Reflexos do passado

Reflexos do passado Paola Aleksandra

Resenhas - Reflexos do passado

Aione 31/07/2020

Reflexos do Passado é o primeiro trabalho contemporâneo de Paola Aleksandra, autora dos romances de época Volte Para Mim e Livre Para Recomeçar. Publicada pela editora Planeta em formato digital, a novela faz parte de uma coletânea de histórias curtas que retratam diferentes experiências durante o período de isolamento social.

Cecília está nas semanas finais de sua gestação. Quando descobriu a gravidez, ela havia optado por permanecer em seu apartamento em São Paulo, longe da família em Goiás, sem supor que uma pandemia estava por vir. Agora, sozinha, ela lida com as dificuldades e receios próprios de sua fase de vida, intensificados pelos medos trazidos com a pandemia.

Reflexos do Passado tem uma leitura rápida não apenas por sua estrutura em si ser menor do que a de um romance, mas principalmente pela capacidade de envolvimento que a leitura proporciona. A narrativa de Paola Aleksandra em primeira pessoa é ágil e fluida, apesar de sua bagagem emocional, fazendo com que navegar pela história seja agradável e convidativo. Os detalhes da rotina e do ambiente de Cecília se mesclam às reflexões de maneira natural, de forma que é muito fácil se sentir próxima da personagem. Mesmo sem viver o que ela passa — a gravidez —, me identifiquei com muitas das suas emoções, já que elas estão intrinsecamente conectadas à experiência da quarentena: o distanciamento das pessoas próximas de nós, o medo do vírus desconhecido, a tristeza pelas mortes, o receio de um futuro incerto. Também, gostei demais da personalidade de Cecília que, mesmo assertiva, ainda assim abriga tantas fragilidades, soando real e extremamente humana.

Algo que ajuda Cecília a lidar com sua interioridade é a leitura do diário de sua avó, Helena, narrando como foi se descobrir grávida anos antes, em meio ao período de ditadura militar. Mesmo que a trajetória de Helena apareça de forma mais resumida, já que não é o foco da novela, ainda assim aponta aspectos importantes da história do país, o que funciona tanto como um lembrete dessa época sombria — e que não pode, em hipótese alguma, ser diminuída — quanto demonstra uma possibilidade de esperança e recomeço futuros, o que se faz extremamente necessários em momentos tão instáveis e incertos como o nosso atual.

Mas mais do que um registro histórico, o diário de Helena é um lembrete para Cecília de suas origens. Ao encarar a trajetória de sua avó, a protagonista é lembrada da continuidade da vida, de que sua existência só foi possível através da vivência de seus antepassados. Com isso, Cecília se enxerga como parte de um todo, carregando em si toda uma linhagem — que será continuada com o nascimento de sua filha. Esse foi, para mim, o ponto mais emocionante da leitura, sendo a cena do parto uma das mais lindas de toda a novela.

O que posso dizer é que eu amei a leitura, seja por ter sido tão gostosa, seja por aquilo que Reflexos do Passado apresenta, com destaque para a habilidade de Paola Aleksandra em ter ido além do isolamento de Cecília sem que perdesse o ritmo da narrativa. Foi como se Cecília tivesse me convidado para conhecer seu apartamento e minha estadia tivesse sido extremamente aconchegante e acolhedora. Vê-la travar uma batalha interna tão cheia de altos, baixos e diferentes nuances me emocionou por ser algo tão próximo do que cada um de nós tem vivido a seu próprio modo. Mais do que tudo, vê-la sair vitoriosa de suas lutas foi inspirador.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/07/31/resenha-reflexos-do-passado-paola-aleksandra/

pcybridgerton 20/07/2020

Autora de qualidade escreve tudo
Como, ao ler essa novela, você para e pensa que a pessoa que escreveu é uma autora que começou com romance de época? Pois é isso mesmo que Paola traz. Alguém que veio mostrando seu talento em um gênero e ao ser desafiada, consegui fazer um trabalho incrível. Não tem como não sentir ao receios e medos da personagem, não sentir empatia por ela e querer oferecer conforto. A personagem cativa e a narrativa foi super bem construída, com direito a um enredo encaixado e imprevisível. Recomendo muito!

Jozy.Cristiani 27/07/2020

Maravilhoso
Amo os livros da Pah e com esse não foi diferente, é envolvente e lindo.

Tayana Alvez 17/07/2020

Quando a autora é boa escrevendo de tudo!!!
Eu encontrei esse livro ou esse livro me encontrou?

Eu sou cadelinha assumida da autora, e por isso eu já fui pra essa leitura querendo amar a história, a família, o casal...

