Escola de Mulheres

Escola de Mulheres Molière

Resenhas - Escola de Mulheres

moumouclair 07/06/2021

Atualíssimo
Eu gostei muito de ler esse livro! Uma experiência totalmente nova e surpreendente. Uma sátira (n diretamente ao machismo, por conta da época, mas hj poderia ser considerada) escrita em 1662! Acho incrível como pode se conhecer, por meio da escrita, pessoas q viveram há tanto tempo.

Ana 07/06/2021

Muito bom e crítico.
Apesar de conseguir ver e identificar elementos da comédia, não achei que se encaixa tanto no gênero quanto as outras que li do autor (Tartufo e O Doente Imaginário). Entretanto, isso não prejudicou a denúncia sobre costumes e personagens da época.

Renata 26/05/2021

Escola de mulheres
Uma leitura fácil e rápida.Fiquei indignada com o domínio masculino sobre as mulheres.Arnolfo fez de tudo para prendê-la,e seu plano deu errado.E o final é sensacional!Super recomendo esta leitura.

Bruna 30/04/2021

Me surpreendi com este livro. Curto mas com diversos temas da atualidade, bem como: relacionamento abusivo, submissão, etc. Gostei.

Beatriz.Linhales 02/04/2021

Comédia satírica e seus representantes
Molière era o cara. Uma história louca de vida talvez tenha sido a razão de tantas criações bizarras.
Eu amo Escola de Mulheres e esses dias li de novo e lembrei que nem tinha feito resenha sobre...
Acho que o ponto principal que faz com que seja um clássico, é a inversão de valores. No final das contas, todos os problemas apresentados na história se viram contra quem os cria... Arnolfo é um paranóico e é delicioso poder achar esse personagem ridículo com licença do autor.
Sinto que a construção de personagem de Molière, tão certeira, não bloqueia o lado criativo de fantasiar personalidades pra cada papel, mas sim expande nossos olhares pra essas criaturas tão cheias de meias verdades sobre o mundo.
Cada um com seu problema, e cada leitor/expectador com TODOS os problemas. Eu amo me ver completamente vulnerável e me identificar com personagens tão ridículos e inseguros.
Foi a minha primeira de Molière, mas Tartufo já está na minha lista... vamos ver o que mais esse francês ácido nos guarda ;)

Camilla Tavares 01/04/2021

Escola de mulheres
Não faria a resenha se não fosse pelo desafio do skoob. Li a peça pra um trabalho escolar com uma amiga, gostei da experiência e da reviravolta do final.
Beatriz.Linhales 02/04/2021minha estante

Rayane469 30/03/2021

Novas experiências
Não costumo ler livros neste estilo. Mas, estou gostando e surpresa comigo mesma.

"Escola de Mulheres" foi um livro totalmente diferente dos demais que já li. É triste ver a submissão das mulheres desde muito tempo. Mais triste ainda é que isto tenha deixado vestígios até hoje.

O pânico de Arnolfo de ter "a testa enfeitada" é o pânico de muitos homens até os dias de hoje. Arnolfo para mim representa o homem com a mente fechada e totalmente dentro dos padrões de pensamento arcaico.

A força e argumentação de Inês me surpreenderam de fato. Em um livro que claramente mostra "submissão da mulher" através de Arnolfo, a imposição de Inês foi realmente surpreendente.

Alguns trechos que destaquei:

"Na tua cabeça, é evidente, existe a certeza de que os chifres são o adorno infalível de qualquer matrimônio."

"Aprende agora: aceitar caixinhas, escutar o canto desses lindos canários, deixar que eles te beijem as mãos todos languentos e façam estremecer teu coração é um pecado mortal, um dos maiores pecados que pode haver."

"Alguém pode acreditar que as chamas da paixão têm um efeito inacreditável sobe a a-ação humana?"

natalya 05/02/2021

Escola de mulheres
Sabe aquele final que você nunca imaginaria e pá, acontece?! Escola de mulheres é assim. Arnolfo nadou nadou e morreu na praia, tentou de tudo pra ficar com Inês, tentou obriga-la a fazer o que ela não queria e, no fim, ele recebeu o que merecia. Leitura rápida e prazerosa!

Divina Comedia Humana 02/01/2021

Questionário sobre ?A escola de Mulheres?.
1) O que você achou da obra? Apresente resumidamente as suas impressões.

2) Caracterize as seguintes personagens:

a) Arnolfo ou Senhor de Vendaval
b) Crisaldo
c) Os criados Alain e Georgete
d) Inês
e) Horácio

3) Para manter Inês na inocência, Arnolfo deixou-a aos cuidados de dois criados simplórios. Como esses ?aliados? contribuíram para o ?sucesso? de seu empreendimento?

4) Qual a função na trama do apelido pomposo que Arnolfo deu para si?

5) Há ambiguidade na seguinte fala de Inês: "Ele me tirou a fita que você me deu. Mas lhe digo a verdade: eu não pude evitar."? O que você entendeu?

