A jornada do escritor

A jornada do escritor Christopher Vogler

Resenhas - A Jornada do Escritor

1 | 2 | 3 | 4

Assis 01/03/2024

Conhecimento é o caminho...
Um livro que preciso ser lido por todo profissional de escrita, independe de ser oi não aspirante a escritor de romance.

Uma obra que, ainda que tenha seus enxertos para deixar o texto mais robusto, não é enfadonho e tão pouco descuidado ao passar seus ensinamentos.

Em suas páginas temos lições importantes e dicas e instruções que realmente nos norteiam a como trilhar a jornada da escrita.

O autor, inclusive, usa diversos exemplos para ensinar e/ou elucidar um mesmo aspecto, buscando ser o mais didático e claro possível.

Como trata-se de um livro técnico, acho válido lembrar que ele não deve ser seu único parâmetro de aprendizado. Mas sim, deve ser utilizado junto com outras obras que abordam esse mesmo tema instrutivo.

Mordasi 01/03/2024

Um livro essencial para aqueles que buscam escrever, principalmente aqueles que querem escrever uma ficção. O autor trata muito bem dos temas, desde o que tange a narrativa quanto a criação dos personagens. Leitura imprescindível

Luiz Souza 19/02/2024

Dicas Valiosas
O livro trata de como contar uma boa história com ótimas dicas e explica o passo a passo da Jornada do Herói.
Um bom guia para quem quer se aventurar no mundo da escrita.

Ótima leitura.

alvsalmeida 31/01/2024

Existe um caminho!
Mesmo se o sol já desceu atrás dos cânions, ou se a floresta parece te engolir, o atraindo e seduzindo cada vez mais para o fundo, saiba que ela tenta enganar para dissuadir aqueles que se acomodam com o destino da morte talvez antes mesmo de se ter nascido.

Existe um caminho. Um caminho tão claro aos olhos mas ao mesmo tempo tão escuro devido ao medo que nos impede de avançar. Mas se o enxergar e confiar, verá que do outro lado o sol ainda está no limiar. E nesse limiar ele ainda brilha, te guia e mostra que um pequeno caminho se transforma numa trilha, vira uma clareira e chega a uma estrada.

Existe um caminho. Mas o medo impede de se enxergar as peças. Peças que se misturam e ficam mais perdidas do que um jogo de 1000 delas. E quando se confia, se acalma e esquadrinha, percebe que a peça estava ali o tempo todo, só que embaixo da preguiça do lodo embaralhado do medo esperançado.

A jornada está aqui, na frente dos olhos, na ponta do nariz. Se estiver disposto verá que o final da sua história estava mais perto do que o começo o tempo todo.

Jarbas15 04/12/2023

Receita de bolo
É um livro muito bom para quer quer ser escritor, quem quer conhecer mais sobre a jornada do herói, com exemplos reais de filmes que foram sucesso de público. Porém é uma leitura bem maçante e em certos momentos da vontade de desistir. Acho que a melhor forma de aprender a escrever é escrever, cada nova página faz a gente ser um pouco melhor e cada reescrita de página, nos deixa melhor ainda. A receita do bolo é apenas para ter um norte, mas um escritor é sempre um marinheiro sem destino.

Lucas 27/11/2023

Estruturando a escrita
Esse é um bom livro, bastante didático e super claro. É uma boa leitura para quem quer conhecer as ferramentas essenciais na construção de universos e enredos minimamente cativantes.

Guilherme 05/11/2023

?A Jornada do Escritor? realmente é um caminho que guia a vida de todos que têm as palavras como ferramenta de expressão.

Uma obra emblemática que une conhecimentos diversos pra explicar os efeitos que a cultura, sobretudo a literatura e o cinema, têm sobre a nossa percepção de mundo e expressão individual. De longe um dos melhores livros lidos na vida, que me dá vontade de reler poucos minutos depois de ter finalizado a última página.

Vogler foi grandão ao analisar tantas obras culturais, conceitos filosóficos, histórias mitológicas e aspectos psicológicos e assimila-los ao nosso consumo de cultura pop. Gratidão por essa leitura

Freezerburn 27/10/2023

A Jornada do Escritor
Você conhece a jornada do herói? Um dos grandes e mais utilizados modelos de contação de história? Este livro ele explica detalhadamente cada um dos estágios da jornada do herói, além de trazer sobre os arquétipos de personagens durante a jornada, análise de diversos filmes e outras reflexões importantes para a construção da narrativa de uma história. O livro ele é muito bom principalmente por seu detalhamento e pelo capricho que tiveram na sua edição. Um livro maravilhoso para quem quer ser escritor, crítico ou apenas quer entender melhor a vida.
Recomendo para todo mundo ler

oleonardomussi 29/08/2023

A Jornada do Escritor
Vogler é fenomenal! O seu modelo da Jornada do Herói nos é apresentado de forma didática e leve, e a construção do livro é feita de maneira que todas as experiências e habilidades do autor sejam passadas para nós. Essa leitura foi extremamente edificante e prazerosa. Com toda certeza, é uma fonte rica em informações e aprendizados pronta a auxiliar os contadores de histórias!

Julio.Cesar 26/07/2023

Recomendo
Se você possui algum interesse em narratologia, eu genuinamente recomendo A Jornada do Escritor. Vogler explica muito bem os conceitos que apresenta aqui com uma linguagem fácil de entender.

Minha única grande crítica é sobre a parte dos Apêndices, que é bem chata, sendo sincero.

É isso.

