Joca e Os Caras

Joca e Os Caras Fabrício Fonseca

Resenhas - Joca e Os Caras

Nathy @peculiareslivros 19/08/2021

Gostei
Um livro leve, que trata de vários assuntos importantes de forma consciente, inclusive com notas do autor sobre.

Vale a pena a leitura para quem gosta de YA aquileanos.

James Ratiere 06/05/2021

Histórias LBGTQIA são puro amor
Eu não me imagino num mundo onde eu possa fugir pra páginas assim. E aqui já fica o agradecimento ao Fabrício Fonseca por ter uma escrita tão sensível e instigadora. Eu realmente entrei no seu livro, vivi junto com Joca, Jão e os Caras.
Escrever sobre a periferia e sobre nossas vivências é fácil, e o pior, abrir a mente das pessoas para a ideia de que na favela/comunidade/periferia, grande parte das pessoas são iguais a qualquer um, elas apenas não têm oportunidades melhores por que se tivesse estar ganhando o mundo mais rápido.
Nosso povo faz sua história, e dá sua história cultura. É esse livro vai contra todo o preconceito, racismo e xenofobia. Além de refutar qualquer ser que fale que na favela não existe cultura, arte...
Fabrício, você é demais! Obrigado por mais esse livro, como já te prometi, vou ler os outros!

Oceano 27/02/2021

Muito bom!
Não tive grandes ambições com Joca e Os Caras, só queria um livro leve e com romance entre garotos, e Fabrício me entregou exatamente isso. Os personagens são todos muito carismáticos e vale muito à pena a leitura. Nota 10!

Digs 29/01/2021

Uma aventura imatura com temas maduros
Joca é um garoto rico que vai estudar em uma escola pública, lá conhece os caras que mudam sua vida pra sempre. É gostoso nesse livro personagens tão ricos e cativantes, aprendendo coisas sobre a vida, entretanto algumas coisas acontecem rápido ou fáceis demais. O livro escolhe abordar algumas minorias e faz isso bem, apesar de alguns erros (até tem pedidos de desculpas então tá tudo bem), mas sinto que algumas coisas não tem certa profundidade, acabam não nos sensibilizando. É um livro infanto-juvenil que cumpre seu papel.

Giovana Monteiro 17/01/2021

Super divertida
Comecei o livro sem saber muito o que pensar sobre o livro e a história, mas o livro mostra uma diferença surreal de classes e que Joca a partir do momento que se insere naquele lugar, aprende muito e ensina muito também para os seus novos amigos.
Ver a amizade deles e todo o carinho e companheirismo é muito lindo de acompanhar.

lewhoviana 11/12/2020

Diversão garantida
Foi um estilo diferente diferente, mas o humor presente deixou a experiência mil vezes melhor!! Joca, para mim, é meio burro e vive numa bolha gigantesca! Fico feliz que ele teve a oportunidade de sair dessa bolha, conhecer amigos de verdade e se apaixonar.
Fabrício Fonseca criou uma trama gostosa de acompanhar, digna de um comedia romântica produzida pela Netflix (sinto que estão perdendo a oportunidade), todos os conflitos por mais pequenos que fossem foram resolvidos, até aqueles simples.
Adoraria ver como os Caras viveriam pós-escola e o futuro do Instituto.

luiza 22/11/2020

Por mais que tenha amado o livro, dei 4 estrelas porque apresentou uma visão binarista da bissexualidade (mesmo que o autor tenha se desculpado e explicado de forma didática no final do livro), fora isso, li o livro super rápido e amei ver a representatividade de uma sexualidade multi.

Biel 19/11/2020

Faz tempo que não leio um livro nessa velocidade. A história te prende demais, é engraçada, real e necessária.
Acabei me apegando rápido demais aos personagens e me ligando demais a eles, mas também achei que os gêmeos e o Malvim podiam ter tido mais foco e mais diálogos com o Joca, principalmente os gêmeos.
A história trata de tantos assuntos importantes de uma forma nem um pouco forçada.
Teve momentos em que achei o Joca um personagem meio genérico mas era uma sensação que durava pouco tempo.

quase putinha da literatura 23/10/2020

um olhar diferente
a visão que este livro traz da classe alta para a classe média é magnífica, criticando a forma de viverem com mais e a classe média/baixa com menos, no entanto a reviravolta que a história da é incrível, onde o protagonista vai aprendendo e lidando com sua nova rotina de viver.
o romance incrível e fofo, que me faz querer ter um relacionamento haha

Isa 17/08/2020

João Carlos (ou Joca) é um garoto rico e meio sem noção que, por causa de uma nota baixa, é obrigado pelo pai a estudar numa escola pública na periferia da cidade. Nessa escola ele conhece Os Caras, um grupo de garotos que acabam se tornando amigos do protagonista.
Joca e os Caras é um livro muito bem-humorado, não foram poucas as vezes em que me peguei rindo das tiradas do Joca. Isso acaba trazendo leveza ao tratar de assuntos sérios como a realidade de moradores de periferia e as dificuldades desses dentro e fora da escola.
Além da escrita gostosa que nos faz ler o livro num piscar de olhos, algo que sempre me conquista nos livros do Fabrício são os grupos de amigos. Nesse não foi diferente; é incrível acompanhar o Joca se aproximar dos Caras e ver a amizade entre eles crescer a medida em que se ajudam.
Como se não pudesse ficar mais perfeito, o livro ainda é recheado de referências musicais e conta com uma playlist foda.
Entre batalhas de rima, exaltação ao mingau e um pouquinho de romance, a gente assiste o crescimento dos personagens e se apaixona cada vez mais pela história.

