Escola de Mulheres

Escola de Mulheres Molière

Resenhas - Escola de Mulheres

anacasagrande 17/12/2023

O moliére lacra muite essu dive
"Acho que no teu próprio casamento, você encontra motivos para recear pelo meu"

"Você bem sabe que nem grandes, nem pequenos escapam ao teu sarcasmo; pois teu prazer na vida é transofrmar em riso píblico as intrígas secretas"

"Feliz no jogo, infeliz nos amores" EU TO SENDO INFELIZ NOS DOIS

"Tem que ser bem esperto quem me pegar em falso"

"Acredito, a fé de Deus. que a tua é uma mulher sagaz; mas uma mulher esperta é um máu presságio"

" O espírito e a beleza"

"Uma mulher de espírito pode trair seus deveres, mas se o faz é porque pretende"

"Estranho como a paixão cega cada pessoa em sua opinião"

"em qualquer empreendimento o dinheiro é a chave mestra. Esse doce metal, que a raros não tenteia, nos facilita a vitória, no mor e na guerra" O CAPITALISMO FALHOU FALHA E FALHARÁ EM CADA UMA DAS SOCIEDADES....

"o GOLPE FATAL PARTIU DESSES SEUS OLHOS: VOCÊ O FITOU E ELE SENTIU O CORAÇÃO EM CHAMAS" esqueci de mudar o capslock e tive preguiça de arrumar

"a época é safada, ninguém nada por nada"

"Não se pode negar, o amor é um mestre: o que nunca soubemos, nos ensina num instante; o que jamais pensamos ser, viramos num momento"

"O mundo ri na proporção de gravidade com que se enfrenta a coisa"

"As qualidades dela merecem o mais belo destino"

cestmavie 26/04/2023

Quem ri o que quer é rido o que não quer
Essa peça satírica de Molière foi meu primeiro contato com o autor, deixando opiniões positivas. Super fluido, rápido e fácil de ler. Quando as coisas começam a desandar para Arnolfo, a trama fica cena após cena mais engraçada.

Uma crítica e denúncia de costumes da época, o autor cria uma obra atemporal, que mesmo no mundo contemporâneo se faz similar, afinal, sabemos que mesmo depois de 360 anos (a peça foi apresentada pela primeira vez em 1662) muito do pensamento descrito na trama se mantém. Avançamos, mas não findamos...

É uma excelente leitura pra quem quer algo rápido e interessante. Ah! E o final é muito bom!

Nalu.Enzveiler 03/02/2023

ai eu sou tão apaixonada por esse livro, uma escrita leve, mas que ao mesmo tempo gera aflição e logo depois nos faz dar uma risada alta com acontecimentos tão inesperados

Ale 04/12/2022

Um cara que ridicularizou por tanto tempo o casamento dos outros em relação a suposta infidelidade das esposas agora decide se casar com uma garota que ele mesmo pegou para criar. A moça foi criada em um convento, completamente alheia ao exterior, pois ele queria uma mulher que fosse totalmente ingênua e boba para esposa, alguém que não colocaria adornos em sua testa.

Michelly.Carrijo 02/11/2022

Entrega o que promete
Esse livro, por ser um teatro, foi uma leitura bem fácil, rápida e mesmo sendo uma comédia de 1662 foi de fácil compreensão.
Ri diversasss vezes do Arnolfo contando do pavor de der 🤬 #$%!& que ele tinha e da Inês, mesmo sem intenção, fazer ele de trouxa hahaha
Recomendo a leitura, muito boa :)

Vicioouss 29/05/2022

O maior medo dele era ser [*****], manipulou toda a história para fugir do par de chifres e no fim não adiantou nada.

Ana.luisa.campos 05/03/2022

Ele e um bom livro mas achei que não me prendeu tanto assim deixando a leitura meio forçada na verdade.

