Vida dos Mártires

Vida dos Mártires Alban Butler

Resenhas - Vida dos Mártires

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 06/05/2023

Morrer por Cristo é lucro
Há uma grande oposição entre o suicídio e o martírio.

Enquanto o suicida demonstra um grande desprezo pela vida, o mártir também despreza a vida, porém, não por não amá-la, mas porque ama algo maior que ela.

Nesses termos, o Cristianismo sempre acolheu o martírio e evitou o suicídio. Porque o martírio significa que, entre todos os amores de uma pessoa, ela escolheu amar o seu Deus até mesmo acima da própria vida.

Fato é que amor e sacrifício estão entrelaçados no Cristianismo e o mais impactante é que o próprio Deus "deu seu Filho único ao mundo para que todo aquele que Nele crer não morra mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 14-21).

O sacrifício da cruz (que é o ato por excelência do amor) incendiou os corações dos discípulos e seguidores de Jesus por séculos. Desde os primeiros cristãos, por diversas vezes, os filhos de Deus foram obrigados a se ajoelhar para adorar deuses falsos e para renunciar à sua fé. E por mais e mais vezes esses mesmos cristãos decidiram abnegar do bem tão precioso da vida ao invés de renunciar ao Senhor.

Para eles, "viver era Cristo e morrer era lucro" (Fl 1, 21), pois possuíam a alegria misteriosa de abdicar de sua vida em favor de Cristo e, não importassem as torturas e crueldades que sofressem (à semelhança de Santo Estevão), sempre pediam ao Pai que perdoassem àqueles que os feriam.

Santo Inácio, São Justino, São Policarpo, Santa Luzia, São Pedro, São Sebastião e inúmeros outros morreram com a certeza de que a morte não era o fim, mas sim o início da vida verdadeira.

Como disse Tertuliano, o sangue dos mártires são as sementes dos cristãos; e ainda hoje muitos cristãos morrem pelo nome do Senhor em países como a China, a Índia, o Paquistão, entre outros.

Alguns podem entender que os mártires eram loucos por morrerem por algo que não tinham visto e tocado (e não estariam totalmente errados), mas a loucura deles era a loucura divina, pois até mesmo a loucura de Deus é mais sábia que o conhecimento dos homens. E o que é loucura para o mundo é sabedoria para os filhos de Deus.

Aislany0 03/04/2023

A santidade é possível e é desejada por Deus
Impossível ler esse livro e terminá-lo sem uma pontinha de desejo de ser santo. E como é visível a necessidade do contato com almas humanas que alcançaram a maior finalidade da vida.

Giovanna.Davim 25/01/2023

Cada capítulo um mártire. Trás histórias impressionantes, alguns nomes bem conhecidos, outros nem tanto, mas todas sobre não abrir mão do que é essencial, pessoas que literalmente deram o seu sangue pelo Evangelho independente de terem seus nomes lembrados ou não. O livro ainda trás reflexões no fim de cada capítulo, sempre correlacionando atitudes, falas e objetivos dos mártires com a vida de todo cristão, proporcionando ao leitor uma espécie de exame de consciência.

Sabrina 30/10/2022

Este mundo nunca foi lugar para os Cristãos!
Ler esse livro não estava na minha 'Meta de Leitura' mas Deus me tocou muito forte para ler sobre os mártires, e agora eu entendi o motivo. Acredito que não teria período melhor para ler este livro do que agora, nestas eleições de 2022...

Os cristãos sempre foram perseguidos. Nós sempre sofremos com governos que queriam que nos curvássemos perante seus ídolos e deuses, mas os Santos Mártires morriam felizes em Cristo, mas não se curvavam perante as ideologias dos reis de suas épocas.
Os apóstolos sofreram as mais tenebrosas torturas por amor a Cristo, e nem por isso a nossa fé se perdeu. Pelo contrário, ela se fortaleceu com o sangue dos Mártires.

O resultado das eleições presidências desse ano de 2022 não foi nenhuma surpresa. Mas uma fez o povo escolheu o bandido. E mas uma vez os cristãos serão perseguidos por sua moral e amor a Cristo.

Podemos voltar ao início da Igreja. Aos poucos apóstolos. Mas que sejemos poucos que amam verdadeiramente a Cristo. Que sofrem por Cristo. Que morrem por Cristo. Mas que não negam a fé sobre hipótese alguma. Que são martirizados felizes, pois sabem que terão a certeza do céu!