Qual foi a minha surpresa ao encontrar uma jovem quarentener sozinha com seu barrigão em um apertamento de 42m2.

Daí pra frente foi só soco na boca do meu estômago e tapa na minha cara, mas sei lá, o jeito que a Paola me faz chorar é diferente.

Kkkkcryin

Eu me emocionei TANTO!!!
A autora mesclou os dois piores momentos da nossa história recente, como um país, e nos colocou na pele de mulheres incríveis.
A mensagem sobre ser mulher que essa novela passa é tão forte, tão intensa, que acabou com o meu coração e o refez de uma maneira única.

Acho que para todo mundo, têm sido dias difíceis e eu estava PRECISANDO de mulheres fortes ao meu redor, e nessa pandemia, nesse isolamento, essa novela me trouxe a Ceci, a vó Helena, a tia Carmen, a Ana Helena e a Paola.

Terminei a história grata pela Paola ter aceitado o desafio de escrever fora de sua zona de conforto e ainda mais apaixonada pela escrita dela.

Adrielle104 19/07/2020

Reflexos do passado - Paola Aleksandra @editoraplaneta

História curta, com tema atual de verdade (pandemia, Covid-19, quarentena) e uma personagem grávida e sozinha nesse cenário.

Cecília tinha belos planos para sua gravidez e um pós parto com o apoio da família. Mas infelizmente imprevistos acontecem e o que já é um momento de dúvidas, inseguranças e alegrias, ganha um fator inesperado e desconhecido.

Com inúmeras citações que nos fazem refletir sobre ter coragem para enfrentar os desafios, Paola traz com imensa sensibilidade muito da sua realidade pessoal.

Desde março estamos afastados de quem amamos, familiares e amigos. Desde março vivemos a incerteza de como será o próximo mês, se teremos pessoas próximas atingidas. Desde março vemos a mudança entre o desespero e o medo das pessoas para a indiferença. Desde março tentando o equilíbrio entre sentir o mundo e se fechar dele para continuar "tocando a vida".

Maio foi o mês que perdi alguém, não pelo Covid, mas durante o Covid e fez de tudo um pouco pior.

"Estar perto de quem amo é o que me mantém esperançosa de que o amanhã será diferente."

Minha primeira leitura da @paolaaleksandra e espero que não a última. Obrigada por sua sensibilidade.

Andressa402 03/10/2022

A Paola escreve muito bem e consegue nos tocar com suas palavras. Quero muito ler os outros livros dela!

Érica | @aquelacomlivros 20/09/2020

Cecília se mudou de cidade em busca de uma vida profissional melhor. Longe da família e amigos, ela precisa enfrentar a quarentena sozinha e, como se já não fosse difícil o suficiente, grávida. Ela reflete sobre o mundo caótico que abrigará sua filha e os medos comuns da maternidade, são intensificados. Mas o diário de sua avó vai revelar que Cecília não é a única na família a passar por um momento como esse. Helena, era uma jornalista em tempos de ditadura e, mesmo grávida, enfrentou o sistema com muita coragem. O poder da mulher que ultrapassa gerações e dimensões, dará a Cecília a força que ela precisa para lidar com esse momento.

Esse foi o conto de quarentena que eu menos me conectei, até porque é extremamente focado no fato da protagonista estar grávida. Eu senti que algumas dificuldades poderiam ter sido evitadas, como ela ter insistido em permanecer longe da família quando o isolamento começou. Não é como se ela estivesse sozinha, sem apoio, definitivamente ela não precisava ter passado por tudo aquilo sem ninguém ao seu lado. Eu jamais tomaria essa decisão porque era fácil prever todos os surtos de ansiedade que viriam e vieram.

Mas apesar disso, a história é muito cativante porque a Paola colocou um mistério que a protagonista foi descobrindo com o tempo e que a ajudou na hora do parto, Tem um toque de sobrenatural, eu diria, que deu um tom mais mágico para a história. Em vários momentos é possível se identificar com a personagem que está lutando para sobreviver a monotonia daqueles dias que parecem infinitos. Aqui vamos conhecer a força de duas mulheres que, em situações similares, precisaram ter o seus filhos em um mundo completamente caótico, com um futuro incerto que só traz angústia.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Paola e fui surpreendida pelo seu talento. Ela coloca muita emoção nas suas histórias, dá para ver que escreve com o coração. Foi uma leitura muito gostosa de fazer e eu indico muito!

Nanna - Livraneios 05/09/2020

Esperava mais
Reflexos do Passado é um conto que faz parte da coleção da Editora Planeta acerca da pandemia pelo Coronavírus.

