Enigma

Enigma Robert Harris

Resenhas - Enigma

otxjunior 10/08/2012

Enigma, Robert Harris
O primeiro livro que li do Robert Harris foi "O Fantasma": Ótimo thriller político. Motivado a seguir em sua bibliografia comecei "Enigma", e me decepcionei com a falta de maturidade do autor em um de seus primeiros romances.
Acho válido que a premissa de seus romances tenham base histórica real, mas em "Enigma" nem o fato de ter como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial torna a leitura mais interessante. Pois acompanhamos a "guerra" dos técnicos militares ingleses na decodificação do código alemão, em Bletchley Park. Distante dos campos de batalha, nosso herói é um nerd apaixonado de difícil trato social, porém dono de uma mente brilhante.
O livro falha enquanto narra o romance insípido que atormenta o protagonista, que parece nunca se posicionar quanto a seu relacionamento. Nem mesmo parece interessado nas consequências de seu trabalho; atuando nessa área apenas para pôr em prática seu dom em tratar com números, como um hobby.
Enfim, o principal problema de "Enigma" é o seu desinteressante e singular protagonista que, apesar de trabalhar para evitar que os navios aliados não sejam atingidos por submarinos alemães, não consegue salvar a trama de ir por água abaixo.