O amor não dói

O amor não dói Anahy D´amico

Resenhas - O amor não dói

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aline 06/04/2021

Não existe receita para um relacionamento saudável.
Há muito tempo não acompanho o programa Casos de Família para entender o posicionamento da autora referente aos relacionamentos. E este livro não foca tanto na opinião pessoal da Dra. Anahy (apesar de ela deixar claro o que ela pensa sobre diversos fatores de um relacionamento), mas ele foca em apresentar formatos de relacionamentos que podem ser tidos como "abusivos".

Não é um livro que sai acusando "isso é abuso" e "isso não é abuso", "esse relacionamento é certo" ou "este relacionamento está errado", mas ele mostra as formas mais sutis em que um relacionamento pode se tornar abusivo, privando ambos os parceiros de sua evolução pessoal, evolução financeira e sua independência.

Por óbvio, o público para o qual este livro é direcionado são mulheres, mas sinceramente, vejo que ambos os sexos deveriam ler um livro como este, independente do formato de relacionamento que levam. Todo mundo precisa de um "chacoalhão" para não acabar estimulando ou até mesmo praticando atos que poderão futuramente se tornarem abusivos.

O livro é ótimo e mostra claramente que não existe "metade da laranja" para ninguém e em nenhum lugar.

"Cuide-se como você cuida do outro¹. Esse é um direito de todo mundo. Não ignore as suas necessidades, e pare de olhar somente as dos outros. [...] a carência que você tem é si mesma(o). Se estivesse se dando esse cuidado, não transferiria a ninguém essa necessidade e responsabilidade"

¹ Nota: "Cuide-se como você cuida do outro" e não "Cuide do outro como você gostaria de ser cuidado" ;)
Richard.Lopes 06/04/2021minha estante
Na verdade existe!, lê o livro porque amamos de helen fisher.

Márcia Régia 25/11/2023

Livro maravilhoso, essencial a todos e não somente aqueles que estão em um relacionamento. Amor próprio, auto conhecimento são os pilares para construirmos um relacionamento saudável. Não existe a metade da laranja e sim, duas pessoas que são completas sozinhas e só assim podem caminhar lado a lado de maneira saudável. Recomendo a leitura.

Lua Barbosa ⨠03/03/2023

Uma leitura ok.
É uma boa leitura, se a pessoa já estiver acostumada a ler e estudar sobre a temática, se torna algo repetitivo. Apesar disso, é importante a existência de livros e materiais sobre essa temática, servem como um bom alerta para algumas meninas e mulheres.
O amor não deve doer, existem brigas e desentendimentos pois ninguém é igual, mas é necessário ter esse olhar mais crítico.

naicaroline 23/04/2023

Extremamente necessário
Um livro simples, de fácil leitura, com muuitas repetições de temas, mas claramente com o objetivo de fixar a mensagem passada.

nunca estive em um relacionamento abusivo, mas poder ler sobre e reconhecer em outros relacionamentos próximos q eu conheço me fez abrir o olho e em como posso estar disponível a ajudar quem vive. Além de ficar atenta a relacionamentos não amorosos necessariamente, q podem ser abusivos tbm.

Loyane.Moraes 21/03/2024

O amor não machuca!
Esse livro o meu único arrependimento é não ter lido antes! Que livro bom para nos fazer refletir como mulher e como sociedade machista em que vivemos. Já vivi relacionamentos tóxicos em que eu pensava sempre ?irei dá uma chance, ele irá mudar? e que se eu tivesse lido esse livro, abandonaria no 1 sinal vermelho e não me causaria tantos traumas mas somos a junção das nossas escolhas e graças a Deus, eu consegui sair disso mas não são todas as mulheres que conseguem e muita das vezes essas mulheres não recebem apoio e sim julgamento. É um livro chocante, não pelo que tá escrito mas por trazer tanta verdade que não queremos ler ou ?saber?, vale a pena a escrita, recomendo a todas as meninas e mulheres. Vá com o coração preparado e a mente aberta ?

