Quatro Minutos

Resenhas - Quatro Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marília 08/04/2021

Meu romance preferido de 2021
Um romance descrito todo em diálogos, como uma conversa de WhatsApp. Narrado por dois personagens: a Olívia e o Augusto, onde os dois se veêm obrigados a ficar no mesmo apartamento por 15 dias em decorrência de um Lockdown relacionado à pandemia atual. E assim se iniciam longas conversas sobre: amor, amizade, família, bullying, insegurança, confiança e muito mais.
Um livro que você lê em um dia e que vale muito a pena, um livro que me atraiu tanto por trazer a tona a questão da deficiência auditiva/surdez e o esforço da autora em não passar para o personagem algum pré-conceito. É a primeira vez que leio um livro com um personagem surdo e fiquei extremamente satisfeita com a sensibilidade da autora ao narrar os acontecimentos. Recomendo muuuito!

Vocês já ouviram falar da Lizzo? Amo livros com playlists no Spotify

Letícia Resende 06/07/2020

Uma ótima leitura
Eu amei os personagens e todos seus diálogos. Me identifiquei com Olívia e me encantei por Augusto! Foi uma leitura rápida, mas gostosa que me deixou com um sorriso no rosto no final

JúSilvestre 22/04/2021

Amor em Quarentena
Nessa história temos uma representatividade de protagonistas negros, Olivia é produtora de eventos e acabou de sair de um relacionamento abusivo e tóxico em vários momentos, tem muitos traumas antigos e não se sente segura de si, já Augusto é surdo e trabalha em uma editora, é bastante independente porém tem o costume de estar sozinho, juntos os dois vão descobrir que passar um tempo juntos pode despertar algo que até eles mesmo desconheciam.

"Odeio o fato de querer companhia, de não saber me bastar, de sempre esperar do outro o que não nutro em mim mesma"

Lívia 09/06/2021

5 estrelas é até pouco para esse livro.
Não tenho palavras suficiente para relatar o quanto eu amei esse livro, o quanto eu amei acompanhar esse processo de autoconhecimento da Olívia e acompanhar a trajetória da Olívia e do Augusto. Aprendi tanto com eles dois que não tenho como explicar aqui, Olívia me ensinou que mesmo com as nossas dores e feridas, temos que nos amar assim mesmo e que procurar ajuda é importante, e não esperar sempre que as outras pessoas vão ser ruins, há pessoas boas e ruins em todos os lugares. Augusto me mostrou que pessoas boas e que nos amam como nós somos ainda existem, me ensinou muitas coisas sobre a comunidade surda que eu já tinha uma noção mas nada melhor que entender da perspectiva deles. Vanessa tem uma escrita maravilhosa, eu percebi todo o carinho e atenção que ela teve durante a construção do livro, toda a representatividade extremamente importante que tem no livro foi passado de uma forma muito bonita. 5 estrelas é até pouco para esse livro.

Bia 07/06/2023

Quatro minutos é um livro bem rápido que conta da relação que se constrói entre a Olívia e o Augusto após os dois ficarem presos juntos por conta do isolamento causado pela pandemia. É uma história bem fofa, eu gostei bastante de ler.

Apesar de ser uma narrativa rápida, acho que o romance foi bem desenvolvido, assim como as personalidades dos protagonistas. Gosto muito de como a autora soube dar a eles características bem próprias, e como a relação deles foi construída de maneira legal e respeitosa.

O livro toca em assuntos importantes e sensíveis, e eu acho que de maneira bem responsável. Gostei muito de ler um personagem surdo e da autora trazer esse tópico da deficiência e acessibilidade, que a gente quase não fala sobre.

Por mais que eu não tenha me conectado tanto assim à história, foi uma leitura fluida e gostosinha de fazer.

Nanda 21/04/2021

Uma ideia maravilhosa, mas não me conectei
Esse livro se passa durante a pandemia, tem VÁRIOS temas muito importantes, e alguns gatilhos...
Não gostei muito dos enormes diálogos e daquela coisa formal, também n gostei do fato de a autora jogar milhares de questões importantes e n trabalhar elas devidamente.
Achei muito legal a ideia do livro, o fato dele se passar durante o lockdown e de falar mais sobre a comunidade surda. Mas pra mim foi uma leitura bem arrastada... acabou que não me conectei com a escrita e nem com os personagens.
Mas mesmo assim recomendo a leitura, talvez você se conecte melhor com a leitura, é um livro muito interessante.

