Batismo de Sangue

Batismo de Sangue Frei Betto

Resenhas - Batismo de Sangue

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Batismo de Sangue: dominicanos e a morte de Carlos Marighella, de Frei Betto
“O gosto amargo da injustiça queima as entranhas, sangra o coração, exige o conduto político para não perder-se na revolta individual ou na abnegada fatalidade do destino.”
“O segredo da vitória é o povo”.
“Nessa “Organização” – termo pelo qual ficaria conhecido o grupo de Marighella –, “o que vale é a ação” inspirada por três princípios básicos: “o primeiro é que o dever de todo revolucionário é fazer a revolução; o segundo é que não pedimos licença para praticar atos revolucionários, e o terceiro é que só temos compromissos com a revolução”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/05/batismo-de-sangue-dominicanos-e-morte.html

Emi 03/07/2021

Forte!
Esse livro me impactou muito, precisamos estudar a história de nosso país para que erros como os que foram contados no livro não sejam repetidos!

Sadrak 20/08/2021

A dor da tortura
Vívidos relatos, entrecortados pela elaboração ideológica das leituras dos fatos vivenciados por Frei Betto e outros companheiros torturados e mortos pela ditadura militar.

Comovente o sofrimento de Frei Tito que em seu martírio afirmou: que era preferível "morrer do que perder a vida".

Ler essa obra nos abre uma janela para um porão dentro do qual nos recusamos olhar. A história precisa ser contada como ela foi, suas dores, torturas, traições, morte; para alertar as gerações presentes do perigo do despotismo e arrogância do poder arbitrário de uma ditadura.
(lidos só 2021 em diante) 26/08/2021minha estante
Essa frase não é do Chaves?

Sadrak 26/08/2021minha estante
Nessa obra, Frei Betto atribui ao Frei Tito, e estou tentado a crer, em face da cronologia dos eventos, sendo que a biografia de Chaves (Hugo?) é mais recente que a da personagem a quem o autor diz pertencer a declaração, foram os idos de meados de 70 do século passado.

Luis 28/10/2010

Fé e Luta.
Um dos mais influentes intelectuais do país, Frei Betto, ao publicar “Batismo de Sangue”, prestou um inestimável serviço à nossa Literatura histórica. Seu relato sobre a caçada implacável a Carlos Marighela e o calvário de Frei Tito, expuseram de forma crua a ainda incômoda ferida dos anos mais duros da Ditadura Militar. Há uma percepção clara de que os abnegados que pegaram em armas contra o governo, no fundo, mais do que uma pretensa guinada comunista, queriam de fato uma sociedade mais igualitária, imbuída dos princípios mais básicos do cristianismo, daí talvez o envolvimento tão radical dos dominicanos com as várias organizações de esquerda do período, em especial com a ANL.
O autor, apesar de personagem central de boa parte dos acontecimentos tratados na obra não se furta a jogar luz sobre a trajetória de companheiros, que em maior ou menor grau, se martirizaram em uma luta, que desde o seu início, se configurava em ato quase suicida.
Não é de todo absurdo, entender “Batismo de Sangue” como a tradução literária do título Glauberiano, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, onde o delegado Sérgio Fleury encarnaria à perfeição o mítico animal em perseguição mortal à Frei Tito. Este último, por sinal, após sofrer as mais terríveis torturas físicas e mentais, sofreria por anos a fio as seqüelas da repressão. A narrativa da perda progressiva de sua sanidade talvez seja o momento crucial do livro. Exilado, distante de sua luta e de seu país, Frei Tito permaneceria em solo francês embora sua alma seguisse encarcerada no DOP’s paulista, sofrendo as sevícias impostas pelo dragão Fleury. A liberdade só viria com o ato extremo. Tito descerrou sua alma enlaçando uma corda no pescoço. Seu martírio terminara.
A aridez daqueles tempos, quando contada com o lirismo de Frei Betto, pode até desencadear em alguns desavisados o sentimento de ter se aventurado sobre as nuvens da ficção. Infelizmente estão errados. Foi tudo verdade.

