Sul da fronteira, oeste do sol

Sul da fronteira, oeste do sol Haruki Murakami

Resenhas -

Isabel 08/07/2020

Sul da fronteira, oeste do sol foi meu primeiro contato com o autor. Detalhe: eu já possuía em minha estante outros dois livros dele mas nunca os li, então, esse livro da TAG veio em boa hora, pois finalmente saí dessa inércia em relação à obra de Murakami.
Agora, minha opinião sobre o livro: basta dizer que comecei num domingo à noite, já pronta para dormir e pretendia ler apenas algumas páginas; só que me senti tão envolvida pelo livro que, de cara, li 25%. A narrativa do autor e fluida e nos sentimos envolvidos por sua história. Sei lá. Simplesmente queremos saber mais sobre a vida do personagem principal.
O autor escreve de forma direta e simples mas os personagens tem uma densidade psicológica bem interessante, o que faz com que avancemos de forma rápida na leitura.
Também adorei o climinha de chuva e as músicas que aparecem ao longo da narrativa, tanto que meu único arrependimento é ter lido o livro sem a trilha sonora da vida de Hajime. Imagino que lê-lo, escutando-as seria uma experiência mais completa.
Só não dei nota máxima ao livro porque o final me decepcionou um pouco; acho que esperava mais explicações mas entendo que isso possa ser simplesmente o estilo do autor e devo respeitar sua escolha.
Adilana 12/07/2020minha estante
Ainda estou na página 115... Mas preciso perguntar se meu link sobre a Shimamoto e a Lily de Travessuras da Menina Má (MArio Vargas Lhosa) faz sentido...

Isabel 13/07/2020minha estante
Nossa. Sou louca para ler esse livro! Não vou ter condições para te responder agora mas já fiquei com a pulga atrás da orelha.
Me avisa depois, quando terminar o livro, se o link realmente fez sentido. Achei a Shimamoto bem intrigante!

Anielly 31/07/2020minha estante
Já li vários dele e achei esse o mais fraco de Murakami, se gostaram desse, não perdem por esperar

Isabel 01/08/2020minha estante
Bom saber! Tenho outros dois livros dele que ainda não li. Vou começar já!

Marina.Cyrillo 15/08/2020minha estante
Percebi da mesma forma que tu. Concluí que ele estava esquizofrênico...

Anderson 02/05/2021minha estante
Bem-vinda aos finais murakamianos! rs

Anielly 20/05/2021minha estante
Marina eh sobre ddpressao e suicidio. E crise no casamento, e bar dd jazz

Sarah 25/12/2021minha estante
Será q a Shimamoto era real? Confesso que eu li o livro todo com raiva do Hajime

Isabel 30/12/2021minha estante
Também fiquei pensando muito sobre isso. De fato, dá uma raiva dele mesmo kkkk

Joel's 28/01/2022minha estante
Pelo contrário, é o final que dá todo sentido ao livro e ao propósito de Murakami. Realmente fica aquela sensação sutil de que Shimamoto seja real ou não, mas em ambas as hipóteses (que na minha opinião ela era real) o ponto do livro é outro...e ele está exatamente na última linha. Ótimo livro, sem os elementos fanstástico de Murakami, uma história realista.

Irene.Cardoso 20/03/2023minha estante
Contemplando meus livros na prateleira, parei em você, porque de todos os romances e aventuras e bizarrices que tenho, algo na sua me chamou atenção, pois mesmo tanto tempo depois de lido não consigo definir quem era mais doido, eu, você ou a corna da tua esposa.

Diego Lima 23/08/2022

A história é sobre o personagem Hajime, um japonês sem qualquer tipo de destaque, mas, filho único (guardem essa informação). Algo que para o Japão da década de 50 era algo de extrema preocupação, pois poderia ser anuncio de problemas entre os pais, ou poderia acarretar problemas sociais para o filho.

Vamos acompanhar várias fases da vida do protagonista: desde a infância, onde ele terá apenas uma amizade forte; sua mudança de cidade e ingresso no ensino médio; um pouco da sua vida universitária e, finalmente, o período adulto. Saberemos de todos seus pobres e, com isso, veremos que ele não é nenhum guardião de virtudes, até que uma noite chuvosa ...

