Jogo da Memória

Resenhas - Jogo da Memória

Pauliana 30/03/2023

Muito lindoo??????
Leiturinha ótimaaaaa!
Seu Pietro é um avô, pai e marido muito amado por aqueles que vivem ao seu redor. Com o passar do tempo ele vai esquecendo das suas lembranças mais marcantes. Lucca se preocupa com o avô que não é mas o mesmo e também pelo fato de quererem interná-lo numa clínica. Lucca juntamente com mais dois primos saem a procura de uma solução melhor para o seu avô, se metendo numa enrascada das feias!! (A leitura também retrada o período da guerra fria vivida pelo o protagonista).

Eu poderia ter terminado em um dia, mas a ressaca literária (mais conhecida como preguiça) me atrapalhou bastante.

??????????+??

Camis 10/07/2013

Lucca e seu avô Pietro sempre tiveram uma amizade forte e verdadeira. Lucca era o neto mais próximo dos avós e que ia visitá-los todas as sextas após a escola para trocar confidências com o avô e comer a comida gostosa da vovó. Mas o que Lucca mais gostava mesmo naquela sua família de italianos era o Jogo da Memória que todos sempre jogavam, principalmente aos domingos, e do qual seu vô era o grande campeão.

Pietro foi um homem que sobreviveu a Segunda Guerra Mundial, mas que também perdeu com ela o seu irmão mais novo e seu primeiro amor, a Giulia. Anos e anos após este período, já há tanto tempo casado com a avó de Lucca, a senhora Última, as memórias desses dias ainda habitam a mente de Pietro, e o fazem relembrar os momento de luta e de tristeza.

Em um desses momentos de devaneios Pietro conta a Lucca como foi o período em que lutou pela Itália na Segunda Guerra, como perdeu Giulia, como se tornou um prisioneiro, e como voltou pra casa. Mas alguma coisa acontece logo após ter revelado suas lembranças, pois por algum motivo Pietro começa a perder sua memória pouco a pouco.

Um dia ele sai e não se lembra pra onde foi, no outro troca os nomes dos netos, ou ainda sai de casa e não sabe mais qual o caminho pra voltar. Aos poucos a família começa a notar que o tão invejado campeão de Jogo da Memória a medida que passa a perder as partidas desse jogo também passa a perder parte de sua própria memória.

Lucca era bem jovem quando descobriu que seu avô tinha Mal de Alzheimer, que essa era uma doença incurável, que só iria piorar com o passar do tempo, mas ainda assim ele não podia deixar de lutar pelo avô que tanto amava e com quem tinha compartilhado tantos momentos bons. Por isso, junto com seus primos Gabi e Rafa, ele busca um jeito de recuperar as memórias do vô Pietro, e acaba encontrando o Shopping das Memórias.

Jogo da Memória é curtinho e leve, mas acabou se tornando pra mim uma surpresa agradável e emocionante. Apesar de tratar sobre um tema tão pesado quanto é o Mal de Alzheimer, Laura Bergallo trouxe pra estória uma deliciosa narrativa envolvendo fantasia e esperança. A autora transfere ao seu leitor de forma quase subliminar um pouco sobre essa doença tão cruel, informando seus sintomas e consequências.

É um livro que te deixa triste ao saber como a doença afeta não somente o idoso, mas também a família inteira, e que apesar de levar o tema de forma light o livro consegue mexer com nossas emoções quando paramos pra pensar que é algo que pode ocorrer com nossos avós, pais, ou até com nós mesmos. Outro detalhe é que o livro tem ilustrações feitas pela Martha Werneck, todas em escalas de cinzas, e que representam a situação daquele momento.

Jogo da Memória da Editora Escrita Fina me deixou emocionada com sua estória linda de amor e de esperança. Vale a pena ler.

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2013/07/jogo-da-memoria.html
Luiza.Henrique 08/06/2015minha estante
eu peguei esse livro na biblioteca da escola e fiquei apaixonada pela historia na verdade eu tenho que fazer um trabalho sobre esse livro e agora que já acabei de ler esse livro eu penso como teve sorte de pegar um livro tão bom

Rapha 25/07/2011

Jogo da Memória no blog Doce Encanto
Leia a resenha na íntegra em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/04/jogo-da-memoria-laura-bergallo.html

Jogo da Memória é um livro de leitura fácil, que flui rápido e não demanda conhecimento de um linguajar difícil, ao contrário do que eu pensei, já que falaríamos sobre uma doença, o Mal de Alzheimer.

"A estória é narrada por Lucca, neto de S. Pietro, um italiano que mora há anos no Brasil.
Os dois são super apegados, aliás, a família do S. Pietro é aquela típica família italiana, que se reune todo domingo para comer macarronada, contar boas histórias e passar o tempo.
E era isso o que acontecia todo domingo, mas o momento mais esperado era depois do almoço quando a família ia jogar JOGOS DA MEMÓRIA. Agora adivinhem quem era o grande ganhador: "Vovô" Pietro!! Ele era imbatível.