13marcioricardo 05/02/2022

Triste é o homem que não sabe do seu valor.
Escola de Mulheres é um texto da dramaturgia francesa que nos fala sobre um homem que tem medo de ser superado por mulheres e que além disso receia ser c*rn*. Para evitar tais destinos ele compra uma menina a uma mulher sem condições de a sustentar e assim a prepara e a educa num mosteiro pra ser sua futura esposa. Mas suas intenções estão longe de ser as melhores e seu egoísmo e seus medos o levam a cercear a liberdade, o crescimento, a educação e o potencial da moça, mantendo-a ignorante. Ou, pelo menos, esforçando-se pra isso. Como homem fraco e covarde que é tem o destino que merece.
Carolina.Gomes 06/02/2022minha estante
N li esse? boa dica

13marcioricardo 06/02/2022minha estante
Livrinho pequeno, que vale pela mensagem e tem um quê de cômico porque quanto mais o vilão apronta, pior lhe corre.

Maiara 08/11/2021

Bem bom
Pra quem gosta de peças de teatro essas duas são bem engraçadinhas, trazem alguns temas de machismo mas não está clara a crítica.

Maria 30/10/2021

Eu ri muito kkkk! Leitura bem rápida. Recomento demais! Também aborda temas reflexivos e atuais. Que raiva desse Arnolfo!

Jenni_airiel 08/10/2021

"Escola de Mulheres"
Gostei bastante do livro, senti q era p ser um livro mais cômico mas na vdd só passei raiva com a visão daquele homem sobre como devia ser uma mulher. Gostei do plot do fim, já esperava algo daquele tipo mas o escritor amarrou bem todos os personagens. Apesar do livro ser uma crítica e ter sido escrito a muito tempo a opinião do Arnolfo infelizmente ainda é a de muitos por aí...

anacasagrande 14/08/2021

frases marcadas
"tão só aspirações dos gozos materiais, em vex de elevar-se as auras espirituais"

"tão pouco tem que ver com o que me encanta em voz; de vosso olhar o brilho, a música da voz, vossa graça e beleza, é tudo isto o tesouro; a que minha alma vota um fogo imordedouro, são os únicos bens que com fervor adora"

Amanda 11/06/2021

Jamais subestime a inteligência feminina
Em escola de mulheres Molière faz uma crítica à sociedade da época quanto ao tratamento dado às mulheres. A construção social era de que a mulher deveria ser criada para ser ignorante, burra e, assim poder ser subjugada por seus maridos que não temeriam ser por elas manipulados. Vejamos como o ideal de relacionamento abusivo, submissão da mulher e subestimação da mesma estão tão intrínsecos no imaginário popular que, até os dias de hoje, temos que lidar com esse mesmo dilema?

Na trama, Arnolfo, Sr. de Vendaval (uma pequena propriedade recém adquirida), é um personagem que está decidido a se casar, após haver julgado todos os seus amigos casados como tolos e chifrudos (traídos). A solução para Arnolfo é simples: caso com uma tola para não bancar o tolo. E, aduz: Mulher que escreve sabe mais do que é preciso! Pretendo que a minha seja bastante opaca para não saber nem mesmo o que é uma rima.

Assim, esta feliz que encontrou sua - futura - esposa, essa que ele mandou que crescesse: -?Num pequeno convento, afastado do mundo, fiz com que ela fosse educada sob regras estritas; ou seja, que só lhe ensinassem aquilo que pudesse torná-la o mais estúpida possível. Graças a Deus, meus esforços foram coroados de êxito; agora, crescida, eu a achei de tal modo inocente, que só tenho a agradecer aos céus por me darem exatamente a mulher que eu desejo.

Mas, veremos o tipo sair pela culatra e o maior dos temores de Vendaval ser realizado! Kkkkkkk

O autor é tão satírico em sua escrita que rende passagens hilárias! A escrita é fluida (em formato de peça) e muito divertida e a crítica por trás de tudo isso dá um sentido riquíssimo a obra! Não é à toa que é um clássico né, mores?