Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Alice 17/07/2021

Livro de Cabeceira
?Conheci esse livro através da Duda Reis e sempre tive a curiosidade de ler por conta do nome do livro e realmente o autor conta tudo através de cartas. Teve alguns capítulos bastante reflexivos em minha vida e alguns que achei que desenvoltura poderia ser melhor e mais explorada. Mas adorei o conceito de trazer tudo através de cartas, pois, amo receber cartinhas (uma coisa que nunca deixo morrer e entrego para as pessoas que amo)

"Uma carta é sempre uma promessa de futuro, um abraço que ainda acontecerá em alguma esquina da vida. Há muito tempo eu não escrevia uma carta para alguém, e sou tomado de uma alegria enorme ao me ver aqui, escrevendo esta carta para você."

?Um livro de cabeceira mesmo as cartas cujos remetentes são as emoções humanas. Com as temáticas: medo, tristeza, saudade, culpa, ciúme, raiva, ancestrais, vergonha, amor, diálogo, morte, esperança, para o leitor e a última que foi adicionada na pandemia que é o abraço.

A ideia do autor de escrever as cartas no livro, não é de entregar respostas, mas sim trazer reflexões mostrando que ninguém está só, que há espaço para uma escuta atenta, como também é possível refletir, melhorar e crescer. Recomendo a leitura para todos que gostam de ler sobre o tema e sobre suas emoções.
jully.cunha87 13/09/2021minha estante
Fiquei super curiosa

Sperandiocarol 13/01/2023minha estante
Já ouviu os podcasts dele? Escute com caderno? tome nota? cada minuto uma nova reflexão e aprendizado.

Julia.Menezes 14/01/2023minha estante
Onde encontro os podcasts dele?

Vênus_Alice 17/03/2023

Cartas
Li esse livro sem saber nada dele, quando comecei, criei altas expectativas por ser famoso e pela proposta de conversar com os leitores através de cartas, algo tão íntimo, autêntico e sincero.
O início é bem convidativo, mas a medida que vai fluindo, são bons temas mas senti que a abordagem é bem natural e não inovadora, então não achei que entrega como promete, dá mais expectativas no início, queria muito que fosse uma conversa mais aberta, de algo mais intrínseco.

Loli.carol 18/04/2023

Lindo
Esse livro parece um cobertor quentinho num dia de inverno?
Gostei muito dos textos, me conectei com vários deles. Com outros nem tanto. Mas o próprio autor já havia avisado isso no início do livro. Nem todas as cartas fazem sentido da mesma forma em todos os momentos da vida, elas terão significados diferentes conforme o tempo passa e isso é muito legal. Valeu a pena ??

Dênis 08/08/2020

Quando os sentimentos e emoções tiram um tempo para escrever
Um ótimo livro em que sentimentos e emoções se comunicam com o leitor em cartas que revelam o cotidiano em nuances muito sutis. Em especial as cartas da saudade e do luto me fizeram resignificar alguns aspectos a respeito da minha percepção sobre o tema.

Caroline1402 12/07/2023

6/10
Começo justificando que a nota baixa é pela escrita não ser o meu estilo. O livro em si não é ruim, na verdade é algo bem inovador e interessante proposto pelo autor.

Trata-se de um psicólogo que escreve cartas como se os autores fossem sentimentos, que tomam forma e voz, e conversam conosco.

Vale a pena ter como livro de cabeceira, para quando bater aquela bad.
Infelizmente não é algo que goste de ler, mas fica a indicação.

marialuiza1 01/03/2023

Não leiam
Horrível, uma bomba em forma de livro, chato e sem graça. em resumo não entendi nada. cartas sem sentido sobre sentimentos e sensações.

Malu Silva 21/11/2023

É bom para autoconhecimento e é bem escrito, achei muito interessante mostrar alguns sentimentos que muitas vezes eu não sei distinguir.

Márcia Régia 29/08/2023

Adoro livros sobre cartas, pois amo escrever e recebê-las!
Tudo bem que hoje é muito mais fácil escrever um e-mail, ou uma mensagem pelo Instagram ou pelas redes sociais. Hoje as cartas não são fundamentais para a comunicação, mas são fontes de afeto, de amor e de carinho. Isso nunca desaparecerá.
O livro traz cartas cujos remetentes são as emoções humanas.
As cartas mostram que ninguém está só, que há espaço para uma escuta atenta e empática, que é possível refletir, melhorar e crescer sempre.
E é neste tom de conversa entre amigos que Alexandre apresenta seu livro e suas cartas.
Eu amei, refleti e me emocionei com todas. A da morte me tocou de forma profunda e intensa. Nela, assim como nas outras, percebo a escrita especial do autor. Ler estas cartas me ajudou profundamente .

Ingrid664 02/11/2023

Só escrevia cartas quando estava no ensino fundamental
Neste livro existe uma escrita poética, além de muita sensibilidade com cada sentimento e emoção, como se cada uma delas falassem, exemplo o medo que tem a função de criar movimento e se defender ( fugir ou lutar ), tristeza que pode aparecer quando algo extremamente valorizado fecha o ciclo, ex: términos de relacionamento ou decepção com alguma instituição como escola/ igreja e o ciúmes que não aceita a vulnerabilidade do amor e a possibilidade de perca; cada carta demonstrando o motivo desta emoção ocorrer, ser necessária e importante, podendo lidar com ela com naturalidade, não como algo que destrói .

O livro de início me transmitiu as melhores coisas, mas ao longo da leitura ficou cansativo, mas não tira o valor da obra .

Nathaly1 09/01/2022

É um livro muito gostoso de ser lido e muito reflexivo, as cartas são como um diálogo entre suas emoções e sentimentos e você, minha carta preferida foi 12. A morte pde que você nao evite esta conversar com ela.
Amei a proposta do livro, recomendo que leiam...

Lita 28/10/2023

O livro trás boas palavras e ensinamentos de uma forma rápida e leve para os que estão precisando.

Monnalisa 19/08/2022

Poético e simples
Confesso que fui com muita sede ao pote, pensei ser um livro de auto ajuda, mas não é.
Porém, é uma leitura gostosa e poética, o autor fala com simplicidade e senti como se ele estivesse ali comigo pessoalmente em um bate papo informal tomando um café.
Gostosinho de ler, mas um pouco repetitivo, no final já queria que acabasse. Agora que terminei, estou com saudades?

cecilia vai a roma 07/07/2023

Cartas (que não são para mim)
No geral achei um livro de poesias clichês e umas falas repetitivas. Definitivamente não sou o público alvo, muita coisa não conversou comigo e achei umas ideias meio 'filósofos de instagram'.

Bruna 18/05/2021

Confesso que as primeiras cartas não me envolveram, mas com o passar da leitura ficou mais próximo. Boa leitura e reflexão.

Jufs 01/04/2021

Primeiro lido de abril...
Genial. Essa é a palavra que define esse livro: genial.

"(...) depois dos finais que arruínam, há reconstruções possíveis."

O livro é cheio de cartas e o autor avisa logo no início que não há uma ordem correta de leitura, você pode ler na ordem que achar melhor.
Os temas chamaram muito a minha atenção, e a carta 12 me fez chorar muito, chorei do início dessa carta até o fim.

Esse é um livro que vou querer carregar sempre na minha bolsa, ler nos meus momentos de alegria e de tristeza, de dor e felicidade.
As cartas são muito emocionantes e eu recomendo muito!
Eu amei.

"(...) você pode imaginar que a sua vida também pode ser contada através das ausências, porque nós também somos aquilo que perdemos."