O mapa do tempo

O mapa do tempo Félix J. Palma

Resenhas - O Mapa do Tempo

Adriano 26/02/2011

Perfeito!
Um livro que tem romance, aventura, suspense, ficção ciêntifica e uma narrativa bem humorada e excelente. Um grande livro, pra figurar na lista dos favoritos de qualquer um.
Se você gosta de qualquer dos gêneros acima, pode ir sem medo. A história é tão boa, que não se pode falar nada dela, pra não quebrar qualquer surpresa. Só digo uma coisa: enquanto estiver lendo, deixe sua imaginação viajar pois este é um dos livros mais criativos dos últimos tempos!
Desativado por enquanto 10/07/2015minha estante
Depois do q o autor fez... eu não sei como dão 5 estrelas pra essa história. Quase procurei o cara na internet pra pedir satisfação pelo tempo perdido!!

Paula1735 16/01/2022minha estante
Discordo

Andrés Carreiro 05/01/2011

Magnífica obra!
Félix J. Palma construiu um romance fascinante! Nota 10! A única coisa que eu estranhei foi classificá-lo como "Steampunk". Talvez seja um romance "anti Steampunk" ou simplesmente a própria porta para viajarmos ao final do Século XIX. O leitor que tire suas próprias conclusões.

Barbara Sant 16/12/2010

Oie Gente,

A resenha de hoje ficou enooorrrmeee!! Mas com tanta coisa que esse livro causou e com tanta coisa que ele tem, não dava pra deixar menor hehehehe

Quando eu recebi o release dele fiquei super empolgada com a ideia do livro.
Quando ele chegou estava super atribulada no trabalho e com vários livros para resenhar. Ainda assim, larguei tudo e comecei a ler. Porém, o estilo diferente de narrativa me desanimou bastante e acabei deixando o livro parado durante várias semanas.

O narrador, além de falar com você durante os relatos em terceira pessoa, faz incursões rápidas para a primeira, descrevendo situações novas, sentimentos de terceiros e passagens pelo passado, presente ou futuro dos personagens.

Não sei se foi meu momento pessoal que causou a dificuldade em manter a atenção no livro ou se foi o TDA, mas essas mudanças foram desanimadoras.
Como eu sou brasileira e não desisto nunca e a Carlinha disse que o livro ia melhorar e muito depois das primeiras páginas eu resolvi continuar a leitura.
As páginas foram passando e, a cada mudança, eu realmente me interessava mais pela história contada e pelos passeios na história do mundo, mas também continuava com a dificuldade de me concentrar no livro e conseguir entender quem estava fazendo o que, aonde e quando estavam fazendo...

Também me desanimei um pouco porque o Andrew, nas 105 páginas iniciais, não me ganhou. O "homem" me parece superficial e fútil e, apesar de dizer que amava e muito sua Mary Kelly, foi fraco e não teve coragem de enfrentar os outros em busca de sua própria felicidade. Talvez você diga que isso só o torna humano, já que poucos seriam capazes de largar tudo em prol de um amor que poderia ou não dar certo.

O autor também conta algumas aventuras de autores consagrados, dando um "Q" de realidade a ficção.
Apesar de todas as dificuldades, continuei lendo e me deparei com uma passagem no livro que lembrou de uma conversa que tive com uma amiga sobre resenhas de livros.

Wells estava farto de saber que as resenhas desfavoráveis causavam apenas danos morais, não passavam de ventos incômodos, mas fracos, que não perturbavam o percurso do livro. (...) No entanto, as feridas infligidas à auto-estima de um autor podiam ter consequências fatais a longo prazo, pois a arma mais poderosa de um escritor, aquilo que lhe dava forças, era sua intuição, e se a crítica se unia para desprestigiar seu faro, esse escritor, tivesse ou não talento, ficaria reduzido a uma criatura insegura desempenhando seu papel com uma cautela insensata, uma absurda prudência que terminaria reprimindo seu possível gênio. Os que labutam nos jornais e suplementos literários deveriam lembrar que toda obra é, em geral, uma união de esforço e esperança, a encarnação de um empenho solitário, de um sonho às vezes longamente incubado, quando não uma aposta desesperada destinada a dar sentido à existência, antes de nela cuspirem sem dó nem piedade, instalados em suas confortáveis atalaias.(...)

Isso me lembrou alguns resenhas onde autores são xingados desnecessariamente pelo blogueiro. O fato de eu não gostar de um livro ou ter tido dificuldade em me agradar pelo estilo de um autor não deve determinar a opinião de ninguém. Muito pelo contrário. Quando digo o que senti em uma resenha, espero apenas que meu leitor tenha uma ideia do que poderá encontrar no livro e que venha aqui dizer se concorda ou não com ela.
Mas não espere me ver dizendo que o livro é simplesmente ruim, porque mesmo em algo que não nos agrade todo o tempo, sempre encontramos um pequeno segundo de prazer.

