Rosinha, minha canoa

Rosinha, minha canoa José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Rosinha, minha canoa

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 23/06/2023

Rosinha, minha canoa é solidão e loucura. É a forma que uma se relaciona com a outra suavemente, gentilmente.

Zé Orocó, o personagem principal, é um dos antigos "loucos mansos" que não fazem mal a ninguém, mas que morrem um pouco ao serem retirados de seu meio, de seu amor. A canoa, Rosinha, é uma expressão de seus pensamentos, uma manifestação de seu meio que se mescla a natureza e a vida interioriana.

É a chegada do urbanismo, do cientificismo, que transforma sua eco-sociedade, cheia de animais, misticismo e capiais que destroi a frágil comunidade e vai matando tudo a volta. O capítulo em que Zé consome o pouco de verde que ele encontra dentro dos muros dos hospício e horrível em sua tristeza, no desespero.

Ainda assim, é uma leitura peculiar por sua doçura que traz um fundo amargo... como tudo o que José Mauro de Vasconcelos escreveu.

Recomendo.

Rosangela Max 18/05/2023

Um autor maravilhoso que faz da simplicidade um tesouro.
Que alegria mergulhar mais uma vez na leitura de uma uma obra-prima do José Mauro de Vasconcelos.
A estrela do show é Zé Orocó que é um personagem incrível! Amado pela natureza e maltratado pelos homens.A relação da natureza X homens está muito bem representada aqui.
O conto sobre Nininha é encantadora. Gostei muito também do conto de Chica Doida. São historinhas paralelas que dão ainda mais brilho a história principal.
Leitura super recomendada.

Barbie 01/07/2010

Doce
O livro descreve e demonstra um Brasil animal, vegetal e mineral. Percorre paisagens e desvenda mundos internos de matas e florestas singelos, os quais encantam o leitor. É simpelsmente belo, assim como outras obras do mesmo autor. A parte que mais me tocou foi o nascimento de uma árvore, perfeita descrição, até arrepia.
Jose151 12/09/2023minha estante
nascimento de uma árvore ou o germinar de uma semente ?

Archaos 03/10/2010

etto;
O livro é simplismente maravilhoso. Ele abre seus olhos e muda alguns de seus conceitos. É lindo, triste e engraçado.
Não há palavras pra descrever o que esse livro é.
Leia.

Wals 19/06/2020

Livros da adolescência
Tinha assistido alguns episódios da novela, então me interessei na leitura. Na época achei excelente. Bastante dramático.

Raquel Lima 27/07/2009

Um grande "ser humano" !
José Mauro escreve a ternura, a simplicidade, a beleza das coisas naturais. Consegue criar história a partir das plantas, das árvores, e torna a todos mais que humanos, talvez seja até humilhação, dizer isso, ele cria seres mais que especiais. Neste livro, Rosinha é linda, inteligente, sensível,fantástica, carinhosa...e canoa.Isso só muito no fim. Uma linda história.Sofremos com Zé Oroco, com a Madrinha Flor, com a Muie-Dama e nos tornamos espectadores fantástico de um mundo sem igual.

Maria Mota 21/12/2009

olha é tão poético! tão simples e ao mesmo tão profundo!não esqueço nunca aquela frase:o jaburu conversava um mundo de silencio é mais ou menos isso .vou reler ainda não desembalei todosos meus livros.Lindo pode ser que eu mude de ideia quando reler ,sei lá ler é um estado de espirito.

Adriana 11/10/2012

Minha infancia
Dos livros de minha infancia, esse tem seu lugar, pela beleza do livro.
Tào lírico, tão lindo, tão triste, Tão simples, tão verdadeiro!

Rafa 19/01/2022

nunca iria ler esse livro na minha vida, mas como um amigo dos meus pais me deu falando que era o livro da sua adolescência não pude deixar de ler para descobrir essa história, não é perfeito, mas é bem legal

Ana_Egg 03/08/2015

Melhor Livro!!!!!
#Sinopse:
“Rosinha, a Canoa, leva Zé Orocó pelas águas do rio Araguaia, nos sertões de Góias, transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. E o autor conduz-nos para um mundo onde quem manda é a emoção e a sensibilidade, na história do homem simples e incompreendido por uma sociedade que o acusa de ser louco e interna-o num hospício. O livro é um hino de amor e respeito à natureza, contando a trajetória de Zé Orocó, envolvido em "causos", histórias fantásticas e lendas, bem como a sua amizade com uma canoa. José Mauro resgata assim o encontro das coisas singelas e verdadeiras da vida.”