Gustavo 22/08/2020

Um verdadeiro manual sobre relacionamentos
Ao ler esse livro é quase como estarmos ouvindo a própria doutora do programa Casos de Família falando conosco, do início ao fim identificamos a personalidade da autora a cada linha do texto, o que passa uma autenticidade muito boa para o livro.
A temática do relacionamento abusivo é exposta e repetida por diversas vezes ao longo do livro, situações exemplo são expostas várias vezes e também experiências pessoais da doutora no consultório e no programa do SBT. Embora isso torne a experiência um tanto enfadonha logo no final do livro a autora justifica, dizendo que é necessário a mesma coisa ser dita de diversas formas para que alguma delas possa se encaixar melhor a realidade do leitor.

juhpqs 24/05/2023

Livro incrível e super necessário
Acredito que todas mulheres deveriam ler em algum momento, livro incrível e que trata com seriedade um assunto tão relevante.

drygo 03/01/2023

Livro necessário
Relacionamento não vem com manual e isso já sabemos, mas todo relacionamento deve ser saudável e quando o/a companheiro/a é abusivo com você, o caminho é um só: resgatar a si mesmo e deixar o relacionamento para que não se torne abusivo só extremo, por isso a necessidade de estar atento aos sinais.
Mas como estar atento aos sinais de um relacionamento abusivo, quando alguns de nós não sabemos identificar? Nesse livro a escritora e psicóloga Anahy esclarece situações que devemos estar atentos, apresentando características de um relacionamento abusivo e de um relacionamento saudável, onde ambos devem priorizar o crescimento individual e do casal.
O público alvo da escritora é as mulheres, mas creio que deva ser lido por todes.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Você precisa ler esse livro!
Apesar que não ler tantos livros de não-ficção, O Amor não Dói - que é um não-ficção - chamou minha atenção por ser sobre relacionamentos abusivos e abordar como seria um relacionamento saudável, fala também sobre empoderamento feminino que leva a autoestima da mulher e, consequentemente, a faz identificar os vários tipos de abusos que podemos sofrer direta, indireta e até de forma velada por questões históricas e culturais, de modo que promove a percepção de que somos nós que podemos e temos a capacidade de fugir desses relacionamentos tóxicos.

Em O Amor não Dói somos apresentados há vários tipos de violência e abusos sofridos pelas mulheres por seus parceiros, ou mesmo que aguentam de namorados para evitarem estar sozinhas, pois a cultura machista pregou que uma mulher feliz é aquela que está acompanhada, que uma mulher somente consegue ser valorizada quando tem um homem ao seu lado.

Todavia, Anahy D'Amico, não fala apenas de abusos sofridos por casais heterossexuais, mas também que é possível sofrê-los em relação homo afetivas, também ressalta que a mulher não necessariamente precisa ser a vítima de abuso, pois em alguns casos ela pode ser a abusadora, contudo, estatisticamente os maiores abusos são sofridos por mulheres de seus parceiros homens, além disso a autora delimita que em O Amor não Dói abordará apenas relacionamentos tóxicos e abusivos sofridos pelas mulheres.

O volume é extremamente interessante porque mostra que, praticamente, as mulheres desde muito pequenas são criadas para serem o sexo frágil, são criadas por mulheres, mas sob um regime machista, que as fazem internalizar pensamentos, emoções e ações ao longo dos anos, criando um padrão de abusos e até mesmo romanceando esses tipos de relacionamentos.

Ler todas as reflexões de Anahy D'amico sobre as questões voltadas para a criação das meninas, a forma como as mães acabam auxiliando, mesmo sem a intenção, comportamentos e pensamentos nas jovens e as tornam mulheres dependentes e passíveis de sofrer relacionamentos abusivos, foi algo absurdamente doloroso, pois vi muito da forma como fui criada nos relatos da autora, e foi por conta dessa criação de "princesa que precisa ser salva pelo príncipe" é que também vivi, por anos, um relacionamento abusivo e que me deixou marcas tão profundas que sofro com elas ainda hoje.

Outra coisa que pode ser um verdadeiro tapa na cara é observar os exemplos de abusos que sofremos (físico, verbal, psicológico, patrimonial, etc.) e que muitas vezes nem sequer identificamos como abuso, mas que são, afinal, um abuso não deixa de ser abuso só porque você não percebeu ou por conta da sua falta de informação a respeito, não é mesmo?

