Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação

Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação Michelle Cuevas

Resenhas - Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação

Carolina165 16/08/2020

MARAVILHOSO E LINDO!!!
Michelle Cuevas se tornou uma das minhas escritoras favoritas desde que li "Confissões de um amigo imaginário". E esse novo livro veio para provar o quão criativa esta autora é.

Neste livro espirituoso, bem-humorado e cativante; a autora faz uso de uma metáfora para falar sobre como lidar com a nossa escuridão.

Gosto muito quando um livro traz questões existenciais misturadas com questões científicas, e sempre achei os buracos negros fascinantes por todo o mistério que eles carregam, e eu adorei como este livro trouxe essa temática como metáfora sobre como lidar com o luto, de uma forma sensível, engraçada e criativa.

Decidi que vou comprar todos os livros que essa mulher escrever. Ela sempre consegue arrancar risadas e lágrimas ao mesmo tempo, e dizer tanto em tão poucas páginas.

Favoritado!!!

"Uma pessoa não pode ser só as partes boas. Para uma pessoa ser uma pessoa, você tem que permitir que ela tenha um leste e oeste e um sul também. Sem as partes irritantes, alguma coisa vital, um norte verdadeiro, se perde". Pág. 90

"A diferença, no entanto, era que os Discos de Ouro tinham os melhores sons da história humana, e eu só tinha em mim onze anos de solidão, tristeza e algumas poucas lembranças aqui e ali, como as canções mais raras das baleias". Pág. 115

"Às vezes...bem, às vezes o que você acha que é um buraco negro em sua vida, sugando tudo para a escuridão...acontece que é, na verdade, um buraco de minhoca. Um portal. Um caminho de volta para casa. Se você conseguir ir em frente e encarar a escuridão, ela vai, no final das contas, levar você aonde precisa ir. Ela vai levar você de volta para si. É o que você fez por mim". Pág. 210

Bryan.Caratti 16/08/2020minha estante
Será que todos os livros dela foram traduzidos? rs

Carolina165 16/08/2020minha estante
Até agora só esses dois, e parece que tem mais alguns que ainda não foram traduzidos; espero que venha mais livros dela, gosto mto da escrita dela, ao mesmo tempo que é engraçada mexe com os nossos pensamentos e sentimentos. ??????

Bryan.Caratti 16/08/2020minha estante
Aaaa! Tomara mesmo! Mas acho que vamos ter que aprender a falar inglês! Existem vários livros que eu gostaria de ler mas não posso porque não entendo nada ???

Carolina165 16/08/2020minha estante
Idem, kkkkkk. Tem mtos livros que eu torço mto pra que venham pra cá ???

Dilalilac 17/08/2020minha estante
Ai, amo livro com protagonista criança s2 vou ter que ler os dois kkkkk
Atenta desde já às futuras promoções.

Luhran 02/10/2021

Forte e avassalador da forma mais fofa possível.
Stella Rodriguez tem apenas onze anos de idade, mas com uma atitude de pessoas mais adultas. Em frente aos portões da NASA, a garota exige uma audiência com Carl Sagan mas acaba por levar para casa algo muito mais revelador do que sua conversa com o cientista iria lhe proporcionar.

Decidida a adotar Larry, o buraco negro que a seguiu, a garota não imaginava o quão difícil seria alimentar a escuridão. Stella também enxergou no esfomeado Larry, uma oportunidade para se livrar de tudo que não gostava quando o mesmo devorava as coisas que lembravam seu falecido pai. O buraco negro seria sua cura para o luto.

As coisas saem do controle e Stella perde algo muito precioso dentro de Larry, e é junto de seu irmão Cosmo que uma aventura dentro do buraco negro se iniciará.

Numa viagem dentro de uma banheira, Cosmo e Stella precisarão salvar o mundo e entender que nem sempre esconder seus problemas ou simplesmente querer esquecê-los é a melhor forma de superá-los.

Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação é uma curta história de superação ao luto e a escuridão que nosso íntimo se encontra após perder alguém importante. Repleta de significados e com toques de inocência que cortam nosso coração, a história de Michelle Cuevas é um grande marco para a iniciativa da terapia infantil.

Forte e avassalador da forma mais fofa possível.

site: https://www.instagram.com/p/CUdjfZaAUv1/?utm_source=ig_web_copy_link

Diego 09/03/2021

Guia de alimentação e cuidado
Queria um livro tranquilo pra aliviar a cabeça e com certeza essa foi a melhor escolha.
Esse é um livro que te faz ficar feliz. Que alivia que faz querer abraçar.

Guilherme.Ribeiro 06/09/2020

Doce, divertido e emocionante
Assim que me deparei com esse título na Amazon, quando o livro ainda estava em pré-venda, eu soube que precisava tê-lo. Ainda que ele tenha sido lançado pelo selo infanto-juvenil da editora Galera Record, a meu ver, é uma leitura para todas as idades e todas as pessoas. De maneira audaciosa e, muitas vezes, metafórica, Michelle Cuevas constrói uma narrativa sobre luto, sobre a escuridão que há em todos nós e o brilho das estrelas que, caso olhemos bem fundo, poderemos enxergar. É, sem dúvida, um livro poderoso, e entrou para um dos meus favoritos!

