Um esboço do passado

Um esboço do passado Virginia Woolf

Resenhas - Um esboço do passado

meiri 27/02/2024

As memórias, aquilo que esquecemos
A escrita da virginia nunca falha em me tocar. o que começa como uma tentativa de relato autobiográfico sobre adeline virginia stephen e suas primeiras lembranças, acaba se transformando em um relato também sobre sua família e sobre como as relações de amor e trauma a moldaram. uma mistura de memórias e diário, este texto me fez refletir sobre como o passado não é uma entidade estática, mas sim algo moldado pela forma como o recordamos. o tempo presente é tudo o que há.

RobsBia 04/06/2023

O olhar da Virgínia sobre as coisas é algo encantador. Só ela seria capaz de narrar memórias de forma vivaz.

Jão.Silver 03/04/2022

Um esboço do passado
Virgínia porquê me destrói??? :'( :'(
Uma das últimas escritas da autora, publicado postumamente ainda com o ar de "esboço" original.
Aqui conseguimos ver toda a profunda relação com a escrita e toda a relação familiar que ela possuía, uma biografia inacabada mas incrível para quem quer conhecer não só a história mas todo o processo que levaram as obras tão marcantes.
10/10
Gabriel Schorr 03/04/2022minha estante
Que chiqueee

lilimonetta 02/03/2022

por causa de virginia chorei baixinho tomando sol na praia, tamanha a comoção. agora quero devorar tudo o que ela escreveu.

Messias 24/02/2022

O maior defeito desse livro é que ele acaba. Apesar de, em alguns momentos, eu ter achado excessivamente descritivo, a última parte é brilhante e explicita ricamente a relação da vida de Virgínia com sua obra.

pinksuricato 28/11/2021

Sobre os momentos de ser e os momentos de não ser
"Um Esboço do Passado" é um dos últimos textos de Virginia Woolf, publicado postumamente. Aqui, descobrimos que a autora tinha a pretensão de escrever uma autobiografia, sendo o texto uma tentativa de registrar suas memórias.

Virginia começa a escrever em 1939, e é interessante observar como o presente e passado estão interligados de alguma forma ? é através de eventos cotidianos que a autora tem, ao longo do período entre 1939 e 1940, que sua mente é transportada ao passado, viajando até os falecidos de sua família ? figuras como sua mãe e irmã ? onde ela mesma reconstrói tais personagens com intensidade única. Dessa forma, o leitor passa a entender como tais perdas transformaram a sua vida e a de sua família pelos anos seguintes, com a dor do luto percorrendo cada membro dela.

O livro possui um final abrupto, o que é de se esperar, visto que esse é um dos últimos textos escritos pela autora. No entanto, o texto não perde sua qualidade por causa disso. As notas do livro explicam não apenas a origem de nomes citados, mas também nos localizam na época da criação do texto, destacando e mencionando rabiscos e adições que a autora deixou em seus manuscritos.

Acredito que, por último, seja importante destacar a maestria da escrita poética de Virginia e a presença da natureza como personagens importantes na construção de cenas que descrevem sua infância. "Um Esboço do Passado" é um ótimo livro para quem procura saber mais não apenas sobre a vida da autora, mas também sobre sua escrita e seu processo.