Ninguém é Inocente Em São Paulo

Ninguém é Inocente Em São Paulo Ferréz

Resenhas - Ninguém é inocente em São Paulo

Mary Manzolli 04/08/2021

Importante para quem quer enxergar.
Lançado em 2006, é o primeiro livro de contos do autor.  Contém 19 estória sobre a realidade da periferia e do cotidiano de seus habitantes, expondo de forma crua mas, ao mesmo tempo bem humorada a vida daqueles que se encontram às margens da sociedade.

Ferréz, o mesmo autor de Capão Pecado, cujo livro já postei resenha aqui, é um dos precursores da literatura marginal, de linguagem forte, visceral e mais próxima da forma de se falar nas periferias, e desta forma nos consegue remeter, com muito realismo, aos contextos sociais dos lugares onde o poder público "se esqueceu" de comparecer. E fala com conhecimento de causa, posto que é morador de um bairro periférico em São Paulo, vivendo, diariamente, o trágico cotidiano mostrado nos seus contos.

Ninguém é inocente em São Paulo é um livro curtinho, de menos de 100 páginas, mas nos dá a real dimensão de como é a vida nas periferias, a situação das pessoas que vivem nas favelas, marginalizadas e vítimas de preconceitos. Os contos de Ferréz são a descrição, exata, de tudo que permeia a vida dos brasileiros: miséria, violência, falta de empatia, abandono e desumanização

Uma crítica social perturbadora que todos deveriam ler, apesar de saber que muitos preferem fechar os olhos e fingir que não está acontecendo.

Matthew.Hopkins 15/03/2021

Ninguem é inocente em parte alguma
A São Paulo de Ferréz é um microcosmo de tudo que assola o brasileiro no século XXI: Miséria, falta de empatia, indignidade. Mas essas coisas não surgiram do dia para a noite, certo? É uma construção que remonta há no minimo meio século! Uma obra breve, não precisa se estender, o soco no estomago é com impacto concentrado, o necessário, o urgente, a face na lama, a real necessária.

Atualmente estou no interior, foi uma mudança de direção necessária para a minha vida, mas vivi por mais de uma década na capital, cada situação cotidiana que o autor coloca aqui, os absurdos do dia a dia... Tudo tão familiar. Ninguem é inocente em São Paulo, nem em parte alguma, o moedor de carne humana não poupa ninguém, resistir é a palavra de ordem!

Rafael.Prearo 23/03/2021

Cotiano
Livro bem rápido, retrata casos cotidianos e tristes de uma realidade obscura de São Paulo.

Basicamente cada capítulo é um caso e mesmo em poucas linhas alguns nos deixam angustiados por imaginar que tais situações existiram e o pior, ainda existem.

Daniel 16/01/2022

Ferréz
Quem ja viveu em São Paulo ou numa cidade grande, conhece a periferia ou viveu na periferia, quando lê os livros, os textos do Ferréz e instantaneamente transportados para o lugar que ele descreve, mesmo os contos ficcionais dele tem uma realidade, uma vivência e um conhecimento daquilo que fala, que supera qualquer expectativa.

Day 28/12/2021

"Nosso povo é triste, sem ídolos, sem história"
Histórias potentes, mesmo com poucas páginas. Sempre pensei que não gostava de contos por serem muito curtos, mas nesse livro, contos de 2 páginas foram capazes de me fazer sentir um monte de coisa.
Os que mais gostei, pra revisitar depois: "O grande assalto", "Pão doce", "Buba e o muro social" (esse é fofo, com um narrador cachorro), "O ônibus branco", "Assunto de família" (esse o meu favorito, bem pessoal, uma carta ao pai dele).

Milena 23/01/2022

Ninguém é inocente em São Paulo
O datilógrafo do gueto, Férrez ataca novamente! Compila contos, expõe, de forma visceral e literal a realidade da periferia.
Se reafirma como representante da chamada literatura marginal. Marginal? Ou real para milhões de pessoas que a sociedade insiste em não dar visibilidade?

Taís 23/03/2023

Por mais que esse livro tenha 90 páginas, ele te faz enxergar muito mais que um livro que poderia ter até mais de 300 páginas, e que não fosse tão direto como ele é.

Leninha 11/04/2021

Um retrato da verdadeira São Paulo
Um soco no estomago! Na verdade, foram 19 socos, um para cada conto!
⠀⠀⠀⠀⠀
É um livro daqueles que não há muito o que dizer, só lendo para entender!

Richard Alves 04/03/2024

Leitura recorrente
Esse livro me fez perceber meu apreço por contos e crônicas. A minha primeira de muitas leituras que fiz foi quando eu era muito novo, narrando realidades que vivi de perto e não percebi o quanto eram mágicas e trágicas até então.

Ton 09/12/2021

Para todos os paulistas!!
Uma leitura obrigatória a todos os paulistas.
Tanto os bem abastados (para que enxerguem além da própria bolha), quanto os não (para que aqueles que vivem em comunidade saiba que aquilo quem sentem, pensam e vivem é um sentimento compartilhado).
Eu gostei demais dos textos do Ferréz. Já gostava do vídeos dele e da ideia transmitida, mas aqui no livro.. isso aumentou ainda mais!!
Ferréz fala com a raiva que só quem cresceu na comunidade conhece.
Recomendo demais!!!

Zani 14/02/2022

Bom.
São contos de narrativa conhecida para quem lê ferrez. No geral é bom e recomendo, é sempre um frio na barriga.

KathiMello 24/11/2022

Ninguém é inocente em São Paulo conta um pouco sobre o racismo e a forma de vida nas periferias de São Paulo vivenciadas pelo autor. É ótimo para fugir um pouco da bolha em que se vive, principalmente se você não se encaixa nesse círculo de pessoas e não sabe como é.

Wilson 13/08/2023

Histórias da quebrada
Ferréz sendo o escritor da quebrada. Como é gostoso ler esse livro é identificar os locais ali descritos. É como se as histórias ali colocadas fossem uma possível história nossa.

Lucas Ribeiro 26/02/2024

Marginal!
Todo mundo precisa desse encontro, desse contato com a realidade na maioria das vezes alheia às nossas realidades e vontades!

Ferréz é brilhante e represente uma luta que não está nas mídias, mas vive, sobrevive nas ruas, nos becos, vielas, barracos e cortiços de cada quebrada desse nosso país governado por demônios.

Isabella1982 14/03/2024

Favoritei
Uma escrita nua e crua!
A dor e a marginalização das pessoas pretas e periféricas. O racismo estrutural! O capitalismo! A violência institucionalizada! São tantaaaas camadas! Um livro potente e necessário.