Na obra iremos acompanhar a trajetória de uma futura mãe que está passando a quarentena completamente sozinha com sua bebê ainda na barriga. Presa em seu apartamento com a família a quilômetros de distância, ela tenta todos os dias lutar contra os pensamentos ruins e medos que a perseguem.

A fim de se distrair, a protagonista mergulha nos diários de sua avó materna, da época em que a mulher enfrentava sua gestação em meio à ditadura militar do Brasil. Ela se fortalece enquanto percebe que é capaz de mais do que imagina.

Esse foi um conto que fui com muita expectativa, principalmente pela minha experiência anterior com outra história da mesma coleção. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e sinto dizer que me decepcionei um pouco.

Por tratar-se de uma história que se passa já no período da pandemia e, como falei, dentro do apartamento da protagonista, senti que o conto ficou um tanto quanto repetitivo, simulando, talvez, o marasmo da quarentena.

A história não conta com nada de problemático ou forte que tenha me feito desgostar, simplesmente não me apeguei a nada ali. Lia com o desejo de que terminasse logo e senti a narrativa se arrastar cada vez mais. Sofri para finalizar e não me senti convencida por nada na trajetória da personagem.

A mensagem do final da história é linda e muito válida, especialmente para as mamães - que provavelmente aproveitariam a leitura mais do que eu -, mas achei que demoramos muito para chegar nela, dando voltas e mais voltas no mesmo ponto.

Além disso, achei a comparação com a história da avó um pouco exagerada. Por mais que tenha gostado das cartas e da história que foi desenvolvida, senti que não foi muito justo colocar as duas situações no mesmo patamar de dificuldade.

Aletheia (@almaletrada) 19/07/2020

O livro retrata a experiência de uma enfermeira grávida em meio à pandemia de covid-19. Aqui conhecemos a realidade de três gerações de mulheres e suas lutas frente às dificuldades da época para cada uma. Leitura rápida e fluida.

Barbara.Goes 19/07/2020

Perfeito
Dizer que gostei é pouco, a história me emocionou muito, o nome da Vó Helena é o nome da minha Vó e da minha filha quando tiver uma. Foi muito especial ler esse livro nesse momento difícil em que estamos vivendo. Paola é incrível em suas palavras.

Tâmara Moya 29/07/2020

A escrita da Paola é fluída e muito envolvente. Ler um livro que retrata o momento que estamos vivendo é desafiador. Me vi várias vezes em Cecília. Leitura rápida, sensivel, com uma história que nos traz força e esperança de dias melhores e com um final que aqueceu meu coração.

Sergia.Souza 04/12/2020

è um romance, bastante envolvente, é um livro bastante fluido, ágil, apesar de sua bagagem emocional, fazendo com que navegar pela história seja agradável e convidativo. Os detalhes da rotina e do ambiente de Cecília se mesclam às reflexões de maneira natural, de forma que é muito fácil se sentir próxima da personagem. Mesmo sem viver o que ela passa — a gravidez —, me identifiquei com muitas das suas emoções, já que elas estão intrinsecamente conectadas à experiência da quarentena: o distanciamento das pessoas próximas de nós, o medo do vírus desconhecido, a tristeza pelas mortes, o receio de um futuro incerto. Também, gostei demais da personalidade de Cecília que, mesmo assertiva, ainda assim abriga tantas fragilidades, soando real e extremamente humana.

victória 06/09/2020

que história linda!
eu amo a escrita da paola, sinto que a forma como ela escreve satisfaz minha sensibilidade exagerada. como sempre, ela aprofunda a vida da protagonista abordando questões surpreendentes. esta história me emocionou mais do que eu imaginei que emocionaria, é inspiradora e emocionante. cecília, grávida e sozinha em são paulo, não imaginava que passaria as últimas semanas da gravidez presa em um apartamento em meio a uma pandemia mundial. com a família a quilômetros de distância, ela precisa encontrar forças para lidar com a ansiedade e o medo da maternidade e do futuro do país. se por obra do destino ou não, cecília encontra antigos diários de sua avó e descobre que o passado pode ser mais do que lembranças: pode ser o apoio e o impulso que ela precisava em um momento tão difícil e delicado da vida.

Gabi Paiva Corrêa 17/07/2020

Recomendo demais!
Na sua estreia na escrita contemporanea, Paola te transporta em uma história que se passa durante a pandemia do COVID-19 e você se identifica com as preocupações, sonhos, inquietudes da personagem, sendo ou não mãe! Recomendo muito para todos!!

Caroline 21/09/2020

Adoro e acompanho a Paola nas redes sociais e, mesmo sem conhecê-la, pude sentir como se a conhecesse nestas poucas páginas. Paola conseguiu escrever um livro lindinho com a Pandemia como cenário. Amei.