Almond

Almond Won-pyung Sohn

Resenhas - Almond

writtenbybe 17/04/2023

Emocionante
Este livro já estava há tempos na minha lista de leituras por ser uma indicação do namjoon (do bts) mas decidi adiantar a leitura ao saber que o yoongi (também do bts) está prestes a lançar uma música que, aparentemente, foi inspirada nessa história. e que bom que fiz isso!

eu não esperava muito da história, apesar da premissa super interessante, mas foi muito melhor do que eu imaginava. ironicamente, todo o enredo é recheado de emoções e sentimentos diferentes, vai do medo ao amor, em suas diferentes formas e expressões, e apesar das tragédias, é fácil sentir um quentinho no coração ao se aprofundar na maneira em que o personagem principal enxerga a vida e as pessoas, e também tenta entendê-las ao mesmo tempo que desvenda em si mesmo o que é ser, o que é a vida, e o que está no meio.

é uma leitura que segue sem impedimentos, a escrita da autora sendo macia, mesmo quando dói, e a narrativa fácil de digerir, apesar de mexer muito com a gente. feliz por ter lido!
May 19/07/2023minha estante
Tô lendo agora e simplesmente não consigo parar. Qual a música inspirada?

writtenbybe 20/07/2023minha estante
a música se chama amygdala!

gabi 02/05/2021

Não gostei muito

Achei a escrita da autora excelente e quero muito ler os próximos livros dela, mas esse não foi pra mim. Eu gostei da ideia geral e dos assuntos que a autora trouxe, mas ficou parecendo um livro muito "fácil"e tudo foi resolvido como um conto de fadas, não consegui me conectar com a história. Queria muito ter amado :(

misy 01/10/2022

"por fim, me tornei um humano."
leiam almond!!
trata-se da história de yunjae, um garoto que não possui sentimentos devido à uma condição cerebral, chamada alexitimia. entretanto, percebe-se, na narrativa, que ele possui muito mais humanidade do que as outras pessoas, uma vez que, constantemente, questiona sobre a indiferença dos humanos perante diversos acontecimentos e sobre a concepção de que temos um "manual" de como devemos reagir em certas situações.
li porque vi o yoongi e o namjoon com esse livro no "in the soop" (gosto literário magnífico, agradeço eles pela recomendação) e a sinopse me atraiu. a escrita é fácil de entender, a história é interessante e te envolve, fazendo você mergulhar, junto com o protagonista, nas reflexões acerca do mundo e suas hipocrisias.

"Dr. Shim estava certo ? ser comum era o caminho mais complicado. Todo mundo pensa que "comum" é fácil e tudo, mas quantos deles realmente se encaixariam na chamada estrada lisa que a palavra implica?"

a amizade do gon e do prota foi um acontecimento tão complexo, tão confuso, contudo, ao mesmo tempo, tão confortante de se ler... o gon só precisa ser entendido, assim como o yunjae.
sinto que não falamos o suficiente sobre a dora!! fiquei toda bobinha quando eles começaram a gostar da presença um do outro. o dr. shim também foi um dos personagens fundamentais para o yunjae

rafagoncalvess 06/09/2020

Real, intenso e bonito
O livro consegue tocar nos sentimentos do leitor. Apesar do protagonista possuir problemas em sentir, ao ler, é possível fazer isso por ele.
O enredo aborda os problemas da humanidade, aos olhos de quem não entende ou sente o que está ao seu redor.
Ao decorrer do livro, foi incrível ver o relacionamento entre Yunjae e Gon, além da trajetória do protagonista.
Recomendo muito.

Gabi1568 25/08/2023

Nem sei o que falar
Sabe aquele tipo de livro que quando você termina, deixa um vazio em seu coração? Pois é.

Essa é a história de Yunjae, que é naturalmente incapaz de sentir emoções ou sentimentos, e Gon, que, dentre todas as pessoas, começou a ser amigo dele.

Não é que o livro seja "extraordinário", entenda bem. Mas ele tem algo... Alguma coisa que me fez sentir tão conectada...

O protagonista conquistou um pedacinho do meu coração rapidamente, e eu me senti de alguma forma ligada à história.

A cada capítulo, eu me sentia mais e mais cativada e imersa.

Eu quase chorei em alguns momentos, e sinto que não queria ter terminado a leitura. Vai ficar em mim para sempre.

Uma coisa que eu amei aqui foram os capítulos curtos, cada um com apenas 2 ou no máximo 3 páginas, e isso deixa a dinâmica da leitura bem melhor como um todo.

