Rosinha, minha canoa

Rosinha, minha canoa José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Rosinha, minha canoa

1 | 2 | 3 | 4

natsoaresz 08/11/2022

lindo, simplismente! esse livro é incrível, é Brasil puro. Muito gostosinho de ler, com uma leitura leve e que te envolve do começo ao fim. Foi o primeiro livro do José Mauro que li, por indicação da bibliotecária de minha escola, e adorei sua escrita delicada e suave, com certeza irei ler mais obras.

Tama 19/08/2020

Leitura agradável e relaxante.
E muito autêntica.
Recheada de trejeitos típicos brasileiros, especialmente um tipo de "misticismo natural", enaltecendo a ligação entre os seres vivos e a terra sob seus pés.

Evelize Volpi 30/10/2021

O que dizer desse livro.
A história é de uma sensibilidade, de um cuidado com a escrita, com sensibilidade poética fenomenal.
Não tem como não se emocionar, com essa leitura.
José Mauro de Vasconcelos é Mestre da Escrita.
Leitura Maravilhosa, encanta o coração.

Zelinha.Rossi 03/12/2022

Reli ?Rosinha, minha canoa? depois de muitos anos (a primeira vez que li, acho que estava na sexta série do ensino fundamental). Na época, tinha sido meu livro favorito do José Mauro de Vasconcelos (que era meu autor favorito também), lembro que chorei horrores, que considerei o livro mais lindo da vida. Dessa vez, achei o livro bem bonito, transbordante de ternura (como promete o próprio autor no prólogo), gostei bastante de acompanhar as histórias e lendas que se entrelaçam na história principal, mas confesso que a enorme expectativa que eu mesma criei decido à primeira experiência com o livro atrapalhou um pouco um processo (me deixando com aquele quê de: mas era isso? Rsrs). De qualquer forma, valeu a releitura.

?Descobrira que a beleza não existia nas coisas, e sim dentro da gente.?

?Nosso coração não esquece as coisas bonitas que criamos?

?Sofro de uma coisa, doutor; tristeza? mas essa ou se cura sozinha ou a gente morre.?

?Quando a dor vem, vem mesmo, juntando tudo.?

?O homem não valia nada. Os bichos é que estavam certos.?

?Louco, você? Só porque consegue entender as árvores ou falar com as coisas? Bobagens! Loucos são os outros homens, que perderam a poesia de Deus, que endureceram o coração e nem sequer podem entender os próprios homens. Esses são loucos.?

?Não pode haver fim mais suave do que saber que a gente está morrendo perto de quem a gente quer.?

?A gente sempre está voltando. Até a água que o bicho bebe volta, por que não eu??

Locimar 11/09/2020

Chorei muito lendo "Rosinha". Eu aprecio demais a escrita do Vasconcelos. Ficou furioso quando os "críticos" literários o consideraram como subliteratura. Me poupem. Estou nem ai para críticos.

Karoline67 06/12/2021

Você precisa conhecer a Rosinha!
Estou certa de que acabei de ler um dos livros mais lindos de toda a minha vida.
Como sempre acontece com José Mauro, eu começo a lê-lo meio despretensiosa, em alguns momentos acho o livro entediante e do nada...várias porradas cheias de ternura (sim, é esse o paradoxo).
Essa é a história de Zé Orocó, um sertanejo que fala com sua canoa, chamada Rosinha. Uma história que se passa no interior do Brasil, no meio do Araguaia. Parece simples e ingênuo, mas na verdade é um livro forte e cheio de lições; refleti muito sobre a luta indígena e antimanicomial, racismo, etnocentrismo. E no fim, o livro é tão lindo que dá vontade de chorar.

Leiam, por favor. Rosinha é uma obra-prima esquecida por muito, mas que com certeza vale muito a pena ??

Christiane 23/02/2023

A história é narrada em primeira pessoa pelo protagonista, um menino pobre e órfão que vive em uma pequena vila de pescadores no litoral do Rio de Janeiro.
O livro retrata a vida simples e as dificuldades enfrentadas pela população da vila, bem como a relação do menino com Rosinha, uma canoa que ele ganha de presente de seu amigo Timóteo. Rosinha se torna sua companheira inseparável nas aventuras que ele vive ao lado de seus amigos da vila.
Ele também enfrenta dificuldades e problemas, como a falta de condições para comprar material escolar.

Gláucia 01/04/2020

Rosinha, Minha Canoa - José Mauro de Vasconcelos
Zé Orocó é um homem do sertão, tão sensível em relação à natureza que consegue ouvi-la. Seus elementos se tornam seus amigos, seus companheiros de jornada, especialmente a canoa Rosinha com quem troca várias histórias, lendas da região.
Gosto muito das temáticas do livro do autor mas sempre parece faltar alguma coisa e acredito que seja em trabalhar melhor nos personagens, sempre me parecem sem profundidade.

Marcos Antonio 30/03/2016

Rosinha
A primeira vez que ouvi esse livro eu estava na 2 série primaria e a professora Rosa achou que seria importante ler esse livro para a nossa classe. Eu na verdade só me lembrava dos sentimentos dela com a leitura, as vozes que ela usava para interpretar a fala sertaneja. Lembro como ela pulava as partes que ela achava que não podíamos ouvir. Lembrava de como era chorava em varias partes do livro. E depois de tantos anos desejando ter esse livro e lê-lo.
Hoje pude sentir o que minha professora sentiu ao ler a história de Zé Orocó de sua alma limpa, o amor pela natureza e sua pureza de atos e pensamentos; a forma de achar que todas as pessoas são boas. E mesmo depois de tudo que sofreu continuou a amar.

leosilva 07/02/2015

Cada cabeça uma sentença
Tem gente que ama, tem gente que odeia. Eu me lembro de ter terminado esse livro com a sensação triste (talvez até tenha chorado com o fim, mas agora não me recordo direito) e ao mesmo tempo esperançoso. Só sei que o texto de José Mauro é poético, fala com nossa alma, nos envolve. Uma leitura agradável e maravilhosa.

Vera 08/01/2013

Emocionante...
Um livro de linguagem simples e verdadeira. Escrito para pessoas sensíveis e inteligentes. Emocionante...

Flávio 19/12/2020

Rosinha, meu amor
José Mauro sempre nos presenteia com uma ternura quase palpável a cada página.
Descreve ciclos, descreve vidas, descreve revoltas e nos envolve como um abraço dentro de todas emoções dos personagens.

Com o coração quente, num misto de raiva e leveza, finalizei a leitura com lágrimas que vinham molhar um sorriso calmo; a paz que o final me trouxe foi como o ar chegando ao pulmão após a falta.

Cheio de onomatopeias e com linguagens um tanto estereotipada, o desenvolvimento nos leva a crer/aumentar a crença na dualidade que a natureza do bicho homem pode atingir.

Rosa Maria 31/12/2020

Pureza
Terminando o ano com uma dose imensa de doçura na alma.

Beatriz2029 25/02/2024

Talvez eu n devesse ter lido meu pé de laranja lima antes de ler esse. Esperava mais. É bom, mas não me tocou muito? porém é uma leitura boa de se fazer, com alguns momentos que te deixam agoniados. É um livro de extrema importância. Recomendo pra quem tiver sabedoria para lê-lo

1 | 2 | 3 | 4