O livro é curto, com um enredo bem simples ligado apenas ao protagonista, porém com muitas reflexões e mistérios. Apesar de simplório, acredito não agradar a todos os leitores, pois, se você já leu os livros do Murakami sabe que o autor não tem muitas preocupação em fechar pontos, deixando-os por isso mesmo, podendo desapontar os mais curiosos por detalhes, o que me leva a pensar ser uma obra a qual imita a vida porque nem sempre temos as respostas para tudo, não vamos saber detalhes de determinados acontecimentos conosco ou com próximos, e a vida continuará mesmo assim, mesmo sem sabermos o que aconteceu.
Katia Rodrigues 23/08/2022minha estante
Voltou com as resenhas! Yehhhhhh

Diego Lima 24/08/2022minha estante
Vamos tentar kkkk ? dei uma viciada em outras mídias nesse tempo.

Matheus 06/04/2024

O final, pra mim, salva
É um livro com uma história simples: a relação de duas pessoas.

O meu erro foi achar que a grandiosidade desse livro era o desenrolar, mas é muito sobre o final. É o primeiro livro que me deixou mais de dois dias pensativo em cada palavra dos trechos finais e como o personagem reiniciou um ciclo que culminou em várias consequências.

O começo é sem sal, o meio é arrastado porque a personagem da Shimamoto (na minha opinião) é horrenda, misteriosa em momentos excessivos beirando ao forçado, e não me passava uma ideia sedutora que o protagonista descreve. Mas o fim, meus amigos, as reflexões do fim são maravilhosas.
amanda.gravena 06/04/2024minha estante
Eu gostei dos comentários da tradutora sobre a esposa dele

Matheus 07/04/2024minha estante
Eu adorei os comentários da tradutora! Realmente me levantou coisas que eu sequer tinha pensado sobre o tratamento do Hajime com a esposa e com Shimamoto, como são dois opostos de fato.

amanda.gravena 07/04/2024minha estante
Sim!!!

JAlia372 24/02/2024

Um livro sobre o início da vida adulta...
O livro acompanha Hajime desde a adolescência até seus 37 anos, retratando a vida do personagem em uma cidade interiorana do Japão e em Tóquio. Hajime é um personagem muito bem construído, imperfeito, em nenhum ponto do livro se pretende retrata-lo como alguém perfeito, ele é apenas um homem comum que comete muitos erros e tem muitos defeitos. O livro retrata bem essa entrada na vida adulta e a sensação de se estar perdido ou ter um vazio, se sentir atrasado ou inadequado. O desenvolvimento do livro é maravilhoso, muito envolvente, porém esperava um melhor desenvolvimento da personagem secundária, Shinamoto, entendo a ideia do autor de que o livro era autonarrado por Hajime e contava as suas percepções da vida, porém Shinamoto surge e some do nada, deixando essa ponta desatada de qual teria sido sua vida, mesmo pequenos detalhes são deixados de lado, perdendo assim um potencial enorme de passar também um pouco da percepção dela da passagem da adolescência para a vida adulta.

isa.dantas 15/08/2020

Um livro que aborda o vazio e é um verdadeiro passeio depois de alguns livros densos enviados pela TAG esse ano. Ótimo para ler num dia preguiçoso, com cenas bastante poéticas e até uma pegada de romance policial.

Adonai 16/06/2021

Lendo Murakami
Reencontrar, após tantos anos, uma pessoa que marcou sua vida pode ser destrutivo? E se essa marca agita uma sombra de solidão, cresce uma angústia e faz parecer que vivemos uma farsa?

Às vezes a vida é levada em uma roda mecânica e automática, sem refletir muito sobre nossos desejos, nossas vontades, em sermos quem somos ou mudarmos o que pensamos. E pode ser muito complexo nos depararmos com esses fragmentos de entendimento, quando compreendemos que podemos ser outros possíveis e talvez estejamos desperdiçando vida.

É um livro que me despertou melancolia, solidão, mas também me fez ver como podemos focar erroneamente em algumas "buscas" pelo ápice do gozo, do prazer.