Então, é diante dessa perspectiva que considero O Amor não Dói uma leitura imprescindível, porque irá ajudar muitas mulheres a identificarem os abusos que sofrem, para saber sair de um relacionamento assim, pois muitas vezes ficamos em um relacionamento por comodismo ou por ignorância dos abusos que nos ensinam a interpretar como algo normal e até romanceá-los.

Realmente, considerei O Amor não Dói um livro que veio para prestar um grande serviço social às mulheres e a isso quero acrescentar que não é fácil ler, vai doer se enxergar nas páginas, enxergar alguns membros da sua família, seus amigos, etc., mas essa leitura pode ser um grande passo para uma grande transformação, para que possamos resgatar nossa autoestima e independência (não só financeira, mas emocional).

Por fim, quero dizer que achei O Amor não Dói um livro espetacular e esclarecedor, com uma linguagem super acessível, com exemplos, e com informações que perpassam a criação de mulheres e homens, a cultura do abuso que vivemos, a violência, a falta de informação e a sociedade machista (composta por homens e mulheres).

Tudo isso é um ciclo que precisa ser quebrado, e precisamos identificar para podermos promover uma transformação, porque, por mais insensível que possa parecer, somente a vítima de abusos é que pode também ser a protagonista de sua vida e sair dessa situação. A vítima pode precisar de ajuda? SIM, mas a decisão de sair de um relacionamento abusivo e tóxico é da mulher, somente assim se conseguirá sair do ciclo vicioso, além do mais, é através dessa informação que seremos mais aptos a criar meninos e meninas que não perpetuem os abusos e a violência porque respeitam a si mesmos e ao outro.

site: www.delivroemlivro.com.br

GeekGui 18/10/2020

Sobre o livro..
Creio que seria bem interessante se muitos dos pais dessem esse livro a seus filhos como complemento da educação amorosa deles na adolescência.

Essa é uma boa leitura não só para mulheres (que é o proposto aqui) mas também para dar a visão da coisa para muitos homens inteligentes (supondo que ainda há esperança e propósito na relação entre ele e ela) que por algum motivo não conseguem ver/se ver em algumas atitudes pelas quais eles mesmos tem ou "são", e que por consequência as mulheres infelizmente acabam passando tudo isso abordado pela Psicóloga Dra. Anahy. (essa é minha visão como homem ao ler esse livro)

Tbm, por sentir que deve haver (ainda não li algum) poucos livros que falem do início ao fim sobre o homem no outro lado da moeda; como agressor ou como agredido, digo, direcionado a homens, como esse é direcionado a mulheres :). A prevenção (e desconstrução de uma criação conturbada desde a infância e em espiral, como mencionada no livro) deve vir de ambas as partes.

O livro vem com um ótimo propósito, e nos 3/4 ele fica melhor ainda. Parabéns Dra.! E mulheres que aqui estão lendo, FORÇA!, vocês são o suprassumo de sí mesmas. Mmmuah!
Kakay 18/10/2020minha estante
Que lindo texto dengow

GeekGui 18/10/2020minha estante
Obg dengoso.

Lice 01/09/2023

"o amor não foi feito para doer"
O amor é algo que acrescenta que deve ser leve e nos fazer bem. Mas nem sempre é assim que acontece.
Muitas mulheres vivenciam diariamente relacionamentos abusivos, tanto psicológico e moral até físico. Neste livro, a autora aborda de uma forma muito interessante, como o abuso é sorrateiro e está nos mínimos detalhes e como para a mulher é desgastante estar em um relacionamento assim.
Ana também escreve, sobre como é doloroso sair de um relacionamento abusivo, é muito mais do que "só ir embora".
Além de tratar, sobre o relacionamento abusivo, a autora também aborda muito sobre o amor próprio. Desde criança é imposto para as mulheres, a necessidade do casamento, de um marido, até porque sem ele " você não será nada". Mas não é verdade. Já nascemos completas, não precisamos esperar pela nossa "alma gêmea", até porque o amor não se encontra, se constrói.
Nota¹: "Nunca se acostume com o que te machuca."
Nota² : "Enxergue-se como alguém que você ama muito e a que tem missão de proteger."