O Mapa do Tempo é um livro enorme, que conta várias histórias interligadas a nossa história, mostrando um futuro fictício que, mesmo sabendo que não é verídico, vai aguçar sua curiosidade e testar sua concentração.
Quem for ler o livro, depois lembre de dar um pulinho aqui pra dizer o que achou!
Até a próxima!

Nando 10/12/2010

Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-o-mapa-do-tempo-felix-j-palma/

Confesso: sou um fascinado por viagens temporais! Adoro a possibilidade de exploração dessa dimensão tão profunda e da qual não temos nenhum controle. Avançar o futuro e ver em primeira mão aquilo que ainda não foi escrito ou explorar o passado e reviver momentos especiais.

“O tempo também passa quando você não olha para ele.” Pag. 71

Porém acima de tudo, o que mais me atrai é a possibilidade de alterar aquilo que já foi feito, bem como os paradoxos que uma alteração dessas criaria. Portanto desculpem se sentirem a resenha um pouco tendenciosa, mas esse é um dos temas que mais gosto na ficção.

Resenho hoje “O Mapa do Tempo“, que me foi enviado gentilmente pela Intrínseca a qual agradeço imensamente tanto pelo envio, quanto pela publicação dessa grande obra.

O Mapa do Tempo é um daqueles enredos dos quais não possuem uma única linha narrativa, porém acompanhamos diversas historias que se cruzam em algum ponto, tendo em comum as viagens temporais que se tornaram um tema muito debatido na Inglaterra Vitoriana, graças ao lançamento do livro “A Máquina do Tempo” de H. G. Wells.

Observamos a criação da Empresa Viagens Temporais Murray, que promete levar as pessoas em expedições para conferirem de perto o terrível ano 2000, onde humanos estarão em guerra com as máquinas.

Esse mesmo futuro sombrio levará a entediada Claire Haggerty a viver um grande amor com um grande herói .

Acompanharemos também Andrew Harrington que diferente da maioria das pessoas não tem interesse no futuro, e sim no passado: ele deseja voltar no tempo 8 anos, para salvar sua amada de ser assassinada por Jack, o Estripador.

Veremos também o empenho do Inspetor Colin Garett que acredita que os estranhos assassinados recentes ocorridos em Londres são obra de um viajante do futuro.

E unindo todas essas historias teremos ninguém menos que o próprio H. G. Wells – sim, o autor do livro A Maquina do Tempo! Ainda que a princípio, o autor surja no enredo como mero personagem secundário, sua participação vai crescendo, a medida que as historias dos outros personagens se cruzam com a dele.

Acredite em mim: esse pequeno resumo que fiz não comporta toda a dimensão do livro, bem como o que foi escrito na contra capa do mesmo, também não.

Escrito de uma maneira ao mesmo tempo rebuscada e leve, com alguns trechos beirando a poesia, Félix J. Palma nos leva a uma viagem inesquecível.

Apesar das viagens serem o centro do livro, temos também romances arrebatadores (as cartas da Claire são emocionantes… pronto, falei!), ação e muito drama.

O narrador da obra é onisciente e onipresente e não participa da historia, porém isso não o impede de tecer seus comentários pessoais e nem de brincar conosco, vezes revelando informações e vezes ocultando-as.

Aliás, a grande pergunta que se tem durante todo o livro é: as viagens no tempo são reais ou são uma fraude? O livro apresenta várias maneiras de se viajar no tempo, porém apenas no momento oportuno saberemos se as mesmas são reais no enredo ou não.

Apenas uma coisa me desagradou nesse livro: em sua ânsia pela escrita rebuscada e poética, Palma às vezes enrola muito nas descrições, porém essa é uma característica apreciada por vários leitores. Pessoalmente, muito rodeio, não me agrada.

Por isso mesmo não indico o livro aqueles que não têm paciência na leitura, pois em determinados momentos o livro é um pouco parado.

Entretanto, aos amantes de viagens temporais, como eu, só digo uma coisa: leiam! Esse livro é um prato cheio em termos de teorias e análises de paradoxos temporais. Excelente pedida!

Indico também aos amantes de ficção histórica, pois temos muitas informações sobre “celebridades” da Inglaterra Vitoriana como: Bram Stoker, O Homem Elefante, Henry James, Jack o Estripador, e, claro, H. G. Wells.

