O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

Karina Paidosz 24/04/2024

Confesso que não era um livro que me fizesse ficar tão ansiosa a ler, e o motivo não foi tão bom. Explico, porque a repercussão que teve não foi legal; Mas, não fosse tal repercussão, seja ela negativa ou positiva, não teria trazido tantos leitores curiosos, assim como eu.

Vou falar do que achei: a leitura é muito fluida, de fácil entendimento e apego.
Retratando o racismo velado em nossa sociedade, uma realidade triste e que muitos de nós não nos damos conta de nunca ter passado por isso.
E não por isso, deixaríamos de nos incomodar e se indignar com tudo isso.

O ponto negativo, foi a linguagem, acho que dá pra falar sobre todos os assuntos sem necessariamente chegar a esse extremo.
E a forma que a história é descrita; um filho falando sobre a intimidade dos seus pais. Pelo que entendi na leitura, foi uma memória que ele inventou para se sentir mais próximo deles.

Gostei demais da leitura e recomendo!

Helen.Bandeira 23/04/2024

Memórias
Esse livro diz muito sobre nós, eu que sou negra e vivo em Porto Alegre, revivi momentos que vi pessoas próximas a mim passarem e momentos que eu mesma passei durante minha vida. Um preconceito por vezes velado e outras nem tanto.

Rauecker 23/04/2024

O Avesso da Pele
Uma leitura que perfura o coração que marca a alma, as palavras de Jeferson Tenório são perfeitas e a crítica extremamente necessária para qualquer ser que se diga humano.

Avesso da pele é narrado pelo Pedro, filho de um professor negro Henrique que vive na cidade mais racista do Brasil. A Narrativa começa na infância do pai e se estende até o dia de sua morte, intercalando com a história de sua mãe, família e relacionamentos.

Jeferson trás a tona toda o racismo que uma pessoa negra sente na pele, como ela pode tomar ou não consciência disso e de como tudo se encaixa no decorrer da sua vida, vemos um Henrique ingênuo no início e um Henrique cansado e revoltado no fim. É impossível não sentir empatia com o personagem, é impossível não sentir revolta.

A leitura é fácil e surpreende demais, e com certeza o fato da surpresa ser muito maior é saber que isso pode estar acontecendo com alguém neste exato momento, e evidencia como é preciso ser antirracista e se posicionar contra todos esses crimes de ódio sempre que pudermos. Como uma pessoa branca, sinto que a leitura foi engrandecedora para mim, com toda certeza.

O fato de também ser professor me fez marcar uma citação especial neste livro, mas ele tem tantas outras que nos fazem refletir muito quando nos deparamos com elas, como por exemplo ?um corpo negro no Sul é sempre um corpo suspeito.?

Cheguei a leitura desse livro devida a polêmica e a censura feita pelo ministério da educação em Santa Catarina, e sobre isso só posso dizer que reforça a necessidade desse livro como uma leitura obrigatória.

Citação preferida:

?Mas acontece que existe um certo tipo de professor, um tipo único: aquele que resolve, ou por ingenuidade ou por imbecialidade, pegar o touro à unha, permanecer na linha de frente. Anos a fio. Um tipo que se propõe a todos os dias pegar a vida pela gola e sacudi-la.?

Venus.cna 23/04/2024

Impactante
Esse livro foi uma das leituras mais impactantes que já fiz. No início você lê na segunda pessoa, então fica muito mais fácil se pôr no lugar do personagem. A história toma um rumo muito conhecido no contexto social em que vivemos e isso somado ao fato de ter sido uma obra que foi banida das escolas, já demonstra a magnitude dessa narrativa.
Aqui você entende o porquê da censura. E não é só pelo conteúdo sexual, mas sim porque toca num assunto que devia ser discutido dentro das salas de aula. O preconceito, a desigualdade, o racismo, a injustiça...
Tenório foi grandioso em trazer uma obra tão importante e poder ter acesso a ela é um privilégio, por esse motivo se torna uma leitura necessária.
Isabella1982 23/04/2024minha estante
Um livro maravilhoso! Quando nós olhamos a nossa volta, vemos um retrato fiél da sociedade.

maria1691 23/04/2024

"É necessario preservar o avesso. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo"

Nanda 23/04/2024

Livro curto, rápido de ler, bem fluido, importante, impactante e profundo.
Recomendo para todo mundo.