Eu recomendo a todos, realmente.
Mariah__lice_ 25/08/2023minha estante
Me deixou muito curiosa!!!! Vai entrar pra minha lista ??

dmitrivileheart 16/04/2022

relação amigos que eu amo ?

adorei ainra maie depois de ler oq a autora colocoi no final e concordo q esse livrk fez esse papel muito bem

tem um ambiente muito leve mas nas entrelinhas tem uma tristeza e melancolia desconuecidas pro personagem mas nunca ignoradas e ele nao reconhecer, compreender os proprios sentimentos nem de si mesmo e nem dos outros contribuiu para um senso de empatia e de ambientação melhor do q muito livto com personagens emocionados

o desenvolvimento foi lento e foi certo ter sido assim, é muito bonito ver ele enxergando mesmo sem saber de um jeito novo e mesmo q ele mao relacione isdo a um sentimento, é mais uma sensação que sai atr das paginas do livro, acompanha-lo foi tocante, as vezes bem engraçado e outras vezes bem triste

a relaçdo dele com outtos persknagens é sempre muito interessante e divertida de acompanhar, como ele sempre carrega a lembrança da mãe e da avó e de como ele tenta atraves dessas relações que ele cria mostrat nao so pra elas mas tbm aos leitored de como independente de tudo ele ainda é um ser humano

e a amizade q ele cria com um outro personagem é o exemplo peefeito disso, como q ele consegue ficar amigo de alguem tso diferente e mesmo assim sacrificar tanto pelos dois

pra mim nao ha melhor intençdo da aitora do que essa que ela cplocou no final

o jeito que ela escrece é suave e tocante, rápido e facil de ler e uma leitura que acho q seria lebal dar uma chance

Jackie! 19/04/2023

Transborda Sentimentos
Eu nunca imaginei um livro narrado por um personagem incapaz de sentir qualquer emoção, me causar tantos sentimentos.

A história é cheia de camadas, abordando situações que eu particularmente nunca imaginei como seria passar por elas. Lidando com traumas e o luto de diversas maneiras e condensando tudo em um cenário protagonizado por um jovem extremamente intrigante, a autora foi capaz de entregar uma narrativa comovente.

mariana 22/03/2022

Gostei mas não gostei?
Até o meio do livro eu não tava entendendo qual era o propósito daquilo tudo e aí chegou no final e até entendi mas fiquei com a expectativa de que fosse ter algo a mais, devido o tamanho do problema. Ou talvez eu só não tenha me conectado com o enredo e com os personagens mesmo.

Dai ;) 04/06/2023minha estante
???

Arken 19/02/2022

Extraordinário.
Um livro com narrativa simples sobre a vida de um adolescente um tanto singular: ele é incapaz de sentir ou reconhecer sentimentos. Apesar disso, Yunjae tem uma visão muito lógica e clara da vida. Ele é completamente racional e analítico. Porém, com a ajuda da sua mãe e avó (duas doidinhas apaixonantes e divertidas!) acabou se tornando um ser humano maravilhoso, que busca compreender o próximo com uma paixão incalculável. E, apesar das reviravoltas, ele permanece fiel a si mesmo - sem qualquer vergonha ou ódio por ser como é - e também fiel à aqueles de quem sabe que ?gosta?. ?
É aquelas histórias que atingem super fundo na gente.
Com certeza já é um dos meus favorito da VIDA e irei reler muitas vezes.

celinha6 16/12/2022

oi namu ta feliz?
li por conta do bts, n lembro qual integrante que leu. se foi o yoongi ou o namu que me fez ir ler, mas isso n importa.

é uma história curta e apesar disso jamais diria que é tranquila. é desconfortável e em certo momentos é bem triste.
tem muita coisinha por trás que vale a pena ler.
vivi 03/01/2023minha estante
vou começar a ler por causa deles tambémmmm

Luciana 15/04/2023minha estante
os dois leram no primeiro in the soop

Samara 23/12/2022

Facinho de ler e história legal
Gostei. É um livro fácil de ler e envolvente. Interessante ver como as emoções tem um papel importante nas relações entre as pessoas. Mesmo sem emoções Yunjae é um garoto maduro e o seu modo de pensar e responder me cativou. O final achei meio devagar mas eu gostei, pelo menos algo bom aconteceu :)

yas :) 09/05/2021

Meu livro favorito!! Senti tudo por ele, a falta de delicadeza é o que deixa a narrativa tão profunda, vou guardar esse personagem comigo pra sempre

mazemh 29/04/2022

?life takes on various flavors as it flows ...?
Comecei a ler esse livro após ter visto os namgi lerem no in the soop. A curiosidade bateu e cá estou haha.
Almond apesar de ser um livro relativamente de poucas páginas precisou de mais tempo do que eu costumo pra encerrar as minhas leituras, e que bom que foi assim!!
Em Almond nos deparamos com a história de Yunjae, um menino que nasceu com uma condição que o impedia de sentir emoções. Apenas isto é o suficiente para mergulharmos numa história de aprendizados, amizades, amadurecimento e reviravoltas. Almond foi uma grata surpresa em meio às minhas descobertas pela literatura coreana, e ironicamente diferente do personagem principal me vi cercada de emoções a cada avanço de página. Àquilo que demorei a entender depois de um tempo passou a fazer sentido assim como foi pra Yunjae.
??

bmeetsevil 17/09/2020

Perfeito
Almond é lindo de se ler. Apesar de ser uma leitura simples, sem muita elaboração, e ser contada pelo ponto de vista de uma criança incapaz de expressar e sentir emoções, é incrível as sensações que te passa.
Eu amei demais ver a relação do Yunjae com a mãe e a avó e depois com o Gon e Dora.