naquela dor, ela reúne os presentes que ganhou dele e vai até o tão conhecido apartamento, muito mais para rever Rafael do que, de fato, devolver aqueles pertences. A cidade está quase vazia, as poucas pessoas que transitam por ali a encaram com um olhar questionador e Olívia, aérea ao que se passava, não entendeu bem a razão. Talvez fosse algo a ver com a quarentena ou coisa assim, ela não acompanhava as notícias.

Ao chegar ao tão conhecido apartamento, Olívia percebe que algumas coisas estão diferentes, mas ainda assim, era como se lembrava. Rafael não estava lá e ela pega no sono à espera dele, até acordar e perceber que um homem que ela não conhecia ou não se lembrava estava lá: Augusto Pinheiro era melhor amigo do ex e, agora, o atual morador do apartamento. Morta de vergonha, Olívia decide ir embora, mas há um problema: aquele dia marcava o início da quarentena em combate a um vírus mortal e o porteiro do prédio está decidido a não deixar ninguém sair. Agora, Olívia vai precisar passar o período na casa de um homem que ela não conhece, com os presentes do ex a tiracolo e muitas feridas emocionais para dar conta.

Antes de tudo, quero deixar aqui os meus parabéns para a autora pela delicadeza em trabalhar um assunto tão importante e delicado como um personagem PcD. A gente é criado num mundo que ensina a enxergar pessoas com deficiência com um olhar capacitista, com um olhar limitador. Desde o início, já na nota da autora, Vanessa expõe sua sensibilidade com o assunto e o modo como o livro aborda o tema é responsável, levantando questões muito importantes sobre o assunto.

O fato da pandemia ter sido o plano de fundo do livro (o primeiro que eu li com a temática, aliás) apresenta questões importantes também como o negacionismo e o perigo da falta de informação. Questões como machismo e racismo também são trabalhadas, de modo sútil.

Falando dos personagens, quem não se apaixonou por Augusto, não é uma pessoa confiável. Ele e Olívia trazem personalidades opostas em certo ponto e os dois são bem construídos e complexos à sua maneira, cada um se abrindo conforme o passar dos dias juntos e trancados. Mesmo sendo um curto espaço de tempo - neste caso, alguns dias - a relação construída pelos personagens é sensível e bonita, não dando outra alternativa a esta leitora senão ler o livro de uma só vez.

Não dá para sair deste livro sem aprender algo. Os dois personagens evoluem, compreendem seu lugar no mundo e se adaptam às novas realidades impostas ao serem diferentes um do outro. E tudo bem com isso, afinal, falamos tanto de empatia, não é mesmo? Colocá-la em prática é isso, entender o outro e se colocar no lugar do outro. Como costumamos dizer, este é um daqueles livros que dá um quentinho no coração.

E em meio a conversas profundas, refeições deliciosas, pipocas e um confinamento, Olívia e Augusto aprendem que quatro minutos podem ser tempo o suficiente para se apaixonar.

site: http://www.apenasfugindo.com/2022/01/resenha-74-quatro-minutos-vanessa-perola.html

Carol 24/01/2022

Delicioso!
O livro foi indicação de uma amiga e não podia ser mais assertivo.
Ele é sério, cuidadoso e carinhoso ao lidar com temas como racismo, abuso, capacitismo.
Sua autora demonstra muito Cuidado e respeito ao tratar dos temas, que andam lado ao lado com a história fofa de autoconhecimento e de paixão das personagens.
Adorei muito muito a história e queria um pouco mais de Augusto e Olivia ?

Tatá 11/12/2021

peguei pra ler no K.U sem saber de nada e saí amando. Um livro curtinho, cheio de diálogos que dá pra ler numa "sentada". Ler algo sobre a pandemia estando nela ainda é muito doido, e achei que poderia ser uma experiência desagradável. Mas não foi!
Uma história levinha, com representatividade PcD (auditiva) e os dois protagonistas são pretos. Leitura muito leve e gostosinha

Laris 03/09/2021

Uma leitura que dá quentinho no coração
Imagina ficar preso no lookdown com o amigo do seu ex. Mas presos no apartamento por 15 dias Olívia e Augusto se conhecem de forma muito íntima, aprendendo com suas histórias e diferenças.
Amei muito ler ?4 minutos? pela representatividade dos personagens ambos são negros e o Augusto é uma pessoa com deficiência auditiva e a Olívia tem um corpo fora dos padrões.
Um livro que nos presenteia com um casal muito fofo, autoconhecimento a amor próprio.