Baixando 07/03/2013minha estante
Baixar o Filme - Batismo de Sangue - http://mcaf.ee/6f7g5

Luisa 28/08/2020

INCRIVELMENTE NECESSÁRIO
Esse livro mexeu comigo de uma forma que nunca uma leitura fez. O contexto histórico é pesado, incomoda, entristece, mas todo brasileiro deve ler e entender sobre a ditadura e tudo que ela trás para a sociedade como um todo, então só por esse fato já deveria ser uma leitura obrigatória esse livro. Carlos Marighella me emocionou diversas vezes com sua organização de resistência que eu serei eternamente grata, ele me abriu os olhos para como nos esquerda/marxistas devemos falar sobre a igreja e tentar encontrar um meio termo com ela. Sou eternamente grata por todos os freis que resistiram com todas as forças, em especial ao frei Tito, muita gratidão por essa mensagem que você me passou, infelizmente essa resistência teve o custo de sua vida. Sou muito feliz por ter lido esse livro porque ele me abriu os olhos para uma discussão sobre as semelhanças do comunismo com as ideias iniciais de Cristo, e me deu uma base para possíveis futuras discussões refletivas com amigos. Essse livro é incrível!!!!!

Felipe902 17/03/2024

Emocionante
Ditadura nunca mais!!!! Somente isso que eu tenho a dizer acerca desta obra.
Se você ler este livro e não sentir pelo menos uma pitada de angústia, lamento em dizer, mas posso afirmar veementemente que você perdeu a alma.

AISLAN 01/05/2020

Vermelho Sangue
Às vezes, esse livro é escrito para quem já é mais imerso nos conflitos da época do Governo Militar, seja por viver esse período, seja por conhecê-lo através de estudo. Não me encaixo, pois meu conhecimento está muito próximo à superfície e nasci em 1981. Às vezes esse livro é escrito para te mergulhar na dinâmica dos agentes desse período. Agentes. Uns seguiam a vida; uns lutavam contra o regime; outros vigiavam e puniam os demais que "são suspeitos" até que se prove o contrário. Os outros "quebravam" os demais usando diversos recursos violentos. Tortura, método que se materializa em nossaa mente graças à escrita desse livro. Um livro que além de tudo, apresenta Deus como um verbo, para crentes e descrentes. Tive o prazer de lê-lo. De tê-lo como indicador de mais livros. De tê-lo como formulador de ideias a respeito de todos os mundos.

Deb 10/11/2022

Conhecer, para não repetir
Quando dizemos, ditadura nunca mais, é para que não se repita as situações narradas nesse livro e é também para que não voltássemos a viver sob um governo autoritário.
Frei Betto não narra apenas a história de Marighella e do Frei Tito, mas também a de outros brasileiros mortos ou torturados pela Ditadura civil-militar brasileira.
É um livro que contém gatilhos, então caso você não esteja preparada para isso, não leia.
Entretanto vale muito a pena ler. Pois um povo que não conhece a própria história, pode repeti-la.

Lu 16/03/2010

Esse é com certeza um livro que todos brasileiros deveriam ler, infelizmente conta um pouco da nossa historia, uma historia triste, que deveria ser esquecida, mas não deve para não corremos o risco de voltar a acontecer.

Lucas Louzada 08/02/2013

O Livro deveria ser uma leitura obrigatória para todos os brasileiros nascidos após a década de 80 do século passado. Trata os fatos de uma forma apaixonante e aborda como o cenário político nacional oprimiu, perseguiu e foi influenciado por um modelo de política de uma classe que até então era dominante.
Frei Betto adiciona todo carisma, fé, paixão a luta da revolta armada promovida na época. Refaz dados históricos e apaixonantes como a revolta armada do Caparaó.
Baixando 07/03/2013minha estante
Baixar o Filme - Batismo de Sangue - http://mcaf.ee/6f7g5

Snatch 28/03/2021

Abre os olhos
O livro dá um choque de realidade para aqueles que não tiveram um bom ensino de história do Brasil na escola. É triste, tenso, e tomara que nunca mais aconteça.

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
Livro impactante, de cunho biográfico e histórico, "Batismo de Sangue", traz à tona, um dos períodos negros e sangrentos ocorridos na história da política nacional. O presente texto, elaborado por Frei Betto, é altamente profundo e realista, com enfoque na trajetória de vida do célebre político e guerrilheiro Carlos Mariguella, emboscado e morto pelo DOPS, em novembro de 1969. Recomendo apenas aos interessados no assunto.

Zuca 17/04/2009

Embora seja triste - triste mesmo foi o tratamento dispensado a pessoas contrárias à ditadura militar brasileira - o livro apresenta algumas passagens belíssimas como as palavras de Frei Beto à Clara, viúva de Marighela.

Dolfo 01/01/2010

Batismo de Sangue
Um livro surpreendente. As vezes, com uma linguagem polica
de dificil compreensão, contudo, nos revela detalhes incriveis
de uma época conturbada. Comunistas agindo clandestinamente;
Lideres revolucionarios preparando guerrilhas; policia a favor
do governo; torturas na prisão; emboscadas.

Se vc se interessa pelo assunto, este é um livro altamente
recomendado.

CrisVieira~ 29/12/2017