Bia - Resenha de Unicórnio 19/07/2020

Incrível!
Mais uma vez, Fabrício escreveu tudo que eu nem sabia que precisava ler! Adoro a forma como ele fala de coisas importantes com humor e eu ri em situações que eu realmente não deveria ter rido, mas não teve como! Adorei as referências e a playlist do livro é perfeita!

Marcela 04/07/2020

Rir, chorar e aprender
João Carlos sempre teve tudo que alguém poderia querer. A melhor escola, roupas caras, celulares, computadores e festas; tudo do bom e do melhor. A única condição é que ele mantenha suas boas notas - então, quando tira uma nota a baixo da média, sua punição é abandonar o colégio interno e ser matriculado no São Judas; uma escola publica na periferia da cidade.

Preciso começar dizendo que essa foi uma leitura muito gostosa! A escrita é leve e o Joca é um protagonista muito engraçado- mesmo no inicio, enquanto ele ainda está "vivendo no próprio mundo", é impossivel não rir com suas trapalhadas.

Os outros personagens, "Os Caras", são um grupo completamente maravilhoso. Cada um com sua personalidade, dão um toque a mais à leitura, eles com certeza foram a melhor parte do livro pra mim. Isso além da maneira como eles trazem a cultura e a vivência do meio em que vivem. Mas fica também minha mensão ao pai do Joca, que me surpreendeu muito de forma positiva durante a leitura.

Outro fator que me prendeu demais no livro foi o fato de eu me identificar muito com a história em si. Sair do ensino fundamental para uma escola publica e maior, com pessoas diferentes, é algo que marca demais e com certeza é uma experiência que abre os olhos. Então foi praticamente impossível para mim não me relacionar tanto com Joca quanto com Os Caras.

Uma questão que envolveu esse livro foi um errinho na definição da sexualidade do personagem principal, mas o autor foi extremamente atencioso ao fato e se desculpou com os leitores, o quê - pelo menos para mim - deixou a experiência com o livro bem especial

Joca e Os Caras trata de tantos assuntos importantes que é quase impossível contar. Desde o choque entre realidades opostas, até a vida e a cultura que vem das periferias e é praticamente invisível para uma boa parte das pessoas. Também temos aqui um exemplo incrível de como usar do seu privilégio para mudar vidas e ajudar as pessoas que não tem; tudo isso arrematado em uma história sobre amor, lealdade e a importância das amizades

Eita Já Li 29/06/2020

Dei boas gargalhadas! E amei Os Caras!
Eu ainda não havia tido contato com nenhuma das obras do Fab, por mais que eu conhecesse ele e claro ouvisse vários elogios aos livros dele, surgiu a oportunidade de ler Joca e claro que eu não iria perder a oportunidade não é mesmo? Logo que foi possível comecei a leitura do livro.

Eu gostei bastante da forma como o Fabrício desenvolve toda a história, a leitura é super fluida eu li basicamente metade do livro e nem sequer reparei nisso. Eu dei tanta gargalhada com esse livro como dava há muito tempo com outro livro! Achei algumas escolhas/resoluções muito fáceis, principalmente se tratando do pai de Joca, mas, isso não é um problema para a narrativa.

Eu tive um pouco de ranço com o Joca no começo, mas com o passar da história eu só conseguia achar engraçado as situações e as reclamações dele, ele é um personagem muito fácil de gostar e criar empatia. Adorei todos os personagens secundários, Jão é simplesmente um encanto, um amigo leal e atencioso. Eliza PERFEITA — gif da Pabllo Vittar no Rock In Rio — a garota me ganhou no momento que apareceu ela é divertida, inteligente e acima de tudo humilde. Mas posso ser sincero? Eu me apaixonei pelo Cascavel, será que devo me preocupar? kkkkkkkk

Eu adorei a forma como a amizade foi trabalhada no livro, achei tudo muito divertido e verdadeiro. Adorei também o fato de Joca ser um aventureiro culinário, eu amo livros que os personagens tem várias experiências culinárias e eu recebi tudo isso! Eu realmente gostei demais dessa leitura, me diverti, em certos pontos de identifiquei, em outros revirei os olhos pro protagonista e eu sou o tipo de leitor que adora quando o livro me causa vários sentimentos e emoções.

site: https://eitajali.com/