#Considerações:
O melhor livro que eu já li, tem uma narração tão ingênua quanto à conversa de seu Zé Orocó e Rosinha, sua canoa. Escrito com uma ternura e simplicidade que da vontade de esmagar o livro! É uma história muito envolvente que pode mudar a sua opinião sobre muitas coisas.
Um pequeno romance que se desenvolve e a “doença gravíssima” dita pelo Doutor que fora examinar seu Zé Orocó, faz com que ele (Zé Orocó) tome um rumo totalmente diferente ao que ele pensava, e que também o faz enlouquecer e perder sua personalidade de alguém sonhador e simples.
Em algumas partes do livro cheguei a chorar muito ao perceber a crueldade do ser humano e às vezes o preconceito com o “diferente” faz com que o leitor se apaixone pelo seu Zé Orocó e também se emocione com a narração ingênua e ao mesmo tempo muito forte.

Nota 5/5 – Embora esse livro valha muito mais do que 5 pontos 

site: http://www.wook.pt/ficha/rosinha-minha-canoa/a/id/12641588
Aline 18/12/2017minha estante
A pergunta eterna "quem era o louco da história".
Amo esse livro.

Patty Lima 15/09/2023

A prosa poética representada em sua mais alta qualidade. Dá até pena chegar ao final. Que história forte, intrigante e poética. Que riqueza de imagens e significados. Compensou a maratona de leitura. Vi meu avô materno em Zé Orocó. Há ancestralidade na canoa Rosinha. As mazelas e maldades humanas não encobriram a beleza da alma do Zé e de seus amigos "da mata".

Marcos 21/04/2020

Quem é louco?
Diga se não há algo de errado com o amor? Se fôssemos analisar sob o crivo severo da razão perceberíamos que amar é uma insanidade. Todavia, a razão já nos pregou muitas peças. Enquanto o amor... ah que delícia errarmos nesse mundo!

O que há de errado em conversar com uma canoa? Sim, ela fala e conta histórias. Ouvindo-a somos levados e a correnteza encaminha pelo inimaginável. A última coisa que poderíamos supor não é a fantasia e seus absurdos, mas sim a realidade e sua inverossimilhança. Sim, o real é horrível muitas vezes e não há catarse a ser quebrada.

Longe de ser um livro infantil, Rosinha minha canoa nos faz pensar sobre os padrões erigidos pela racionalidade e pela não aceitação do simples. Belo, mas com um quê assustador de 1984.
cris.leal 21/04/2020minha estante
Amei a resenha!

Marcos 26/04/2020minha estante
Obrigado!

Glauber 03/10/2021

Fantástico
Um livro impactante.

Acompanhamos, com o deslumbramento de uma linguagem lírica, a relação entre o personagem e a natureza, navegando em sua canoa.

Mas, além dos encantos, há surpresa na verdade de cada página.

A descrição do nascimento de uma árvore é algo tão profundo que me deixou pensativo por dias.

A construção dos personagens foi tão certeira que eu quase os via.

Depois, ainda veio a segunda parte do livro, que coloca todo o deslumbramento à prova, como uma pancada. Tive que parar a leitura por um tempo.

Por fim, decidi encarar a grandeza dessa obra tão inteligente em sua simplicidade, e fui fisgado até o fim.

É daqueles grandes livros que depois de ler, você olha para ele na estante e sente que está vivo.

natsoaresz 08/11/2022

lindo, simplismente! esse livro é incrível, é Brasil puro. Muito gostosinho de ler, com uma leitura leve e que te envolve do começo ao fim. Foi o primeiro livro do José Mauro que li, por indicação da bibliotecária de minha escola, e adorei sua escrita delicada e suave, com certeza irei ler mais obras.

1 | 2 | 3 | 4