Valentes

Aryane Cararo

Resenhas - Valentes

Carolina 17/05/2023

Todos deveriam ler
Imagina você ter que abandonar tudo que você conhece, sua familia, casa, amigos, trabalho, porque voce corre risco de vida. Você foge para um país completamente novo e estranho, com uma lingua que você não fala, cultura diferente, e nem sempre com uma recepção calorosa. Essa é a realidade de inumeros refugiados. Este livro retrata um pouco da historia de uns. Conta tambem a historia dos seus paises e com estatisticas e graficos explicativos. A realidade triste de muitos paises. Devemos largar preconceitos e acolher essas pessoas.

JonBugDuarte 27/11/2022

um livro cruel e verdadeiro, mas com um pouco de esperança
novamente um livro que li pela escola, e novamente eu gostei, finalmente n tô lendo mais livros estilo aquele do Cibermundo, que eu não gostei. Enfim, sobre Valentes, o que eu mais gostei do livro foi que mostra relatos sobre as guerras, e não apenas números, o que deixa tudo mais real, como se pudesse acontecer com alguém próximo, deixando de ser apenas pesquisas e gráficos e se tornando pessoas, mostrando as dores que as guerras trazem. É muito bom ver que diversas pessoas conseguiram sair de tragédias, mas triste pensar que muitas ainda não estão nem perto de ver a tortura acabar.

Minha Velha Estante 10/03/2021

Mais do que nunca, falar sobre refugiados tem sido um tema atualíssimo, apesar de continuar controverso.

Mas afinal, quem pode ser considerado refugiado? Segundo as jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto, responsáveis pelas pesquisas que deram vida a esse livro fantástico e com bases nas leis brasileiras, refugiado é a pessoa que abandonou seu país em busca de segurança, fugindo de conflitos ou abusos graves aos direitos humanos, que sofre perseguição por raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas e que esteja fora de seu país.

O que a gente precisa ter em mente é que o refugiado não quer sair do seu país em busca de algo melhor, ele é impelido, obrigado a sair principalmente por conta de perseguições relacionadas a raça, religião, nacionalidade, identidade de gênero, orientação sexual ou opinião politica; mudanças climáticas, guerras e catástrofes também podem ser a causa da migração.
E ainda que o Brasil tenha uma das legislações mais modernas relacionadas ao tema, a política de acolhimento responsável por receber essas pessoas e fazer com que se sintam em casa, ainda deixa muito a desejar. Isso sem falar do preconceito de grande parte da população que não vê a chegada de refugiados com bons olhos.

Valentes vai usar a história de pessoas reais, vindas de todas as partes do mundo, em diversas épocas e por motivos variados, que se estabeleceram em nosso país, para mostrar ao leitor a realidade da migração e sua importância para todos os envolvidos. E, através de infográficos, vai contar parte da história da humanidade através dos momentos de maior migração populacional. Assim, o livro é uma oportunidade para jogar por terra todos os rótulos, barreiras e preconceitos impostos a essas pessoas.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/09/valentes-duda-porto-de-souza-e-aryane.html?m=1