Temos agora que pedir forças e sabedoria a Cristo para que sejemos verdadeiros Cristãos, que lutam pela sua fé! Não desanimemos. Nosso sangue derramado será semente de novos cristãos. Já passamos por isso nos nossos inícios. Deus está conosco e não irá desamparar os seus!

Lucas.Langowski 05/10/2022

Reflexões (quase) diárias
Refletir sobre a vida dos santos é sempre um "turbo" na nossa vida espiritual, agora refletir sobre a vida e morte dos mártires é muito intenso. Algumas mortes foram tão cruéis que, mesmo o relato sendo mais histórico do que emocional, emocionam quem lê.

Letícia 14/09/2022

Inspirador
O livro cita a vida resumidamente de vários Mártires, tem algumas imagens e em alguns dos capítulos o autor comenta algo que enriquece muito a leitura.

Amei as partes dos apóstolos principalmente a de São Pedro, foi muito bela a forma que foi escrita.

É uma leitura maravilhosa.

Kelvin.Araujo 10/09/2021

Que maravilha fazer parte da mesma fé daqueles que deram a vida por Cristo. Vidas de heroísmo e amor ardente por Cristo. Exemplos de fé inabalável que são, deve nos fazer repensar o caminhar de nossa vida terrena rumo à pátria celeste.

Janaína Calmet 05/07/2021

"Não há momento em que Deus manifeste com maior evidência Seu poder, tampouco ofereça provas mais fortes e maravilhosas de Sua ternura e amor à Sua Igreja, do que quando permite que ela padeça sob o jugo da opressão das piores perseguições; em parte alguma, pode Sua Graça aparecer mais triunfante do que na vitória de Seus mártires, expostos às provas mais severas de sua constância, bem como na qualidade heroica das virtudes que manifestaram em meio aos tormentos e insultos."

Larissa 15/06/2021

Maravilhosas essas edições que trazem um apanhado de histórias dos Santos! Ler sobre os mártires é inspirador, nos faz desejar uma fé madura, capaz de corresponder com a vida aquilo que se crê! Várias histórias foram marcantes para mim, destaco a de Santa felicidade e seus filhos.

Jean.Carlos 28/03/2021

Lições de como viver o Cristianismo
Um livro que nos faz refletir como várias pessoas viveram o auge da fé, doando sua vida ao invés de rejeitar a Jesus Cristo. Você seria capaz de morrer e não negar a Jesus?

Daii 24/03/2021

Nos levando a Igreja primitiva
Acredito que além da vida e entrega de cada santo que está relatado nesse livro, é maravilhoso observar que a maioria desses martírios se dá na Igreja Primitiva e que a partir dos apóstolos e dos apóstolos dos apóstolos, podemos observar a construção de igrejas, a morte pela fé (e pela manutenção da tradição) e as práticas absolutamente atuais do Catolicismo que graças a estes que morreram para defender a salvaguarda dessas tradições nos mantém vivos nelas até hoje.

Radú 15/03/2021

Utilidade pública
Esse é um daqueles livros que é quase um pecado não ler. A vida dos santos me encanta, mas a vida dos santos mártires me deixa quase que em êxtase.

É como um romance trágico com final feliz. São histórias de pessoas que amam outrem mais do que amam a si mesmo e que são capazes de dar a vida por essa pessoa [o que, segundo nossa paganizada sociedade, é um erro]. Mas ao final de todo esse percurso, eles encontraram seu grande amor do outro lado da vida: na Eternidade.

atati.talendo 24/02/2021

Testemunho de vida e fé
Esse livro é realmente um tesouro de grandes testemunhos de vida e fé. Cada santo apresentado nesse livro me fez refletir muito. Vale muito a pena ler e conhecer mais sobre os mártires da igreja

Aline327 20/02/2021

Um tesouro
Livro que faz um relato maravilhoso da vida de santos e santas que deram a vida por Cristo. Ótimo para nós fazer refletir sobre as ações de nossa vida.

T 11/12/2020

Boas reflexões e uns puxões de orelha
O livro é bem denso e mantém um tom bem duro em quase toda sua integridade. A linguagem culta e as reflexões propostas muitas vezes acabam por soarem como "broncas" bem dadas, mas admito que causo ótimas reflexos e foi de grande importância para o aprofundamento nas doutrinas e mistérios da fé.