A resistência dos vaga-lumes

A resistência dos vaga-lumes João Silvério Trevisan

Resenhas - A resistência dos vaga-lumes

Jhess 05/10/2022

Sobre resistir brilhando
~ Espero que a resistências possa continuar, pois "Quanto mais escuridão dos opressores, maior será a luz emitida pela purpurina dos oprimidos."

Marcelo 28/07/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Comecei a ler sem saber exatamente sobre o que se tratava esse livro. Claro que eu sabia a temática, mas achei que era algo novo.

Trata-se de 4 capitulos que João Silverio Trevisan atualizou para a edição mais recente de ?Devassos no paraíso?, livro que o autor escreveu na década de 80 contando a história da Homossexualidade no Brasil. Quando lí Devassos no paraíso, tinha medo exatamente que fosse um livro datado, uma vez que, desde a década de 80, muita coisa mudou na cena LGBTQIAP+ (inclusive a sigla rsrsrs).

O autor, nesses 4 capitulos, tenta fazer uma atualização dessa cena, apresentando dados e fatos que mostram como muita coisa mudou para melhor, mas como ainda temos uma luta gigantesca pela frente. E mesmo nos dados mais atuais que o autor destaca em seu livro, muita coisa já mudou, por exemplo a adoção de crianças por casais gays e a doação de sangue por parte dos homossexuais, que hoje já é aceita nos postos de doação em todo o Brasil.

Enfim, não dá para concluir um tema que é vivo, pulsante e que se atualiza dia a dia, mas o autor faz um trabalho magistral e super recomendo para todos aqueles que querem entender mais sobre a historia LGBTQIAP+ no Brasil.

A.C.L. 07/11/2021

Importante
"O lixo da história fornece muitos exemplos de que a contraposição ao descarte é a reciclagem do passado. Talvez esteja aí o próprio sentido da história."

O nome do livro é maravilhoso e ao termina-lo de ler fiquei arrepiasa. Ele é um livro "curto", mas extremamente relevante, que levanta questões vitais, tais como saúde, casamento, família, resistência.
O autor cita diversas pessoas, algumas que já conhecia e outras que nunca tinha ouvido falar, mas que pretendo buscar.

Para complementar: https://youtu.be/V5AZLMJ9aTk

Leticia.Machado 20/10/2021

Um gostinho de "Devassos no Paraíso"
Nesses capítulos gratuitos, em formato digital, do livro "Devassos no Paraíso" temos uma prévia do livro e várias informações muito bem organizadas e escritas sobre o universo LGBTQIA+ brasileiro. Mesmo sendo um compilado de informações, o livro é bastante leve e de fácil leitura, além de rápido já que tem apenas 82 páginas. Para aqueles que tem interesse no tema ou querem saber mais sobre "Devassos no Paraíso" essa pequena prévia será um tempo muito bem investido.

Michele 10/07/2021

UMA RESISTÊNCIA NECESSÁRIA
A RESISTÊNCIA DOS VAGALUMES é um livro de não ficção que transcorre por todos os avanços políticos e sociais por que a comunidade LGBTQIA+ tem lutado nas últimas décadas, evidenciando as conquistas e analisando os obstáculos.

bruunaboch 10/05/2021

Gostei bastante
Foi o meu primeiro contato com o autor. Minha professora de literatura sempre falou muito dele e quando vi esse ebook de graça resolvi ler.

Trouxe pautas e conquistas antes um pouco desconhecidas para mim em termos mais profundos. A leitura foi um grande aprendizado. Com certeza irei ler mais obras desse autor.

Nani 30/04/2021

interessante e bastante informativo, apesar de se tratar de apenas uma parte do livro traz bastante da história recente e feito de forma esclarecedora

Lasco_ 04/01/2021

Sob pretexto de preservar valores tradicionais,o projeto dos grupos conservadores propõe destruir valores que lhes são inconvenientes.Destruir para preservar é uma "contradição em termos"

Karol Rodrigues 07/12/2020

"Quanto mais escuridão dos opressores, maior será a luz emitida pela purpurina dos oprimidos"

Tom 25/08/2020

Leitura obrigatória.
Um verdadeiro estudo antropológico sobre a luta LGBT , das conquistas e do enfraquecimento da comunidade ao incorporar tantos micro grupos dentro de e um grupo já pequeno.

VinAcius9 06/07/2020

Bom panorama da militância LGBT no Brasil
O livro é um excelente panorama geral da luta militante LGBT no Brasil que ganha cada vez mais lugar em todas as estâncias da sociedade. Que continue assim, sem retrocesso.