Mesmo passando todos os domingos juntos, Lucca adorava ficar mais tempo com seus avós - o S. Pietro e a D. Última, isso mesmo, você não leu errado, o nome da avó do Lucca é Última! risos - então, todas as sextas-feiras ele ia almoçar com eles e, claro, aproveitava para jogar uma partida de jogo da memória com seu avó e tentar vencê-lo.

Em uma dessas sextas-feiras S. Pietro conta grande parte de sua vida na Itália à Lucca, coisas secretas, jamais reveladas a ninguém da família, como a época em que trabalhou na guerra e seu 1º amor.
Porém, após esse dia, coisas estranhas começam acontecer com S. Pietro, tal como PERDER o jogo da memória..."

WawahMedeiros 28/05/2022

Memórias
Ler esse livro me fez lembrar da minha bisavó que teve essa doença terrível e que deixou toda a família com o coração na mão.

Ao mesmo tempo, me trouxe uma memória gostosa... Pois ela podia até trocar nossos nomes, mas ela não se esquecia nunca de sua essência e de seu passado, nos trazendo sempre novas histórias.

Amei muito o enredo e os personagens desse livro. Leitura ótima que nos seduzia a cada página. Vale muito a pena a leitura!

Psychobooks 28/02/2011

Já fazia um tempo que não pegava uma leitura tão leve, agradável e rápida. O livro me surpreendeu muito e principalmente me fez rever minha relação com meus avós, principalmente meu avô materno.

Lucca tem uma linda amizade com o vô Pietro, um italiano que presenciou de perto a crueldade de uma guerra mas que sobreviveu e formou uma linda família aqui no Brasil.

Vô e neto tinham como passatempo predileto jogos da memória e, jogavam fielmente toda semana. Às vezes o resto da família se juntava na brincadeira, mesmo que Vô Pietro fosse um vencedor invicto há anos. E, foi durante uma tarde de jogos entre avô e neto, que o matriarca da família, compartilhou sua história de vida com o neto mais chegado. O amor proibido, as histórias de guerra e a perda de um ente querido.

Só depois de 80 anos de idade, o avô compartilhou pela primeira vez sua história com alguém e, o escolhido o neto.Quando ouviu a narrativa do avô, Lucca jamais imaginaria o peso que toda aquela história teria mais tarde.

Como acontecem com algumas pessoas, o avô de Lucca foi diagnosticado com Alzheimer e, como tantas outras famílias, a primeira opção dos filhos foi internar vô Pietro.

Mesmo com a situação delicada, Lucca criou seu próprio final para a história do avô. Uma história com final feliz e uma família ainda unida.

Achei o relacionamento entre avô e neto muito bonito e, mesmo a família sendo grande, há uma união entre pais e filhos e, principalmente o respeito.

Talvez o livro não valha 5 estrelas para muitos, mas para mim, valeria até mais, pois se há uma coisa que eu preso acima de tudo, é a família e, a forma como Lucca ‘recriou’ a história do avô foi realmente muito comovente.

Acesse:

Guilherme F. 23/07/2011

O Simbolista - http://www.osimbolista.blogspot.com
O livro Jogo da Memória contém uma linguagem simples e rápida, nele você aprende um pouco sobre Itália, Guerras Mundiais, doença do Mal de Alzheiner, e o afeto entre um neto e seu avó, quando escolhi ele para a cortesia da Escrita Fina, parceira do blog, a capa é maravilhosa, e dou os parabéns a Martha, artista de mão cheia para desenhas e bolar essa maravilhosa capa.Não pensei q iria acontecer a história assim, me surpreendeu, pois não era o q eu esperava, o final é comovente e surpreendente, no qual a escritora Laura Bergallo fez um bom trabalho, o trama principal acontece em volta de Lucca e seu avô, que é um ótimo jogador de jogo da memória, mas em um tal dia ele começa a perder para seu neto que nunca ganhava e então começa a história, vocês não imaginam do desenrolar da história o que acontece, eu não imaginava e nunca me passou pela cabeça o que acontece no final, leiam, pois vale a pena demais, além de ser rápido de ler, você estará ajudando a literatura nacional brasileira!E ele te ajuda a dar um pouco mais de valor nessas pessoas tão especiais e que construiram a sua e a minha família: os Avós!

Moonlight Books 11/05/2013

Jogo da Memória traz a história de Vô Pietro nas palavras de seu neto Lucca. Nos apresenta uma típica família italiana, com um patrono muito bem humorado, que sabe ser severo quando precisa.

Fã de jogos da memória, Vô Pietro encanta o neto com a sua sagacidade. Ninguém da família consegue vencer o velhinho, dono de uma memória sem igual, impressiona à todos que ousam desafiá - lo neste jogo.

