O Príncipe da Névoa

O Príncipe da Névoa Zafón

Resenhas - O Príncipe da Névoa

André Hausmann 02/06/2023

O que faria para ter seu desejo atendido?
O ano de 1993 foi o lançamento deste livro e a estréia desse autor espanhol que se tornou muito querido entre os leitores pela forma que desenvolve suas narrativas. Compondo juntamente com “As Luzes de Setembro” e “O Palácio da Meia-Noite” a Trilogia da Névoa, esse livro destinado para quem curte suspense e mistério, possui uma trama intricada de cerca de 180 páginas onde em nenhum momento fica confusa ou desinteressante.

Aqui temos uma família por volta de 1943 que se muda para uma cidadezinha litorânea para fugir dos eventos da guerra civil da espanhola que se aproxima do seu lar, mas apesar da aparência pacata do lugar, ele esconde segredos que envolvem a nossa residência e os novos amigos. Os três personagens principais são jovens e bens construídos, possuindo inteligência e coerência nas suas atitudes e questionamentos.

Com um pé no sobrenatural, Zafon nos apresenta o Príncipe da Névoa que realiza qualquer desejo em troca de um favor, de um preço, que às vezes pode ser alto. Para quem assistiu a série Once Upon a Time vai relacioná-lo com o personagem Mr. Gold (Rumpelstiltskin) na forma de envolver os outros à sua volta.

Apesar de ser uma trama simples, ela bem elaborada mesclando amizade, respeito, redenção, situações macabras, cenas de arrepiar e emocionar. Mesmo que a leitura fique um pouco lenta em certos momentos, ela te mantém preso na narrativa; ainda mais por envolver a ansiedade de tentar compreender como tudo se arruma.

Zafon descreve bem os lugares e as situações, temos uma bela noção de como é o vilarejo, a nova residência, o farol, o cemitério e todos os lugares freqüentados pelos personagens; permitindo ao leitor mergulhar profundamente nessa narrativa onde o real e o sobrenatural se mesclam numa história de aventura, vingança e cobranças.

Como mencionado, o livro faz parte de uma trilogia; mas que podem ser lidos de forma independentes. Como gostei do que encontrei aqui, eu resolvi continuar e vou ler na sequência que foram publicados.

LAvia.Lino 09/05/2023

O principe da nevoa
Eu gostei muito do livro mais eu achei ele muito rápido e também tinha umas cenas que na minha cabeça era constrangedora mais o terro recompensa muito achei lindo a relação do trio roland, Max e Alice só achei tudo muito apressado e o final esperava mais, mais mesmo assim achei perfeito tudo mais entre essa obra do alto e o outro dele de marina eu prefiro o de marina

Matheus656 02/05/2023

Candyman para jovens
Minha primeira experiência com uma obra do Zafón, e não poderia ter sido melhor! Esse foi o primeiro livro publicado pelo autor, um livro infantojuvenil, então começar logo por esse, talvez faça uma diferença, do que começar logo pelo seu livro mais famoso e mais adulto, pra depois vir e pegar o livro da estreia do autor. O suspense paira no ar, desde o começo da narrativa, e isso é o que mantém o leitor a deriva para descobrir o que acontece. Durante o decorrer, o Zafón vai revelando aos poucos as peças chaves para o entendimento da história. No final, eu senti que foi tudo amarradinho, apesar de ter lido algumas resenhas que diziam que a trama ficava com pontas soltas. Quando a ação do livro começou, eu não consegui não ligar o tema aqui com o livro "candyman" do Clive Barker, para mim, esse livro se tornou uma versão da história do Barker para o público jovem. Em breve já pretendo ler outro do Zafón.

Ketlen 01/05/2023

Uma aventura instigante
Que delícia ter descoberto esse livro, numa leitura rápida podendo ser lido em um dia só, o príncipe da névoa traz uma escrita otimizada que prende a gente com os detalhes que vai divulgando sobre as descobertas dos personagens enquanto vamos conhecendo eles. Um livro pra quem quer uma aventura com suspense rápida e instigante, amei a leitura e os personagens ?

Joilson Brandão 01/05/2023

Uma ótima aventura juvenil
O livro tem uma leitura leve e fluida e os personagens são bem construídos e cativantes. O mistério é bem construído e prende o leitor até a última página. Ótima leitura para sair de uma ressaca literária e maratonas em um final de semana.

