Batismo de Sangue

Batismo de Sangue Frei Betto

Resenhas - Batismo de Sangue

Felipe902 17/03/2024

Emocionante
Ditadura nunca mais!!!! Somente isso que eu tenho a dizer acerca desta obra.
Se você ler este livro e não sentir pelo menos uma pitada de angústia, lamento em dizer, mas posso afirmar veementemente que você perdeu a alma.

Moon 31/12/2023

Ótima leitura para o entendimento de como eram organizados os movimentos comunistas e a logística durante a ditadura militar de 64, retratando como era organizado as reuniões, rotas de fuga dos companheiros.a vida e morte de Carlos mariguella narrada por frei Beto mostra os horrores da ditadura q afetaram os revolucionários.mostrando Também o ponto de vista dentro do cárcere e os horrores q os militantes eram submetidos

li_mfr 06/07/2023

Revolucionário
Que livro incrível!
Desde muito nova sempre me vi ouvindo histórias e vivências dos frades dominicanos com a luta contra a ditadura. Tendo um tio, frei dominicano, amigo próximo de Frei Betto e Frei Xavier Plassat (que conheço pessoalmente, inclusive) e uma tia que foi noviça dominicana sempre estive, juntamente com meus primos, envolvida em ser audiência da luta contra a opressão e pelo oprimido de parte da Ordem Dominicana do Brasil.
Confesso que até alguns anos atrás, mesmo participando de alguns movimentos e realmente sendo "fã" incondicional de meu tio, não entendia e não me sentia totalmente imersa nessas narrativas. À pouco que me despertei para a necessidade de enaltecer um passado de lutas e entender para auxiliar em um futuro onde sacrifícios como de Frei Tito não precisem mais acontecer.
Uma leitura sensacional e extremante necessária para que exercitemos nosso senso crítico, senso de justiça social, senso de entrega pelo próximo e porque não, o verdadeiro senso de patriotismo!

BeatrizFonseca1 09/06/2023

Conheça a História dos que sofreram e morreram para termos democracia(Caraio que livro pesado)
Na Rússia proletariado ganhou destaque, a educação e a saúde ficaram de ótima qualidade, o ateísmo foi colocado como religião oficial e o povo se tornou o dono dos meios de produção, Magidella se expirou nos ideias socialistas russos para que fossem aplicados no Brasil. o lider politico salientava que a democracia brasileira era racionada, as pessoas mais pobres e analfabetas não podiam votar, o capitalismo era um sistema desigual que provocava muitas divergências ideológicas , a elite subvertia a ordem constitucional, os trabalhadores poucos diretos conquistavam e eram explorados nas industrias , a liberdade também era racionada , a esquerda estava com vários erros e equívocos ideológicos , Karl Marx ensina que o que move as historia e as industrias, são os trabalhadores.
Frisava que a estrutura da política brasileira estava sempre vinculada aos interesses dos norte americanos , ele defende que as massas devem lutar para acabar com a ditadura todavia existem divergências ideológicas e metodológicas dentro dos movimentos da esquerda, ele é totalmente contra conciliações com a burguesiae salienta que o partido fazia de tudo para não quebrar totalmente as relações com a burguesia e o liberalismo e rompeu com o partido brasileiro comunista, ele queria uma reforma agraria radical .
A igreja católica em vários momentos históricos, se veicula com a politica, toda via , a igreja precisa saber lidar com as semelhanças entre as ideias de Francisco de assis e o comunismo, a igreja teve interferia politica e cultural na idade media e na Monarquia, a lei que implatada aos pobres não é a mesma implantada aos ricos , devemos equilibrar a balança não ser tão maniqueísta com relação aos aspctos políticos.
MAGADALLA argumentava que as guerrilhas, deveriam efetuar varias fases como o planejamento, lançamento, sobrevivência e por ultimo provocar uma guerra de manobras, os membros da guerrilherias deveriam ser formado pelo proletariado , e deveria passar por aulas de tiro, planejamento de estratégias, estudo das regiões geográficas, para onde se iria lutar etc, ele frisava que é de extrema importância de boas estratégias de luta e ter boas relações com o povo. (trabalhadores), ele queria derrubar os militares para implantar um regime comandado pelo povo , queria acabar com a influencia do liberalismo e capitalismo norte-americano , as classes dominantes (burgueses) articularam o golpe e tiram Jango do poder, em 1964, houve a quebra de varias empresas e existe o arrocho salarial, na qual o prejudicado é o trabalhador, a educação passa por mudanças negativas e se torna mais rígida, autoritária e com menos qualidade .
O ai-5 foi implantado, o congresso foi fechado, os militares tiveram poder e influência sob os setores municipais e estaduais , vários padres da igreja católica como eu, Frei Fernando e Frei Mauricio, muitos foram presos e torturados, eu morei no Rio Grande do Sul de forma clandestina, a ordem dominacana foia que mais sofreu em São Paulo ,eu estava me mudando para Alemanha, houve muitas manifestações nas universidades organizada pelos docentes e discentes

