Penadinho - Lar

Cris Eiko

Resenhas - Penadinho: Lar

Gisele @li_trelando 03/12/2022

De volta ao lar
Mais uma vez a dupla mostrou que há muita vida nesses personagens, e deixou um gancho que eu já quero a continuação kkkkk

Leonardo 19/04/2022

Habitar para viver
Paulo Combrim e Chris Eiko conseguem nos fazer lacrimejar e rir nessa Graphic MSP.
Nessa Graphic, nós percebemos o que pode ser o real significado de "lar"; para alguns pode ser apenas ter um teto para morar, porém para os outros o "lar" é aquele lugar em que vivemos com as pessoas e as coisas que nos são mais queridas.
E apesar de São Paulo ser uma cidade rica do Brasil, ela é o que mais sofre com a desigualdade social nesse país e que nela vivem famílias em casas, prédios ou cortiços abandonados que não possuem condições para habitação, porém elas arriscam suas vidas para ter o mínimo de dignidade.

Plumalume89 23/05/2021

As aventuras da turma do Penadinho misturam diversão, amizade, amor e terror de forma completamente natural e deliciosa de acompanhar. Os personagens são todos graciosos, inclusive os coadjuvantes.

Nelson.Nogueira 13/01/2021

Excelente quadrinho. Reinventa os personagens sem tirar sua essência e ainda traz uma pegada social. Recomendo muito!

Gabriel 15/12/2020

Um penadinho que nos faz políticos
É isso é muito bom. Olhar para os marginalizados, não precisa ser fantasma para fazer isso...

Carol 13/11/2020

Ah, como eu esperei por essa Graphic Novel! A Turma do Penadinho sempre ocupou um lugar muito especial no meu coração e, depois do lançamento da GN Penadinho: Vida, parece que nossos laços se tornaram ainda mais fortes.

A segunda GN de Penadinho não poderia ser mais emocionante! Os moradores da Colina, apresentados em Vida, precisam fugir para o cemitério, depois de ver seu lar pegar fogo, obra dos trigêmeos Ignis, Locus e Pyram. A turma decide ajudar Dona Morte a tentar capturar os três monstrinhos e, ao conhecerem seu escritório, em um prédio supostamente abandonado, descobrem que algumas famílias sem-teto vivem por ali. E aí, meus caros, a história se desenrola com uma beleza indescritível!

No dicionário, lar é sinônimo de casa. Mas será só isso? Com a turma do Penadinho e seus novos amigos, somos convidados a repensar a palavra. O que uma casa precisa para se tornar um lar? É possível ter um lar que não seja uma casa, um espaço feito de tijolos?

E ainda que nossas respostas sejam um sonoro "sim", não subestimemos a necessidade de ter uma casa. Afinal, o ser humano precisa de um teto sobre sua cabeça e condições dignas para viver, e essa, infelizmente, não é a realidade de tantas pessoas.

No entanto, onde estará a verdadeira solidariedade? Entre os mais abastados, que "não precisam de ninguém"? Ou entre aqueles que se unem para tornar a vida menos dura, que compreendem as aflições de quem está ao lado, talvez por serem as suas próprias?

Apesar de Lar ser o título da HQ, Paulo Crumbim e Cristina Eiko não se atêm a esse assunto. Ou talvez apenas o ramifiquem. Se "lar" também é afeto, é possível se afeiçoar a quem é diferente? As aparências realmente importam?

"Mas Carol, que raios de resenha é essa, cheia de perguntas?" É que essa HQ faz questionar a forma como levamos nossas vidas, como enxergamos o outro, ao que damos valor e, até mesmo, se seríamos capazes de fazer a coisa certa quando ela trouxesse consequências duríssimas para nós mesmos.

Penadinho: Lar é uma Graphic Novel para ser lida com o coração aberto e um lencinho do lado (ou vários). Eu não consegui conter as lágrimas, do início ao fim. Acabou comigo, recomendo muito!

Resenha completa no blog.

site: https://papoliterario.com.br/2020/11/13/resenha-penadinho-lar/