Ley 10/11/2020

Astrofísica de forma didática
O que primeiro me chamou atenção nesta obra, foi ter astrofísica nela. Eu adoro ler livros que envolvam conceitos físicos e o livro aborda um dos meus temas favoritos. Guia de Alimentação e Cuidado de Um Buraco Negro de Estimação é um livro infantil, mas que também explora bastante a ciência.

Essa é uma ficção científica, portanto mesmo que haja elementos físicos verídicos na obra, há também dados não verdadeiros que servem apenas para deixar a história mais divertida. O livro é uma espécie de transcrição que a protagonista Stella dedica ao seu pai que se foi há algum tempo.

Fica claro que eles eram bem próximos e a personagem, de apenas onze anos, sente falta de tê-lo por perto. Havia uma ligação, além de paternal, que os unia e era a astrofísica. No início adorei que uma menina de apenas onze anos gostasse de algo tão complexo e entendi que além do amor pela astrofísica, a conexão entre ela e seu pai fortalecia isso.

A história foge clichê ao mostrar uma garota apaixonada por algo que geralmente é atribuído aos garotos. A história se passa em 1977 e Stella começa seu relato quando vai a sede da Nasa perguntar por Carl Sagan, um famoso astrofísico que está prestes a lançar a sonda Voyager 2. Logo me simpatizei com Stella por nós duas admirá-lo.

Stella infelizmente não consegue falar com o astrofísico, porém leva para casa algo inusitado: um buraco negro. Na física, ele é um dos assuntos mais intrigantes mas a leveza com que a história o insere na trama, deixa o leitor mais curioso para conhecer mais sobre ele.

A protagonista então resolve adotar o inusitado buraco negro chamando-o de Larry e o leitor acompanha a rotina desses dois. A alimentação de Larry é o que mais chama atenção pela forma didática da autora mostrar isso, entre outros assuntos acerca dele. A história me passou diversos sentimentos dos quais meu favorito foi a paixão pela ciência e o conhecimento.

Stella mostra sua vida e por meio de seu relato, é como se o leitor fosse o expectador mais próximo de seus sentimentos e anseios. Ainda lutando para superar o luto, aprendemos bastante como Stella se comportará diante desse desafio e a ajuda de seu buraco negro serve como uma espécie de conexão com seu pai, pelo amor a astrofísica, assim como uma ajuda nessa etapa que ela enfrentará.

Os conceitos físicos que aprendemos aqui são básicos e até mesmo aqueles mais difíceis são colocados de maneira mais simples de entender. A leitura é rápida, deixando o leitor preso nela para descobrir o que acontecerá nessa empreitada. A história é, no mínimo, divertida. Ela passa por várias fases, onde acompanhar Stella deixa leitor também sentindo afinidade por ela.

Acho a leitura perfeitamente apropriada para crianças que estão começando a estudar ciências e um pouco de física, mas também recomendo para qualquer adulto. Pelo modo de abordagem do livro, a ficção ajudará no entendimento e facilitará em entender seus vários conceitos. A vivência de Stella com seu buraco negro de estimação pode não ser real, mas mesmo através da descrição do dia a dia deles é possível entender um pouco mais sobre esse fenômeno tão pouco conhecido.

A obra possui ilustrações que condizem com a história. No decorrer da leitura fica ainda mais interessante acompanhar as ilustrações. A escrita é uma delícia e mais do que isso, a leitura nos faz observar a personagem passar por um momento difícil e ainda tratar de outros assuntos onde equilibra a história deixando-a mais tranquila. Acabei finalizando o livro com o coração carregado de sentimentos e ainda mais apaixonada por física.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/11/resenha-guia-de-alimentacao-e-cuidado.html

Ketly 28/03/2021

MUITO LINDOOOOO
Essa leitura era exatamente do que eu estava precisando após ler um livro sobre abusivo infantil. Meu Deus, esse livro e leve, inocente, tem muitas referências com o universo, uma garota e seu irmão passando pelo luto do pai e amizades.

?Nós queremos agarrar as coisas, mas a lua sempre se funde à manhã.?

?? Às vezes? bem, às vezes o que você acha que é um buraco negro em sua vida, sugando tudo para a escuridão? acontece que é, na verdade, um buraco de minhoca. Um portal. Um caminho de volta para casa. Se você conseguir ir em frente e encarar a escuridão, ela vai, no final das contas, levar você aonde precisa ir. Ela vai levar você de volta para si. É o que você fez por mim.?

Tami Blythe 05/09/2021

Há luz no luto.
Que sensibilidade da autora em escrever sobre luto para crianças de uma forma tão simples e profunda.

