Batismo de Sangue Frei Betto

Resenhas - Batismo de Sangue

><'',º> 02/04/2019

Um dos eixos mais fascinantes de "Batismo de Sangue" é a história de como os frades da Ordem dos Dominicanos davam apoio logístico à ALN. Numa época em que marxismo era também sinônimo de ateísmo, a população não poderia sequer sonhar com a hipótese de que os inimigos do regime encontravam apoio naqueles insuspeitos religiosos católicos. Pois os frades escondiam guerrilheiros, facilitavam sua fuga para fora do país, cuidavam dos feridos, guardavam suas armas e material considerado subversivo, e ainda faziam o levantamento de potenciais áreas para a guerrilha rural. Como conciliar fé cristã com ação política revolucionária? Esta é uma das questões que Frei Betto elucida neste livro.

TEXTO DO LIVRO

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Azevedo 09/07/2017

Batismo de Sangue
Recomendável para quem procura entender o que foi a Ditadura brasileira e seu "jeitinho" de torturar adversários. Muitos dos citados no livro estão por aí. Alguns presos em Curitiba outros no Congresso Nacional. História recente do Brasil. Recomendado.
Daniel Rolim 15/11/2017minha estante
Os presos em Curitiba estão lá porque cometeram crimes, já os do resto do Congresso Nacional estão fazendo de tudo para se safarem, pois é isso que mais se faz naquele recinto.
Ademais, pessoas como Marighella queriam desbancar uma ditadura para colocar outra no lugar, projeto de todos os guerrilheiros e da esquerda radical à época. Os moderados, no Brasil, não têm vez.
Falsos heróis como Marighella, Bolsonaro e Che Guevara ditam o ritmo pra juventude e pros aventureiros em política. Gostaria é de ver as pessoas lendo sobre a vida de Alberto Santos Dumont, inventor do avião e de inúmeras outras coisas, ou Thomas Edison, detentor do maior número de patentes de invenção da história, criador da lâmpada e fundador da General Eletric, pessoas que realmente melhoraram a vida de todos nós.

Nena 24/09/2016

Um relato histórico do envolvimento dos freis dominicanos com os movimentos de esquerda. Relata o envolvimento com o líder de extrema esquerda, Carlos Mariguella e toda forma de ajuda q prestavam aos q precisavam fugir do país para refugiar-se. Relata tbém a prisão e tortura desses dominicanos, em especial Frei Tito, q foi brutalmente seviciado pelo delegado Sergio Fleury. Frei Tito foi tão brutalmente torturado q, mesmo depois de solto e exilado na França, desenvolveu problemas psicológicos q o levou ao suicídio. Um livro triste e chocante, em especial na parte q descreve as injustiças, covardias e torturas. Relato histórico e indispensável sobre os rígidos anos q a ditadura reinou no Brasil.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Batismo de Sangue: dominicanos e a morte de Carlos Marighella, de Frei Betto
“O gosto amargo da injustiça queima as entranhas, sangra o coração, exige o conduto político para não perder-se na revolta individual ou na abnegada fatalidade do destino.”
“O segredo da vitória é o povo”.
“Nessa “Organização” – termo pelo qual ficaria conhecido o grupo de Marighella –, “o que vale é a ação” inspirada por três princípios básicos: “o primeiro é que o dever de todo revolucionário é fazer a revolução; o segundo é que não pedimos licença para praticar atos revolucionários, e o terceiro é que só temos compromissos com a revolução”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/05/batismo-de-sangue-dominicanos-e-morte.html

Lucas Louzada 08/02/2013

O Livro deveria ser uma leitura obrigatória para todos os brasileiros nascidos após a década de 80 do século passado. Trata os fatos de uma forma apaixonante e aborda como o cenário político nacional oprimiu, perseguiu e foi influenciado por um modelo de política de uma classe que até então era dominante.
Frei Betto adiciona todo carisma, fé, paixão a luta da revolta armada promovida na época. Refaz dados históricos e apaixonantes como a revolta armada do Caparaó.
Baixando 07/03/2013minha estante
Baixar o Filme - Batismo de Sangue - http://mcaf.ee/6f7g5