Mari Pereira 02/08/2020

Meu 1° Murakami
A leitura é bem fácil e envolvente. A história pode parecer banal, mas traz consigo uma profunda reflexão sobre o vazio da vida, esse sentimento de incompletude e de não pertencimento que persegue muitos de nós. Achei uma ótima leitura, em edição primorosa.

cmvies 25/03/2024

Essa falta é quem eu sou
Estou completamente rendida a escrita do Murakami! Sinto que não poderia ter escolhido livro melhor pra começar. Ele é belíssimo, a escrita fluía de uma maneira tão natural que era quase impossível parar de ler.

Fiquei aterrorizada em diversos momentos por me identificar bastante com o Hajime. Essa falta que ele sentia, a vontade insuportável de se tornar outra pessoa. De se livrar do fardo de ser quem se é.
Se eu não estivesse lendo o livro a partir da perspectiva dele é óbvio que seria muito mais difícil de entender o personagem. Mas esse livro não é sobre certo ou errado. É sobre simplesmente ser. E na vida podemos fazer coisas das quais não nos orgulharemos, e quando questionados sobre nossos motivos talvez nem saibamos responder.

Esse é um daqueles livros que a gente não lê esperando que algo grandioso aconteça, porque a grandiosidade está ali nos dias que se passam naturalmente um após o outro. E assim continuará sendo até que deixe de ser.

Luiza 09/08/2023

Sul da fronteira, oeste do sol
Um dos melhores livros do Murakami, em minha opinião. Apesar de quase não sentir empatia pelo personagem principal e suas atitudes estupidas, torci para que achasse a mulher que tanto procurava. Há uma loucura cotidiana típica das histórias de Murakami e achei que neste livro ficou ainda melhor. Uma leitura muito prazerosa.

José Cláudio 07/07/2021

Pra mim foi um bom livro, com diversos elementos que caracterizam a obra do autor, porém depois de ler quase toda a obra dele lançada no Brasil (só falta os volumes de Assassinato do comendador), sinto que estou um pouco enjoado da fórmula dele, ademais, isso não me impede de reconhecer a qualidade da obra e do autor.
nana 07/07/2021minha estante
quero muito conhecer o autor! por qual você me recomenda começar?

José Cláudio 08/07/2021minha estante
Olá, recomendo Norwegian Wood pra quem quer começar

brunadutracosta 13/12/2023

Fascinante
Um dos melhores livros que já li! Gostei bastante do drama, do mistério. Confesso que fiquei angustiada junto com o personagem principal e ainda me fez questionar muitas situações da minha vida! O final foi um pouco decepcionante porque queria que fosse da minha forma kkk mas adorei! Muito melancólica com sabor de terapia!

Cinara... 05/07/2021

Escolhas...
"Naquele momento eu não sabia. Não sabia que eu era capaz de, um dia, magoar alguém de maneira irreparável. Que, apenas por existir, as pessoas podem magoar profundamente umas às outras."

Ah mas seu tivesse feito daquele jeito eu teria sido mais feliz, ah mas se eu tivesse escolhido aquela pessoa eu teria sido mais feliz, ah mas se meu trabalho fosse outro eu seria mais feliz... Em sul da fronteira, oeste do sol Murakami mostra bem isso, que achamos que nossa felicidade pode ter ficado lá atrás com uma escolha que não fizemos e todo resto se torna uma escolha mal feita. Sempre buscando os "E se".
Meu primeiro contato com o autor, logo o último livro dele lançando aqui no Brasil, gostei muito! Com ar meio fantasmagórico e irreal de loucura e obsessão do personagem, adorei!

Não dei 5 estrelas, algumas coisas ficam sem respostas, respostas pelas quais você se pergunta o livro todo. Depois só fica o conformismo, como muitas pessoas realmente vivem suas vidas, conformadas com o que têm, é assim que termina o livro, conformado!

Luana.Abreu 24/08/2020

Deve ser o quarto ou quinto livro que leio do Murakami. O estilo entre eles é sempre muito parecido e, pro meu gosto, sempre maravilhoso