E para encerrar a resenha, trago uma reflexão do livro que me pegou de surpresa, pois fala justamente de pessoas que analisam obras literárias:

“Os que labutam nos jornais e suplementos literários deveriam lembrar que toda obra é, em geral, uma união de esforço e esperança, a encarnação de um empenho solitário, de um sonho às vezes longamente incubado, quando não uma aposta desesperada destinada a dar sentido à existência, antes de nela cuspirem sem dó nem piedade, instalados em suas confortáveis atalaias.” Pág. 117

Ok, isso não será motivo para eu elogiar todo livro que eu ler, mas me levou a refletir… =]
Jack 04/07/2019minha estante
Olá
Estou tentando divulgar meu trabalho como escritora para tentar ter minha obra publicada. se puder me seguir no Instragram e me dar um apoio, agradeço.
um bj!

Camila 17/11/2010

O Mapa do Tempo
O livro nos traz três histórias emocionantes de pessoas que desejam viajar no tempo e que nos mostra quais as consequencias dessas viagens. Como personagem que interliga essas histórias temos H.G.Wells, famoso autor do livro A Máquina do Tempo.

www.leitoracompulsiva.com.br

Psychobooks 15/11/2010

Vocês estão preparados para fazer uma viagem surpreendente pelo passado, presente e futuro?

O Mapa do Tempo me proporcionou uma leitura muito prazerosa, diversificada e surpreendente. Félix Palma conseguiu escrever uma história entrelaçando vários contos, onde todos os personagens tem suas próprias reflexões e ponto de vista sobre um mesmo período do tempo onde o narrador principal é ninguém menos que H. G. Wells.

Humor, suspense, romance e especulações de como seria o futuro estão misturadas de uma forma única. Muitos livros já foram escritos usando o tema base de viagem no tempo, mas aqui, o autor faz homenagens aos principais romances do século XIX. O livro foi dividido em três partes, cada uma com um personagem principal diferente, mas todos interligados por acontecimentos comuns entre eles; bem como três 'jeitos' diferentes para viajar no tempo.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/resenha-o-mapa-do-tempo.html

Título Original : El Mapa del Tiempo
Félix J.Palma
Editoria Intrínseca

"
Se considerarmos, então, que o tempo é como as outras dimensões, o que nos impediria de percorrê-lo ? De fato, estamos fazendo isso. Tanto você quanto eu, assim como os nossos chapéus, estamos avançando no tempo, embora de um modo tediosamente linear, sem pular um único segundo, caminhando inexoravelmente até a nossa morte."

O que é o tempo para você ?
O tempo é o senhor das horas ? Aquele que tudo cura ?
Uma medição entre o agora, o antes e o depois ?

O ano era 1888 na Inglaterra.
Para Andrew o tempo ou mais específicamente, voltar no tempo significaria salvar a sua amada da morte.
A paixão de Andrew por Marie Kelly começou platônica. Andrew envolvido pela beleza de um quadro, partiu em busca da musa. A mesma já não vivia dias glamurosos mas ainda era dona de uma beleza singular. Andrew conheceu uma Marie alcoolizada e prostituída que em meio a olhares dolorosos lhe fazia um pedido silencioso de socorro.
Jack - O Estripador agia livremente nos becos de Whitechapel e como era previsível, infelizmente Marie fora sua última vítima.
Oito anos mais tarde e Andrew ainda se culpava pela falta de coragem em assumir Marie e tirá-la daquela vida. Jack nunca a teria matato se ela estivesse a salvo.

Foi justamente em um momento desesperado de sua vida que Andrew, através de seu inseparável primo Charles, conhece a empresa de Viagens Temporais Murray que oferecia viagens para o futuro no ano de 2000.

** Resenha completa no link :

kaka_cristin 08/11/2010

Incrível!
Tudo o que eu posso dizer é que as criticas positivas e os prêmios que o autor deste livro recebeu não foram por menos. O livro é incrível! Você embarca numa grande aventura junto com os personagens, e você sente toda a emoção que eles sentem. O desenrolar da historia é surpreendente. Acho que essa é a melhor palavra pra definir esse livro: surpreendente. Durante a história do livro nós nos deparamos com nomes conhecidos como Júlio Verne, Bram Stoker e o Homem Elefante. O livro é narrado em terceira pessoa de um jeito bem diferente dos outros livros assim que eu já li, é como se ele conversasse com você. De um jeito irônico e coerente, o narrador te envolve na história do livro, te levando a um mundo onde o real e o irreal se confunde. Devo confessar que a segunda parte foi a que mais me agradou, e o final é tão romântico que te deixa aos suspiros. Ok, me calei!!! rsrs
Livro recomendadíssimo, pessoal!! Pra quem gosta de uma boa aventura, esse é o livro certo.