O diplomata norte-americano foi sequestrado por Toleto e sua equipe em troca de vários brasileiros, que estavam como imigrantes, nesse ponto houveram muitas falhas técnicas e politicas, o frei Beto enfrentou uma crise complexa de falta de fé e esperança, Magidalla foi assinado em 1969, o frei soube pelos jornais e analisou criticamente e tristemente as informações enquanto estava no convento de Jesus Crucificado se protegendo dos militares, enquanto estava sendo procurando e sua foto sendo exibida na tv e pelos jornais, a policia se tornou mais rígida, foram fechadas as fronteiras com o Uruguai e eu estava sendo caçado, eu me retirei da casa para ficar no sitio da família Charles, o DOPS invadiu o convento me procurando e colocou alguns freis no camburão, no dia seguinte eles foram liberados, só ficando o frei Camilo para ser interrogado sob minha pessoa e onde eu estava escondido, depois foi levado por um jovem estudante Porto Alegre, na qual fiquei em pequeno apartamento ,lá foi encontrado e preso por policiais do DOPS.
Os padres eram acusados de serem comunistas, de seres homossexuais , vários presos e enfrentaram torturas físicas e psicológicas, inclusive eu , o padre Tito foi libertado e foi para Paris, na França todavia ficou com sérios problemas psicológicos e traumas, tem alucinações com os militares que os torturam no Brasil, ficou um período internado e teve pequenas melhoras, Tito perdera a fé nos ideias de Karl Marx, de justiça sociais , nos ideias de Jesus Cristo de amor ao próximo , Tito lutou para melhorar e retornar a sua personalidade e sua alegria no convento na França todavia a tristeza e o medo lhe fizeram cometer suicídio.

Deb 10/11/2022

Conhecer, para não repetir
Quando dizemos, ditadura nunca mais, é para que não se repita as situações narradas nesse livro e é também para que não voltássemos a viver sob um governo autoritário.
Frei Betto não narra apenas a história de Marighella e do Frei Tito, mas também a de outros brasileiros mortos ou torturados pela Ditadura civil-militar brasileira.
É um livro que contém gatilhos, então caso você não esteja preparada para isso, não leia.
Entretanto vale muito a pena ler. Pois um povo que não conhece a própria história, pode repeti-la.

Grace santana 26/12/2021

Leitura triste e pesada
É um livro interessante com um relato de quem viveu os horrores da ditadura no Brasil. É bom mas é bem triste de acompanhar.

Sadrak 20/08/2021

A dor da tortura
Vívidos relatos, entrecortados pela elaboração ideológica das leituras dos fatos vivenciados por Frei Betto e outros companheiros torturados e mortos pela ditadura militar.

Comovente o sofrimento de Frei Tito que em seu martírio afirmou: que era preferível "morrer do que perder a vida".

Ler essa obra nos abre uma janela para um porão dentro do qual nos recusamos olhar. A história precisa ser contada como ela foi, suas dores, torturas, traições, morte; para alertar as gerações presentes do perigo do despotismo e arrogância do poder arbitrário de uma ditadura.
(lidos só 2021 em diante) 26/08/2021minha estante
Essa frase não é do Chaves?

Sadrak 26/08/2021minha estante
Nessa obra, Frei Betto atribui ao Frei Tito, e estou tentado a crer, em face da cronologia dos eventos, sendo que a biografia de Chaves (Hugo?) é mais recente que a da personagem a quem o autor diz pertencer a declaração, foram os idos de meados de 70 do século passado.