Alice 23/04/2024

Fascinante
Fascinante. O livro mergulha nas complexidades da identidade e relacionamentos. Com uma narrativa envolvente e personagens profundamente humanos, o livro oferece uma reflexão poderosa sobre as nuances da vida contemporânea e as lutas internas de cada indivíduo.

Carol 22/04/2024

Pedrada atrás de pedrada
Meu interesse na obra surgiu depois de uma série de burburinhos sobre a censura da mesma aqui na minha cidade. Este modelo de obra sem necessariamente a marcação de falas (com travessão ou aspas) tem atraído muito a minha atenção, embora em primeira vista eu tivesse achado que não conseguiria me conectar com o texto. Realmente é uma obra muito emocionante e todo o cunho social com certeza brilha muito mais do que o carater "pornográfico" (como nossos coleguinhas prócensura apontaram). Talvez tenha sido erro meu durante a leitura, mas não me prendi ao nome exato de cada personagem, o que na minha opinião só melhorou a expêriencia. Sabemos que o racismo em nosso país é um assassino estrutural, e quando o livro não carrega um nome específico mas utiliza expressões como "mãe" e "pai", podemos ver uma variedade ainda maior de pessoas que vivem histórias semelhantes com desafios congêneres.

Karoline141 22/04/2024

Todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida.
Eu terminei de ler esse livro no meu intervalo da escola (sou professora). Estava ávida por chegar ao fim da narrativa e saber do desfecho, eu amo quando um livro faz isso comigo.
O livro trata de uma história em que o filho conversa com o seu pai (falecido) em que ele vai relembrando alguns episódios da vida do seu pai, da sua mãe e dele próprio. Algumas passagens desse livro me causaram dor física (sim, isso é possível), pois fui levada a pensar em várias situações que eu vivi e que na minha cabeça não estava relacionado com episódios racistas. Até mesmo alguns medos e receios que eu sentia/pensava, que achava que era apenas coisa minha, fui levada a ver que isso tinha uma ligação direta com o racismo.
Esse livro vale a leitura de cada página!
Aqueles que tentaram censurar essa obra não se interessam em combater o racismo, nem com as consequências deste e muito menos estão preocupados com os negros nesse país. ABAIXO A CENSURA!

Ana Claudia 22/04/2024

Aqui vamos conhecer a história de vida de Henrique contada através de seu filho Pedro.

Henrique é um homem negro que foi assassinado em uma ação dos policiais e Pedro, em uma narrativa como se tivesse conversando com o pai, ele conta como era a vida de Henrique enquanto cidadão negro.

Pedro começa narrando como seus avós se conheceram e do nascimento de seu pai, passando por uma infância marcada pelo preconceito a sua cor de pele e a não aceitação dele pelos pais de Juliana, sua namorada. De uma maneira muito crua e dolorosa, Pedro retrata todo o julgamento e às agressões sofridas por Henrique e o quanto os negros precisam estar sempre atentos para poderem viver em paz.

Ao mesmo tempo que Pedro fala sobre seu pai ele mesmo mostra os seus medos, sua tristeza em não ter podido conviver com o pai (perdeu quando ainda era criança), seus relacionamentos, sonhos e sua família.

A escrita do autor é crua, poética, emocionante, revoltante, intenso e envolvente. Em certas partes da história o leitor sente angústia pelos sentimentos de Pedro.

DAbora277 22/04/2024

Sem palavras?
É o tipo de leitura que acabamos e ficamos um tempo sem conseguir falar, apenas refletindo e chorando? é tão realista que é possível sentir todas as emoções dos personagens, o que também explica a linguagem vulgar usada em determinados momentos.