Leitora Viciada 01/03/2021

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
Em novembro de 2017 as jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza publicaram pela Editora Seguinte, o selo jovem do Grupo Companhia das Letras, um projeto inédito no país, que alavancou uma série de lançamentos semelhantes nos meses seguintes: Extraordinárias: Mulheres Revolucionárias do Brasil. Com um time de ilustradoras brilhantes, a obra mostra como quarenta brasileiras mais quatro "abrasileiradas" participaram ativamente na construção do Brasil, em educação, arte, direitos humanos, indígenas e trabalhistas, justiça, política, medicina, urbanismo, meio ambiente, igualdade de gênero, esporte. Extraordinárias se tornou um tesouro para mim, tanto que ao saber que a dupla publicaria mais um livro pela Seguinte, também de não ficção, dnão hesitei em colocá-lo na minha lista de desejos antes mesmo do lançamento.
Publicado em agosto de 2020, a Companhia das Letras me enviou um exemplar para resenha no blog e, assim como Extraordinárias, Valentes: Histórias de Pessoas Refugiadas no Brasil, o livro físico está lindíssimo! O formato é grande (20 por 25 centímetros) e capa, quarta capa e orelhas são em papel brilhoso com efeito metalizado em um dourado muito bonito, e ilustrações foscas. Esta edição conta ainda com o marcador de páginas destacável na orelha, páginas brancas e as ilustrações muito ricas e coloridas.
A diagramação e o projeto gráfico são fantásticos, pois são muitos mapas, esquemas, infográficos, citações, tabelas e complementos. Tudo claro, organizado, didático e colorido, transformando o livro em uma ferramenta poderosa e muito atraente para se aprofundar no tema. A equipe de revisão, preparação, pesquisa e consultoria realizou um trabalho perfeito. As ilustrações e letreiramento são de Rafaela Villela, que realizou um trabalho primoroso e caprichado.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> www.leitoraviciada.com

site: https://www.leitoraviciada.com/2021/01/valentes-historias-de-pessoas-refugiadas-no-brasil.html

Brener.olr 15/02/2021

Valentes ?
Estou simplesmente encantado pelo trabalho da Aryane Cararo, Duda Porto e Rafaela Villela. Posso dizer o quão necessário esse livro é quanto ao combate à desinformação sobre pessoas refugiadas e, consequentemente, a xenofobia. Principalmente nessa era caótica que vivemos, em que cargos de tanta importância utilizam de fake news para desconstruir a verdade e endossar discursos de ódio. O livro é incrível e visualmente muito agradável. As ilustrações da Rafaela Villela são impecáveis e trazem um balanço adequado para a carga de informações. É um livro esclarecedor sobre uma pauta tão pouco discutida e traz informações que precisam ser difundidas. Revigora a importância da luta por políticas públicas de reintegração de muitos dos refugiados que não são devidamente acolhidos no Brasil e vivem a margem da pobreza e da exploração. Fiquei muito feliz de aprender sobre os refugiados e sobre crises que eu não fazia ideia que existissem. E o mais gratificante de tudo, foi conhecer um pouco da história e da força de muitos dos Valentes que se reergueram apesar de todas as adversidades.

Leitura mais que necessária ??

Ana 31/12/2020

Já tive contato com a escrita de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo em 2018, através do livro Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil. Dois anos depois elas aparecem, como quem não quer nada, com uma obra tão maravilhosa quanto, o Valentes: Histórias de Pessoas Refugiadas no Brasil. A partir da visão das jornalistas, conhecemos algumas pessoas que, por diversos motivos, decidiram — ou praticamente foram obrigadas — a iniciar uma nova jornada no Brasil.

Acho que nunca vou cansar de me surpreender com a escrita de Duda e Aryane. Me impressiona muito como elas conseguem trazer uma narrativa leve para temas tão importantes. Logo de cara temos um apanhado geral da história do refúgio no Brasil e no mundo, com direito a gráficos, mapas e dados para entendermos como esse mecanismo, que é regido por lei, funciona por aqui.

De acordo com o Ministério de Relações Interiores, é refugiado "todo indivíduo que sai do seu país de origem devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas imputadas, ou devido a uma situação de grave e generalizada violação de direitos humanos no seu país de origem". Assim, antes de nos apresentar as histórias de vida de várias pessoas que escolheram o Brasil como novo lar, independente do motivo, as meninas mostram os conflitos existentes em seus países de origem que os levaram a tomar essa decisão.

Por exemplo, conhecemos muito sobre a crise na Ásia, principalmente em países como o Vietnã, a Síria e a Palestina... Mas vocês já pararam para pensar o porquê de africanos, europeus e até mesmo nossos amigos latino americanos precisarem se refugiar no Brasil? São conflitos pouquíssimos comentados, mas que mudam o curso da vida de inúmeras pessoas. Através do Valentes, podemos conhecer um pouco mais sobre eles e ouvir a voz de quem precisa ser ouvido.