Beatriz.Moraes 06/12/2020

"Quatro Minutos"
Se você está procurando uma leitura gostosa e rapidinha esse livro é perfeito!!

Acho que o fator que mais me chamou a atenção em ler este livro, foi o fato dele se passar na pandemia do corona vírus, no período do lockdown. Foi um experiência muito diferente ler um livro em que os personagens estão passando por um período igual o que eu e milhares de pessoas estão passando.

Além disso "Quatro Minutos" é um romance muito fofo que aborda muitos assuntos importantes como racismo, capacitismo e autoconhecimento.

autoralari 29/03/2021

o romance de pandemia que eu precisava
fiquei completamente apaixonada por esse romance, teve umas partes que dava até borboleta na barriga.

me surpreendeu muito em muitos pontos, principal por tratar da surdez de forma tão responsável, além de outros pontos, e a escrita é muito gostosa.

Vany 04/10/2020

Muita bandeira para pouco livro
Bem chatinho, desculpem-me mas me pareceu muita bandeira para pouco livro.
Eu explico: em 130 páginas, a autora quis abordar uma série de temas como preconceito de todas as formas - contra deficientes, gordos, pretos, nordestinos - dependência afetiva, abuso sexual, relacionamento abusivo, pessoas tóxicas, então, infelizmente, quase tudo é tratado apenas superficialmente e o pior - na minha opinião - é que essas questões não são de fato incorporadas à história. Vemos algumas frases prontas aqui e ali nos "diálogos" entre os personagens e só.
No início, ao ler a sinopse, fiquei empolgada com a ideia geral do livro: falar sobre diversidade, preconceito, tendo protagonistas diferentes do padrão, ainda mais sendo ele surdo, pois realmente nunca tinha lido uma história com um personagem principal surdo. E a história se passa em plena pandemia de coronavirus. Parecia bem diferente e atual.
Mas aí... Comecei a ler e veio logo a primeira decepção, a personagem principal feminina já me causou logo antipatia: ela acha um absurdo o motorista do Uber não dar a mínima porque ela terminou com o namorado (certamente ele tem mais com o que se preocupar, filha) e uma mulher reclamar porque ela está sem máscara na rua (é pandemia, quem está errada aqui?). Tudo num modo melodramático um tanto exagerado. Conheço pessoas assim? Sim. Tenho preguiça delas? Sim. Muito drama por pouca coisa. Ao longo da história você até desenvolve uma simpatia por ela - sim, o ATÉ é que mata. rsrs
Depois a vem a parte sem noção (eu realmente não gosto quando duvidam da inteligência do leitor): há um lockdown em Salvador e a menina é impedida pelo porteiro e o síndico de sair do prédio do ex-namorado (detalhe: onde ela não mora!). Aí ela se vê "obrigada" a dividir o apartamento com o amigo do ex que agora mora lá e daí toda a história dos dois se desenrola. Forçou, né? E se fosse um entregador de pizza? Ele seria obrigado pelo porteiro a viver nos corredores do prédio? Ou pedir abrigo no apartamento da entrega? Que autoridade o porteiro ou o síndico tem para proibir alguém de sair do prédio. Eu hein!
Você pode dizer que são só detalhes, mas eu achei defeitos demais para conseguir curtir a história. Tanto que levei uma eternidade para ler apenas 130 páginas. Não me agradou mesmo.
pc9 04/10/2020minha estante
Adorei! Bem ? ?

becka 25/11/2020minha estante
ia fazer uma resenha, mas a sua me representa demais!

Jana Diglio 19/11/2020

Amor de quarentena, sobrevive?
Ela P da vida com o ex-namorado, querendo se livrar de tudo que posso lembrar o tempo que passaram juntos; ele tão grato ao melhor amigo que fez tanto por ele. Os dois vão precisar passar 15 dias de lockdown juntos, mas nem se conhecem... o que eles tem em comum? O ex dela e melhor amigo dele, eles são negros e tentam ser protagonistas da própria vida, mas existem tantos obstáculos!
Uma leitura delicinha, você se sente como se estivesse ali no apartamento com ele e querendo se meter em tudo!
Leia... você vai se divertir, se apaixonar e aprender a ter empatia!

elô 23/05/2021

Gostei
Foi um livro gostosinho de ler. Foi também o meu primeiro contato com a escrita da autora. O final eu achei meio fraquinho, mas ainda valeu a pena a leitura

Luah 22/12/2020

Ameii
Um livro que me prendeu em poucas páginas e me deixou completamente bobinha kkkkkk

Terminei muito rápido, já que é bem cativante e pelas poucas páginas, que não atrapalharam em nada, já que ao meu ver a história é bem "completinha", quando eu pisquei já tinha acabado.