6) Toda inteligência e experiência de Arnolfo não foram suficientes para impedir o desfecho das coisas; mesmo sendo ele informado de tudo por Inês e por Horácio. Analise a ironia disso.

7) Explore alguns elementos temáticos a partir de algumas expressões metafóricas do próprio texto:

a) Ciúmes e a dominação masculina (?A mulher é o mingau do homem?).

b) Casamento e manipulação psicológica (?É um pedaço de cera em minhas mãos: darei a ela a forma que eu quiser.?

c) Amor e esclarecimento (?Felizmente, o amor já começou a levantar o véu da ignorância?).

8) ?A sátira tem as suas reviravoltas, e nesse terreno inseguro não devemos jurar que isto nós fazemos e aquilo nunca.? Este é o alerta de partida de Crisaldo a Arnolfo. Esse alerta procede ao longo da trama?

9) "Para quem acha os chifres a suprema vergonha, não casar é a única maneira de estar bem seguro." Esta é uma "moral da história". Quais outras você encontrou? Qual lição foi mais significativa para você?

Léo 02/12/2020

Irônico, trágico e sarcástico, eis a minha primeira impressão de Molière.
O meu primeiro contato com o autor, a partir de "Escola de Mulheres", levou-me a querer conhecer mais sobre este dramaturgo.
O enredo gira em torno de uma personagem muito marcante, Arnolfo, um homem pertencente ao alto escalão social, muito rico, que pretende casar-se com uma jovem chamada Inês, cuja vida foi "tomada" por Arnolfo, que teme imensamente ser corno.
Fugindo de detalhes da história, Molière, descreve o machismo de um homem inseguro e extremamente frágil com muito requinte de humor.
Outro elemento que chama atenção é a participação do destino, já que o autor (novamente, sem entrar em detalhes) brinca constantemente com a relação do amor e do destino.

Uma leitura essencial, sem sombra de dúvidas!!
Divina Comedia Humana 01/01/2021minha estante
Nosso clube vai realizar a discussão dessa peça neste domingo (3/1), às 19h, pelo Google Meet. Gostaríamos muito de contar com a sua presença!

_Fer 15/11/2020

Com fina ironia penetrou profundamente nos sentimentos da alma e expôs as imperfeições inerentes à natureza humana, a sociedade e seus valores. ( texto da contra capa)
Recomendo.

Ana 09/01/2020

Nunca antes havia lido nada do famoso autor satírico francês, Molière . Essa foi a primeira obra dele com a qual tive contato e a achei muito interessante, pois vem impregnada de uma fina ironia.
Escola de Mulheres é uma peça teatral cujo tema são as desventuras da traição no casamento, além de tratar da situação das mulheres da época (século 17). Arnolfo, personagem central da peça, está prestes a se casar com Inês, a quem julga estúpida, e por isso acha que dará uma excelente esposa, pois não acredita que ela seja esperta o bastante para traí-lo. Só que os planos de Arnolfo começam a dar errado quando um jovem galante, Horácio, começa a rondar sua casa, cortejando sua noiva. Até quando a obediência cega de Inês vai durar?
É uma peça que você termina de ler rapidinho, são apenas 95 páginas, vale a pena.

MauricioTiso 24/02/2019

A insustentabilidade do controle
Uma excelente peça de teatro, o autor nos leva por visões antagônicas e pela cegueira de códigos morais quando cegados por paixões.

A contraposição entre o equilíbrio da sensatez e a cegueira moral que busca o controle do destino é uma grande aula sobre como viver bem e em paz consigo mesmo através do reconhecimento e aceitação da inevitabilidade.

Um outro enfoque seria também o uso de valores morais como disfarce para esconder intenções espúrias, o que vida ocorre de maneira significativa e no enredo ocorre de maneira velada.

Recomendo à todos que desejam entender as consequências de uma visão estreitada por um cabresto moral que impede a visão do precipício da infelicidade profunda.

Helen 15/10/2018

LEITURA NECESSÁRIA!
Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, é considerado um dos mestres da comédia satírica. Foi muito criticado por usar suas obras para criticar, de forma que mais ridiculariza, os costumes da época (por volta dos anos 40 a 70). Em Escola de Mulheres ele faz uma sátira crítica social ao domínio masculino sobre as mulheres e das façanhas femininas para driblar e até sobreviver a este poder e, dissimuladamente dar vazão as suas vontades e paixões. Molière traz a essa história o pensamento de que casamento e adultério são interdependentes em uma sociedade que mascara os jogos de poder através desse domínio que cria um ideal de mulher submissa e pouco informada. Quase como se a solução para os problemas do homem fossem o desconhecimento dos desejos femininos, quaisquer que sejam.

Acesse o link abaixo para ler a minha resenha completa.

site: http://resenhandosonhos.com/escola-de-mulheres-moliere/

Joaquim 29/06/2015

Ousadamente divertido!
Moliére é um gênio. Seus escritos possuem uma atmosfera que ao mesmo tempo consegue envolver, fascinar e divertir. Gera boas reflexões acompanhadas de boas risadas. Altamente recomendado!!! E o melhor de tudo: pode ser lido num só fôlego.