Sou sua irmã

Sou sua irmã Audre Lorde

Resenhas - Sou sua irmã

Cachamorra 12/03/2024

Mais uma inspiração para lutar pelo socialismo.
Esse livro se divide em duas partes e ambas se complementam em uma autobiografia. Na primeira temos uma Andrei apresentando reflexões sobre sua trajetória. Explicando a coerência entre poesia e luta. Toda a primeira parte é incrível e só me fez admirar mais ainda essa mulher.

A segunda parte é ela atrelando sua doença a luta. O câncer é político e a Andrei Lorde está aqui para mostrar porque e porque a luta pela vida (Viver) no sistema capitalista é sinônimo de luta. Entre poesias e um diário de sobrevivência, acompanhamos os últimos dias dessa mulher incrível.

O livro é ótimo. Audreo Lorde é incrível. Não existe hierarquia de opressão.

Carlos.Junior 29/02/2024

6/10
"Sou sua irmã", escrito por Audre Lorde, é uma aula, longa, sobre os comportamentos, costumes, sociologia, antropologia e principalmente de humanismo nas relações humanas que temos contato envolvidos pelas experiencias de vida da autora. Nesta olyra, temos compilado diversos textos, colunas, poemas e obras escritas pela poeta, professora, mãe, mulher negra e lesbica que morreu de cancêr aos XX anos. Tendo uma vida conturbada academicamente, envolvida em protestos e revoltas pelo bem da comunidade negra, lesbica e trabalhadora, podemos considerar Lorde um marco exponencial na criação de uma nova vesão da negritude e da lesbianidade, sendo um resultado maravilhoso da soma das duas. Agora, falando sobre a escrita; Audre possui uma letra cansativa e, muitas vezes, arrastada. Poucos textos realmente dão um choque durante a vasta leituras de sua vida, me senti várias vezes peneirando ouro em um garimpo, claro que há ouro mas o trabalho até chegar nele é tão extenuante e cansativo que demorei trés meses para finalizar de tão chatinho que era.

Jana 16/04/2021

Essencial
Mais um grande soco no estômago da lésbica negra poeta feminista, como ela destaca várias vezes, pois todas essas suas identidades devem ser afirmadas e exaltadas. Umas das mulheres que mais admiro e pretendo ler toda sua obra.

Destaco esse trecho:
"Qualquer ataque contra pessoas negras é uma questão que envolve gays e lésbicas, porque eu e milhares de outras mulheres negras somos parte da comunidade lésbica. Qualquer ataque a lésbicas e gays é uma questão que envolve os negros, porque milhares de lésbicas e gays são negros. Não existe hierarquia de opressão. Não posso me dar ao luxo de acreditar que estar livre da intolerância é somente direito de um grupo específico. Tampouco posso escolher as frentes nas quais devo lutar contra essas forcas da discriminação, onde quer que elas apareça para me destruir. E, quando elas aparecerem para me destruir, não demorará até que apareçam para destruir vocês".

O último capítulo são relatos da sua luta contra o câncer de fígado. É angustiante e ao mesmo tempo admirável ver como ela enxerga essa experiência. Seu amor pela vida e pela luta em prol de um mundo melhor para todos que sofrem com esse sistema branco, patriarcal e heterossexista é um exemplo para todos nós.

ClaudiaMF 07/01/2021

A importância da arte e da espiritualidade
Audre Lorde escreve poeticamente e coloca em cada linha muito de si, de sua força e delicadeza. Este livro nos faz sentir essa força, essa irmandade. O título não poderia ser mais adequado: Sou sua irmã. Ela fala de seus sentimentos de raiva e tristeza quando se trata da violência e da morte de jovens negros, do Apartheid na África do Sul, das diversas opressões não hierarquizadas que vivencia(mos). Mas nossa irmandade se fortalece em seu diário de registro da sua descoberta do câncer no fígado, que sentimos, sofremos, como ela. Sempre uma leitura maravilhosa, como cartas trocadas entre irmãs.

suy 01/11/2020

"Me fortaleceu lembrar que eu poderia passar a vida inteira em silêncio e então morrer, acabou, e nunca ter dito o que queria dizer, por causa da dor, do medo... Se esperasse estar certa antes de falar, estaria mandando pequenas mensagens cifradas num tabuleiro Ouija, reclamações do além. De fato, sinto que, se o que tenho a dizer está errado, então alguma mulher se levantará e dirá: “Audre Lorde estava errada”. No entanto, minhas palavras estarão lá, algo para ela debater, para incitar a reflexão, a atividade".