Emi 03/07/2021

Forte!
Esse livro me impactou muito, precisamos estudar a história de nosso país para que erros como os que foram contados no livro não sejam repetidos!

Snatch 28/03/2021

Abre os olhos
O livro dá um choque de realidade para aqueles que não tiveram um bom ensino de história do Brasil na escola. É triste, tenso, e tomara que nunca mais aconteça.

Gislaine.Novello 29/12/2020

Perfeito e necessário para todos que desejam entender como ocorram as lutas brasileiras contra a ditadura militar.

Luisa 28/08/2020

INCRIVELMENTE NECESSÁRIO
Esse livro mexeu comigo de uma forma que nunca uma leitura fez. O contexto histórico é pesado, incomoda, entristece, mas todo brasileiro deve ler e entender sobre a ditadura e tudo que ela trás para a sociedade como um todo, então só por esse fato já deveria ser uma leitura obrigatória esse livro. Carlos Marighella me emocionou diversas vezes com sua organização de resistência que eu serei eternamente grata, ele me abriu os olhos para como nos esquerda/marxistas devemos falar sobre a igreja e tentar encontrar um meio termo com ela. Sou eternamente grata por todos os freis que resistiram com todas as forças, em especial ao frei Tito, muita gratidão por essa mensagem que você me passou, infelizmente essa resistência teve o custo de sua vida. Sou muito feliz por ter lido esse livro porque ele me abriu os olhos para uma discussão sobre as semelhanças do comunismo com as ideias iniciais de Cristo, e me deu uma base para possíveis futuras discussões refletivas com amigos. Essse livro é incrível!!!!!

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
Livro impactante, de cunho biográfico e histórico, "Batismo de Sangue", traz à tona, um dos períodos negros e sangrentos ocorridos na história da política nacional. O presente texto, elaborado por Frei Betto, é altamente profundo e realista, com enfoque na trajetória de vida do célebre político e guerrilheiro Carlos Mariguella, emboscado e morto pelo DOPS, em novembro de 1969. Recomendo apenas aos interessados no assunto.

AISLAN 01/05/2020

Vermelho Sangue
Às vezes, esse livro é escrito para quem já é mais imerso nos conflitos da época do Governo Militar, seja por viver esse período, seja por conhecê-lo através de estudo. Não me encaixo, pois meu conhecimento está muito próximo à superfície e nasci em 1981. Às vezes esse livro é escrito para te mergulhar na dinâmica dos agentes desse período. Agentes. Uns seguiam a vida; uns lutavam contra o regime; outros vigiavam e puniam os demais que "são suspeitos" até que se prove o contrário. Os outros "quebravam" os demais usando diversos recursos violentos. Tortura, método que se materializa em nossaa mente graças à escrita desse livro. Um livro que além de tudo, apresenta Deus como um verbo, para crentes e descrentes. Tive o prazer de lê-lo. De tê-lo como indicador de mais livros. De tê-lo como formulador de ideias a respeito de todos os mundos.

João Sales 06/11/2019

Dominicanos & guerrilha
Além de dar nome ao filme de Wagner Moura e contar parte da história do guerrilheiro Marighella, o livro de Frei Betto explica como foi o apoio dos dominicanos a guerrilha, sua prisão e tortura pelos agentes do DOPS e a morte de Frei Tito.

É um livro muito bom que recomendo pra quem quer entender um pouco mais sobre a ditadura brasileira e sua relação com a guerrilha bem como um pouco de quem foi o guerrilheiro Marighella.

><'',º> 02/04/2019

Um dos eixos mais fascinantes de "Batismo de Sangue" é a história de como os frades da Ordem dos Dominicanos davam apoio logístico à ALN. Numa época em que marxismo era também sinônimo de ateísmo, a população não poderia sequer sonhar com a hipótese de que os inimigos do regime encontravam apoio naqueles insuspeitos religiosos católicos. Pois os frades escondiam guerrilheiros, facilitavam sua fuga para fora do país, cuidavam dos feridos, guardavam suas armas e material considerado subversivo, e ainda faziam o levantamento de potenciais áreas para a guerrilha rural. Como conciliar fé cristã com ação política revolucionária? Esta é uma das questões que Frei Betto elucida neste livro.

TEXTO DO LIVRO