Há luz até mesmo no buraco negro que é o luto.

Leiam, indiquem, releiam e ensinem sobre esse tema tão importante. ??

Danilo 08/01/2024

Grata surpresa
Encontrei esse livro na BibliOn e meu objetivo era ampliar meu repertório de indicações para meus alunos. Porém, fui imensamente surpreendido com uma história leve, divertida, recheada de conhecimentos científicos e que aborda a depressão após a perda de um familiar por um jovem/adolescente.

Ótima leitura!

Midi 11/04/2021

de uma lindeza sem tamanho
É uma leitura rápida e fluída. Apesar de ter o luto como tema central, a autora foi bastante cirúrgica ao tratar do assunto e trouxe uma leveza e um cuidado muito especial. Foi incrível participar dessa viagem cheia de auto-descobertas junto com a Stella e sua família (incluindo a cachorrinha sem nome, stu fedorento e tempestade netuniana aaaa)!

Eu dei risada, chorei um pouco (não posso mentir kkkk). Adorei ler cada parte! Fiquei apaixonada por cada personagem e digo com todo coração que eles são muito preciosos. Indico demais!

"Acho que é isso que a dor pode fazer se você permitir: abrir você no meio, deixar a luz entrar e mostrar a você o que está dentro. Nossa aventura pela escuridão havia me mostrado tons e matizes de mim mesma que eu não poderia ter visto de outra forma."

"[...] agora eu era, enfim, capaz de enxergar que nada era apenas bom ou ruim, que todo mundo continha multidões, e que eu, como qualquer um, era uma galáxia linda e caótica de todas as coisas que tinham acontecido comigo."

"Nada poderia durar para sempre. Nós queremos agarrar as coisas, mas a lua sempre se funde à manhã."

Gabryely2 02/12/2021

Perfeito
Comecei a ler esse livro sem pretensão nehuma e de uma hora para outra ele tomou um rumo completamente diferente que me fez ficar totalmente apegada a história e aos personagens e sem falar nas inúmeras lágrimas que ele me proporcionou.
Nunca chorei tanto na minha vida.
Me vi varias vezes na pele da Estella.
Um livro rapido, divertido e com uma mensagem muito importante e linda.
Essa vai ser uma daquelas histórias que vou guardar no meu coração com muito carinho.

TRECHO - "Ao olhar para ele, dentro de seus olhos de galáxia estranhamente familiares, eu me perguntei se Larry talvez fosse mais cheio de mistérios do que eu jamais conseguiria decifrar. Eu me lembrei de uma vez, quando eu ainda era uma garotinha, e estava olhando para dentro do cálice de uma tulipa. Era um dia ensolarado, e a luz entre as pétalas conferia a tudo um brilho roxo-avermelhado. Parecia como uma galáxia inteira em miniatura ali, com a Aurora Boreal, uma lua de estame, estrelas polvilhadas de pólen, e pétalas perfeitas se sobrepondo como camadas do tempo.
Talvez aquilo que eu imaginava ser meu superpoder na verdade fosse só isso: agora eu era, enfim, capaz de enxergar que nada era apenas bom ou ruim, que todo mundo continha multidões, e que eu, como qualquer um, era uma galáxia linda e caótica de todas as coisas que tinham acontecido comigo.
Que estranho, pensei, um buraco negro ser o res?onsável ?or me arrancar da minha escuridão mais ?rofunda. Agora era hora de eu fazer algo por ele, embora a remota ideia partisse meu coração."

Gezinha 25/09/2021

Para o público jovem e infantil
Comprei para presentear uma amiga que está em luto, e resolvi ler para ver se seria um bom presente.
É um livro sobre luto para crianças.
A autora, descreve o luto de Stella, que perdeu o pai e em suas aventuras encontrou um buraco negro qual precisa conter e educar.
A história é simples, as palavras finais me emocionaram.
Então para o público juvenil, acredito que seja uma ótima leitura.

Dani 13/10/2021

Gostei
O livro é bom, bem infanto-juvenil (oque já era esperado), porém achei que a história toma um rumo diferente do que eu esperava, é uma história profunda, que tem como tema a morte, a falta que alguém faz nas nossas vidas e a depressao (buraco negro). O assunto é tratado de forma leve e conta como a personagem principal entrou em um buraco negro após a perda do pai, dentro dele passa por várias aventuras junto com o irmão que caiu no buraco por engano junto com ela. É assim juntos criam planos para conseguir sair do mesmo.

yasmine 04/09/2020

Uma metáfora sobre luto de uma forma leve, bem-humorada e emocionante

day 18/01/2021

Um livro lindo
Um livro maravilhoso! Que trata do luto de forma que quem nunca passou pela perda de algum ente querido possa entender o tamanho da dor e vazio .
O livro conta como uma menininha tentou se proteger da dor .
Achei a escrita muito fofa e um livro que agrada a todas as idades ! Fiquei encantada por tudo !