Diego.Sousa 28/09/2020

Oque achei ?
Bom, sou apaixonado pela autora desde sempre, mas não deixarei isso influenciar em meu veredito kk.. Amei o livro ele é realmente muito necessário. como dizem ?sempre podemos aprender mais um pouco? e com esse livro eu aprendi muito, ao ler parece que a autora está falando diretamente com a gente, na obra ela aborda assuntos extremamente necessários como abuso psicológico, machismo e vários outros, nessa obra ela quebra totalmente o mito do príncipe encantado. Super recomendo, espero que todos tenham a oportunidade de ler algum dia ;)

Elinamara.Assis 24/08/2023

"Não existe dedo podre,existe falta de amor por si,por ver que aquilo não é bom,que seu radar interno está apitando..."

Nini :) 30/01/2023

necessário
um livro mto bem construído e explicado, a escrita da Anahy me deixou encantada. pelo fato que o li praticamente todo no período da noite (sempre qnd batia o cansaço), teve partes que eu ficava meio sem entender (por isso não dei 5 estrelas). mas msm assim, é um livro com mto conhecimento e que acho que todos deveriam ler.

@evelyncaldeira 23/06/2021

O amor não dói, mas dessa vez doeu.
Embora muitas pessoas não saibam, a Dra. Anahy possui um canal no Youtube com diversos temas a respeito de relacionamento e comportamentos que vai muito além do Programa Casos de Família. Quando ela informou sobre o lançamento deste livro, de primeiro momento não tive o interesse já que estava em fase excelente comigo mesma, até que o tombo veio.

Quero deixar bem claro que, não deixe de ler esse livro só por que você esteja solteira ou bem resolvida. Na realidade, esse livro deveria ser lido por todas as mulheres, pois nunca sabemos quando vamos cair em uma cilada. Eu relutei por muitos meses em comprar após conhecer uma pessoa, e apenas comprei quando percebi que algo estava muito errado e minha mãe tinha comentado para eu comprar e diversas pessoas ao meu redor pedindo "pelo amor de Deus, saia dessa situação".

O livro fala exatamente sobre o amor, que de fato não deve doer. A Doutora vai demonstrando diversas situações que as mulheres enfrentam em um relacionamento abusivo que vai muito além de uma agressão física. Esse livro mexeu muito comigo, principalmente por ser formada em Direito e ter acabado de escrever um artigo científico que abordava sobre a Lei Maria da Penha. E minha maior dificuldade no TCC foi abordar exatamente o abuso moral, psicológico e patrimonial, já que na minha área o resultado final sempre foi a agressão física e lidei por algum tempo com essas mulheres na Defensoria Pública.

O livro foi tão profundo ao ponto de eu perceber que estava em um relacionamento abusivo e pior de tudo foi as descrições do livro se encaixarem perfeitamente o que eu estava vivenciando. Em vários momentos eu precisei pausar, chorar, falar com as minhas amigas e pedir ajuda. De verdade, esse livro me caiu perfeitamente para abrir meus olhos nas questões de abuso moral e psicológicos, uma vez que até eu que já trabalhei com mulheres vítimas de violência doméstica estava me encaminhando para ser mais uma na estatística.

Gostaria muito de ter lido esse livro naquela época que estava solteira e bem resolvida, talvez eu teria dado um basta na primeira oportunidade. Indico muito esse livro, eu vou reler todas as vezes que for necessário.

Vale ressaltar que é um livro direcionado as mulheres, porém é de conhecimento geral que relacionamento abusivo pode partir de ambas as partes. Se você é homem e tem receio que possa estar cometendo excessos, ou que se arrepende após uma briga ou alguma fala, por favor leia esse livro, mas de mente aberta e compreenda que muitas coisas do livro poderá te beneficiar como um ser humano.

E se você é mulher, se identificou, por favor saia dessa situação. Abuso psicológico e moral vão muito mais além de brigas bobas.

Eu marquei demais esse livro, mas segue alguns trechos que mais me alertaram:

- " As pessoas têm muita dificuldade em abandonar aquilo que lhe faz mal porque se acostumam com o sofrimento, especialmente se ele for sendo importo aos poucos."

-" A minha dica é observar. Se você está sempre estressada, com medo, medindo tudo que vai fazer e falar para não irritar o cara, tem um problema aí."

- "Porque, no fundo, você já sabe. Sempre soube."

1 | 2 | 3 | 4 | 5