Assim como Extraordinárias, Valentes é cheio de detalhes, ou seja, não é uma obra para se ler rapidamente. Cada personalidade retratada por Duda e Aryane é natural de um país diferente, cada um com seus conflitos diferentes, então são muitas informações para se absorver de uma vez só. Classifico Valentes como uma enciclopédia sobre o refúgio, que, inclusive, seria ótima para ser debulhada nas nossas escolas, para ensinar nossas crianças e jovens, para combater a xenofobia.

E sim! Pode ser difícil acreditar, já que o Brasil tem uma fama enorme por suas características acolhedoras e multiculturais, mas a realidade é que existe muito preconceito por aqui. Quantas vezes ouvimos ou lemos frases como: "Eles roubam o trabalho dos brasileiros" ou "refugiados são criminosos e terroristas"? Mas quem fala isso provavelmente não faz ideia de que, em 2017, os imigrantes representavam apenas 0,31% de todos os empregados no Brasil... E que, na maioria das vezes, nosso país acolhe inúmeras pessoas que fogem do terrorismo. Ou na verdade as pessoas até saibam, mas preferem manter a falta de caráter, né?

Ah, é impossível falar da grandiosidade desse livro sem citar Rafaela Villela, autora das ilustrações maravilhosas que compõe tantas histórias e que vocês podem ter um gostinho através das fotos que ilustram essa postagem.

Sendo assim, Valentes possui inúmeros pontos positivos, o que inclui mostrar e encarar a dura realidade dessas pessoas que estão simplesmente atrás de um caminho melhor. Para criarmos um ambiente igualitário, livre de preconceitos e realmente acolhedor, precisamos quebrar esses paradigmas sobre os refugiados, e posso afirmar que essa obra tão rica é um enorme facilitador.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Dani 15/12/2020

?Não existem pessoas ilegais?
?Não existem pessoas ilegais, existem pessoas indocumentados, mas humanos nunca serão ilegais?
Uma das frases mais marcantes para mim, o livro é perfeito, adquiri o livro achando ser um livro sobre histórias apenas mas ele conseguiu ser melhor ainda,com uma escrita leve e didática você consegue entender os contextos da história de cada um, se emocionar tendi um show de empatia! Além de desmistificar várias fake news com relação a isso e explicar sobre assuntos que são muito pouco ou quase nada falados como os conflitos em territórios africanos, pobreza e estupros, tudo em um livro muito bem ilustrado e representado, pra mim Valentes é um livro que toda pessoa deveria ler!

Debyh 06/12/2020

“Valentes” tem um tema que gosto de ler que é sobre sair do seu país e ter que viver em outro, ou seja, sobre viver refugiado. Me interesso por ler sobre histórias do tipo, já li várias, talvez por isso eu tenha achado este livro só mediano já que eu vinha com uma bagagem literária sobre o tema.
O tempo todo em vários lugares do mundo muitas pessoas são obrigadas a abandonar sua pátria, muitas vezes por uma questão de sobrevivência, e assim precisam começar um novo lar em outro lugar. Em Valentes conhecemos as várias histórias de muitas pessoas que vieram de diversas partes do mundo para o Brasil, tentando sobreviver.
completa: http://euinsisto.com.br/valentes-duda-porto-de-souza-e-aryane-cararo/

site: http://euinsisto.com.br/valentes-duda-porto-de-souza-e-aryane-cararo/

Michel 01/11/2020

Fundamental para combate ao preconceito
Vi esse livro no stories de uma influencer e quis comprar para aprender um pouco mais sobre o movimento imigratório no Brasil.

A leitura do livro imprescindível para entender um pouco mais os refugiados no Brasil.

É contada histórias de varios refugiados no país, que nos permite enxergá-los como seres humanos individuais com seus próprios nomes e histórias.

Bia 28/10/2020

Perfeito!
Valentes é um livro de não ficção que traz muito. Ele é rico pois consegue fazer com que o leitor entenda os motivos que levam uma pessoa a abandonar seu país e ter a condição de refugiado em outro.
Resenha completa em breve no Clã dos Livros