Gwendolyn Alekseeva 18/05/2023

A "fórmula" para um bom roteiro ou livro.
No livro, Christopher pega como base os "ensinamentos" (se assim posso dizer) de Joseph Campbell em seu livro O Herói de Mil Faces. No seu livro, Joseph discute a teoria da jornada do herói arquetípico, encontrada em inúmeras mitologias e culturas ao redor do mundo. E com o lançamento desse livro, chegamos A Jornada do Escritor.
Confesso que estava com as expectativas altas para esse livro. Já tinha escutado muitas críticas favoráveis ao livro e, inclusive, no início, o autor conta dos inúmeros elogios e do alcance que a sua obra chegou não só em Hollywood, mas a vários roteiristas do mundo. Aí as minhas expectativas ficaram mais altas. Por isso, li um pouco mais da sua metade no automático, pois imaginei que este livro seria uma fórmula mágica para o meu problema de escrever trama. Mas me enganei muito e, por isso, depois de a sua segunda metade com atenção, tive que reler a primeira novamente. Depois ler tudo e tirar muitas anotações, tenho a impressão de que a estrutura, talvez (posso estar enganado), nunca irá funcionar por completo para mim. Mas creio que irei conseguir usar os seus 12 passos para descobrir a trama de futuros projetos e poderei incorporar elementos da sua estrutura as minhas narrativas. Christopher é inteligente ao pegar cada arquétipo e passo da estrutura e separá-los de acordo com "ferramentas". Dessa forma, fica mais fácil de entender aonde ele quer chegar ao falar mais especificamente de "pequenos passos" dentro de cada estágio da jornada e ao dar diversos cenários que podem ocorrer dentro deles. Ao ler cada um deles, podia imaginar uma cena em que a "função" da ferramente poderia entrar em ação, seja no que estou escrevendo agora ou em outras produções que já assisti. Fora que as análises profundas dos filmes em que faz no final da obra me ajudaram a entender como a estrutura funciona na prática e como as consequências de cada estágio podem dialogar entre si. Enfim, não tenho muito o que falar do livro, pois ele é mais como um manual do que como um livro de fato. Posso consultá-lo a qualquer hora quando estiver com alguma dúvida ou coisa do tipo. De qualquer forma, gostei bastante da leitura. Graças a este livro, me desempenhei a ler o texto com mais atenção, a fazer melhores anotações e a ter mais vontade de ler outros livros que abordam a escrita de maneira mais teórica.

estantedaju 04/05/2023

Uma recomendação para quem quer viver na jornada da escrita!
Contei recentemente que estou trabalhando no meu primeiro livro ???? e são muuuuuitas emoções envolvidas.

Sempre tive o sonho de entrar no mundo da escrita, mas tudo que eu começava ia para a gaveta no primeiro bloqueio criativo, até que finalmente consegui finalizar minha primeira história!

Estou muito muito muito empolgada para esse projeto, mas o objetivo desse post ainda não é falar sobre ele. Nesse, queria apenas compartilhar um livro que minha revisora me indicou nesse processo e que achei sensacional.

Christopher Vogler - um roteirista de Hollywood - faz um estudo incrível da estrutura de narrativas de sucesso, analisando, comparando e exemplificado com histórias populares. Recomendo super para quem deseja aperfeiçoar a construção narrativa ou conhecer um pouco mais sobre como elas são pensadas e desenvolvidas.

Agora já podemos trocar dicas de escritores também, hein?! Por enquanto, recomendo esse e Sobre a Escrita, do Stephen King, que li antes de iniciar essa aventura e achei que também tem dicas valiosas! ???

Hammer.Mariana 20/04/2023

Leitura obrigatória
Inspirado na Jornada do Herói de Joseph Campbell, Vogler simplifica a jornada e a explica passo a passo. Muito mais que um manual sobre a escrita, o livro possui ótimas dicas e reserva uma parte para a demonstração dos principais arquétipos que encontramos na literatura.
Leitura obrigatória para todos os escritores!
QUEIJO460 15/08/2023minha estante
Você se aventura na escrita?

Hammer.Mariana 17/08/2023minha estante
Tentando! ?
Estou na metade do meu primeiro livro.

QUEIJO460 17/08/2023minha estante
Qual é o gênero?

Hammer.Mariana 20/08/2023minha estante
Fantasia. Uma fantasia urbana envolvendo personagens folclóricos brasileiros. Não que eu espere muita coisa dele, mas estou achando a experiência divertida.
Você escreve?

QUEIJO460 20/08/2023minha estante
Sim, é bom exercitar a escrita. Mas não vou muito para a escrita fantástica, prefiro a escrita de poemas e textos opinativos.

Sarah.Holtz 11/01/2023

Mudou meu ponto de vista sobre a escrita
O fato do livro ter sido escrito por um homem branco cis se faz fortemente presente quando algumas opiniões ou conclusões do autor são estruturadas, mas, tirando isso, não tenho nada a comentar a não ser: esplêndido.
O conhecimento amplo e concreto de Vogler sobre a jornada e seus macetes é inenarrável. Sua didática é impecável, me peguei mais imersa nos passos do que em muitos livros fictícios que já li, nunca mais enxergarei histórias da mesma forma. Assim como nunca mais criarei histórias da mesma forma.
Foi definitivamente uma evolução benéfica pro meu processo de criação e escrita no geral, além de tocar profundamente o psicológico do leitor simultâneo ao do herói durante sua jornada.
Incrível!

Tuty 04/01/2023

Necessário
Bem acho pouco conveniente que eu como escritor tenha gostado tanto do livro, já que pretendo usar a Jornada do Herói. Mas ainda sim o livro trás vários conhecimentos complementares que vale a pena conhecer.

Embora grande tem partes muito viciantes, mas o proveito é tanto que até nas parte mais desgastantes tem grandes tesouros. Praticamente todas as partes do livro são muito necessárias. A pior parte do livro talvez seja os exemplos da jornada herehe, mas isso a gente releva.

1 | 2 | 3 | 4