Leia o restante da resenha no meu blog, e aproveite para comentar: http://www.toaletefeminino.com/2010/09/o-mapa-do-tempo.html

Beta 04/11/2010

O Mapa do Tempo. Félix J. Palma. Editora Intrínseca. 16x23cm 472pp R$49,90
“Melhor romance Prêmio Ateneo de Sevilla.”

Século XIX, a ideia da viagem no tempo se torna ‘real’ nos romances dos maiores autores europeus. A partir daí, coisas impossíveis começam a acontecer, seja por ‘magia’ ou/e por ‘ciência’.
A ilusão engana a muitos e muda a vida dos personagens centrais da obra. Porém nem tudo é ilusão e a viagem no tempo é descoberta, contudo, pode nunca acontecer. Tudo depende de difíceis escolhas.
A obra é prato cheio para quem gosta de romances surpreendentes e com reviravoltas emocionantes!
“O Mapa do Tempo nos transporta à era em que o progresso científico, a ascenção das sociedades de massa, o imperialismo e a miséria urbana criaram ícones como Júlio Verne, Jack o Estripador, Bram Stoker (...) e a máquina do tempo do romance de H.G. Wells. J. Palma reúne estes personagens (...) e funde, com astúcia, aventura, ficção científica e folhetim.”

AndyinhA 27/10/2010

Trecho de resenha do blog Mon Petit Poison

Ao longo das páginas há teorias e ideias tão loucas e interessantes que há momentos em que quase é possível acreditar que a teoria é possível. A descrição de como há ‘buracos temporais’ é tão inusitada e interessante que ficamos a espera de mais.

Mas há um encontro interessante com um grupo célebre de personagens desta época, figuram na história – Julio Verne e Bram Stoker – mas quando eles aparecem a história está bem mais complexa e interessante.

O autor Félix J. Palma conseguiu como ninguém misturar a realidade (o passado com certos ícones e momentos reais da história) com a parte da fantasia e isso rendeu maravilhas, uma história que quando termina você fica pensando, poxa..bem que poderia ter mais umas 100/150 páginas.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2010/10/poison-books-o-mapa-do-tempo-felix-j.html

Tielle | @raposaleitora 14/10/2010

Resenha Livromaníaca
"A distinção entre passado, presente e futuro é uma ilusão, mas se trata uma ilusão muito persistente."
ALBERT EINSTEIN

O Mapa do Tempo foi escrito por Félix J. Palma e publicado pela Editora Intrinseca. Contém 472 páginas. Recebeu o prêmio de Melhor Romance do Prêmio Ateneo de Servilla.

Esse é um daqueles livros que você fica tão hipnotizado com a história que não consegue largá-lo sem terminar mais alguns capítulos, portanto meus caros Livromaníacos, cuidado pois este livro é viciante.

A história se inicia em 1896, em Londres, com Andrew Harrington e sua trágica história de amor...de tão trágica, nós leitores o conhecemos no momento de sua tentativa de suicidio, digo tentativa porque seu primo Charles o convence a continuar a viver, dando-lhe uma alternativa de voltar no tempo e impedir que sua amada seja assassinada cruelmente por um serial killer. Para isso os dois irão até a agência Viagens Temporais Murray, que vendem viagens no tempo, durante essa busca conhecemos um pouco sobre o dono da agência.

Conhecemos também outros personagens incriveis com histórias ainda mais incriveis, como Claire que não consegue viver com a idéia de vida de sua época, onde as mulheres deveriam se casar e cuidar dos afazeres da casa e do marido. Para ela isso não era vida. Mais uma cliente para a agência Viagens Temporais Murray, onde a amiga de Claire consegue lugares para as duas na primeira viagem feita pela agência até o ano de 2000, onde eles assistem à uma terrivel batalha entre humanos e autômatos.

E por fim há a história do inspetor Collin Garret, que viaja para o futuro em busca de pistas para o terrivel assassinato que ocorreu de forma sobrehumana pois no corpo da vítima havia sido perfurado por algo, que sem dúvida nenhuma, não havia sido inventado ainda em sua época.

Todos os personagens são cativantes, todas as histórias relatadas tem ligação direta com a máquina de Murray. Muita aventura, romance e assassinatos podem ser aguardados por aqueles que tiverem a chance de ler O Mapa do Tempo.

O livro ainda reúne personagens íncriveis e famosos da era vitoriana, como: Bram Stoker (quem não conhece o magnifico autor de Dracula??), Henry James, Jack, o Estripador, H.G. Wells (ele mesmo, o autor de A Máquina do Tempo), Júlio Verne... e tem muitos outros.

A narrativa de Félix é envolvente e hipnotizante, não tem como você parar de ler. E foi uma jogada de mestre incluir no "elenco" do livro, pessoas e personagens tão conhecidos... fora que há contato direto com o leitor, onde o autor se dirige diretamente a você... apaixonante.