Em contrapartida, eu tive um pequeno incomodo pela autora explicar demais, tudo, e as vezes nem tinha necessidade, eu entendo que ela quis passar conhecimento e ensinar as pessoas, mas deixar algumas coisas implícitas ou fazer de outra forma que não seja literalmente um personagem explicando para o outro, seria mais interessante.

Mas tirando isso, o livro é maravilhoso, adorei a representatividade, os conflitos tratados e a forma como foram tratados, eu recomendo muito e como tem no unlimited é uma boa oportunidade de aproveitar.

Inclusive, amei a divisão da história no final, o período de tempo que eles PRECISAVAM, foi bem consciente e eu fiquei muito feliz por ela ter dado atenção a isso.

Enfim, acho que foi isso, uma resenha meio grande talvez, perdão kkkkkkk

Luisa938 23/06/2021

Eu sempre sonhei em ler uma história assim!
E olha que eu nem tô falando da representatividade gigantesca que a autora trouxe para essa história, isso fez tudo ainda mais mágico para minha experiência de leitura!

Quatro Minutos nos conta a história de Olívia e Augusto. Ao sair de um relacionamento extremamente abusivo, Olívia decide devolver todas as coisas para seu ex-namorado, o que ela não espera é que ele já se mudou de apartamento, e no lugar dele agora mora um jovem encantador chamado Augusto. Além disso, para a surpresa de Olívia que está completamente absorta pelo fim do seu relacionamento, o estado está decretando lockdown com o objetivo de conter a pandemia de Covid-19. Obrigando Olívia a passar 15 dias na companhia de Augusto, um desconhecido adorável.

Poderia ser só mais um clichê de amor? Mas sabe a autora nos entrega uma lição de vida! A relação de Augusto e Olívia se desenrola de uma maneira fascinante, Augusto é surdo e Olívia não sabe LIBRAS, fazendo com que os dois se comuniquem pelo celular. E ao ver a amizade entre os dois nascendo nós aprendemos tanto com eles!

Esse livro foi uma grata surpresa para mim, no começo eu não gostei de Olívia mas aos poucos fui aprendendo a amar e compreender ela. Enquanto Augusto me ganhou de primeira! Com aquele jeitinho workaholic de ser, acabei me identificando muito com ele.

Vou deixar um alerta de gatilho, pois acho importante mencionar, que no livro é mencionado um relato de abuso sexual.

Enfim, foram muitas reflexões e lições tiradas dessa leitura, e eu amei demais cada segundo que tive "Quatro Minutos" como companhia

everaldo 17/07/2020

Uma leitura importante!
Um livro cheio de representatividade e que fala sobre assuntos importantes com uma pitada de humor, graça e amor. Uma leitura leve e que nos faz pensar e também repensar o amor. Indico muito aos meus amigos.

Livros de Cabeceiras 02/12/2020

Olivia teve um término não muito amistoso de seu relacionamento com Rafael. Magoada ela decide devolver todos os seus objetos que estavam com ela. Após várias tentativas de contato, todas elas sem resposta, ela decide ir até o apartamento dele para devolver as coisas, mas Rafael não estava mais morando no apartamento e sim um amigo dele, Augusto.
O que ela não contava é que para conter um vírus que estava se espalhando pelo país o governo do estado iria tomar medidas drástica de segurança e agora mais ninguém poderia sair as ruas sem uma autorização e agora os dois são obrigados a passarem 15 dias juntos em quarentena.
Adorei os personagens, tantos os principais quantos os secundários. Gostei muito do fato da Olivia ser uma ouvinte enquanto Augusto é surdo, isso não é spoillers, a autora fala isso antes de começar o livro.
Não me lembro de ter lido um livro onde o protagonista seja surdo, me lembro de ter lido um onde o protagonista era cego.
Ilana Beatriz 02/12/2020minha estante
Qual livro vc leu q o protagonista era cego?

Livros de Cabeceiras 02/12/2020minha estante
Amar tá Osso da Vanessa Bosso