Luis 28/10/2010

Fé e Luta.
Um dos mais influentes intelectuais do país, Frei Betto, ao publicar “Batismo de Sangue”, prestou um inestimável serviço à nossa Literatura histórica. Seu relato sobre a caçada implacável a Carlos Marighela e o calvário de Frei Tito, expuseram de forma crua a ainda incômoda ferida dos anos mais duros da Ditadura Militar. Há uma percepção clara de que os abnegados que pegaram em armas contra o governo, no fundo, mais do que uma pretensa guinada comunista, queriam de fato uma sociedade mais igualitária, imbuída dos princípios mais básicos do cristianismo, daí talvez o envolvimento tão radical dos dominicanos com as várias organizações de esquerda do período, em especial com a ANL.
O autor, apesar de personagem central de boa parte dos acontecimentos tratados na obra não se furta a jogar luz sobre a trajetória de companheiros, que em maior ou menor grau, se martirizaram em uma luta, que desde o seu início, se configurava em ato quase suicida.
Não é de todo absurdo, entender “Batismo de Sangue” como a tradução literária do título Glauberiano, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, onde o delegado Sérgio Fleury encarnaria à perfeição o mítico animal em perseguição mortal à Frei Tito. Este último, por sinal, após sofrer as mais terríveis torturas físicas e mentais, sofreria por anos a fio as seqüelas da repressão. A narrativa da perda progressiva de sua sanidade talvez seja o momento crucial do livro. Exilado, distante de sua luta e de seu país, Frei Tito permaneceria em solo francês embora sua alma seguisse encarcerada no DOP’s paulista, sofrendo as sevícias impostas pelo dragão Fleury. A liberdade só viria com o ato extremo. Tito descerrou sua alma enlaçando uma corda no pescoço. Seu martírio terminara.
A aridez daqueles tempos, quando contada com o lirismo de Frei Betto, pode até desencadear em alguns desavisados o sentimento de ter se aventurado sobre as nuvens da ficção. Infelizmente estão errados. Foi tudo verdade.

Baixando 07/03/2013minha estante
Baixar o Filme - Batismo de Sangue - http://mcaf.ee/6f7g5

Lu 16/03/2010

Esse é com certeza um livro que todos brasileiros deveriam ler, infelizmente conta um pouco da nossa historia, uma historia triste, que deveria ser esquecida, mas não deve para não corremos o risco de voltar a acontecer.

Dolfo 01/01/2010

Batismo de Sangue
Um livro surpreendente. As vezes, com uma linguagem polica
de dificil compreensão, contudo, nos revela detalhes incriveis
de uma época conturbada. Comunistas agindo clandestinamente;
Lideres revolucionarios preparando guerrilhas; policia a favor
do governo; torturas na prisão; emboscadas.

Se vc se interessa pelo assunto, este é um livro altamente
recomendado.

Su 06/08/2009

O outro lado da História - A versão de um Frade Dominicano
O livro é um relato dramático.
Frei Betto descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito.
Nele, a grandeza e a miséria da condição humana se alternam em doloroso contraponto.
Faz uma denúncia contra a repressão da ditadura militar e seus métodos covardes e violentos.
Li este livro como leitura requerida na Faculdade, muito antes da idealização do filme (lançado em 2006 - direção de H. Ratton).
Vale a pena conferir... Um importante documento histórico que revela a versão dos "vencidos".

Goldenlion85 18/04/2009

A outra face da Ditadura Militar...
Um livro que mostra a vida de Marighella e a sua morte,
descreve os dominicanos e foca como Fleury foi CRUEL com Frei Tito,
mostra que esses carracos deixam o coração em casa e
vai machucar outros sem pena e nem culpa,
simplesmente um livro pra ser lido e relido,
mostra a realidade cruel que algumas pessoas vivem em outros paises,
e os governos que apesar de se dizerem democráticos são autoritários, em segredo, porém algumas pessoas percebem.
Recomendo

Zuca 17/04/2009

Embora seja triste - triste mesmo foi o tratamento dispensado a pessoas contrárias à ditadura militar brasileira - o livro apresenta algumas passagens belíssimas como as palavras de Frei Beto à Clara, viúva de Marighela.