Em uma tarde, ele deixa o jogo de lado e divide com Lucca a história do grande amor de sua vida, que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Ele passou por muitas provações nesta época e só a vontade de voltar para os braços de sua mãe e de sua amada Giulia, o manteve vivo.

Para Lucca este momento foi inesquecível, ali ele teve certeza que conhecia seu avô melhor do que qualquer outra pessoa, que ambos tinham um grande segredo. Ao dividir com o neto aquela parte de sua vida, foi como se ele estivesse deixando suas memórias gravadas. O relato da guerra é duro e triste, porém as mudanças que acontecem com o vovô, são bem piores.

A confusão, o esquecimento, o distanciamento e a falha da ótima memória, alertam a família que algo não está bem, e logo o bom senhor é diagnosticado com o mal de Alzheimer. Não demora muito, e a internação passa a ser a única saída para o Vô Pietro.

Lucca decide que precisa ajudar o avô, procura em um site de buscas a solução e descobre o Shopping da Memória, junto com os primos Gabi e Rafael, vai em busca da cura do avô, mergulhando assim em uma grande aventura.

Narrado em primeira pessoa por Lucca, este livro traz uma história de esperança, amor e fé. Mostra a beleza do relacionamento do neto com o avô, os horrores e traumas de uma guerra e a devastação que uma doença causa em uma família. O mal de Alzheimer rouba muito mais que as lembranças de uma pessoa, ele tira a alegria daqueles que estão ao seu redor.

Leia o restante da resenha, acesse http://www.moonlightbooks.net/p/resenhas.html

naniedias 11/04/2011

Jogo da Memória, de Laura Bergallo
Lucca sempre foi apaixonado pelo avô! O passatempo das tardes nos finais de semana era o Jogo da Memória. E seu Pietro sempre ganhava, não havia quem mudasse isso.
A relação entre avô e neto sempre foi muito boa. Inclusive, o avô confidenciou ao pequeno histórias de sua adolescência e vida adulta antes de mudar para o Brasil.
Mas o avô de Lucca começa a sofrer perda de memória - o mal de Alzheimer - e a família inteira tem que aprender a lidar com esse problema.

"aqui me tenho
sem mim

nada lembro
nem sei

à luz presente
sou apenas um bicho
transparente"

O que eu achei do livro:
O livro é incrível!
Além de ser uma linda história sobre a relação neto/avô, trata sobre assuntos importantes - como a doença conhecida por mal de Alzheimer. A maneira como Lucca, que tinha apenas 15 anos, lida com a situação também é bastante inesperada e muito gostosa de ler! A autora nos faz refletir sobre a velhice, o respeito e a maneira, toda especial, que crianças têm de lidar com situações difíceis.
A escrita de Laura Bergallo é uma delícia - simples e cativante! Consegue nos deleitar e nos fazer refletir muito!
Uma história simples e encantadora com uma edição primorosa (como sempre) da Escrita Fina!
Recomendado para crianças de 1 a 1000 anos de idade!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Caroline1056 09/05/2023

Shopping de memórias.
Acho que esse é um livro pra crianças mas eu achei mt legal ?. ele aborda a segunda guerra mundial e o mundo hoje em dia. adorei

Elineuza.Crescenci 12/02/2024

Escrita Fina – RJ - 2010
Avaliação: 4/5
Início da Leitura: 11/02/2024 Término da leitura: 12/02/2024

Autora
Nasceu no Rio de Janeiro.
É comunicóloga, publicitária, editora de publicações médicas e escritora.
Com o livro “A Criatura” recebeu o prêmio Adolfo Aizem como melhor livro juvenil em 2005.
Já tem mais de vinte livros publicados.
Gosta mesmo de publicar histórias para o público infanto-juvenil.

Sobre o livro
Vovô Pietro e vovó Última são muito amados por seus filhos e netos.
Luca e Pietro gostam muito do Jogo da Memória, mas vovô é imbatível.
Certo dia Luca percebe que o vovô já não é mais o mesmo. Começa a perder no jogo e esquecer os nomes de seus filhos e netos e familiares próximos ficando irritado ao ser corrigido.
Com esse comportamento os filhos correm em busca de auxílio médico e recebem um diagnóstico pouco favorável.
Os netos então entram numa aventura para recuperar o vovô.
É uma aventura improvável.
A leitura é muito agradável e envolvente.
O amor da família prevalece.
A relação entre o avô e o neto dura para sempre.
A história é linda.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/02/2024-fevereiro9-leitura-anual-22-jogo.html

Lust 13/02/2022

Memória
Uma história dentro de uma história... uma história reflexiva e interessante, de cunho emocional e altamente pensamental.

Larita.Oliveira 06/02/2023

Memorias
Esse livro tem uma carga sentimental imensa pra mim. Faz parte do finalzinho da infância, e traz um certa identificação com a história. Não há como eu ler e não lembrar da minha vozinha.