O segundo tempo

O segundo tempo Michel Laub

Resenhas - O Segundo Tempo

rafadaluz 04/04/2024

Que pedrada
Fazia tempo que eu não ficava de ressaca literária. Geralmente quando eu fico é porque um livro mexeu MUITO comigo. Parabéns Michel Laub.

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro O Segundo Tempo, de Michel Laub
??? Olá, Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro O Segundo Tempo, do autor Michel Laub.

? Para muitas pessoas, nem sempre o futebol é apenas um esporte, é, na verdade, uma forma de escapar de muitos problemas.

? E para um garoto de quinze anos, o futebol é muito além do que times, campo, bola e campeonato. Ele está enfrentando, sozinho, a separação dos pais, a mãe recuperando de uma tentativa de suicídio, a independência que chegou cedo demais e quer fazer seu irmão mais novo ter uma pré-adolescência normal, num ambiente familiar conturbado.

? Estádios possuem espaço para tantas pessoas, e todos esses indivíduos se encontram no mesmo local, no mesmo horário, no mesmo dia para assistir ao mesmo jogo. Mas nunca sabemos o que essas pessoas estão passando, pensando, vivendo.

? Essa é a vastidão da vida, é estranho pensar que num mundo de bilhões de pessoas, todos vivem de um jeito, infelizmente, não podemos ajudar todos a resolverem seus problemas.

carol832 11/07/2023

Achei o livro muito confuso (principalmente no início) é intediante e muito repetitivo, o protagonista é muito dramático e inconsequente. Não acho que o escritor soube descrever os personagens, enredos e cenário muito bem, ele passa a maior parte do livro falando o quanto não gosta do pai e nem da nova esposa dele. Não recomendaria esse livro

Juuu 11/07/2023

O SEGUNDO TEMPO
Achei o início bem confuso, mas com o tempo fui entendendo...
Durante todo o livro, o protagonista relaciona o grenal do século com os acontecimentos de sua vida, a relação entre seu pai e mãe, e a responsabilidade que recebeu desde muito jovem. Apresenta também as dificuldades de cuidar de seu irmão - Bruno - logo após descobrir que a "amiga" de seu pai estava grávida.

Mayara 27/06/2023

Pra mim só ficou bom depois do segundo tempo
Tive que ler esse livro para a escola e pra ser bem sincera não estava muito animada pra começar a ler. Ele não é um livro ruim, tem seus pontos altos, só não é o tipo de leitura que eu normalmente gosto de fazer (pois tive que ler em um curto período de tempo) e também não é o gênero que eu escolheria. Para mim o livro começou a ficar interessante de verdade a partir do segundo tempo (que é a segunda parte do livro) parecia que antes disso não acontecia muita coisa e o narrador só ficava narrando no mesmo círculo. Por outro lado, uma amiga minha amou o livro, acho que depende muito do gênero que você gosta. Recomendo para aqueles que gostam de histórias mais reais e cotidianas, com alguns choques no meio do caminho. Mas eu particularmente, não leria de novo.

arthurcamandio 10/06/2023

A alegria de ser tricolor
"Dizem que é este o encanto do futebol. Você presta atenção num goleiro caído não importa o que esteja em volta."

Tuyl 03/04/2023

Fantástico! Daqueles de começar a ler e só ter vontade de parar ao final! Segundo que leio do autor e o segundo que adoro.

izzystorm 07/03/2023

Resenha #1 - 2023
Primeira leitura do ano e sinto que é o tipo de história que possivelmente irá me acompanhar ao longo dos meses. Achei os personagens construídos tão reais e as situações honestas de uma maneira que fizeram a leitura, por mais que curta, um processo difícil e doloroso.

A forma como os paralelos são apresentados e entrelaçam-se com a trama torna a narrativa bem envolvente, facilmente continuaria lendo os outros livros do autor, mas acho que precisarei de intervalos bem espaçados entre essas leituras.

duda ð 19/09/2022

um livro gaúcho
um trabalho de escola me deu a oportunidade de ler este livro do Michel Laub, um autor gaúcho. posso dizer que a minha primeira experiência com um livro do meu estado foi mais do que boa!
o conteúdo abordado neste livro é bem necessário e posso dizer que me identifiquei com a situação do menino de 15 anos que narra essa história (um pouco triste eu me identificar).
a missão que ele tem de explicar toda a questão do divórcio dos pais para o irmão mais novo é interessante. mostra a responsabilidade que ele teve de ter naquele momento difícil.
o amor pelo irmão o fez repensar suas atitudes impulsivas, o fez acreditar que poderia haver uma chance de cuidar do seu irmão de uma maneira mais correta.
um livro impecável pra mim e que merece ter reconhecimento!

lauraliscb 25/07/2022

3 estrelas??????
gostei do livro, ele me prendeu bem, principalmente depois da metade, achei a linha do tempo meio confusa, mas até que dá pra entender depois de uns capítulos
achei interessante a analogia que o autor usou: os problemas familiares e a partida de futebol
sem saber nada de futebol consegui entender a mensagem
um livro bom que dá pra ler de boassa em um diazinho!

e a melhor parte: os capítulos são cutinhoss!!

saintastes 28/06/2022

?Naquele domingo foi a última vez que fez diferença, em que um centroavante entrando na área aos vinte e seis minutos do segundo tempo, diante da expectativa do meu irmão, do futuro imediato dele, teve alguma influência sobre mim.?

fiquei bem surpresa ao encontrar esse livro na biblioteca da escola, pois não tinha conhecido até então narrativas que utilizassem de mecanismos futebolísticos como paralelo para uma ficção familiar. o autor conseguiu fazer essa analogia de uma forma muito desenvolta, o que tornou a leitura agradável e fluída para mim.

DêlaMartins 15/05/2022

Gosto muito do Michel Laubb e, novamente não me enganei com esse livro.

1989, ano do Gre-Nal do século, em Porto Alegre. O irmão de 15 anos, na ausência do pai, leva o mais novo (11 anos) para ver o jogo e tem uma missão: contar para o mais novo sobre o divórcio dos pais. O adolescente recebe a notícia no início da semana e passa a semana inteira planejando como contar ao irmão e o que fazer depois disso. Durante o jogo, ele compara lances com a vida familiar e vai moldando seu discurso e suas ações, fazendo exatamente o que era esperado dele e agindo como um adulto.

A situação vivida pelo mais velho naquele dia, muda sua vida e a forma de encarar tudo. O amor entre os irmãos, o cuidado e atenção dedicados ao mais novo são incríveis.

Livro curto, super recomendo.

Antonio Maluco 24/04/2022

Futebol
O livro conta histórias de um casal de irmãos que são apaixonados por futebol gaúcho e pelo time do Grêmio