Luciene 17/08/2021

Que livro mais fofo!
São poucos autores que escrevem sobre surdos ou pelo menos eu tenha visto falar sobre essa temática.
História cativante e com a leitura fluída onde "levanta" várias temáticas emblemáticas e até avassaladoras, como abuso sexual.
Gostei bastante em conhecer a vida de Augusto e Olívia... Pena não aparecer em minha vida um negão espetáculo e que ainda cozinha...#sonho

Laura 17/07/2021

Romance sensacional
No início não esperei muito do livro, romance não é meu gênero preferido mas decidi arriscar e dar chance a essa leitura, sinceramente foi a melhor decisão que tomei, devorei esse livro em um dia e já quero continuação.
Ele é perfeito em vários níveis, primeiro por a autora ser uma mulher negra e, acredito que por isso, optar pela representatividade e inclusão em suas histórias, é uma leitura leve e super instigante, não teve uma página sequer que eu não tenha gostado!!!
E preparem seu psicológico para altas reflexões ao desenrolar da história!

Luisa938 23/06/2021

Eu sempre sonhei em ler uma história assim!
E olha que eu nem tô falando da representatividade gigantesca que a autora trouxe para essa história, isso fez tudo ainda mais mágico para minha experiência de leitura!

Quatro Minutos nos conta a história de Olívia e Augusto. Ao sair de um relacionamento extremamente abusivo, Olívia decide devolver todas as coisas para seu ex-namorado, o que ela não espera é que ele já se mudou de apartamento, e no lugar dele agora mora um jovem encantador chamado Augusto. Além disso, para a surpresa de Olívia que está completamente absorta pelo fim do seu relacionamento, o estado está decretando lockdown com o objetivo de conter a pandemia de Covid-19. Obrigando Olívia a passar 15 dias na companhia de Augusto, um desconhecido adorável.

Poderia ser só mais um clichê de amor? Mas sabe a autora nos entrega uma lição de vida! A relação de Augusto e Olívia se desenrola de uma maneira fascinante, Augusto é surdo e Olívia não sabe LIBRAS, fazendo com que os dois se comuniquem pelo celular. E ao ver a amizade entre os dois nascendo nós aprendemos tanto com eles!

Esse livro foi uma grata surpresa para mim, no começo eu não gostei de Olívia mas aos poucos fui aprendendo a amar e compreender ela. Enquanto Augusto me ganhou de primeira! Com aquele jeitinho workaholic de ser, acabei me identificando muito com ele.

Vou deixar um alerta de gatilho, pois acho importante mencionar, que no livro é mencionado um relato de abuso sexual.

Enfim, foram muitas reflexões e lições tiradas dessa leitura, e eu amei demais cada segundo que tive "Quatro Minutos" como companhia

raianerosaa_ 21/06/2021

SENSACIONAL
É um dos meus favoritos da vida. Uma das melhores leituras de 2021.

O jeito que a autora aborda temas super importantes nesse livro é incrível. Ela fala com muita responsabilidade mas de forma simples a respeito de coisa super sérias, de maneira que o leitor não se sinta desconfortável mas confrontado. Eu terminei a leitura do livro 100% mais interessada em assuntos que geralmente eu sei sobre mas não quero me aprofundar.

Vou falar do romance. Eu amei a interação dos personagens. O livro conseguiu me prender do começo ao fim. Foi bem rapidinho de ler, mas isso não diminui o impacto que a leitura teve para mim. É super fofo o romance da Olívia e do Augusto, o jeito que eles conseguem desenvolver um sentimento a partir do zero é surpreendente.

O Augusto é um fofo, e faz a gente desejar secretamente (não tão secretamente no meu caso) se apaixonar de verdade por alguém parecido com ele. A Olívia é sensacional, a autora trabalha as inseguranças e todas as problemáticas a respeito da personagem de um forma muito delicada, e ela toma um cuidado maior ainda para que o Augusto jamais seja uma bengala para a Olívia, e sim um incentivo.

Eu acho que essa é a pegada do livro, mostra como existem pessoas que vão fazer você se sentir única, mas não por te colocar num pedestal, e sim por olhar dentro de você e saber exatamente quem você é de verdade, e te mostrar como ela te vê através dos olhos dela.

Lívia 09/06/2021

5 estrelas é até pouco para esse livro.
Não tenho palavras suficiente para relatar o quanto eu amei esse livro, o quanto eu amei acompanhar esse processo de autoconhecimento da Olívia e acompanhar a trajetória da Olívia e do Augusto. Aprendi tanto com eles dois que não tenho como explicar aqui, Olívia me ensinou que mesmo com as nossas dores e feridas, temos que nos amar assim mesmo e que procurar ajuda é importante, e não esperar sempre que as outras pessoas vão ser ruins, há pessoas boas e ruins em todos os lugares. Augusto me mostrou que pessoas boas e que nos amam como nós somos ainda existem, me ensinou muitas coisas sobre a comunidade surda que eu já tinha uma noção mas nada melhor que entender da perspectiva deles. Vanessa tem uma escrita maravilhosa, eu percebi todo o carinho e atenção que ela teve durante a construção do livro, toda a representatividade extremamente importante que tem no livro foi passado de uma forma muito bonita. 5 estrelas é até pouco para esse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6