Contos Noturnos

Contos Noturnos André Beltrão

Resenhas - Contos Noturnos

Tathy 13/01/2011

Contos Noturnos de André Beltrão
Para ver a resenha completa (incluindo links e imagens) acesse o blog Eu sou assim (www.tathy.com.br)

Título Original: Contos Noturnos
Editora: Escrita Fina
Número de Páginas: 95
ISBN: 9788563248121
Ano: 2010
Gênero Literário: Conto infantojuvenil brasileiro
Avaliação: 3 estrelas - Bom!

Contos Noturnos é um livro de André Beltrão. Publicado este ano pela editora Escrita Fina, estava na minha estante aguardando que eu o “pegasse” com carinho. Eu sou medrosa, muito medrosa e imaginava que eu fosse ficar com medo em algum momento do livro, pois o nome me sugeria contos de terror…

E eu estava errada (ainda bem!). O livro (como o próprio nome diz) é uma reunião de Contos onde o André escreveu (a maioria deles) na madrugada.

O livro é dividido em três partes: Contos Noturnos, Coisas que acontecem quando não tem ninguém olhando e Pessoas. Alguns contos são um tanto quanto bizarros e surreais. Outros me fizeram refletir e imaginar o que passava na cabeça do autor naquele momento (adoro quando o livro me leva até o seu autor) e outros ainda me fizeram rir ao encená-lo em minha mente. Não que a proposta do André era essa, a de ser cômico, não sei, mas acredito que não, mas alguns deles realmente tiveram esse efeito em mim.

Só para vocês terem um gostinho, abaixo o conto Água:

Eis a água que machucou minha boca, espetou minha língua e que de modo algum pude engolir. Vi que estava cheia de asteriscos e suspensão, e cada um acrescentava imagináveis sentidos ao líquido, incompreensíveis considerações, expressivas observações.
A água incolor, ainda que nunca imaterial, multiplicava-se em volumes invisíveis e tornava-se imbebível.

Sobre o autor: André Beltrão é carioca, designer e professor do curso de Design da UniCid. Como design, dirige o Studio CreamCrackers (a mesma de Todas as estrelas do Céu) e coordena projetos de identidade visual, de embalagens e de materiais de merchandising.
Nas horas vagas (que são raras) André escreve, desenha, faz gravuras, lê bastante e toca violão (ou tenta!).
Ja participou de quatro antologias de novos autores, mas Contos Noturnos é seu livro de estreia, que escreveu, ilustrou e diagramou!