Tammi.Mello 25/04/2023

T.M
Prepare-se para uma aventura mágica e sombria com "O Príncipe da Nevoa", uma obra infanto-juvenil com a escrita brilhante de Zafon. Sua narrativa é tão prazerosa de ler que vale a pena ser apreciada por todas as idades! O autor cria um jogo de palavras e transições de tempo que torna o ritmo da história irresistível. Prepare-se para se sentir emocionado, assustado e curioso ao longo da trama, repleta de mistérios que vão deixar bem intrigados.A obra traz referências excepcionais que me fizeram associar a escrita de King em alguns momentos. E o desfecho é absolutamente surpreendente e emocionante, deixando-nos sem fôlego. Uma obra-prima que você não pode deixar de ler!

Ratinha de Biblioteca 24/04/2023

Impossível parar de ler!
Ok, é infanto-juvenil, mas é bom demais! Depois que a leitura pega um certo ritmo, fica impossível parar de ler!
A família Carver se muda para uma cidade no interior para fugir da II Grande Guerra. O ano é 1943. O pai, Maximiliano Carver é relojoeiro e, em uma viagem, se encantou com a cidadezinha a beira mar. Foi com a esposa, Andrea e os três filhos: Alicia (15 anos), Max (13) e Irina (8).
Eles vão morar numa casa na qual aconteceu uma tragédia: um casal perdeu seu filho pequeno afogado. Em seguida o pai da criança morreu, a viúva, devastada, mudou-se. A casa ficou muitos anos fechada. Mas, não só a casa é sinistra (Max logo encontra um jardim de estátuas de arrepiar): a cidade tem um estranho ar de maquete, como se alguém estivesse manipulando as coisas, observando...
Max logo faz amizade com Roland, um rapaz local e, junto com Alicia, os três irão viver aventuras de dar medo!

amandafffdo 02/04/2023

O tempo não existe: é uma ilusão!
Esse livro não é absolutamente nada do que eu esperava. Contudo, foi prazeroso o primeiro contato com Zafón e a leitura de  gêneros que normalmente tenho pouca familiaridade.

A escrita, apesar de objetiva, nos leva pra dentro da história nas primeiras linhas e nos carrega até o fim sem necessitar de longas descrições. A narrativa se desenvolve rapidamente e, mesmo não havendo tanto desenvolvimento de personagem, não deixa sentimento de falta.

Excelente livro para leitores iniciantes.
Animada para o próximo!

leiturasdaursula 21/03/2023

Muito interessante
"O Príncipe da Névoa" é um romance do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón, que foi publicado originalmente em 1993. O livro é uma história de aventura e mistério, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e segue as aventuras de um grupo de crianças que descobrem um segredo sombrio em uma antiga casa à beira-mar.

A história começa quando a família Carver se muda para uma pequena cidade à beira-mar para fugir dos horrores da guerra. Lá, os filhos do casal, Max e Irina, conhecem Roland, um garoto local que os leva para conhecer a antiga casa do Príncipe da Névoa, um misterioso personagem que supostamente assombra a região.

Os três amigos começam a investigar os segredos da casa, e descobrem que o antigo dono, o Dr. Fleischmann, fez um pacto com o Príncipe da Névoa para obter a juventude eterna. Mas o preço dessa imortalidade é o sacrifício de outras vidas.

À medida que as crianças investigam a história da casa e seus moradores anteriores, elas se encontram em uma corrida contra o tempo para impedir que a maldição do Príncipe da Névoa se cumpra mais uma vez.

"O Príncipe da Névoa" é um livro fascinante que combina elementos de fantasia, suspense e drama histórico. A trama é bem desenvolvida e os personagens são cativantes, especialmente as crianças que são o foco da história. Zafón cria uma atmosfera tensa e misteriosa, que mantém o leitor envolvido do início ao fim.

Guilherme 19/03/2023

O príncipe da névoa
Foi o primeiro livro que eu li por livre e espontânea vontade lá em 2019 e agora tive a oportunidade de reler. Eu classificaria ele como sendo um livro de ficção com umas pitadas de suspense. Não é um dos melhores livros que eu já li, mas é um livro legal para passar o tempo)

Araujo20 11/03/2023

Amores e segredos da juventude
Zafón, como sempre, me encantando e, desta vez, me tirando de um longo período sem leituras.
O primeiro livro desse autor incrível nos conta a história da família Carver e dos mistérios de seu novo lar à beira-mar. Com todos os elementos de suspense e da narrativa tipicamente zafoniana não consegui largar o livro até o final da aventura. Afinal, a combinação de um garoto curioso, um segredo do passado e um amor juvenil já é um prelúdio para o meu querido A sombra do vento.